O acesso a novas formas de mobilidade não é um problema apenas das grandes metrópoles, sendo também objeto de questionamento em várias áreas rurais. Apesar de ser fácil ter acesso a vários serviços em qualquer lugar por meio de um clique, o transporte ainda constitui um problema para aqueles que vivem no interior. O transporte público pode ser uma solução, mas este tipo de serviço é muitas vezes raro e até mesmo inexistente.
Contudo, a zona rural também pode ter acesso a serviços de mobilidade inteligente, verde e compartilhada, podendo ser acessada por qualquer pessoa, assim como acontece nas grandes cidades. Este desafio é ainda maior em um momento em que as zonas com menor densidade demográfica estão sendo mais valorizadas do que nunca. Alguns municípios levam o assunto bastante a sério, demonstrando grande capacidade de inovação. Este é o caso de Luitré-Dompierre que, com seus 1.900 habitantes e localizada em plena área rural na região francesa da Bretanha, encontrou uma solução com a implementação de um polo de serviços que disponibiliza a solução de carsharing Mobilize Share.
“Ajude a si mesmo que o céu vai ajudar também” – este é um dos lemas de Michel Balluais, prefeito de Luitré-Dompierre, que faz parte de Ille-et-Vilaine. Convencido da necessidade de facilitar o acesso ao transporte, ele decidiu agir com o acordo dos moradores do município, para oferecer diferentes soluções de mobilidade a todos os cidadãos. A parte principal do sistema criado é o serviço de carsharing Mobilize Share.
“Queremos oferecer soluções para facilitar o transporte diário ou pontual, nos inserindo nos meios de transporte virtuosos”, conta Michel Balluais, prefeito de Luitré-Dompierre.
Do café com o cidadão à implementação do serviço:
a origem de uma mobilidade reinventada
Vários habitantes de deslocam até estes destinos, mas as necessidades de mobilidade são consideradas mais “modestas”: fazer compras e ter acesso a diferentes serviços nas imediações, por exemplo.
“O nosso objetivo é permitir que todo cidadão, economicamente ativo ou aposentado, possa se deslocar como quiser sem precisar usar um carro particular o tempo todo. Ou seja, queremos incentivar a mobilidade compartilhada oferecendo uma série de soluções de transporte coletivas”, explica Michel Balluais.
Pool de serviços com dois Renault ZOE 100% elétricos
oferecidos em carsharing
O prefeito e sua equipe decidiram implementar uma estratégia em três etapas: primeiro projetar a infraestrutura, para depois montá-la e incentivar seu uso.
A infraestrutura foi implantada em uma área de passagem nos limites da cidade, incluindo uma sinalização específica. A área agrupa diferentes serviços, como um espaço lavanderia, estacionamento para motorhome, ponto de encontro para caronas, disponibilização de bicicletas elétricas e um serviço de carsharing com dois Renault ZOE 100% elétricos, associado a um terminal de recarga. Tudo foi pensado para facilitar a mobilidade dos habitantes desta área rural, com uma estratégia multimodal.
A implementação do projeto conta com o apoio da Comissão Europeia, por parte do programa FEADER, o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, que tem como objetivo amparar as estratégias de desenvolvimento local.
Facilitando a vida dos habitantes
Em áreas de menor densidade demográfica, como é o caso do município de Luitré-Dompierre, os habitantes normalmente têm grande dependência do carro. Ter um e até mesmo dois veículos por residência pode ser uma necessidade, sendo frequentemente associada a um sentimento de liberdade: “posso sair quando eu quiser, sem ter que me programar”. A chegada deste serviço facilitou a vida de famílias que tinham apenas um veículo, mas às vezes precisavam se dirigir até dois locais diferentes ao mesmo tempo. Em breve, é possível que muitos cheguem à conclusão que talvez não seja realmente necessário ter dois veículos, já que é muito mais simples reservar um veículo compartilhado quando for preciso, de forma fácil e rápida e por meio de um aplicativo.
O município decidiu acompanhar de perto a implementação do serviço, dedicando uma pessoa da prefeitura de Luitré-Dompierre para acompanhar os usuários, aproveitando para colher sua opinião sobre o serviço e analisando “ao vivo” a frequência e forma de utilização dos veículos elétricos ZOE. Para alguns condutores, além de conhecerem o serviço de carsharing, eles também têm a oportunidade de se familiarizar com o prazer da condução elétrica.
O carsharing oferece inúmeras vantagens. Contar com esse serviço pode ser uma forma de economizar, eliminando a necessidade de adquirir um segundo veículo, por exemplo. Acima de tudo, ele constitui uma solução de acesso quase permanente à mobilidade.
Com o serviço de carsharing Mobilize Share, o Sr. Bertel pode ter um veículo à disposição quando sua esposa precisa usar o carro particular do casal. Simples e econômica, esta alternativa não constitui nenhum obstáculo à liberdade do aposentado de ir e vir.
“Às vezes minha esposa e eu precisamos de um veículo na mesma hora, seja para fazer compras ou visitar nosso filho, na cidade de Rennes”, conta Bertel, habitante de Luitré-Dompierre.
Com apenas alguns cliques no aplicativo Mobilize Share, ele pode reservar um dos dois Renault ZOE. A autonomia de 395 km(conforme o ciclo padrão WLTP) do veículo 100% elétrico é mais do que suficiente para o trajeto de ida e volta a Rennes e até mesmo para ir mais longe, se for preciso.
O terminal de recarga instalado no município pela prefeitura também é o local de retirada e devolução dos veículos. Isso porque o serviço de carsharing funciona em “ciclo fechado”, ou seja, o usuário deve devolver o veículo no mesmo local de retirada.
Os veículos podem ser reservados por hora ou por dia e a prefeitura assume as despesas relacionadas à carga/recarga e manutenção dos veículos, oferecendo preços atraentes: 5 euros por hora e pacote de 24h por 25 euros, por exemplo.
As iniciativas para oferecer novas soluções de mobilidade na zona rural tem se multiplicado e os resultados são transformadores. O carsharing surge como alternativa ou complemento para as soluções de transporte existentes, além de ser uma solução prática e eficiente, pois ajuda a diminuir o trânsito e permite otimizar a verba para transporte da população.
“No caso de uma frota de veículos elétricos como temos em Luitré-Dompierre, o carsharing permite aliar mobilidade e respeito ao meio ambiente, atendendo as necessidades dos nossos cidadãos, que buscam soluções de mobilidade mais verdes e sustentáveis”, conclui o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário