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quinta-feira, 11 de julho de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira




Carnaval será lançado em agosto

Fotos: Leo Bicalho

Para ressaltar o Carnaval de Minas Gerais como potência cultural e turística e uma das festas mais populares do país, o Governo do Estado realizará uma feira temática sobre a folia na segunda edição da Travel Next Minas, evento que acontece em Belo Horizonte, no Expominas, entre os dias 16 e 17 de agosto. 

A novidade foi anunciada dia 4 de julho, pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, em Goiânia, durante a abertura da Expo Turismo Goiás. Nos dias 4 e 5 de julho o evento reuniu 160 expositores de vários estados e Trave três países, cerca de quatro mil participantes.

“O maior passo, o mais efetivo, coordenado e inteligente para o posicionamento do nosso Carnaval será nesta feira para vender o produto turístico Carnaval. Blocos e escolas de samba nos procuraram, fizemos uma reunião. Há uma aproximação deles com o Estado, eles pedem que o Estado assuma o Carnaval como uma política de Estado, que tenha fomento, capacitação e formação no que se refere ao empreendedorismo criativo”, comentou Oliveira. Na fase de pré-produção do Carnaval, serão investidos, pelo menos, R$ 4 milhões.

foto: Dirceu Aurelio


A área temática do Carnaval de Minas Gerais na Travel Next Minas ficará em um espaço chamado “Meu negócio é Carnaval”, que, por sua vez, será uma espécie de feira dentro de outra feira. “É como se fossem duas feiras que se conectam. Para entrar na Travel Next, você terá que passar pelo Carnaval. Será muito interessante”, completou Oliveira. Haverá, também, um local reservado para programações culturais. A expectativa é que a Travel Next Minas receba mais de cinco mil profissionais de turismo de todo o país.

A partir do modelo transversal de políticas públicas adotado pelo Governo de Minas, a Secretaria de Comunicação Social atua em parceria com a Secult para atrair de grandes eventos para o estado, como é o caso do Carnaval. A Secretária Adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega, explica que, além do edital destinado à pré-produção, haverá ainda outro chamamento, de R$ 2 milhões, voltado à inovação tecnológica na sonorização.

“As avenidas sonorizadas em Belo Horizonte, no Carnaval deste ano, foram um sucesso. Queremos expandir essa ação, mas entendemos que cada bloco possui uma identidade própria na forma como apresenta sua música. Com esse chamamento, queremos incentivar projetos que tragam inovações para repercutir melhor o som dos artistas, que possibilitem uma experiência de carnaval mais confortável para os foliões, a partir do que o próprio bloco entende que faz sentido para seu Carnaval”, explica Bárbara Botega.

Em 2024, o Carnaval gerou um fluxo turístico de 12 milhões de pessoas em todo o estado – 6,5 milhões no interior e 5,5 milhões em Belo Horizonte. A folia movimentou cerca de R$ 4,7 bilhões de reais na economia. Ao realizar um Carnaval histórico, Minas foi o terceiro estado do país a receber a maior quantidade de visitantes estrangeiros durante a festa: mais de 30 mil turistas internacionais viveram a festa momesca no estado, movimentando R$ 124,5 milhões na economia mineira, segundo levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).



Minas em Goiás
Na capital goiana, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Grupo Ânima e o Sebrae Minas, e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), participa da 4ª edição da Expo Turismo Goiás com um estande próprio.



O objetivo é atrair investimentos, posicionar o Destino Minas como um dos mais ricos e diversos do país, apresentar novidades sobre o Carnaval da Liberdade 2025 e a campanha turística Inverno em Minas, ressaltar a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Mundial da Unesco e a importância da plataforma Invest Minas Tur, além de realizar ações que integram o programa “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”.

“A Cozinha Mineira tem sido muito importante para colocar Minas Gerais na liderança do turismo nacional. São várias as ações em todo o território nacional que levam para esse sucesso, e nesse sucesso estão o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus Simões. Eles compreendem de uma forma muito ampla o turismo e a potência dessa indústria como geradora de emprego e renda”, finalizou Oliveira.

Protagonismo da Cozinha Mineira
Ao destacar o potencial da Cozinha Mineira, com experiências de degustação com chefs mineiras, o Governo do Estado leva os sabores, aromas e o conhecimento culinário para além das montanhas de Minas. O público terá acesso à tradicional mesa posta, com produtos como café, queijos, pães de queijo, azeite e doces, uma pequena mostra da alma e diversidade de Minas, um espaço de prosa e comida gostosa.



No dia 4 de julho, os participantes acompanharam a Cozinha Viva com a chef Carol Fadel, que preparará uma moela à milanesa com aioli de limão capeta, e com a chef Maria Clara Magalhães, que fará um tartare de carne de sol com chips de jiló e bernaise de manteiga de garrafa. Já no dia 5 de julho, a aula aberta de Maria Clara Magalhães mostra o preparo de um copa lombo prensado com confit de mandioca e molho de melado e limão. Carol Fadel fará uma manjubinha frita com molho tártaro, um picles de quiabo. A escolha das chefs busca reconhecer a influência e a relevância das mulheres na formação da culinária mineira.



O Centro de Convenções Goiânia também teve um dos aromas mais gostosos de Minas, o cheirinho de pão de queijo quente. Parte fundamental da culinária do estado, a iguaria será representada pela premiada A Pão de Queijaria. No estande de Minas também haverá degustação de vinhos. Com o crescimento da produção em solo mineiro, o estado entrou na rota do enoturismo, fomentando o setor turístico, principalmente no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira.



O diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln de Farias, também presente no estande de Minas, salienta a importância da participação do Governo do Estado em eventos de grande porte como a Expo Turismo Goiás: “ Fomentar iniciativas de promoção do Estado e suas riquezas históricas, culturais, naturais e sua deliciosa gastronomia é promover também a atração de novos negócios, turistas, movimentação da economia, o que, consequentemente, gera novos postos de trabalho e oportunidades de emprego e renda para os mineiros”.



Invest Minas Tur
Durante o evento, será apresentada a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor. Ela funciona como uma vitrine, com a chancela do Estado, na qual proprietários de imóveis e gestores municipais podem cadastrar seus atrativos e, assim, ampliar as chances de viabilização de empreendimentos turísticos. A Invest Minas Tur atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.

“Nossa intenção é que este seja um projeto piloto para que possamos fazer o mesmo com outros setores da economia e, assim, promover o desenvolvimento de uma forma ampla e dinâmica”, destaca o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Atração de eventos
Em uma das apresentações no estande do Governo de Minas, a secretária Adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega, falou sobre a importância de atrair eventos para o estado e como isso fortalece a economia nas diversas regiões de Minas.


“O governo entende a indústria de eventos em toda sua potência para geração de emprego e renda. Uma diversidade de setores é beneficiada em cada evento realizado, de maneira que estamos trabalhando políticas para atrair mais eventos para o Estado, reconhecendo, inclusive, a vocação de Minas Gerais como povo hospitaleiro e acolhedor que é”, diz.



Carnaval da Liberdade
O Sebrae Minas, divulgou duas importantes rotas turísticas do estado – Bahia-Minas e Café do Cerrado Mineiro –, além de destacar o potencial turístico e o crescimento do Carnaval em todo o estado.

“A iniciativa do Sebrae Minas e da Secult tem o objetivo de promover o turismo e atrair um número cada vez maior de visitantes para o estado. Além disso, apresentaremos um plano de ação que vai preparar os pequenos negócios mineiros para a data mais festiva do ano: o Carnaval. São iniciativas que vão melhorar a gestão desses empreendimentos e a qualidade dos serviços oferecidos, estimulando a geração de receita, a organização financeira e o desenvolvimento sustentável dos negócios da folia”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Delegacia de Eventos e Apoio ao Turista
O Governo de Minas Gerais, em parceria com a Polícia Civil, está reestruturando a Delegacia de Eventos e Apoio ao Turista (Deptur).

A Delegacia será integrada à Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, ampliando sua atuação para incluir unidades nos aeroportos de Confins e da Pampulha, além da Rodoviária de BH. Com isso, os turistas são acolhidos desde sua chegada ao território mineiro. A Deptur também opera com uma delegacia móvel, garantindo segurança em feiras, festas e eventos por todo o estado de Minas Gerais.

Turismo movimenta mais de R$ 15 bilhões

A atividade turística brasileira continua registrando crescimento em 2024. No mês de abril, os segmentos ligados ao turismo registraram faturamento de R$ 15,7 bilhões, uma alta de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os números foram divulgados neste dia 4 de julho, pela FecomercioSP.



Segundo o levantamento, as empresas de transporte aéreo puxaram o crescimento do setor no quarto mês do ano, com um faturamento de R$ 3,73 bilhões, 3,7% maior do que o mesmo período de 2023.



Em termos de porcentagem, o setor de locação de meio de transportes foi o que mais cresceu em faturamento no quarto mês do ano, com o registro de R$ R$ 2,2 bilhões, e alta de 11,9% em relação ao ano passado. O acumulado do ano já computa 12,3%.




Também tiveram altas importantes as atividades relacionadas ao alojamento (9,6%); alimentação (3,3%); atividades culturais, recreativas e esportivas (5,6%); agências, operadoras e outros serviços (5,4%) e os transportes aquaviários (5,1%).



O segmento rodoviário de passageiros registrou retração de 1,2% na comparação com 2023 e acumulando perda de 9,6%, nos quatro primeiros meses do ano. Segundo a FecomercioSP, esse desempenho está relacionado à base de comparação, já que, em 2022, o setor cresceu 30%.

Na avaliação regional, Amazonas e Espírito Santo foram os principais destaques do mês, com aumento de 13,9% e 13,4%, respectivamente. Na sequência vem o Maranhão, com alta de 12%, Sergipe, de 10,6% e Santa Catarina, com 9% de crescimento. Por outro lado, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul sofreram quedas de 10,2%, 5% e 2,9%, respectivamente.

O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas.

Rooftop no Intercity BH Expo

O Intercity BH Expo inaugurou o Rooftop, no 14º andar do hotel com o moderno espaço para diversos eventos, reuniões, simpósios, aniversários, entre outras atividades que o Rooftop oferece aos hóspedes, empresas e público em geral.



O espaço tem uma bela vista da capital mineira, com as montanhas emoldurando o local, moderno equipamento de som e vídeo e isolamento acústico do local com o restante do hotel, espaço de piscina com área verde ao redor, bar, cozinha e todo equipamento necessário para qualquer tipo de evento que possa ser realizado no espaço.



O diretor do hotel, Rodrigo Cançado, o diretor da administradora HotelCare, Ronaldo Albertino e o gerente geral do hotel Acácio Pinto mostraram o novo Rooftop, os investimentos e novidades do maior hotel da rede Intercity no Brasil.



O espaço Com investimentos de R$ 3 milhões, o rooftop 485m2 tem faz parte do projeto de expansão do hotel e também representa um compromisso em proporcionar experiências em serviços, produtos, música e entretenimentos em geral. informações www.intercitybhexpo.com.br



Arraial de BH

Com uma variedade de sabores e pratos típicos distintos, a gastronomia mineira se destaca mais uma vez na 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte. Diversas atividades gastronômicas estão sendo desenvolvidas pela Belotur ao longo de todo período junino. As tradicionais iguarias dos bares do Mercado Central e as criativas receitas do Concurso do Prato Junino estarão disponíveis na Vila Gastronômica, espaço culinário do festejo, que oferecerá aos visitantes quitutes juninos a preços acessíveis. Toda programação do Arraial 2024 pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.



O Mineirinho será o local do Arraial



‘’O Arraial de Belo Horizonte tem se destacado como um dos principais eventos turísticos da capital mineira. Como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, dedicamos especial atenção ao setor gastronômico em nossa celebração. Bares e restaurantes do Mercado Central, que são símbolos da cultura local, marcarão presença na festa, juntamente com as criativas receitas do Concurso Prato Junino. No Mineirinho, toda comunidade junina poderá saborear diversos pratos a preços acessíveis, enquanto desfrutam dos shows e apreciam o espetáculo das quadrilhas”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.



A Vila Gastronômica vai além dos bares, proporcionando ao público presente mesas e cadeiras de madeira, música ambiente, área de brincadeiras, iluminação e decoração especial para garantir o máximo conforto. Confira agora a programação gastronômica completa do período junino:

Parceria com o Mercado Central
A 45ª edição do Arraial manterá a parceria com o Mercado Central de Belo Horizonte, como ocorreu no último ano. Bares do tradicional centro de compras da cidade terão pontos de vendas de alimentos na Vila Gastronômica. Os estabelecimentos Bar da Lora, Bar Mané Doido, Lá no Mercado Café, Bom Grill e Bar Zé da Onça irão levar para o Mineirinho os aromas, os sabores e a cultura de um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade. Conheça mais sobre os bares do Mercado Central que farão a alegria do público na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte:



Bar da Lora 
Famoso bar do centro de compras, o local oferece diversas opções de porções, como o fígado com jiló e o filé acebolado. Vencedor do ‘Festival Comida di Buteco’ em 2010, o Bar da Lora vai oferecer para os presentes caldos de variados sabores e petiscos.

Bar Mané Doido
O Bar Mané Doido é conhecido por oferecer deliciosas porções de comidas típicas da culinária mineira, além de diferentes opções de Prato Feito (o famoso ‘PF’). Entre os carros-chefes da casa estão o tropeiro, fritas e carnes. Para o Arraial, o bar também oferecerá doces típicos de festa junina.

Lá no Mercado
Loja de produtos locais, como queijos, vinhos e doces, o Lá no Mercado também conta com um café que oferece ótimas opções de lanches, bebidas e pratos feitos. Para o Arraial de Belo Horizonte, a ideia é preparar receitas típicas do período junino, como espetinhos, caldos e cachorro quente.

Bom Grill
O Bom Grill tem várias opções de carne e petiscos, além do tradicional chope gelado da casa. O estabelecimento levará para o Mineirinho alguns dos sucessos do seu cardápio, adaptados para o evento.

Bar Zé da Onça
O Bar Zé da Onça é conhecido por oferecer bebidas para todos os gostos, deliciosos lanches, petiscos e aperitivos. Além das comidas juninas típicas, o bar levará para a Vila Gastronômica algumas de suas porções mais pedidas, como o famoso fígado com jiló.

Concurso Prato Junino
Também como em outras edições da festa, os alunos vencedores do 5º Concurso Prato Junino terão seus pratos comercializados a preços populares no local. A competição surgiu para promover a gastronomia mineira, elogiada e reconhecida em todo o mundo pela sua simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais, além de destacar os elementos do período junino de uma forma acessível e inovadora.

A edição de 2024 homenageia os 95 anos do Mercado Central, importante ponto turístico de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos da cidade pelos visitantes e moradores. Neste ano, as seletivas aconteceram entre 12 e 21 de junho, e a grande final ocorrerá no dia 13 de julho, na Cozinha Escola no Mercado Central, às 9h, quando os pratos que serão comercializados na Vila Gastronômica serão escolhidos.

O júri técnico da Grande Final da 5°edição do Concurso Prato Junino será formado pelos chefs de cozinha Yves Saliba (Restaurante Per Lui) e Pedro Barbosa (Uaiê Sorvetes) e por Carolina Daher, jornalista, gastrônoma, colunista da Revista Encontro e curadora do Fartura, plataforma digital de produção de conteúdos e experiências gastronômicas. Os influenciadores com foco em gastronomia Dudu Pônzio, proprietário da Dona Torta BH, e Maria Clara Magalhães, apresentadora na Rede 98 FM, também participarão da comissão julgadora.

Restaurante Popular
A partir do dia 15 de julho o Restaurante Popular I (Av. do Contorno, 11484 - Centro-BH) também entra no clima junino, com cardápio enriquecido com ingredientes típicos do período junino, oferecendo à população a oportunidade de saborear quitutes a preços populares. A ação segue até o dia 20 de julho.

Arraial de Belo Horizonte
O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 45ª edição em 2024, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da rede de Supermercados Mart Minas, rádio oficial Liberdade FM e emissora oficial TV Globo em Minas, parceria com o Mercado Central e apoio técnico da Comissão Junina Mineira.

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Novos voos para o interior mineiro

O governo estadual investiu de R$ 16 milhões de 2019 até agora na melhoria da infraestrutura de aeródromos e aeroportos no estado, com a realização de obras em pistas de pousos e decolagens, sinalização e cercamentos dessas estruturas, segundo dados da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra)

Os aportes têm facilitado o desenvolvimento de cidades e regiões, possibilitando a atração de investidores, além de permitir a ampliação dos voos de aeronaves de segurança pública, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e de e de salvamento, da área de saúde.

A demanda crescente de passageiros no estado também possibilitou, de 2019 até agora, a atração de cinco novos voos regionais e outros quatro internacionais, fruto do trabalho do Governo de Minas, por meio da agência de fomento Invest Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Seinfra e Secretaria da Fazenda (SEF), além de empresas privadas ligadas ao setor.

Entre as obras de requalificação da infraestrutura estão o aeroporto de Ipatinga, que fica em Santana do Paraíso. Em 2019, a primeira intervenção, de forma emergencial, foi contratada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e custeada pela Seinfra. Nela, foram feitos reparos na pista de pousos e decolagens e no estacionamento de aeronaves, além de pinturas de pista, com faixas, setas e símbolos.

Já em 2021, o aeroporto contou com outro importante investimento na recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), no valor de R$ 12 milhões, e mais R$ 1,2 milhão de contrapartida do Estado.

Neste momento, existem outros dois convênios em andamento, com obras nos aeroportos Major Brigadeiro Trompowsky (SBVG), em Varginha, e de Caratinga (SNCT), na cidade de Ubaporanga, totalizando investimentos de mais de R$ 2 milhões.

Em ambos os casos, os aportes são referentes à execução de melhorias de cercamento dos aeroportos. Os andamentos da execução das obras estão em 90% e 25%, respectivamente.

Vale do Rio Doce - No início de junho, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou da inauguração do Aeroporto Municipal Elber Pereira, no município de Ipanema, no Vale do Rio Doce, que contribuirá para o desenvolvimento econômico da cidade e região. A nova estrutura vai proporcionar que aeronaves de pequeno e médio portes cheguem ao local.

A pista de pousos e decolagens, de 1.125 metros de extensão e 30 metros de largura, é pavimentada com asfalto e homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os investimentos do Governo de Minas, por meio do DER-MG, atingiram R$ 2,4 milhões.


 Aeroporto de Araxá

“Conseguimos viabilizar voos da Azul para cidades como Paracatu, Varginha, Patos de Minas, Araxá e Teófilo Otoni. Agora, mais recentemente, para Divinópolis. Vamos continuar trabalhando para que nessas cidades de médio porte tenhamos linhas regulares e, nas cidades pequenas, como é o caso de Ipanema, aeroportos com condições de receber investidores, aeronaves de salvamento e outras. Com isso, integrar nosso estado que, pelo tamanho, precisa também de conexão aérea para que as coisas funcionem bem”, disse.

Aeroporto de Varginha

Regionais e internacionais - Segundo o diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette, a Sede e a agência de fomento de Minas atuaram junto aos municípios e às empresas aéreas demonstrando, por um lado, que novos voos auxiliam no desenvolvimento econômico de toda uma região. E, por outro, que existe demanda crescente de passageiros no estado.

“Um bom exemplo disso é o novo voo BH/Salinas, operado pela Azul, aproveitando o 'boom' fomentado pelos grandes projetos de lítio que estão sendo implantados no Vale do Jequitinhonha”, afirma Barquette.

Ele destaca que uma das maiores contribuições do Governo do Estado para o crescimento concreto do setor foi a proposição e implantação de política pública de vanguarda, envolvendo Invest Minas, Sede e SEF, tendo como principal ponto a disponibilização ao mercado de um tratamento tributário setorial, com redução de ICMS para empresas que acreditam em Minas Gerais e mantêm uma frequência de voos regulares.

O diretor da Invest Minas salienta ainda que é consenso que o aumento da malha aeroviária induz o crescimento econômico e que o Governo de Minas continuará trabalhando para garantir cada vez mais voos para os mineiros.

Em 2019, existiam nove rotas regionais regulares em Minas, segundo dados da Invest Minas. Atualmente são 14, com a inclusão de Salinas, Teófilo Otoni, Manhuaçu, Governador Valadares e Paracatu. No mesmo período, as rotas internacionais saltaram de quatro para oito, com a inclusão de Orlando, Bogotá, Curaçao e Santiago.



Concessões, PPPs e terceirização

O Aeroporto da Pampulha Carlos Drummond de Andrade, em Belo Horizonte, foi concedido à iniciativa privada pelo Governo de Minas em outubro de 2021, pela outorga fixa de R$ 34 milhões, por meio de sessão pública na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, vencida pela Companhia de Participações e Concessões (CPC), empresa do Grupo CCR, representando um ágio de 245,29% sobre o valor mínimo estabelecido de R$ 9,8 milhões.

Durante o prazo de 30 anos, a empresa deverá investir aproximadamente R$ 150 milhões na exploração, ampliação e manutenção da infraestrutura do espaço, sendo R$ 65 milhões nos primeiros três anos, a ser viabilizado mediante investimentos privados. Também é esperada uma arrecadação de R$ 99 milhões em impostos federais, estaduais e municipais, que financiarão políticas públicas em áreas essenciais de atuação estatal, como saúde e educação.

O Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco (Aeroporto da Zona da Mata) foi o primeiro em Minas a ser administrado no modelo de Parceria Público-Privada.

O consórcio vencedor - a Concessionária Aeroporto Zona da Mata (CAZM), formada pela Socicam, empresa que administra terminais rodoviários, portuários e aeroportuários, e pela CBCE, referência em comércio exterior e pioneira em logística na sua área de prestação de serviços - ofereceu à época um desconto de 32% no valor da contraprestação anual do Estado.

No ano passado, Minas Gerais investiu R$ 5,761 milhões no custeio da parceria para o aeroporto, localizado entre Goianá e Rio Novo.

Outros potenciais benefícios decorrentes da concessão do aeroporto à iniciativa privada são a modernização de equipamento público, reversível ao final da concessão, a transferência de competências, a divisão de riscos com a concessionária, o aumento do nível da qualidade do serviço, a alocação mais eficiente de recursos governamentais, além da expansão da movimentação regional de pessoas e o incremento da oferta de emprego para a região onde está instalado o aeroporto.

A exploração do Aeroporto Regional do Vale do Aço, também chamado de Aeroporto de Ipatinga, situado no município de Santana do Paraíso, era feita pela Infraero por meio de contrato com o Governo de Minas desde 2020.



Aeroporto de São João Del Rey

A partir de 1/1/2024, a Infraero assumiu a exploração direta deste equipamento, em alinhamento às diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que assumiu também os aeroportos de Governador Valadares e de Divinópolis.
A decisão foi formalizada por meio da publicação da Portaria MPOR nº 458, de 24/10/2023. No ano passado, o Estado desembolsou R$ 6,468 milhões para manter este contrato de terceirização.

informações para Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  

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