Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




Semana de Minas

Uma programação extensa, plural e gratuita, realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e instituições vinculadas, dará o tom da primeira edição da Semana de Minas, que tem início dia 15 de julho, ao longo dos próximos dias, reunirá uma agenda especialmente pensada para ressaltar a riqueza e a diversidade da cultura mineira por meio de linguagens artísticas variadas. Música, cinema, literatura, artes plásticas, gastronomia, oficinas e exposições fazem parte da programação.

O projeto Semana de Minas acontece em um período emblemático, já que o Dia de Minas é comemorado nesta terça-feira (16/07). Instituído em 1979 pela Lei nº 561 – remontando à chegada, em 1696, da bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça à região onde está a cidade de Mariana –, o Dia de Minas Gerais relembra também a importância e a trajetória de três séculos do estado e de seu povo. No Governo de Minas, inclusive, todos os anos a capital do Estado é transferida simbolicamente, no dia 16 de julho, para o município de Mariana, por meio de decreto.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, é importante que ações culturais articuladas aconteçam em torno da Semana de Minas e marquem esse importante período. “Teremos uma programação gratuita, diversa e para todos os públicos a partir desta segunda-feira, celebrando a cultura, a história e a memória de Minas Gerais com várias possibilidades de entretenimento, de diversão e de experiências que nos remetem às nossas raízes, à nossa mineiridade e ao nosso orgulho de pertencermos a essa terra”, destaca Oliveira.

Confira a programação completa:


Tributo à alma de Minas Gerais - Um dos destaques da Semana de Minas é a estreia da ópera “Devoção”, nesta sexta-feira (19), às 20h, no Palácio das Artes. A montagem inédita da Fundação Clóvis Salgado teve pré-estreia no último sábado (13), no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

Com sessões no sábado (19/07), segunda (22/07) e terça (23/07), a95ª ópera do Palácio das Artes relata a trajetória do imigrante português Feliciano Mendes nas Minas Gerais – mais precisamente em Congonhas – do século XVII e sua promessa, a construção de uma igreja em Congonhas, que viria a ser o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos abordando temas como fé, devoção, humanidade, promessa e milagre, conectando características que se encontram na base da formação dos povos de Minas e do Brasil.

Flash mob no Mercado Central - Outra ação da Semana de Minas acontecerá nesta terça-feira (16/07), às 16h30, na rampa do restaurante Casa Cheia, no Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 - Centro, BH).




Quem passar pelo local verá um flash mob com integrantes do elenco da ópera “Devoção”. Eles apresentarão um trecho do espetáculo para o público. A produção da Fundação Clóvis Salgado estreia nesta sexta-feira (19), às 20h, no Palácio das Artes.

Mensagens sobre a mineiridade -Da próxima terça (16/07) até o dia 31 de julho, os visitantes do Museu dos Militares Mineiros (rua dos Aimorés, 698 - Funcionários, BH) serão convidados a escrever em um painel, que ficará exposto no pátio, palavras, frases ou lembranças que definem sua mineiridade e sua relação cultural e afetiva com o estado. Eles podem deixar as mensagens das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Visita à Coleção Mineiriana -Na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais haverá, entre terça (16/07) e sexta-feira (19/07), das 10h às 16h, visita guiada à Coleção Mineiriana, na Sala Eduardo Frieiro, o maior acervo público de obras sobre Minas Gerais.



A Coleção Mineiriana é o maior acervo público de obras sobre Minas Gerais para fonte de pesquisa sobre nossa memória cultural e intelectual. Com aproximadamente 24.000 itens, abarcando livros, CDs, filmes, mapas e recortes de jornais, a Coleção apresenta um panorama do estado na literatura, história, cultura, arte e ciências.

Yara Tupynambá e as afromineiridades -A partir desta quinta-feira (18/07), o público poderá conferir, no Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários – BH), a exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura” (de quarta a sexta-feira, de 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h), que celebra o trabalho de Yara Tupynambá em diálogo com as afromineiridades.




A mostra promove uma homenagem à tradição do congado em Minas Gerais, contando com mais de dez obras da série “Catopês”, criada pela artista nascida em Montes Claros.

Dia de Minas em Mariana -Com a presença do governador Romeu Zema, secretários de Estado e diversas autoridades, a programação do Dia de Minas em Mariana começa às 8h com uma Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton José dos Santos. 



Às 9h30, haverá uma cerimônia comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais e entrega da Medalha do Dia de Minas por ocasião do aniversário de 328 anos de Mariana, primeira capital do Estado. A Medalha é um reconhecimento concedido a indivíduos que se destacaram por suas contribuições significativas ao desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado de Minas Gerais.

Férias no Circuito Liberdade - O Circuito Liberdade preparou uma programação (confira a agenda completa) voltada para toda a família, que poderá participar de oficinas, exposições, sessões de cinema, apresentações teatrais, contação de história e muito mais. O Educativo do Palácio da Liberdade apresenta o projeto “Férias no Palácio”, que conta com diversas oficinas e visitas guiadas a partir deste sábado (20).



Já a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais inaugura a exposição “Pequeno Príncipe – Uma Paixão Literária em Várias Línguas”, nesta segunda-feira (15). A mostra, que vai até dia 31 deste mês, apresenta diversas edições do livro em várias línguas e dialetos, incluindo português e cordel. A Semana de Minas também chega ao Museu dos Militares Mineiros, que realiza oficinas como “Comemoração do Dia de Minas”, a partir desta terça (16/07), e “Desenhando os objetos”, nesta quarta-feira (17/07). O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal também promove nesta semana, de terça (16/07) a sexta (20/07), o evento “Férias é no Museu”.

Ações da FAOP em Santa Luzia e Paracatu - Nesta segunda-feira (15/07), a recém-inaugurada unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto em Santa Luzia divulga as inscrições para o Curso de Qualificação de Auxiliares de Conservação de Bens Culturais. Gratuita, a atividade terá duração de quatro meses (agosto a dezembro). Também nesta semana, de segunda (15/07) a sexta-feira (19/07), será realizada uma oficina e um concurso de contos na sede da FAOP em Paracatu, no Noroeste de Minas

Mostra de cinema online e Congado em Mariana -Entre 16 e 31 de julho, o Iepha-MG realizará, em seu canal no YouTube (youtube.com/@TVIephaMG), uma mostra de cinema comentada com documentários relacionados aos patrimônios culturais (Filmes da EMC) e comentários feitos por detentores e mediação de técnicos e gestores do Iepha. A ação, desenvolvida em parceria com a Empresa Mineira de Comunicação e Rede Minas, exibirá os seguintes filmes: “O quê do queijo”, “Inventário Cultural de Proteção do Rio São Francisco”, “Registro Bem Imaterial – Comunidade dos Arturos”, “Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais”, “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte” e “Folias de Minas”.

Em Mariana, na cerimônia em comemoração ao Dia de Minas, também está prevista a intervenção das Guardas de Reinado de Mariana e Ouro Preto. Isso acontece quase um mês antes de uma data especial para o Congado: no dia 10 de agosto, essa importante manifestação cultural da afromineiridade deverá ser reconhecida, por meio do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) e do Iepha-MG, como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.

Filarmônica na sacada do Palácio da Liberdade -Nesta terça-feira (16/07), às 19h30, o Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmônica de Minas fará, na sacada do Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários, BH), uma apresentação de 30 minutos para celebrar o Dia de Minas. No repertório, obras de Joseph Haydn (“Divertimento: Allegro com spirito e Allegretto”) , Zequinha de Abreu (“Tico-Tico no Fubá”), Jacques Ibert (“Três peças Breves: Allegro e Allegro Scherzando”), Jacob do Bandolim (“Doce do Coco”), Ferenc Farkas (“Danças Antigas Húngaras: Entrada, Dança Della Scallope e Saltarello”), Paquito D'Rivera (“Aires Tropicales: Valsa Venezuelana e Contradanza”) e Catullo da Paixão Cearense e Antonio Callado (“Flor Amorosa”).

O primeiro Dia de Minas -Na terça-feira (16/07), o APM publicará, em suas redes sociais, a imagem original da Lei de Criação do Dia de Minas, Lei nº 7561 de 1979, e o vídeo das comemorações do primeiro Dia de Minas, “Dia de Minas e 284º Aniversário de Mariana”, realizado em 1980, que se encontram nos arquivos da instituição.

Polêmica sobre o Projeto que obriga hotéis a terem ao menos 20% de quartos acessíveis

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei 3835/23, o qual exige que 20% dos dormitórios de hotéis e pousadas sejam acessíveis, garantido pelo menos um quarto. A cota será acrescentada no Estatuto da Pessoa com Deficiência. O projeto agora segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

A medida tem como objetivo promover a acessibilidade e inclusão no setor hoteleiro, garantindo que uma parcela significativa dos quartos seja acessível a pessoas com deficiência. No entanto, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) expressou preocupação quanto à implementação da medida. A entidade argumenta que é fundamental considerar uma série de fatores, como a estrutura dos prédios, especialmente aqueles antigos, que podem apresentar limitações físicas para a adaptação dos quartos.



Além disso, a FBHA lembra que a proposta legislativa é inconstitucional, porquanto desrespeita os artigos 244 (A lei disporá sobre a adaptação dos logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo atualmente existentes a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência) e 227, §2º da Constituição Federal (A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência), desprezando, ainda, a competência atribuída constitucionalmente aos municípios para ditar regras sobre construções e uso do seu solo.

“20% não é razoável, é uma porcentagem fora da curva, não há essa quantidade de demanda que justifique a porcentagem apresentada. Ao propor multiplicar por 10 (dez) o percentual de Unidades Habitacionais acessíveis, o projeto de lei malfere o mandamento constitucional inscrito no artigo 180 da Constituição Federal, que obriga à União, Estados e Municípios realizar o desenvolvimento econômico e social brasileiro através do Turismo.

Estamos acompanhando esta demanda, que é importante, mas precisa estar alinhada com a realidade do setor hoteleiro para que ambos os lados sejam satisfatórios, sem que gere prejuízo ao empresário do ramo”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.



Em documento apresentado à Comissão de Turismo, a FBHA defende que os hotéis devem manter 2% (dois por cento) dos apartamentos e banheiros acessíveis à pessoa com deficiência física, o que vai de encontro às demandas de reservas por parte desse público, conforme realidade no dia a dia. No material, a entidade também menciona um comparativo com outros países mais fortes no turismo receptivo onde as legislações são mais flexíveis quanto a esse percentual.



A proposta agora aguarda novos debates na Câmara dos Deputados, onde será avaliada em relação aos impactos para o setor hoteleiro e a viabilidade de implementação das novas exigências de acessibilidade.

I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo


    Dunas de Genipabu

NATAL TE ESPERA, VAI SER PURA EMOÇÃO ,essa é a expressão que define o que será o I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo em Natal. Com a certeza de que todos os participantes vão ficar surpresos com o que vão encontrar no RN do dia 31/07 ao dia 04/08.

fotos: Caninde Soares

Praia de Ponta Negra

Vai ser pura emoção a programação preparada pela FEBTUR/RN e FEBTUR Nacional para receber os mais de 100 profissionais da comunicação especializados em turismo do Brasil e exterior.


A grade de palestras e palestrantes que está sendo montada, vai levar para os participantes importantes e atualizadas informações do segmento de turismo, temas que por certo vão deixar estes profissionais mais enriquecidos com o que acontece na comunicação especializada em turismo.

   Parrachos de Maracajaú

Este Encontro Nacional FEBTUR não seria tão grandioso e rico, se não fosse o decisivo apoio de parceiros como a Governo do Estado do RN/EMPROTUR, Fecomércio e Sistema CNC/ FBHA, SEBRAE, LUCK, OCERB




Em Natal, o Rio Potengi, Fortaleza dos Reis Magos e Ponte Newton Navarro

Mas não é só a parte técnica que recebeu todos esses cuidados. Os locais de visitas técnicas aos pontos icônicos do turismo do Rio Grande do Norte, foram escolhidos a dedo para que todos conheçam as maravilhas do estado e se abasteçam das emoções que poderão sentir, desde os passeios de BUGGY nas dunas de Genipabu, às maravilhosas praias da internacional PIPA, às barreiras de corais de Maracajaú e tudo isso regado a excelente e variada gastronomia do Rio Grande do Norte.

   Lagoa de Guaraíras, Tibau do Sul

Informações: site https://loja-febtur.turbinou.com


Eduardo Zorzanello recebe homenagem

Atendendo a uma indicação do Sindtur Serra Gaúcha, a Câmara de Vereadores de Gramado no RS realizou a entrega do título de Empresário Destaque para Eduardo Zorzanello. A homenagem faz parte da 13ª Semana Legislativa.


Para o presidente do Sindtur, Cláudio Souza, “este reconhecimento é pelo que tens feito Eduardo”, disse ele em seu pronunciamento. Cláudio seguiu e disse que Eduardo entrou no mercado com muita rapidez, “e és muito respeitado pelo trade”. O dirigente destacou a relevância do Festuris perante o turismo nacional e internacional. “Este ano o Festuris será mais importante ainda, para podermos alinhar tudo mais forte para 2025”, comentou.

Cláudio Souza encerrou seu pronunciamento dizendo que, “o Sindtur reconhece teu trabalho, Eduardo, nesses anos todos, a comunidade vai precisar muito ainda do teu trabalho, e o Sindtur está honrado em te homenagear”, concluiu o Presidente.



EDUARDO ZORZANELLO - Eduardo Zorzanello é filho de Enoir e Silvia Zorzanello (in memorian), formado em Direito pela UCS. Foi professor de espanhol de 2005 a 2008 e, em 2009, ingressou na Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, assumindo como CEO após o falecimento de sua mãe. A empresa, fundada por Silvia e Marta Rossi, completou 35 anos em 2023, organizando mais de 1000 eventos e contribuindo para o turismo na Região das Hortênsias.

Eduardo possui mais de 15 anos de experiência no setor, tendo liderado várias entidades do turismo e eventos, e foi reconhecido como um dos 100 empresários mais poderosos do Turismo em 2019 e 2020 pela Revista Panrotas.

ANARRIÊ! ARRAIAL DE BH


Olá damas e cavaleiros, chegou à festa junina da capital mineira, será realizada nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho, será realizado no Mineirinho. O evento celebra a cultura e as tradições juninas, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 45ª edição com uma programação diversificada e gratuita. O festejo, que é considerado o maior e mais representativo das regiões Sul e Sudeste.



O espetáculo das quadrilhas e os grandes shows musicais acontecem no local, assim como a montagem da Vila Gastronômica, oferecendo uma "Experiência Junina Completa". Para adiantar um gostinho da festança, diversas atividades de promoção ganham a cidade, como o Cortejo Junino, as Blitzen Juninas e o Concurso do Prato Junino, em que os vencedores terão a oportunidade de comercializar seus quitutes durante o Arraial. para este ano, atrações como Paula Fernandes e a dupla sertaneja Clayton e Romário já estão confirmadas para shows gratuitos que aconteceram no estádio. O público também vai curtir shows das duplas locais Willian & Wesley e Marcelo & Ryan e das bandas Chama Chuva e Trio Forrozão.

"A mudança para um espaço mais amplo foi um apelo, tanto da Guarda Municipal, quanto dos quadrilheiros. Nossa expectativa é receber um público de 15 mil pessoas nos dois fins de semana de festa", anunciou a presidente da Belotur, Bárbara Menucci. 


Mineirinho

O investimento, segundo a presidente, é de R$ 6 milhões, tanto da PBH, quanto de parceiros. Festa junina de verdade precisa ter comida boa, e, por isso, o cardápio do 45° Arraial de Belo Horizonte fica com os bares Mercado Central, como o Bar da Lora, Bar Mané Doido, Lá no Mercado Café, Bom Grill e Bar Zé da Onça.



Além disso, pelo quinto ano consecutivo, alunos vencedores do 5° Concurso Prato Junino (concurso com alunos de cursos de gastronomia de diferentes instituições de Belo Horizonte) vão comercializar os quitutes durante a festa a preços populares. O Arraial de BH no Mineirinho, na Pampulha, será no horário das 15 horas. Coloque sua roupa de quadrilha é vá divertir com muita música e alegria nos dias da festança do Arraial.

Ao longo dos anos, o Arraial de Belo Horizonte vem se tornando uma celebração cada vez mais democrática, atraindo moradores e turistas de diversos cantos do país. O evento já foi apontado pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Bonito ganha novas opções de acesso via Campo Grande com nova estrada e ampliação de voos



Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, está mais acessível a partir de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A inauguração da rodovia MS-345, que encurta o trajeto em 40 km, e a ampliação de voos no Aeroporto de Campo Grande oferecem mais opções para quem deseja explorar as belezas naturais da região.

A rodovia MS-345, popularmente conhecida como Estrada do 21, liga Anastácio a Bonito e reduz o tempo de viagem entre Campo Grande e Bonito em cerca de 30 minutos. Com 260 quilômetros de extensão, a nova estrada inaugurada no último dia 2 de julho oferece uma alternativa mais rápida e eficiente para os viajantes.

Novas rotas no Aeroporto de Campo Grande - Além disso, o Aeroporto de Campo Grande também está expandindo suas operações, com novas rotas e aumento na frequência de voos. Desde o dia 9 de julho, a Azul introduziu um voo direto para Porto Seguro, na Bahia. E, a partir de 13 de julho, a aérea terá uma nova rota direta para Florianópolis, em Santa Catarina.

Em setembro, a Azul lançará uma rota direta para Belo Horizonte, com três voos semanais para o Aeroporto de Confins. No mesmo período, a Gol relançará voos diretos para o Rio de Janeiro, conectando Campo Grande ao Aeroporto Internacional do Galeão com três frequências semanais até outubro.

Adicionalmente, a Gol aumentará a frequência dos voos entre Campo Grande e o Aeroporto Internacional de Guarulhos de 16 para 22 voos semanais, com início previsto para julho. Enquanto a Latam incrementará as operações entre Campo Grande e o Aeroporto de Congonhas passando de 7 para 10 voos semanais a partir de agosto.



Outras formas de chegar em Bonito - Além das novas opções de acesso via Campo Grande, Bonito também pode ser acessado diretamente por avião pelo Aeroporto Regional de Bonito (BYO), a 13 quilômetros do centro da cidade, com voos regulares operados pela Azul e Gol.

“Bonito está se tornando um destino cada vez mais acessível e a MS-345 é fundamental para encurtar distâncias, tanto dos visitantes de dentro do estado, quanto dos que chegam voando por Campo Grande”, comenta o diretor de Marketing da Pousada Arte da Natureza, Ricardo Campos. “E não podemos deixar de mencionar a imensa relevância dos voos diretos, que se tornaram de vital importância para aproximar o turista. Para quem mora em São Paulo, por exemplo, hoje em dia ir para Bonito é, em muitas ocasiões, mais rápido do que chegar no litoral paulista! Esse esforço coletivo, público e privado, é motivo de grande celebração e um movimento certeiro para que mais e mais pessoas possam ter a oportunidade de conhecer um local tão belo como Bonito, a capital brasileira do ecoturismo”, acrescenta.

Onde ficar - A Pousada Arte da Natureza (pousadaartedanatureza.com.br) é um refúgio de luxo e sustentabilidade em Bonito (MS), oferecendo uma experiência de hospedagem completa para quem busca conforto, lazer e contato com a natureza.

Com uma infraestrutura completa e serviços diferenciados, o empreendimento se destaca como uma opção única para quem deseja explorar as belezas naturais da região. A pousada também chama a atenção por suas acomodações que incluem opções com piscinas privativas ideais para quem busca privacidade e exclusividade. 


Passeios Turísticos - A Natureza Tour (naturezatour.com.br/), com mais de 15 anos de experiência, é especialista em criar viagens que são tanto seguras quanto enriquecedoras. Dedicada a oferecer uma imersão completa nas belezas naturais e culturais da região de Bonito, a agência não apenas facilita essas experiências únicas, como também oferece pacotes exclusivos na Pousada Arte da Natureza.


informações para Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.