Ao contrário do Brasil que não tem um único carro nacional, Portugal iniciará no primeiro semestre de 2016 a produção de um veículo totalmente português, o Veeco, elétrico que custará entre 23 e 25 mil euros, já incluído o preço das baterias.
Com dois lugares e três rodas, o Veeco tem autonomia para 400 km e gasta em torno de um euro para fazer 100 km.
João Oliveira, mentor do projeto revelou que ainda não estão recebendo pedidos "porque estamos a negociar encomendas com os fornecedores, mas tenho interessados para todos os que podemos produzir no primeiro ano, cerca de 200".
O carro foi desenvolvido pelo consórcio formado pela empresa familiar do Entroncamento VE-Veículos Elétricos e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
O carro foi desenvolvido pelo consórcio formado pela empresa familiar do Entroncamento VE-Veículos Elétricos e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
O primeiro protótipo custou cerca de 1,5 milhões de euros, dos quais 900 mil financiados por fundos comunitários e está pronto desde o início de 2012.
A produção industrial será dividida entre várias empresas portuguesas parceiras do projeto.
O custo de venda dos veículos elétricos, ainda elevado, é, ainda, um dos principais desmotivadores da adesão à tecnologia em Portugal, apesar dos incentivos fiscais e do subsídio a abate que vigora até ao fim do ano.
O custo de venda dos veículos elétricos, ainda elevado, é, ainda, um dos principais desmotivadores da adesão à tecnologia em Portugal, apesar dos incentivos fiscais e do subsídio a abate que vigora até ao fim do ano.
Fonte do governo português revelou que até ao início de agosto, apenas 58 portugueses se beneficiaram do subsídio de 4500 euros para trocar o veículo convencional por um elétrico ou híbrido.
Até maio, as vendas foram de 187 carros elétricos e 97 híbridos. "Ao todo, teremos cerca de mil veículos deste género em Portugal", segundo Helena Silva, diretora executiva do CEIIA, o cluster da mobilidade.
Nissan, Mercedes, Renault, Opel, Peugeot e VW comercializam modelos exclusivamente elétricos em Portugal que, mesmo com subsídios ou campanhas de retoma, não custam menos de 15.500 euros e obrigam ao pagamento do aluguel mensal das baterias, um valor que fica entre 50 e 79 euros.
Nissan, Mercedes, Renault, Opel, Peugeot e VW comercializam modelos exclusivamente elétricos em Portugal que, mesmo com subsídios ou campanhas de retoma, não custam menos de 15.500 euros e obrigam ao pagamento do aluguel mensal das baterias, um valor que fica entre 50 e 79 euros.
A EDP, empresa de eletricidade de Portugal, tem uma campanha, até ao final do ano, que oferece descontos na conta da luz e do gás e um ano de eletricidade aos clientes que adquiram um veículo elétrico (ou híbrido) em um dos oito parceiros automóveis.
O objetivo nacional é ser, a seguir à Índia e à Holanda, o terceiro país com mais quota nos 20 milhões de veículos elétricos e híbridos que deverão circular até 2020, no âmbito do projeto da Agência Internacional de Energia, do qual Portugal participa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário