Nas suas falas Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, começaram por enaltecer a importância da inauguração em breve do primeiro hotel temático alusivo ao chocolate, o Chocotel Gramado, a cidade recebeu o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal e lembrou que em agosto de 2022, o Festival de Cinema de Gramado chega à sua 50ª edição. "Gramado é uma cidade onde as coisas acontecem", enfatizou Marta Rossi.
O Festuris de 2021 consagrou-se como o primeiro evento presencial da América Latina e este ano, com as medidas anti covid, distanciamento, uso de máscara e álcool gel, o conclave volta ao seu modelo presencial que o consagrou neste 33 anos de Festuris, "Ficou a lição: o ser humano é gregário, nada substitui o encontro dos agentes de viagens", considerou.
Um novo evento, cuja força está justamente na palavra transformação, a começar pelo lay out e as novas tendências que direcionam o consumidor do turismo: no segmento de Natureza com relação ao amplo Espaço Green, o Espaço Business & Innovation com olhar para o modelo híbrido e o crescimento significativo do Bleisure, tendências que vieram para ficar, além das areas de Starptups, onde buscamos dar palco ao Ecossistema de Inovação para a evolução dos negócios turísticos e nada melhor, referindo-se a Marcus Rossi, do que contarmos com a parceria da Gramado Simmit para provocarmos a adaptação das práticas da indústria turística frente às necessidades de destacar também os segmentos de experiência distribuídos pela feira, os já tradicionais Espaços Luxury e LGBT, referenciou Eduardo Zorzanello.
Marta lembrou que este ano, o Festuris cresceu 64% em relação a 2020, ocupando 22 mil m2 e área costruída, temos 1.700 marcas expostas distribuídas em 210 stands e com a reabertura das fronteiras, teremos mais de 15 países, além do Brasil, de ponta a ponta.
Eduardo lembrou que "somos uma empresa plural, aberta, formada por equipes diversas e se em algum momento falharmos é porque estamos no mesmo caminho que todos, voltando a aprender da fazer melhor".
Apesar das turbulências temos acompanhado a recuperação do PIB e por isso somos otimistas, mas é preciso que todos os governos, em todas as instâncias apostem e invistam no turismo. Ele citou o escritor estadunidense Alvin Toffler cuja frase é perfeitamente ao quadro em que vivemos: "o analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue escrever, mas, sim, aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender".
Sampaio defende proposta de estado para o turismo
O diretor Operacional Outsider Tour, Fernando Sampaio, defendeu na abertura do Festuris a implantação de uma proposta de política de estado perene para o turismo brasileiro, que está em discussão na base empresarial da Fecomércio para que nas próximas eleições sejam avaliadas pelos novos parlamentares e executivos, visando desenvolver o crescimento econômico incluindo a geração de riqueza com a colaboração estreita dos meios empresariais como um todo, incluídos no processo político.
Defendeu ainda a continuidade da vacinação da população brasileira para que possamos voltar a crescer e receber os turistas internacionais.
A Feira Internacional de Negócios será aberta hoje (5) no pavilhão de exposições Serra Park, com a abertura dos stands de exposição, que estarão abertos até as 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário