Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

FEBTUR, entidade fundada por jornalistas e comunicadores de turismo, é uma instituição dirigida ao mercado

Ilha do Amor, em Alter do Chão, uma das mais belas praias fluviais do mundo
Foto e texto: Arnaldo Moreira

Os leitores do Blog, os agentes de viagens, hoteleiros empresários setor de transportes e de lazer com a absoluta certeza estranharam as notícias de criação da FEBTUR, por um grande grupo de jornalistas que se separou da Abrajet quando os tradicionais costumes republicanos, legais começaram a ser desrespeitados. 

Depois de quatro anos tentando atender a exigências e conciliar posições, algumas nitidamente extravagantes, e se vendo obrigado a judicializar algumas questões, tamanho o nível de desrespeito ao Estatuto e ao Regimento Interno, o grupo que comanda a Abrajet, por interesses políticos e de vaidades pessoais, passou a boicotar situações já definidas em conselho e obedecendo às exigências e normas do estatutárias. 

Cerca de 100 jornalistas especializados em turismo realizaram em Santarém, no Pará, de 14 a 20 de outubro, o Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo - Encomtur, que foi encerrado, em Alter do Chão, com a criação da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR) constituída por representantes de 14 estados, momento em que foi eleita uma comissão provisória que já se ocupa da formação jurídica e administrativa da instituição nos estados.

Nos tempos que vivemos não há espaço para aventuras. Por um lado, o mercado impõe ações claras, com compromissos sérios, que atendam às suas demandas, a parcerias que representem e proporcionem resultados positivos para ambos os envolvidos. Por outro, os profissionais envolvidos têm de estar à altura, dispostos e compromissados com os verdadeiros valores que as parcerias profissionais - jornalistas, comunicadores/ empresas, entidades - determinam e terem capacidade para entregar ao mercado os produtos que ele almeja.

É nesse sentido que a FEBTUR está se estruturando em alto nível profissional para criar e oferecer meios para o implemento e desenvolvimento do turismo nos vários degraus que complementam as atividades do trade, atuando direta e incisivamente para formação e aperfeiçoamento da mão de obra, o aumento da produtividade nas empresas visando sempre a maior captação de turistas em cada uma das unidades federativas e em nível nacional de forma coordenada.

Ao mesmo tempo, é meta da FEBTUR encontrar um denominador comum, uma forma de o trabalho dos jornalistas afiliados ser remunerado, que  possam vender seus trabalhos, colocar na prateleira sua produção para ser consumida pelo mercado e ter assim sua mais valia justamente remunerada. Não tenho a menor dúvida, nem ela existe entre os jornalistas integrantes da instituição, dada a sua qualidade, seriedade, honestidade produtiva que essa configuração profissional terá êxito.


A fundação da FEBETUR aconteceu, no último dia 18 de outubro, em meio a um dos mais belos panoramas turísticos nacionais: a Praia da Ilha do Amor, em Alter do Chão, no Pará, considerada uma das mais belas praias fluviais do mundo, do terraço do Hotel Mirante da Ilha.

Na ocasião, foram eleitos, por unanimidade, presidente, Gorgônio Loureiro (BA) e vice-presidente Walter Estevam (SP), ambos comandarão a Diretoria Provisória, responsável pelo gerenciamento e constituição definitiva da FEBTUR, que acontecerá em maio de 2022, durante o 1º Congresso Nacional da entidade, a que se candidataram as cidades de Sergipe e Salvador. 


A Diretoria é constituída ainda pelos seguintes jornalistas: Gilberto Correia da Silva (TO), diretor Administrativo; Selêucia Galvão (TO), diretora de Projetos; Thereza Christina Hayne (PA), diretora de Mercado e Expansão; João Carlos Ferreira (SP), diretor de Planejamento; Arnaldo Martins Moreira (RJ), diretor de Relações Institucionais; José Torres (GO), diretor de Assuntos Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretor de Marketing; Marco Aurélio Cassoli (TO), diretor de Comunicação; Cassandra Teodoro Gonçalves (SE),  diretora de Eventos; Ivan Leyraund (SP), diretor Financeiro e Walter Xéu (BA), diretor de Relações Internacionais.

Foram nomeados membros do Conselho de Ética: João Ramid Borges (PA), Shislane de Castro (SE), Raimundo Penafort (TO), efetivos e Sérgio Moreira (MG); Luiz Carlos Cezar (BA), Gutemberg Bogéia (MA), suplentes

O Conselho Fiscal ficou representado por Jairo Peres (GO), Rosimari de Oliveira (GO), Bernadete Farias (BA), efetivos e Liszt Madruga (RN), Douglas Spada (SP) e Messina Palmeira (PB), suplentes.

A FEBTUR conta com representantes nos seguintes estados: 
Pará, Bahia, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Ceará, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Destes, quatro estados já estão com afiliadas criadas e os demais estão em processo de criação.

    Foto: Jefferson Severino












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.