Faltando poucos dias para a tão esperada estreia a bordo o ASX Racing, o tricampeão do Rally dos Sertões na categoria Protótipos T1 só pensa em uma coisa: "a minha maior preocupação será vestir o carro. Só tem um problema sério, vou querer dormir dentro dele", brinca João Franciosi.
"Vou ficar bastante tempo olhando para ele, é tudo diferente, tenho que aprender", disse.
Franciosi estará junto com a Equipe Mitsubishi Petrobras em Portugal e no Rally Dakar e terá a seu lado duas duplas com muita experiência: Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e os portugueses Carlos Sousa / Paulo Fiuza.
"Estou cuidando do meu preparo físico. O ASX Racing é diferente da L200 Triton SR que estou acostumado, e isso exige um condicionamento físico melhor. Estou contando os dias para sentar nesse carro", destaca Franciosi, piloto da Equipe Ralliart Brasil.
Graças a seu talento, João Franciosi fez uma rápida ascensão no rali cross-country. Apenas em sua segunda participação no Rally dos Sertões, foi campeão geral da prova com uma Mitsubishi L200 inscrita na categoria Super Production (carro de produção, com poucas modificações).
Franciosi estará junto com a Equipe Mitsubishi Petrobras em Portugal e no Rally Dakar e terá a seu lado duas duplas com muita experiência: Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e os portugueses Carlos Sousa / Paulo Fiuza.
"Estou cuidando do meu preparo físico. O ASX Racing é diferente da L200 Triton SR que estou acostumado, e isso exige um condicionamento físico melhor. Estou contando os dias para sentar nesse carro", destaca Franciosi, piloto da Equipe Ralliart Brasil.
É o único piloto na história da prova a conseguir esse feito. Além disso, em 11 participações, só não cruzou a linha de chegada em uma das etapas, sendo um dos únicos pilotos da história a ter uma marca tão expressiva na competição.
Tradicional competição europeia
A estreia de Franciosi com o ASX Racing está marcada para o Baja Portalegre, a final do Campeonato Mundial de Rali Cross-country, nos dias 23 e 24 de outubro, em Portugal.
A estreia de Franciosi com o ASX Racing está marcada para o Baja Portalegre, a final do Campeonato Mundial de Rali Cross-country, nos dias 23 e 24 de outubro, em Portugal.
"Essa prova será muito boa para pegar o ritmo. Não vou me preocupar em ir bem, e sim, em me adaptar ao carro, ter ele na mão. Depois disso, será possível ter melhores resultados. Andar rápido e preservar o carro, esse é o meu maior desafio", garante o piloto.
João Franciosi terá a seu lado o navegador Gustavo Gugelmin, que retorna ao ASX Racing depois de ter disputado o Rally Dakar de 2014.
João Franciosi terá a seu lado o navegador Gustavo Gugelmin, que retorna ao ASX Racing depois de ter disputado o Rally Dakar de 2014.
"Já disputei essa prova quatro vezes. É uma competição que vou bem e sempre subi ao pódio. Me sinto bem confortável. As condições são bem parecidas com as que encontramos no Brasil", garante Gugelmin.
"Vai ser um desafio novo andar com o Franciosi, ele é muito rápido. Queremos fazer um bom trabalho para ajudá-lo a chegar no limite do carro. Ajuda também o conhecimento que tenho do ASX Racing. Torna-se muito mais prático saber o funcionamento, toda a parte elétrica e tudo o que eu preciso para fazer uma boa navegação", explica.
Próximo passo: Rally Dakar
Em janeiro, o desafio será o Rally Dakar, a maior e mais desafiadora prova de rali do planeta.
Próximo passo: Rally Dakar
Em janeiro, o desafio será o Rally Dakar, a maior e mais desafiadora prova de rali do planeta.
"Quando alguém entra no rali, já almeja estar no Dakar com um carro top. Depois de 11 anos de Rally dos Sertões, finalmente chegou o meu dia. Um alvo que vinha buscando há muito tempo e isso é muito gratificante", comemora.
A prova terá largada em Buenos Aires e chegada em Rosario, ambos na Argentina. O percurso sofreu uma mudança inesperada no último mês após a saída do Peru.
A prova terá largada em Buenos Aires e chegada em Rosario, ambos na Argentina. O percurso sofreu uma mudança inesperada no último mês após a saída do Peru.
"Isso acaba nos favorecendo, pois teremos mais um tipo de solo com o qual estamos habituados. Nas dunas, há sempre um grande risco de, a qualquer momento, sair do rali, pela inexperiência que temos em andar em nesse tipo de piso", destaca.
"Mal durmo, só esperando o Dakar", brinca Gugelmin. "Estou treinando a parte física, principalmente o fortalecimento coluna. Fiz um Dakar que não completei, então ficou um gostinho de quero mais. Queremos ajudar a equipe e terminar em uma ótima colocação", garante o navegador.
A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.
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"Mal durmo, só esperando o Dakar", brinca Gugelmin. "Estou treinando a parte física, principalmente o fortalecimento coluna. Fiz um Dakar que não completei, então ficou um gostinho de quero mais. Queremos ajudar a equipe e terminar em uma ótima colocação", garante o navegador.
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