COLUNA MECÂNICA ONLINE®
1 | Fevereiro | 2022 |
Tarcisio Dias
O que seu carro pode saber e dizer sobre
você?
Quem
tem informação tem poder. Essa antiga frase diz muito sobre os valores atuais
da sociedade e o interesse em saber das suas vontades e desejos, invadir sua
privacidade para lhe oferecer o produto certo, no momento ideal.
Automóveis, particularmente aqueles considerados
como “carros inteligentes”, podem capturar e transmitir volumes de informação
relativos. Os dados do carro incluem sua localização, preferências, locais
visitados, hábitos de direção, gravações de vídeo e voz, etc. As pessoas podem
ver esse rastreamento como desagradável e invasivo.
Informações sobre o seu veículo, forma de
utilização e passageiros podem parecer algo simples, mas revelam muito sobre
você e seus hábitos.
Os proprietários de carros modernos podem produzir
muitas informações refletindo seus hábitos de direção ou locais preferidos.
Podemos tomar a liberdade de comparar esses
veículos a “computadores sobre rodas”. Os carros inteligentes têm a capacidade
única de capturar dados e transmiti-los sem fio para as montadoras.
Por sua vez, essas empresas podem compartilhar
esses dados acumulados com terceiros, como anunciantes ou seguradoras. No
entanto, as intenções oficiais por trás da coleta de dados do carro podem estar
relacionadas ao aprimoramento da segurança e do desempenho da direção.
E algo que acontece ainda em todo o mundo, a falta
de jurisdição e controle sobre os dados do carro também é o caminho mais curto
para a invasão da privacidade dos usuários.
A tecnologia sofisticada dos carros modernos é
revolucionária, salva vidas, conveniente, mas, ao mesmo tempo, inquietante.
Os fabricantes podem ajustar veículos com dezenas
de sensores, servindo a propósitos como frenagem automática de emergência ou
detecção de colisão frontal. Alguns carros podem interpretar as marcações da
estrada ou garantir que seus olhos estejam na estrada.
Essencialmente, os sistemas tecnológicos integrados
observam e auxiliam você durante a condução, reduzindo a probabilidade de
acidentes ou alertando automaticamente os serviços de emergência.
A maioria desses recursos são discretos, ou seja,
não precisam da ação do motorista para serem coletados.
Você pode não considerar que as montadoras recebem
dados do carro revelando seus hábitos de direção. No entanto, as montadoras
podem gerar perfis de motorista com a grande coleta de dados, consistindo em
como você opera seu veículo (e muito mais).
Alguns dados do carro não saem do seu veículo. No
entanto, pode ser obtido durante as sessões de diagnóstico usando a porta de
diagnóstico integrada ou os gravadores de dados de eventos.
Em outros casos, as montadoras poderiam integrar
recursos para rastrear os hábitos dos motoristas e as rotas percorridas. Os
argumentos por trás disso podem estar relacionados à preparação em andamento
para veículos autônomos.
Os dados do carro tornam-se então centrais no
reconhecimento dos padrões dos motoristas, interações entre eles, estradas e
obstáculos. Assim, uma variedade de informações poderia viajar diretamente para
as montadoras.
Quais
dados de carros as montadoras coletam e poderiam monetizar?
É relativamente simples definir como os fabricantes
podem usar os dados dos carros inteligentes. Algumas das práticas podem
espelhar aquelas já vistas em smartphones e aplicativos. No entanto, existem
alguns casos de uso exclusivos em que os dados do carro se tornam incrivelmente
valiosos.
Rastreamento de localização. Os dados do carro
podem refletir os lugares que você visita, as rotas que você faz e o tempo
gasto em locais específicos. Essas informações podem ser essenciais para
indicar as condições do trânsito. No entanto, o rastreamento de localização
também pode contribuir significativamente para o marketing direcionado. Por
exemplo, as montadoras podem recuperar informações sobre quais serviços
específicos você visita regularmente. Esses interesses são benéficos para os
anunciantes, e as montadoras podem tomar a liberdade de compartilhar seus dados
com eles.
Hábitos
de condução - As montadoras podem coletar informações sobre a velocidade escolhida,
padrões de aceleração e até o peso dos passageiros. Há razões justificáveis para tal coleta de dados. Por exemplo, pode ajudar a tomar medidas
contra motoristas em alta velocidade ou medir a segurança de cintos de
segurança e airbags. Há também exemplos de quando seus hábitos de condução
podem afetar o preço do seguro de carro. No entanto, a coleta e o uso posterior
desses dados do carro podem não ser claros. As montadoras podem fornecer
informações aos profissionais de marketing ou ocultar práticas enganosas.
Dados e
preferências de comunicação - O Bluetooth ajuda a conectar seu smartphone ao
carro e desfrutar de uma experiência de viva-voz. Dependendo dos recursos do
carro, ele pode extrair logs do seu catálogo de endereços, iniciar pesquisas ou
gosto de música. Especialistas também observam as condições questionáveis com carros de aluguel.
Essas empresas parecem não ter obrigação de limpar os dados dos
motoristas assim que recuperam os veículos alugados. Assim, é a principal
recomendação desconectar os smartphones sincronizados dos carros alugados ou
evitar esse emparelhamento em geral.
Câmeras
externas e internas - Os dados do carro também podem incluir gravações por meio de câmeras ou
microfones integrados. Geralmente, os veículos possuem câmeras externas que
monitoram o entorno e servem como evidência em caso de acidente. No entanto,
alguns modelos mais novos podem conter câmeras internas, gravando imagens de
motoristas e passageiros. Na maioria das vezes, eles garantem que os motoristas
mantenham os olhos na estrada e evitem acidentes trágicos.
Microfones
e reconhecimento de voz - Os motoristas agora podem iniciar comandos de voz para realizar tarefas
específicas no carro. Embora aumente nossa experiência de viva-voz, também
significa que as montadoras podem processar essa entrada externamente e
registrá-la.
Fique
esperto - Embora as pessoas estejam mais conscientes de que as empresas usam mal
os dados do consumidor, elas podem ignorar involuntariamente as montadoras. No
entanto, a falta de regulamentos oficiais torna os dados do carro relativamente
fáceis de serem utilizados.
Para você que tem receio do uso de seus dados, uma
alternativa pode ser a escolha de modelos mais antigos que não tenham os
recursos mencionados acima. Além disso, você deve prestar mais atenção aos
documentos que assina dos veículos adquiridos.
Informe-se sobre as práticas de coleta e
compartilhamento de dados. Quanto mais informações forem coletadas, existirão
mais oportunidades para o surgimento de condições que parecem intrusivas ou
desnecessárias.
Marcas como a Mercedes-Benz mostram sua preocupação
no tratamento dos dados coletados por seus automóveis. Através do Mercedes me
Privacy Center, os clientes podem obter uma visão geral dos seus dados pessoais
de forma ainda mais rápida e fácil e decidir de forma intuitiva para que a
Mercedes-Benz pode utilizá-los.
Renata Jungo Brüngger, Membro do Conselho de
Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG, responsável por Integridade
e Assuntos Jurídicos: "A privacidade de dados é um diferencial para nós. O
novo Mercedes me Privacy Center representa um tratamento responsável dos dados
do cliente. Divulgamos que tipo de dados que coletamos e como os processamos;
os clientes escolhem quais serviços desejam usar. Ao fazer isso, contamos com
nossos princípios de proteção de dados: direito de escolha, transparência e
segurança de dados."
"O controle sobre quais dados usamos na
Mercedes-Benz, como e para que finalidade, está exatamente onde deve ser: com
nossos clientes. Através do Mercedes me Privacy Center, nossos clientes podem
gerenciar as inúmeras opções de seu veículo totalmente conectado, ativar
serviços e serviços Mercedes me de terceiros e ajudar a melhorar as funções do
veículo", diz Britta Seeger, Membro do Conselho de Administração da
Daimler AG e Mercedes-Benz AG, responsável por Marketing e Vendas.
"Queremos agregar valor para nossos clientes - essa é uma parte
fundamental da nossa visão de dados."
========================================================================================
Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de
Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o
site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos
sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para
entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais
eficientes.
Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa
Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio
Especialistas.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10,
20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário