Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 30 de abril de 2022

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


30 | ABRIL | 2022 


Tarcisio Dias


Uma nova percepção chinesa no

 mercado automotivo brasileiro


O mercado automotivo brasileiro começa a conhecer os produtos da BYD – Iniciais da expressão inglesa “Build Your Dreams”, que significa “Construa Seus Sonhos”, maior fabricante de veículos elétricos da China e uma das montadoras mais valiosas do mundo, que aposta em automóveis que combina alta tecnologia, sofisticação e design futurístico.

Em 2021 foram emplacados 730.093 veículos da marca em todo o mundo, além da liderança quando falamos de ônibus elétricos, com mais de 70 mil unidades pelo mundo. Isso já é suficiente para justificar o conhecimento no desenvolvimento elétrico, inclusive por ser uma das maiores fabricantes de baterias de lítio-ferro no mercado global.

A história da marca no Brasil inicia em 2015 com a inauguração de sua fábrica de chassis de ônibus elétricos em Campinas, SP. Desde 2019, importado da China, oferece o furgão elétrico eT3 e agora, em 2022, resolve apostar nos veículos eletrificados.

Na semana passada, fui ao Rio de Janeiro conhecer o segundo modelo de passeio elétrico da BYD Brasil. Trata-se do sedã Premium elétrico Han EV, veículo sustentável que combina luxo e design arrojado com segurança em seu mais alto nível, além de inúmeros recursos inteligentes produzido na China. Antes, havia lançado e já iniciado a comercialização do Tan EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico do mercado brasileiro.


A BYD chega criando uma nova percepção dos veículos chineses: tecnológicos, sustentáveis e de qualidade. A marca em seu segundo lançamento já enfrenta modelos de luxo como BMW Série 7, Mercedes-Benz Classe S e Porsche Taycan num ataque entre motores de combustão, elétricos e no preço. O sedã será comercializado em versão única a partir de julho por R$ 539.990.

Vale a aposta? Qualquer que seja a compra de um automóvel atualmente é necessário colocar todos os fatores na balança, principalmente quando falamos de valores acima de meio milhão de reais. O Han EV já contabiliza mais de 140 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 2020.

Durante o lançamento do modelo no Brasil, a marca trouxe Stella Li, vice-presidente executiva Global da BYD, mostrando não apenas a importância do nosso mercado, como também de criar uma nova percepção dos veículos chineses, destacando o reconhecimento mundial em tecnologias sustentáveis.

A leitura que faço é que a marca está no caminho certo. O Han EV combina design futurista e ao mesmo tempo funcional e aerodinâmico.

Por dentro encontramos requinte na combinação de materiais e recursos tecnológicos, com painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro de alta qualidade, acabamentos em alumínio e outros materiais sofisticados.


Há outros detalhes interessantes como, por exemplo, a tela multimídia DiLink de 15.6" com rotação elétrica e bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis.

Quando o assunto é Mecânica Online o sistema de tração é integral. Em cada eixo temos um motor elétrico que entregam uma potência combinada de 363 kW, cerca de 494 cavalos e torque máximo de 69,3 kgfm.

A velocidade máxima é de 186 km/h e o teste básico de 0 a 100 km/h, que inclusive pode ser configurado através do painel de instrumentos, precisa de apenas 3,9 segundos. Muita potência e torque para um rendimento bastante dinâmico. São dois modos de condução. No modo Sport o veículo fica ainda mais dinâmico.

Para quem se preocupa com autonomia, o Han EV utiliza a inovadora bateria Blade de 76,9 kWh, da própria marca, que aposta na segurança como importante diferencial e permite recarregamento rápido, saindo de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).


O modelo ainda disponibiliza ar condicionado dual zone com sistema de purificação e filtro PM2.5, ionizador e saída de ar para os bancos traseiros, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares.

Outros detalhes que despertam a atenção do consumidor é o tamanho e acesso ao porta-malas. Além de espaço para 410 litros para bagagem o acesso é elétrico, com mãos-livre, passando o pé em sua proximidade.

O sedã elétrico ainda conta com a tecnologia NFC para abrir, travar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito. É tão conveniente e pequeno que se encaixa em uma carteira.

O Han EV possui piloto automático adaptativo com Stop & Go - que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais. Outro destaque está no sistema inteligente de assistência ao condutor "DiPilot", incorporando tecnologia 4G.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.

Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS) também foram incorporados ao sedã elétrico.

Além disso, o HAN EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes.

 O BYD Han EV será comercializado no Brasil a partir do início do segundo semestre, em cinco cores e com garantia de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

A rede de concessionárias está sendo estruturada e possui mais de 20 cidades confirmadas, com planejamento de atingir 45 cidades até o final do ano e 100 unidades até o final de 2023.

Além disso, todas as concessionárias contarão com áreas de vendas, pós-venda e peças, entre outros setores, e oferecerão uma solução completa para os compradores de veículos elétricos da marca.

O cliente que adquirir os automóveis BYD também poderá encontrar os equipamentos necessários para geração de energia sustentável, como painéis fotovoltaicos, recarregadores e unidades de armazenamento de energia.

A BYD chega mostrando que os chineses também gostam e fazem produtos com qualidade. A marca entra no mercado brasileiro por cima, com superioridade para enfrentar renomados concorrentes, mas principalmente criando uma percepção de qualidade e tecnologia em seus produtos. O passo seguinte é oferecer opções eletrificadas com preços mais atrativos, mantendo a imagem formada inicialmente pelos produtos superiores.

========================================================================================

Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.