Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Você sabia que cada vez mais a Sicredi Pioneira acredita no poder do turismo?






A atividade é transformadora e envolve diversas famílias, destinos e atrações. Além disso, o turismo é capaz de ampliar o potencial econômico de lugares e pessoas - e o público tem a chance de conhecer destinos e paisagens repletos de beleza, história e cultura.

Por este motivo, a Sicredi Pioneira está investindo forte no turismo da região onde atua, composta por 21 municípios, e apoia empreendimentos e roteiros para que sejam vistos e tenham ainda mais visitantes. Para apresentar esse trabalho, a Pioneira esteve presente no Festuris 2021, em Gramado, junto com 4 projetos turísticos: Rota Romântica, Vale Germânico, Rota Sabor e Aventura e Passo do Vinho. Além disso, a cooperativa Conectatur também esteve na feira, no nosso espaço.

Para divulgar os destinos, a Sicredi Pioneira convidou também a jornalista Anelise Zanoni, do Travelterapia, para produzir conteúdo sobre os diferentes destinos. Durante os dois dias de evento, a profissional conversou com os parceiros da cooperativa e mostrou detalhes sobre cada uma das rotas apresentadas.

Mais do que uma cooperativa de crédito, a Sicredi Pioneira conhece a fundo as necessidades dos empresários do turismo e pode oferecer diferentes auxílios e orientações. Sugestão de consultoria empresarial, entrega de materiais para ponto de vendas (como mesas e ombrelones), desenvolvimento de projetos especiais e apoio em divulgação e planos de turismo são alguns dos escopos de trabalho da Pioneira nesta área.

Aproveitamos para apresentar a vocês estes parceiros que merecem ser conhecidos e visitados!

ROTA ROMÂNTICA

Localizada entre a planície do Vale do Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a Rota Romântica fica a 40 km de Porto Alegre e 35 km de Caxias do Sul. No total, 14 municípios formam essa rota inspirada na Alemanha.

As paisagens incluem construções no estilo enxaimel, que nos teletransportam para dentro de cenários de filmes. Além de diversas opções de lazer para passeios de final de semana ou para os que desejam uma estadia tranquila e claro, romântica.

Os hotéis e pousadas da região são aconchegantes e charmosos. A rota também oferece uma rede gastronômica farta e variada, em especial com culinária típica.

Entre as diversas atividades da rota está o cicloturismo O projeto lançado há pouco tempo passa por estradas do interior e tem como objetivo mostrar lugares inusitados e a vida no interior como ela é. A Sicredi Pioneira foi uma das grandes incentivadoras desse projeto.

“O apoio da Sicredi foi fundamental para desenvolvermos o cicloturismo, pois acreditou e investiu em nosso projeto,” afirma Terezinha Marina Kuhn Haas, presidente da Rota Romântica.





VALE GERMÂNICO

Repleto de cultura, o Vale Germânico apresenta os caminhos da imigração. São nove cidades que contemplam a rota: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga.

Existem dois caminhos interessantes para conhecer nesta região: um deles com foco nas cervejas artesanais e outro, focado na religiosidade. Ambos receberam atenção exclusiva da Sicredi Pioneira.

“A cooperativa trouxe união para a região do Vale Germânico, que antes não existia. Isso foi extremamente importante para o nosso crescimento,” conta Roberta Rothen, secretária de Cultura e Turismo de Sapiranga.

Na região, o Caminhos das Cervejarias é uma das maiores apostas. O turista que faz esse caminho não somente prova o sabor das cervejas artesanais, como também aprende muito sobre esse mundo. No Caminhos da Contemplação os visitantes encontram igrejas, templos, paróquias e santuários que trazem muita história, arquitetura e arte.





ROTA SABOR E AVENTURA

Novo roteiro turístico de Caxias do Sul, a Rota Sabor e Aventura foi lançada neste ano de 2021. O roteiro conta com cervejarias, vinícolas, gastronomia, eventos, natureza e claro, muita cultura.

São 18 atrativos, muitos focados no turismo de experiências. Neste roteiro o turista pode visitar seis cervejarias artesanais, duas vinícolas e seis casas de gastronomia e eventos. É uma delícia de destino!

“Sem o apoio da Sicredi Pioneira e do Sebrae nós não teríamos a oportunidade de apresentar o destino aos turistas e o que temos de mais importante para visitar,” explixa Gustavo Deluchi, gerente de hospedagem da Casa Jesus Bom Pastor.





PASSO DO VINHO

Focado na enogastronomia, o roteiro inclui as cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. No projeto estão passeios por vinícolas, restaurantes, pousadas e museus. Além de belíssimas paisagens marcadas pelos parreirais e vinhedos.

Esta é a segunda vez que o Passo do Vinho vai ao Festuris por meio da Sicredi Pioneira e é apresentado a agentes de viagem e especialistas em turismo.

“O Passo do Vinho é imensamente grato à Sicredi Pioneira, pois é por meio desse apoio que a associação está conseguindo atingir o seu objetivo, que é o desenvolvimento do turismo nos 4 municípios que compõem a entidade”, afirma Evandro Lovatel, presidente do destino turístico Passo do Vinho.





CONECTATUR
Primeira cooperativa do turismo brasileiro, a Conectatur visa fortalecer destinos turísticos e regulamentar a profissão de agente de viagem. Nasceu durante a pandemia, quando os profissionais da área ficaram sem emprego e sem promover o turismo.
A Sicredi Pioneira foi uma verdadeira ativadora de sonhos neste processo de criação da Conectatur.

“A Pioneira é uma aceleradora do nosso projeto e, mais do que isso, ela acreditou no nosso sonho, tornando-o realidade”, conta emocionada Karen Leitão Sbabo, presidente da Conectatur.

O empreendimento fornece serviços turísticos com foco nas necessidades dos associados e colaboradores, promovendo desenvolvimento profissional, econômico e social na qualidade de vida de todos os cooperados. Além disso, a cooperativa investe na capacitação do profissional de turismo, tanto para quem deseja ingressar no mercado, quanto para quem precisa se manter no setor.

Vocês já conheciam estes roteiros e a nova cooperativa voltada para o setor do turismo? Conte para os amigos e ajuda a promover os melhores roteiros e ideias da região de atuação da Sicredi Pioneira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.