Em clima de torcida para os atletas e times brasileiros, sommelière da Wine recomenda petiscos e vinhos tipicamente franceses para acompanhar as disputas
Com a chegada dos jogos mais esperados do ano a partir desta sexta-feira, 26 de julho, uma boa ideia é assistir às Olimpíadas de Paris na companhia de deliciosos aperitivos e vinhos que capturem as vibrações francesas e permitam, claro, torcer para os atletas brasileiros com muito estilo e sabor!
“Os franceses apreciam o vinho como parte essencial de suas refeições diárias, seja um simples almoço ou um jantar mais elaborado”, diz Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “Pequenos produtores locais fornecem vinhos acessíveis e de alta qualidade, tornando a experiência do vinho mais democrática e bem inserida do estilo de vida. Essa abordagem descomplicada permite que o vinho seja apreciado sem pretensão, apenas pelo prazer que traz ao paladar e à convivência com familiares e amigos”, comenta a especialista.
Confira dicas de harmonizações mais descontraídas para petiscos franceses com modos de preparo bem simples.
Suflê de Queijo
O suflê de queijo é um clássico da culinária francesa, elaborado à base de ovos é leve e saboroso. Adicionar mostarda moída e pimenta branca dará um toque picante e nuances encantadoras. Para harmonizar, a indicação é o Le Petit Cochonnet I.G.P. Pays d’Oc Chardonnay 2020, um vinho branco jovem, cremoso em boca e com boa acidez, para combinar com a textura do prato e quebrar o excesso de gordura.
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Galette de Cebola
Que tal se aventurar na cozinha e preparar uma belíssima Galette de Cebola? Composto por alho, batatas fritas e cebola, o prato costuma receber um toque final com queijo parmesão e mostarda Dijon. É um petisco que harmoniza bem com um vinho rosé, como o Le Rosé de S. I.G.P. Méditerranée Rosé 2022, um rótulo com notas de frutas vermelhas, que contrastam perfeitamente com o toque salgado do queijo e da mostarda. A rica acidez do vinho limpa a gordura do paladar, deixando a boca pronta para a próxima garfada.
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Tapenade de azeitonas pretas com canapés
Para os amantes de um bom vinho tinto, não faltam receitas apreciadas pelos franceses que se encaixam totalmente ao paladar dos brasileiros. Uma dica é preparar um saboroso Tapenade de Azeitonas Pretas com canapés. Com toques balsâmicos e uma textura macia, a receita combina muito bem com o Château des Aladères A.O.P. Corbières Carignan Grenache 2016, um blend das uvas Carignan, Syrah, Grenache e Cinsault, que mostra todo o potencial do sul da França.
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Espetinho de ameixa e presunto crú
Quem gosta de um bom contraste entre doce e salgado, vai apreciar os espetinhos de ameixa seca e presunto crú, tanto pelo sabor, quanto pela facilidade na elaboração. Basta envolver cada ameixa seca numa tira de presunto cru e espetá-la num palito de dente. A combinação harmoniza bem com o Domaine de Lastours A.O.P. Corbières Syrah Grenache 2019, um vinho tinto intenso e picante, que complementa e eleva os sabores.
O Grupo Vino!, reconhecido como a maior rede de wine bars do Brasil, inaugura sua mais nova unidade em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. Estrategicamente localizado no Shopping Estação Teresópolis, este novo espaço foi cuidadosamente planejado para capturar e atender as preferências únicas do público local, reafirmando o compromisso da rede em tornar o vinho acessível a todos.
Com a adição da unidade em Teresópolis, o Grupo Vino! expande sua presença para oito estabelecimentos no estado do Rio, os quais juntos contribuem com mais de 15% do faturamento total da empresa. A rede está estrategicamente localizada em bairros icônicos da capital, como Ipanema, Copacabana, Flamengo, Botafogo e Cidade Jardim, além de estar presente nas cidades de Búzios e Campos dos Goytacazes. Além disso, está prevista a inauguração de uma nova unidade no estado ainda em julho.
A unidade de Teresópolis será liderada pelo franqueado Jorge Luiz Brasil Siqueira, um apaixonado por vinhos e entusiasta da marca. Jorge está comprometido em oferecer um atendimento excepcional aos clientes locais. "Estou muito animado com a oportunidade de trazer o conceito do Grupo Vino! para Teresópolis, uma das cidades do Rio de Janeiro mais ligadas à produção de vinhos. Acredito que a cidade tem um enorme potencial, e estou ansioso para contribuir com o crescimento da cultura do vinho na região," comenta.
Além do ambiente cuidadosamente planejado para o clima do município, o wine bar adota o modelo full bar, proporcionando aos clientes uma experiência completa com cozinha de alta qualidade, bar diversificado e uma seleção exclusiva de mais de 150 rótulos de vinhos.
"Nós já temos diversas operações no estado do Rio de Janeiro, cinco na capital, uma em Búzios, e uma em Campos dos Goytacazes, todas em constante crescimento. Não tenho dúvidas de que Teresópolis também será uma unidade de sucesso. Estamos animados com o projeto de um wine bar, que vai levar para a região uma oferta de vinhos diferentes, muitos vinhos da Europa, de outras procedências, e mais de 14 países diferentes, com boa gastronomia. Tenho certeza que a cidade vai adorar o conceito." afirma Raphael Zanette, CEO do Grupo Vino!.
Para mais informações e reservas, o atendimento ao cliente está sendo realizado pelo perfil no Instagram (@vinoteresina).
Serviço
Vino! Winebar – Teresópolis
Endereço: Av. Rotariana, 400 - Soberbo, Teresópolis - RJ, 25960-602 - Shopping Estação Teresópolis
Funcionamento: Dom: 12h às 17h | Quarta/Quinta: 18h às 23h | Sexta/Sáb: 12h às 00h.
Programa de vinhos da Clebrity Cruises recebe 18 prêmios do Wine Spectator
A linha de cruzeiros possui a coleção mais premiada do mundo e acumula 136 prêmios ao longo de 12 anos consecutivos
São Paulo, julho de 2024 – Quando se trata de programas de vinhos em um cruzeiro, não há comparação com a oferta excepcional da Celebrity Cruises. A marca estabeleceu um recorde na última semana após ser homenageada 18 vezes pelo Wine Spectator Awards 2024, somando 136 prêmios recebidos nos últimos 12 anos.
Na última edição, a Celebrity conquistou cinco dos mais cobiçados, entre eles o "Best Of" Awards of Excellence para a série Edge, que reconhece o Le Voyage, o único restaurante no mar do embaixador culinário global Daniel Boulud.
A Wine Spectator é uma prestigiada revista norte-americana, conhecida por ser a principal autoridade em vinhos – a publicação impressa alcança cerca de três milhões de leitores ao redor do mundo.
"Ficamos animados com essas premiações da Celebrity Cruises, que segue continuamente inovando e expandindo as ofertas de bebidas para se manter pioneira nas tendências e atender às preferências dos nossos hóspedes", diz Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel, distribuidora exclusiva da Celebrity Cruises no Brasil.
A Celebrity Cruises recebeu os seguintes prêmios pelo 12º ano consecutivo
- Award of Excellence 2024 - Opus no Celebrity Reflection®
- Award of Excellence 2024 - Grand Cuvée no Celebrity Silhouette®
- Award of Excellence 2024 - Grand Epernay no Celebrity Solstice®
- Award of Excellence 2024 - Moonlight Sonata no Celebrity EclipseSM
- Award of Excellence 2024 - Silhouette no Celebrity EquinoxSM
- Award of Excellence 2024 - Cosmopolitan no Celebrity Summit®
- Award of Excellence 2024 - Metropolitan no Celebrity Millennium®
- Award of Excellence 2024 - San Marco no Celebrity Constellation®
- Award of Excellence 2024 - Trellis no Celebrity Infinity®
Além destes, neste ano a empresa foi premiada com:
- Best of Award of Excellence 2024 – Le Voyage, Celebrity AscentSM
- Best of Award of Excellence 2024 – Le Voyage, Celebrity BeyondSM
- Best of Award of Excellence 2024 – Tuscan, Celebrity Ascent
- Best of Award of Excellence 2024 – Tuscan, Celebrity Beyond
- Best of Award of Excellence 2024 – Cyprus, Celebrity Apex®
- Award of Excellence 2024 – Normandie, Celebrity Edge®
- Award of Excellence 2024 – Fine Cut, Celebrity Ascent
- Award of Excellence 2024 – Fine Cut, Celebrity Beyond
- Award of Excellence 2024 – Fine Cut, Celebrity Apex
Ao viajar com a Celebrity Cruises, tanto conhecedores exigentes de vinhos quanto novatos podem se deleitar com mais de 500 rótulos. Há ainda um sommelier treinado em cada restaurante, para orientar os hóspedes sobre as opções que mais irão agradá-los.
Além da robusta e premiada oferta de vinhos, há uma variedade de programas sobre a bebida para satisfazer todas as suas curiosidades.
Conheça todos abaixo.
- World Wine Tours oferece oportunidades para degustar diferentes vinhos de todo o mundo e aprender sobre as particularidades regionais e varietais.
- Food and Wine Pairing Workshops apresenta amostras de combinações contrastantes para educar sobre os fundamentos da química entre alimentos e vinhos e como interagem.
- Destination Wine Tours envolve hóspedes em belas áreas regionais produtoras de vinho ao redor do mundo, incluindo visitas a vinícolas e degustações.
- Cellar Masters permite que os hóspedes experimentem uma coleção ousada de vinhos selecionados a dedo, desde os familiares até os desconhecidos, de todo o mundo. O Cellar Masters é atualmente oferecido a bordo de sete navios da Celebrity - Celebrity Constellation, Eclipse, Infinity, Millennium, Reflection, Solstice e Summit.
Famiglia Valduga contabiliza 176 reconhecimentos neste semestre de 2024
Entre os mais recentes estão as 5 medalhas de ouro no concurso francês Citadelles Du Vin para Ponto Nero Cult Brut Branco; Ponto Nero Cult Nature; Casa Valduga Terroir Exclusivo Gewurztraminer; Casa Valduga Terroir Exclusivo Riesling Renano e Casa Valduga 130 Brut Magnum
Reconhecido mundialmente pelo alto padrão de excelência e pela expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga, detentor das marcas Casa Valduga, Casa Madeira, Brewine Leopoldina, Vinotage, Domno Wines e Ponto Nero, fechou o primeiro semestre de 2024 com 176 novos reconhecimentos em vinhos, espumantes e cervejas.
Com sede no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Famiglia Valduga foi destaque no recente concurso Citadelles Du Vin, realizado em Bordeaux, na França, onde conquistou cinco medalhas de ouro para os rótulos Ponto Nero Cult Brut Branco; Ponto Nero Cult Nature; Casa Valduga Terroir Exclusivo Gewurztraminer; Casa Valduga Terroir Exclusivo Riesling Renano e Casa Valduga 130 Brut Magnum. Nessa ocasião, o Casa Valduga Terroir Exclusivo Gewurztraminer ainda recebeu a distinção “Especial Brasil”.
Patrocinado pela Organization Internationale de la Vigne et du Vin (OIV) desde a sua criação (em 2000), Citadelles Du Vin é membro VINOFED (Fédération des Grands Concours Internationaux Vins et Spiritueux) há 10 anos, sendo esta a primeira competição a ingressar nesta federação. Com este duplo credenciamento, o concurso conta com representante de ambas as organizações verificando o cumprimento das regras, além de um corpo de jurados composto por profissionais experientes do mundo do vinho, entre franceses e estrangeiros.
AS PONTUAÇÕES
A Casa Valduga foi a líder no volume de reconhecimentos da Famiglia Valduga nesses seis primeiros meses de 2024, contabilizando 46 premiações. Entre os rótulos premiados destacaram-se o Terroir Exclusivo Gewurztraminer no Bacchus (Grande Ouro) e o 130 Blanc de Noir no Guia Descorchados (94 pontos).
Apenas Ponto Nero somou 26 medalhas este ano, sendo o reconhecimento principal ao Ponto Nero Cult Nature, considerado o Melhor Charmat do Brasil no Guia Descorchados (92 pontos). Neste ranking, o Ponto Nero Celebration Glera ainda foi apontado como “Espumante Revelação” e configurou entre os “Melhores Charmat”.
A importadora do Grupo, Domno Wines, teve outras 88 medalhas com rótulos do seu portfólio, inclusive com reconhecimentos de renomados críticos de vinhos, como James Suckling e Tim Atkin. O vinho Cerro Del Toro Alquimia Corte Único foi eleito o “Melhor Blend Branco” pelo Guia Descorchados do Uruguai (94 pontos) e o Ruca Malen Capítulo Tres Malbec Infuso está na lista de “Melhores LOS ARBOLES” no Descorchados da Argentina (96 pontos).
Eduardo Valduga, que também é enólogo, está à frente das marcas do Grupo
Mas as premiações não foram apenas para vinhos e espumantes do Grupo. A cervejaria Brewine Leopoldina teve 16 novas premiações. A mais emblemática de 2024 é para a novata Brewine Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc, que chegou ao mercado nesse ano com medalha de ouro (99 pontos) e o título de “Melhor do Brasil” no 12º Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC).
Para Eduardo Valduga, enólogo e diretor do Grupo Famiglia Valduga, a empresa tem evoluído e inovado constantemente ao longo das décadas, mas sem perder a essência de zelar pelos produtos, consumidores e colaboradores. “O montante que temos de reconhecimentos demonstra que estamos no caminho certo. É com imensa alegria que contabilizamos 176 medalhas às nossas marcas apenas este ano. Esta é a melhor chancela para toda a nossa Famiglia, formada por colaboradores, parceiros de negócios, distribuidores e, principalmente, consumidores. É desta forma que estamos construindo um legado e dando a devida visibilidade à qualidade do produto nacional”, afirma o executivo.
AS MARCAS PREMIADAS DO GRUPO
Listada entre as principais vinícolas do país, a Casa Valduga tem um portfólio seleto de vinhos e espumantes elaborados a partir do método champenoise (também conhecido como “tradicional. A vinícola conta ainda com a maior cave de espumantes das Américas e foi a primeira a desenvolver o enoturismo na região de Bento Gonçalves, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga, em 1992.
Responsável por unir o melhor dos mundos enológico e cervejeiro, a Brewine Leopoldina conta com cervejas especiais, transformando-as em experiências únicas.
Com a elaboração de espumantes leves e descomplicados, via método charmat, está a Ponto Nero, marca reconhecida pelos rótulos com design moderno e que carregam frescor e versatilidade de apreciação. Em 2020, a Ponto Nero inova e destaca a sua característica disruptiva com o lançamento de Becas, brand de vinhos frisantes em lata e garrafa nas variações Joy Blanc, Fun Rosé e Sweet Moscato.
Levam também o selo Famiglia Valduga os rótulos comercializados pela Domno Wines, importadora que emprega uma curadoria especialíssima para trazer vinícolas parceiras ao Brasil e que tenham valores convergentes com os do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, a aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e a valorização do relacionamento. Fundada em 2008, em Garibaldi, a Domno Wines tem 57 vinícolas no portfólio — de nove países — e mais de 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos.
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