Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CARROS PRODUZIDOS POR MARCAS ESTRANGEIRAS GANHAM CADA VEZ MAIS A NACIONALIDADE BRASILEIRA. O NOSSO PAÍS TORNOU-SE UM CENTRO DE CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E FABRICAÇÃO DE CARROS DESTINADOS AO CONSUMIDOR DOMÉSTICO. AS MONTADORAS ESTRANGEIRAS VÊM INVESTINDO MILHÕES DE DÓLARES EM NOVAS UNIDADES DE PRODUÇÃO NO PAÍS.


MECÂNICA ONLINE®

Nº 58 — 10 / 01 / 2014





Produzido no Brasil, para os brasileiros

Ainda tem gente que vincula o fabricante a seu país de origem e acha que seus carros não são daqui.

As festinhas de natal e ano novo permitem conhecer como o público entende o universo do automóvel. 


Durante essas confraternizações, o pessoal aproveita que você respira automóvel, para uma rápida consultoria sobre essa ou aquela marca, quais os novos produtos e quem vai mandar no mercado no novo ano.

Mas o que deixa a desejar é a associação que muitas pessoas fazem dos veículos, seus fabricantes e países de origem. 


Claro que isso não acontece com as quatro grandes, Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford. Todo mundo rapidamente sabe que eles desenvolvem e fabricam seus modelos aqui no Brasil. Possuem fábricas no Brasil.

Mas o que pensar da Renault, por exemplo? A marca comemorou 15 anos de presença no mercado nacional, fabricando do Paraná para todo o Brasil. 


De lá já saíram Clio, Clio Sedã, Mégane Sedã, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero, Symbol, entre outros. Tudo bem que a fabricante tem origem francesa, mas não significa que seus veículos não são adaptados para a nossa situação (precária) de estradas.

Essa visão foi reafirmada com a instalação de dois centros de excelência: o Renault Tecnologia América Latina (RTAL) e o Renault Design América Latina (RDAL). 


Trata-se de modernos centros de engenharia e de design que têm como missão desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano, especialmente do cliente brasileiro. 

O nosso País foi escolhido para abrigar estes centros em função de sua posição estratégica na região e por contar com um dos complexos industriais mais modernos e de alta performance de todo o Grupo Renault. O RDAL é o primeiro estúdio de design da marca fora do continente europeu.

Desde 1997, a Honda produz alguns de seus principais modelos em território brasileiro. Na cidade de Sumaré, em São Paulo, a fábrica possui 168 mil m² de área construída, em um terreno de 1.700.000 m².


No ano de 2012, a cidade de Piracicaba (SP) passou a ser a base de produção do modelo de mais rápido sucesso no mercado brasileiro: o HB20. 


A Hyundai Motor Brasil (HMB) é a 7ª fábrica da marca fora da Coreia do Sul e a 10ª no mundo. 

Os seus investimentos foram de mais de US$ 600 milhões e mais um detalhe: o HB20 é um modelo desenvolvido exclusivamente para nosso mercado.

A japonesa Toyota já está no Brasil há mais de 55 anos. Lembra do Bandeirantes? A planta mais recente da marca está localizada em Sorocaba (SP), onde são fabricados os modelos Etios.


A Nissan está presente no Brasil desde 2002, quando começou a fabricar a picape Frontier, em São José dos Pinhais (PR). 


Em agosto de 2008, a companhia iniciou a produção da Nova Frontier nacional e, em 2009, os veículos da família Livina – Nissan Livina, Grand Livina e Livina X-Gear. 

A marca ampliou seu compromisso com o Brasil quando anunciou o investimento de R$ 2,6 bilhões na construção de uma nova fábrica em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento, produção e lançamento de novos produtos, que deve entrar em operação ainda esse ano.

Voltando aos franceses, o primeiro automóvel de motor a explosão que o Brasil ganhou foi um presente de Santos Dumont. O brasileiro apaixonado por mecânica estava em Paris quando surgiram os primeiros carros. 


Interessou-se imediatamente pela novidade. Acabou, em 1891, comprando um Peugeot. Foi um dos primeiros fregueses da grande fábrica francesa.

Por sinal, a Peugeot foi a última das grandes fabricantes a construir uma fábrica numa onda de investimentos que começou no final dos anos 90. 
Inaugurada, em fevereiro de 2001, em Porto Real, no Rio de Janeiro, como um dos centros de produção mais modernos do Grupo no mundo.

O que fica de mais importante nessa história toda é entender que o Brasil não administra mais projetos. 


O Brasil desenvolve novos veículos, modelos globais e ao mesmo tempo direcionados para o nosso cliente, desejos, necessidades e desafios. 

Aceite que tão logo marcas premium como BMW, Mercedes-Benz ou mesmo Audi, terão em seus modelos a inscrição: “made in Brazil”.


MECÂNICA ONLINE

· Volkswagen Up! – Em breve, a Volkswagen estará oferecendo o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro. O Up! chegará para ser uma referência em termos de design, desempenho, consumo e segurança. 


Primeira foto oficial já pode ser visualizada nos principais portais na internet. Lançamento para imprensa acontece na primeira semana de fevereiro.

· Inflação do Carro – O custo que o motorista tem para andar de carro e fazer a manutenção preventiva aumentou 4,9% em 2013. 


Esse foi o índice registrado pela Agência AutoInforme no fechamento da Inflação do Carro no ano. 

O aumento está bem acima da inflação detectada pelo IPC da FIPE, que registrou um aumento de 3,88% de janeiro a dezembro do ano passado.

· Mais barato do Brasil – Depois da despedida do Mille, a Fiat reforça no Palio Fire a missão de assumir a posição robusta, prática e confiável para ser o novo carro de entrada da marca no Brasil. 


Com pequenas mudanças no visual externo e interno, tem no preço um dos principais atrativos para conquistar o consumidor - ser o veículo mais barato no Brasil - que acredite, teve seu valor reduzido: R$ 23.990 na versão duas portas e R$ 25.990 na quatro portas.
____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.