Coluna Fernando Calmon
Nº 1.176 — 19/11/21
O QUE ESPERAR DAS TRÊS
MARCAS FRANCESAS AQUI
O principal executivo
do Grupo Renault, Luca de Meo, esteve no Brasil semana passada para confirmar
as mudanças de rumo que a marca francesa vem executando em todos os mercados. E
aqui nada será diferente. Ainda na administração do seu antecessor Carlos Ghosn
a meta era de conquistar 10% do mercado brasileiro, o que a fabricante
conseguiu por breve período. No entanto, de Meo deixou claro que as prioridades
mudaram. A rentabilidade terá prioridade e alguns pontos percentuais serão
perdidos. Ele mesmo espera 5% ou 6% de participação nos próximos anos, quando o
fornecimento de semicondutores estiver normalizado.
O executivo italiano,
que residiu no Brasil quando criança, não anunciou o quanto pretende investir
na filial brasileira a partir de 2023, quando o plano atual de R$ 1,1 bilhão
(2021-22) for completado. Mas admitiu que vai focar em produtos de maior valor
agregado. A Renault desenvolve sua plataforma Global Access com novos modelos
na faixa dos compactos (a partir de 3,8 m de comprimento) e médio-compactos (até
4,5 m de comprimento). Mesmo sem apontar nenhum segmento em particular, existe
a possibilidade de o SUV Bigster de sete lugares, lançado pela Dacia, ser
produzido no Brasil a partir de 2024.
De Meo também admitiu
a importação para o Brasil de um elétrico mais barato, que se chamaria Kwid
E-Tech (na Europa, Dacia Spring). Porém, sem descartar importar ou mesmo produzir
localmente um híbrido com motor flex. Existem planos, segundo minhas fontes, para
a fabricação na unidade de São José dos Pinhais (PR) do motor de 1 litro turbo
flex, embora ele não tenha abordado esse ponto.
O que se considera definido
é a evolução tecnológica do hatch Sandero e do sedã Logan, seguindo a mesma
estratégia da Europa. Certamente terá impacto no preço ao público. Quanto a uma
colaboração mais estreita com a Nissan, sua sócia na aliança que inclui a
Mitsubishi, sua resposta foi fria, sem entusiasmo. “É uma pergunta a ser feita
aos nossos parceiros.”
Um dia após a
entrevista de Luca de Meo, a Citroën tinha uma resposta engatilhada ao anunciar
seu plano 4 All (foneticamente, em inglês, Para Todos), no período 2022-24. O
número 4 também se refere a inéditos 4% que pretende conquistar de participação
no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves (já teve, no passado,
algo em torno de 2,5%). Segunda Vanessa Castanho, executiva responsável pela
marca, o novo C3 será lançado em 2022, seguido por um sedã, em 2023. Provavelmente,
haverá um SUV médio-compacto sucessor do C4 Cactus em 2024.
O SUV C3, que a
Citroën identifica como “hatch”, estreia logo no primeiro trimestre. Há expectativa
de que ofereça também o novo motor 1-litro turbo flex (130 cv com etanol) lançado
no Pulse.
A Peugeot igualmente pretende
crescer, no entanto sem traçar metas. A marca esteve próxima dos 3% do mercado
em sua melhor fase.
As francesas somadas (não
simultaneamente) já rondaram os 15% de participação no Brasil. Voltar a esse
patamar parece, agora, mais difícil em um futuro previsível. Dependerá também
da estratégia da Stellantis com tantas marcas a administrar.
ALTA RODA
LEMBRA do filme “Difícil de Matar”, de 1990, com Steven Seagal? O compacto
Gol, lançado 10 anos antes do filme, ensaia um enredo semelhante. Marcado para
sair de produção no final de 2022, uma fonte da coluna adianta que as
encomendas de peças para a linha de montagem em Taubaté (SP) se estendem a 2023.
Só não se sabe por quantos meses...
CONFERÊNCIA do clima em Glasgow, Escócia (COP 26) terminou com compromissos
bastante modestos (até 2040), em relação ao fim da produção de veículos com
motor a combustão. Entre as marcas mais conhecidas engajaram-se Ford, GM,
Jaguar (sem Land Rover), Mercedes-Benz, Volvo, além da chinesa BYD e outras
desconhecidas. Somadas representam, hoje, menos de 15% da produção mundial de
veículos.
GUIAR a maior parte do tempo utilizando apenas o pedal do acelerador é uma
experiência muito interessante no elétrico Volvo XC40 Recharge. Eliminado o
botão de energização: basta abrir a porta do motorista, ótima solução. Falta o
alerta sonoro externo de aproximação para evitar acidentes com pedestres e
ciclistas. Desempenho vigoroso: 408 cv/67,3 kgf.m com tração 4x4. Alcance de até
400 km, se não abusar do acelerador.
PESQUISA Brand Health Tracker 2021 destaca o preço como principal fator de
decisão de compra de um veículo no Brasil. Os outros critérios seguem a
seguinte ordem de importância: segurança, consumo de combustível, conforto,
manutenção, marca, tecnologia, espaço interno/porta-malas e custo de seguro. Marca,
em sexto lugar e tecnologia, em sétimo surpreendem.
SEMINÁRIO on line de Inovação em Powertrain, da AEA, focou no uso do hidrogênio (H2)
verde em veículos. Obstáculo maior continua sendo o preço por exigir grande
quantidade de energia elétrica e de fonte renovável para produzi-lo. Pilhas a
hidrogênio fornecem, por meio de reformador (estes vêm caindo de preço), a
eletricidade a bordo, dispensando pesadas e caras baterias.
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www.fernandocalmon.com.br
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