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quinta-feira, 22 de outubro de 2015

BELINI E INICIATIVAS DE ECONOMIA CIRCULAR DA FCA VENCEM PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE


O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Cledorvino Belini, foi premiado como Executivo Destaque da 5ª edição do Prêmio José Costa, que também reconheceu iniciativas de sustentabilidade do grupo. 

O prêmio foi organizado pelo Diário do Comércio em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e entregue a empresas que contribuem para o crescimento sustentável de Minas Gerais. 

O anúncio foi feito em cerimônia realizada nesta quarta-feira, na FDC, em Nova Lima (MG).

Belini recebeu o Prêmio José Costa por ser um exemplo de liderança globalmente responsável. 

O executivo está no grupo desde 1973 e em 2004 assumiu a presidência. Entre os projetos que liderou e que contribuíram para o desenvolvimento do estado, está a atração de fornecedores para as proximidades da fábrica de Betim, em um processo que ficou conhecido como “mineirização”.

A FCA venceu na categoria Economia Circular. A fábrica da Fiat em Betim (MG), a maior do grupo no mundo, não envia para aterros nenhum resíduo que produz, resultado do projeto Aterro Zero. 

A FCA foi a primeira empresa do setor automotivo a alcançar essa conquista. Todos os resíduos são destinados à reciclagem ou reutilização. 

Somente a reciclagem de papel e papelão foi equivalente à preservação de mais de um milhão de árvores desde 1994. 

Materiais como aparas de cinto de segurança e tecido automotivo são enviados para a Cooperárvore, cooperativa que integra o programa social Árvore da Vida, mantido pela FCA, e que os transforma em acessórios de moda e decoração. Já foram reutilizadas mais de 24 toneladas de materiais desde 2006.

“A sustentabilidade faz parte de nosso dia a dia e todos os funcionários contribuem e se engajam. Ela traz impactos diretos para a perenidade do negócio e promove o equilíbrio com as necessidades atuais da sociedade e o bem-estar das gerações futuras”, afirmou Belini.

Com o tema “Resiliência e Gestão Sustentável – Novos modelos para novos tempos”, o prêmio, promovido a cada dois anos, reconheceu nove projetos de empresas, Terceiro Setor, Academia, ONGs, entidades de classe, sindicatos, fundações, além do Executivo Destaque. 

Todos representam ideias e ações inovadoras que ajudam a transformar e construir a história econômica de Minas Gerais, sob a ótica do bem comum. Cerca de 330 empresas participaram da disputa.

O Comitê Avaliador formado por representantes da iniciativa privada, acadêmicos, ONGs e outras instituições, foi responsável por indicar as empresas que receberam o Prêmio José Costa. 

Na primeira etapa do processo avaliativo foi feita uma análise das matérias publicadas no Diário do Comércio ao longo do ano de 2014 até o primeiro semestre de 2015, para identificar as empresas com ações de resiliência e gestão responsável. 

Além das matérias, entidades de classe e instituições indicaram empresas e iniciativas para concorrer nas categorias temáticas.

Na segunda etapa, foram realizadas pesquisas de aprofundamento das informações aderentes ao tema. 

Os indicadores são baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), divulgados na edição de 2013 do Prêmio José Costa e que foram confirmados pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em setembro deste ano.

O Prêmio José Costa foi criado em 2007 para homenagear o fundador do Diário do Comércio na comemoração do seu centenário, resgatando valores presentes na sua trajetória. 

O empresário e jornalista, sempre presente nos ambientes de discussão, utilizava o seu jornal como instrumento de mobilização para o desenvolvimento sob a ótica do bem comum. 

“José Costa tornou-se referência na defesa de um desenvolvimento socioeconômico em Minas Gerais, pautado em valores que hoje são necessários para a construção de um novo modelo econômico – uma discussão ampla e conjunta que favoreça a gestão responsável, com visão do futuro. Premiamos as instituições que utilizam o espírito empreendedor, as grandes ideias e ações que ajudam a transformar e construir a história do Estado”, diz o Luiz Carlos Costa, presidente do Diário do Comércio.

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