Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

33º Festuris encerra-se em Gramado com crescimento de 64%. Em 2022, com Argentina país convidado, o Festuris acontecerá de 3 a 6 de novembro



Texto e fotos: Arnaldo Moreira, jornalista convidado para cobertura do evento

Vieram de longe, alguns de muito longe, para vender e comprar produtos que se transformarão em fantasias, sonhos que serão a realidade de tantos milhões por esse mundo afora. Elas e eles chegaram a Gramado, de todo o Brasil, uns, outros vindos do velho mundo, de várias nações da Europa, mas chegaram também da América do Norte e da vizinha América do Sul. É assim há 33 anos. Vieram para o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado e de 3 a 7 deste mês de novembro viveram as experiências, alegrias, reencontros, novas amizades e muitos negócios - a razão principal de irem até a bela cidade da serra gaúcha - e se foram até o ano que vem.



Foram a Gramado, a despeito da pandemia, com medo, sim, é natural, afinal a covid ainda nos ronda, mas a condição sine qua non para a realização da feira foi o cuidado, a atenção, a prevenção impostas para que cada participante - que já conquistaram o cognome de festurianas e festurianos - estivesse devidamente resguardado contra contágios. Todas as pessoas para participar do Festuris tinham de estar vacinadas e apresentar os respectivos comprovantes de duas ou três doses da vacina e/ou a prova de teste negativo da covid. Os cuidados se estenderam à circulação das pessoas pelos corredores ventilados, a disposição das mesas de negócios. Por isso, tudo deu certo.



De acordo com Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEO's da empresa Rossi e Zorzanello, organizadora do Festuris, esta 33ª edição contou com a participação de 8.000 inscritos, que realizaram 10 mil agendamentos de negócios - 74% a mais do que em 2020 -, pelo aplicativo Festuris, de 1.700 marcas espalhadas em 210 stands, localizados numa área de 22 mil m2 de área coberta. Zorzanello revelou que foi registrado um crescimento do evento em geral de 64%, em relação a 2020.

Secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa, agradece o convite feito à Argentina


Em entrevista coletiva, Eduardo e Marta anunciaram que pela primeira vez em 2022 será aberto espaço no Festuris para um país convidado, que será inaugurado pela Argentina, que estará presente em massa. A escolha foi feita porque o país vizinho não só é o que comparece com maior número de participantes na feira, mas por ser o maior emissor de turistas para o Brasil. Entraram no País 1,95 milhão de argentinos, 30,8% do total de 6,3 milhões de estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado.

O secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa, na ocasião, relatou a importância dessa parceria. “Estamos muito contentes de poder ser o primeiro país convidado da história do Festuris. Gramado e Rio Grande do Sul possuem identidades únicas, creio que somos sócios estratégicos e essa parceria é muito bem-vinda. Há uma grande conexão entre esta cidade e o nosso País, e o Brasil é um importante emissor de turistas à Argentina”, finalizou.

Marta Rossi lembrou da segunda edição do Festuris, quando ela e Silvia Zorzanello, começaram a visitar feiras internacionais para buscarem inspirações e divulgarem o evento. “O RS não existia para a Europa, o Estado foi reposicionado no mapa a partir do Festuris. Nos vendíamos através da Argentina, nada mais justo ter ele como primeiro País convidado do nosso Festuris”, frisa.

A exemplo de feiras de turismo como Fitur, WTM e ITB que sempre buscam um país convidado para seus eventos, o Festuris, em 2022, terá Gramado - cidade anfitriã, Rio Grande do Sul.

Nos dias que Gramado sediou o Festuris, a cidade estava tomada de turistas de todo o Brasil por conta da famosa festa Natal Luz que este ano completa 36 anos. Segundo o prefeito Nestor Tissot o impacto desses eventos na cidade representa uma receita significativa e ainda a garantia de novos empregos e um município pujante.



Feira 
O Festuris aconteceu no pavilhão de exposições Serra Park de onde se desfruta uma paisagem privilegiada da serra gaúcha. Com ruas amplas ocupadas pelos stands das empresas participantes privadas e oficiais do segmento de turismo. É uma alegria, uma situação a ser comemorada vermos os corredores fervilhando de gente do turismo dos mais variados ramos do segmento: hoteleiros, agentes de viagens, profissionais de transportes, lazer, dos vários tipos de hospedagem, da aviação, restaurantes, eventos, além de diversos gêneros de prestação de serviços imprescindíveis para o bom andamento do setor.


“Saímos desta edição muito seguros de que o turismo está retomando com força total e, certamente, não mais de 5 anos, seremos uma das economias mais fortes do mundo, mas que nosso planeta esteja acima de tudo e que seja plural”, afirma Marta.

Para Zorzanello, o encerramento do Festuris foi com muito alto astral e clima de renovação. E aproveitou o momento para valorizar o apoio da Semearhis, startup de inclusão social. “Traduzimos a inclusão, a sustentabilidade, a diversidade, tudo isso faz parte do novo mundo e, cada vez mais, o Festuris quer caminhar com esse viés mais humano”, aponta o empresário.



Representando a cidade anfitriã do Festuris, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot avaliou o legado do evento. “Que bom que temos o Festuris aqui há 33 anos, é um evento que tem credibilidade e Gramado é um atrativo a parte. Além disso, o impacto econômico é fantástico com a geração de empregos, negócios que se constroem, imprensa com a divulgação. O faturamento não é só no momento do evento ele perdura”, analisou Tissot. Também esteve presente na coletiva a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk e a presidente da Abav-RS Lúcia Bentz.

Conforme Eduardo e Marta, a data do Festuris de 2022 será, em princípio, de 3 a 6 de novembro. No entanto, poderá ser alterada em função do calendário de feiras de turismo internacional. Ainda durante a coletiva, o embaixador Luciano Teixeira, da FRT de Porto Alegre, foi premiado porque trouxe o maior número de agentes de viagens ao Festuris.

Nesta edição de 2021, o Festuris contou com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo como agência oficial, Azul e Gol foram as companhias aéreas oficiais, a Brocker foi o transporte vip oficial, a Planalto o transporte terrestre oficial, Prudent e a Transul os parceiros de Biossegurança. O Festuris teve o patrocínio do Ministério do Turismo, CNC, Latam, Corsan, Sulgás, Sebrae e apoio do BRDE e Embratur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.