Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Brasil volta a ter carro nacional 100% elétrico, com 200 km de autonomia e três rodas. Gurgel Itaipu foi o primeiro que se perdeu por falta de apoio do governo

 

   Foto: Divulgação/Kers

Depois de 46 anos do empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel ter construído o 1º carro elétrico nacional, chamado Itaipu, lançado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 1974, o Brasil volta a produzir um carro 100% elétrico. A fábrica Gurgel acabou fechando por alta de apoio do governo. Foi engolida pelas montadoras estrangeiras. 

O novo 100% elétrico brasileiro, batizado de Wee (pequenino) foi apresentado, hoje, (26) à Imprensa. Tem 200 km de autonomia, lugar para duas pessoas e uma característica que o torna diferente dos demais automóveis em circulação no País: tem apenas três rodas e é o mais barato elétrico à venda no Brasil, R$ 95 mil.

     O Gurgel Itaipu foi o primeiro carro 100% elétrico e totalmente brasileiro
     Foto: Divulgação Gurgel

Produzido na fábrica Wers, em Maringá, o Wee será, segundo o presidente da empresa, engenheiro Carlos Motta, o carro é fabricado com peças e equipamentos totalmente nacionais, o que reduz o preço em torno de 60% em relação aos concorrentes tem duas baterias na frente . “A ideia é reduzir gastos em quantidade de componentes, manutenção, matérias primas e até recursos naturais”, explicou

O  ainda disse que possivelmente terá um sistema de condução semiautônoma. Nessa configuração, o carro pode entrar no mercado com valor de R$ 95 mil.

Carlos Motta afirmou que pretende desenvolver e fabricar modelos de maior porte e já está em testes uma versão de 400 km de autonomia, com mais duas baterias instaladas embaixo dos bancos.

A Kers, de acordo com seu presidente, pensa na possibilidade de implementar o Wee em um serviço de mobilidade de compartilhamento à semelhança dos existentes na Europa e Estados Unidos e em Fortaleza (CE).

Um comentário:

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.