Dia da pizza: dicas de harmonização para receitas tradicionais e descomplicadas
No dia 10 de julho é celebrado o Dia da Pizza, um dos pratos mais consumidos no Brasil e no mundo em ocasiões casuais. A combinação harmônica entre vinhos e pizzas é capaz de transformar uma refeição comum em uma experiência gastronômica.
Para celebrar este dia, a sommelière separou algumas propostas certeiras de receitas e sugestões de harmonização.
Pizza de calabresa
A pizza de calabresa é o sabor favorito dos brasileiros. Para esta harmonização, interessa trazer vinhos tintos mais estruturados elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carménère. E, se a calabresa estiver com toques levemente picantes, vale harmonizar com um exemplar elaborado com a Syrah.
Na dúvida, a aposta certeira é trazer um rótulo da uva Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas famosa no mundo todo, inclusive no Brasil. Uma boa sugestão é o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Cabernet Sauvignon 2023, um vinho elegante, com taninos refinados e agradável persistência. Os três meses em carvalho francês trouxeram mais estrutura ao exemplar, sem atropelar as características primárias do vinho.
(https://www.wine.com.br/prod30215.html)
Pizza Napolitana Margherita
A Margherita, coberta com molho de tomate, queijo mussarela e manjericão fresco, é o sabor de pizza mais tradicional entre os italianos, e também muito apreciado pelos brasileiros. Uma boa ideia é harmonizar a pizza também com um vinho italiano.
Um bom caminho é buscar vinhos feitos com a uva Sangiovese, refrescante e muito gastronômica, tipicamente italiana. A indicação é o rótulo Cecchi Sagrato D.O.C.G. Chianti Riserva 2019, que amadureceu por 6 meses em barricas de carvalho, depois, ficou mais 18 meses em garrafa antes de ser comercializado. Trata-se de um vinho com aromas de frutas pretas, cereja preta madura, especiarias, violeta e ervas. Na boca, é intenso, com boa acidez, taninos aveludados e longo final.
(https://www.wine.com.br/prod29985.html)
Pizza caseira de frigideira
Após um dia agitado, uma pizza caseira de frigideira é uma opção prática e rápida de preparar. É possível fazê-la com poucos ingredientes e personalizar o recheio conforme a preferência. Se a receita for elaborada com calabresa, coberta com queijo muçarela, azeitonas, cebola, orégano e molho de tomate, a recomendação é um vinho jovem, frutado, de corpo médio, com taninos macios e notas herbáceas.
Exemplares Carménère e Cabernet Sauvignon chilenos são boas opções. O V9 Reserva Carménère 2023, do Valle de Colchagua pela Viña Ventisquero, possui notas frutadas, tostado sutil, especiarias e notas herbáceas, com um sabor macio.
(https://www.wine.com.br/prod29932.html)
Pizza caseira de pão de forma
Outra opção de fácil preparo, que utiliza ingredientes disponíveis em casa, é a pizza de pão de forma. O nome sugere simplicidade, permitindo a criação de diversas combinações de sabores. Presunto e peito de peru são opções comuns para a cobertura dessa pizza. Para harmonizar, recomenda-se um vinho tinto leve, jovem, frutado, com taninos discretos e boa acidez. A indicação de rótulo é o espanhol Mosen Pierre Tempranillo, que conta com notas de frutas vermelhas e pratas, maciez e corpo médio.
(https://www.wine.com.br/prod26156.html)
Pizza caseira fit
Para aqueles que procuram uma opção saudável, uma boa receita de pizza fit pode ser feita com base de farinha e aveia e receber o recheio conforme a preferência. Para manter o conceito fit, a sugestão é usar o molho de tomate natural, manjericão fresco, tomatinhos cereja e muçarela de búfala.
Essa alternativa mais leve harmoniza bem com um vinho tinto jovem, frutado, com taninos delicados e acidez refrescante, como os vinhos elaborados com a uva Pinot Noir. O chileno (Oops) D.O. Valle De Leyda Pinot Noir 2022 é um exemplo adequado, apresentando notas de frutas vermelhas, como cereja e frutas silvestre, e algumas notas sutis minerais e herbais, este exemplar de refrescante e de corpo leve deve acompanhar bem um prato fit.
(https://www.wine.com.br/prod29501.html)
Fenavinho evidencia qualidade da produção vinícola brasileira
Festa Nacional do Vinho convida para experiência enogastronômica de 11 a 21 de julho
A visitação a 19ª Fenavinho já tem ingressos antecipados à venda pelo valor de R$ 6,00 por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (54 2105.1900), o ExpoBento na Palma da Mão. O ticket dá acesso ao evento e a toda programação de shows em cartaz no dia da visitação. O consumo é por conta do visitante. Para saber mais detalhes da programação, acesse o app ou o site www.fenavinho.com.br
Tradição para fortalecer ainda mais o setor
Por esse contexto, a Festa Nacional do Vinho assumiu um papel determinante no desenvolvimento do setor vitivinícola na Serra Gaúcha, mostrando ao mundo a importância da economia para milhares de famílias viticultoras e, logo, vinicultoras, na opinião de Delphine Vazquez, diretora da Möet Chandon.
“A Fenavinho é uma festa da comunidade para a comunidade, o que está intimamente ligado ao propósito da Chandon. Somos uma comunidade global, e acima de tudo local, com raízes no Brasil nas Serras Gaúchas. Por isso, queremos celebrar com a comunidade sua festa nacional”, diz.
Acesso ao vinho e enoturismo ganham projeção
Com essa proposta, a festa celebra a cultura e a tradição vitivinícola em Bento Gonçalves e na Serra Gaúcha, reforçando a identidade local e a história do vinho no país, de acordo com a enóloga da Vinícola Della Mastela, Allana Cappelli Decarli.
“A festa amplia a visibilidade de nossas vinícolas, mostrando com orgulho diversos produtos de excelência para todos os visitantes, sejam eles moradores da cidade, turistas e todos os apaixonados pela nossa querida Fenavinho”, diz.
Orgulho de fazer parte
É um sentimento que se renova a cada edição. “A Fenavinho é como o ciclo da videira. Há o momento da preparação, em que os brotos começam a surgir e as ideias para uma nova edição florescem; o momento de trabalho pesado, onde tudo é preparado para então chegar o momento da colheita, que é a festa! Festejamos o trabalho dos produtores de uvas, dos colaboradores das vinícolas, dos consumidores que valorizam cada etapa. Todos unem-se com o mesmo objetivo – festejar o vinho brasileiro”, diz Silvana Dallagnol, gerente comercial da Vinícola Don Giovanni.
Vinícola Góes realiza colheita de uvas ao luar
Uma experiência singular em São Roque, o evento promete uma noite memorável de colheita, com degustação de diversos rótulos exclusivos.
Imagine uma noite inesquecível, colhendo uvas diretamente dos parreirais sob a luz noturna, apreciando a paisagem bucólica, aquecendo-se ao redor de uma fogueira e degustando uma variedade de vinhos? A Vinícola Goés oferece experiência única na cidade de São Roque, a colheita de uvas ao luar promete entregar todos esses e muito mais!
O evento acontece nos dias 26 e 27 de julho e 02 e 03 de agosto. Com a intenção de celebrar a safra de outono/inverno das uvas finas, o passeio oferece a degustação de diferentes e exclusivos rótulos produzidos na Vinícola Goés, dentre eles estão, Cabernet Sauvignon, Syrah, Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Tannat, Malbec, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Petit Verdot e Verdelho.
A Colheita ao Luar começa com a recepção dos visitantes pela equipe da Vinícola Góes. Após o credenciamento e a entrega de alguns brindes, todos se dirigem a uma sala onde é exibido um vídeo institucional que narra a história da companhia. Em seguida, os participantes embarcam no Wine Bus rumo aos vinhedos. Durante o trajeto, a conversa se anima com as peculiaridades da cidade, enquanto o guia destaca os pontos turísticos até chegar à fazenda.
Ao desembarcarem nos vinhedos, inicia-se a colheita das uvas sob a luz da lua, auxiliados pelas lanternas fornecidas no kit. Depois, os visitantes são guiados em um tour pelo interior da vinícola para conhecerem o processo de elaboração e os segredos da produção do vinho.
Entusiasmados pela colheita e imersos no clima de inverno, a próxima etapa do passeio não poderia ser mais agradável: um jantar especial com uma variedade de carnes e uma mesa de antepastos, harmonizado com os principais rótulos da casa. A celebração continua ao redor da fogueira, com música ao vivo, cobertores para se aquecer, puffs para se sentar e aproveitar o clima ao lado dos vinhedos.
Com o aumento do consumo e produção de vinho no Brasil em 2024, uma pesquisa da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) revelou que o consumo de vinho no Brasil cresceu 11,6% em 2023 em comparação com o ano anterior. O Brasil se destaca como o país da América Latina onde as áreas de vinhedos estão crescendo significativamente, com um aumento de 1,5% na área de plantio, totalizando agora 83 mil hectares. Isso coloca o Brasil como o terceiro país do mundo em crescimento real de área plantada, atrás apenas da Rússia e da Índia.
"A colheita de inverno tem garantido excelentes produtos. É uma técnica que deu certo para vários tipos de cepas e locais como o Sudeste passaram a produzir vinhos de qualidade. Este ano a safra promete ser vindoura também", garante Claudio Góes, presidente da Anprovin, Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno e presidente da Vinícola Góes
Com isso, o plantio na Vinícola Goés não foi diferente, com o crescimento nas vendas e no consumo, a próxima safra de vinhos entrega um plantio com uma grande diversidade de uvas, fora as já citadas acima, também se encontram na lista de produção e testes, Pinot Noir, Moscato, Viognier, Prossecco, Sangiovese, Teroldego, Marselan, Ancellotta, Lambrusco, Barbera D'asti, Alvarinhoe e Tempranillo.
Serviço:
Colheita ao Luar com Jantar Harmonizado;
Local: Vinícola Góes – Estrada do Vinho, Km 09 – Canguera – São Roque;
Data: 26 e 27 de julho e dia 02 e 03 de agosto;
Horário: 19h
Preços: R$ 720,00 por pessoa (inclui colheita, jantar completo, degustação de vinhos, entretenimento, sucos, água e café).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário