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quarta-feira, 24 de julho de 2024

Resultados do 1º semestre de 2024: Grupo Renault atinge novos recordes e continua a melhorar seu desempenho


  • Lucratividade recorde no 1º semestre de 2024:
  • Faturamento do Grupo: 27,0 bilhões de euros, + 0,4% em comparação com o 1º semestre de 2023 e + 3,7% com taxas de câmbio constantes
  • Faturamento da Divisão Automotiva: 24,4 bilhões de euros, -1,9% em comparação com o 1º semestre de 2023 e +1,2% com taxas de câmbio constantes
  • Lucratividade recorde:

- Margem operacional do Grupo: 8,1% do faturamento (+0,5 ponto vs. S1 2023), em alta de 0,1 bilhão de euros em comparação com o 1º semestre de 2023

- Margem operacional da Divisão Automotiva: 6,6% do faturamento (+0,4 ponto vs. S1 2023)

  • Resultado líquido: 1,4 bilhão de euros (incluindo 440 milhões de euros de perdas na cessão das ações da Nissan)
  • Sólido fluxo de caixa livre: 1,3 bilhão de euros, graças a uma performance operacional robusta. Inclui 600 milhões de euros de dividendos da Mobilize Financial Services e uma variação das necessidades em capital de giro negativa de 209 milhões de euros
  • Posição líquida financeira recorde da Divisão Automotiva: 4,9 bilhões de euros em 30 de junho de 2024 (em alta de 1,1 bilhão de euros vs. 31 de dezembro de 2023)
  • Marcas automotivas complementares e em crescimento:
  • A marca Renault é n° 3 na Europa, n° 1 na França e líder no mercado de veículos comerciais leves (com exceção de picapes)
  • Dacia no top 10 das marcas mais vendidas na Europa, sendo o Sandero o carro mais vendido, considerando todos os canais de distribuição
  • Alpine com forte crescimento de dois dígitos antes dos novos lançamentos
  • Sólido portfólio de pedidos na Europa com 2,6 meses de vendas previstos, refletindo o forte nível de fechamento de pedidos
  • Nível equilibrado dos estoques totais, para 500.000 unidades em 30 de junho de 2024 (queda de 69.000 unidades de um ano para o outro)
  • O Renault Group confirma suas perspectivas financeiras para 2024:

- Margem operacional do Grupo ≥ 7,5%

- Fluxo de caixa livre ≥ 2,5 bilhões de euros

 

“Estes resultados recordes são fruto do grande trabalho realizado pelas equipes do Renault Group nos últimos anos. Nossos esforços para reduzir os custos e focar nossa política comercial no valor se refletem em nossa nova gama, a melhor que esta empresa já conheceu em três décadas. Implementamos os fatores tradicionais de melhoria da performance, mas também reconectamos a empresa com o espírito de inovação de sua era de ouro.

Estamos há alguns meses acelerando nossa transformação para nos tornarmos a montadora de automóveis europeia mais progressista. Cinco áreas de negócio especializadas, uma estratégia horizontal e ecossistêmica, o fortalecimento da nossa supply chain, otimização dos processos-chave (programa “speed of lightness”), implementação da IA em todos os níveis e permeando todas as cadeias de valor: estes são os principais ingredientes do novo tempero secreto do Renault Group. A flexibilidade, agilidade e inovação continuam sendo os motores de melhoria da performance e alocação eficaz do capital. E o mais importante: os colaboradores do Renault Group estão plenamente engajados nesta transformação. É esta paixão que alimenta a criação de valor de forma sustentável para todos os nossos stakeholders”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

 

Resultados Financeiros

O faturamento do Grupo atingiu 26.958 milhões de euros, em alta de 0,4% em comparação com o 1º semestre de 2023. Com taxas de câmbio constantes1, houve um avanço de 3,7%.

O faturamento da Divisão Automotiva ficou em 24.372 milhões de euros, em queda de 1,9% em comparação com o 1º semestre de 2023. Este número inclui 3,1 pontos de efeito negativo das taxas de câmbio (-779 milhões de euros), essencialmente associado à desvalorização do Peso Argentino e em menor medida à Lira Turca. Com taxas de câmbio constantes, houve um avanço de 1,2%. Este evolução se explica principalmente pelos elementos seguintes:

  • Um efeito dos preços de +1,8 ponto, que reflete principalmente os aumentos de preços para compensar o impacto da desvalorização cambial, essencialmente na Argentina e Turquia. Conforme anunciado, o Renault Group entrou em uma fase de estabilização dos preços associada a um reposicionamento dos preços de produtos específicos, graças a uma redução dos custos.

  • Um efeito positivo do mix de produtos de +1,0 ponto, o que reflete uma melhoria progressiva, em linha com os recentes lançamentos do Grupo (Scenic, Rafale e Espace). Este efeito mais que compensou o impacto negativo do fim de vida do Zoe e o sucesso contínuo do Sandero. Este efeito positivo continuará a melhorar no decorrer dos próximos trimestres.

  • Um mix geográfico positivo de +1,1 ponto, alavancado pela atividade do Grupo na Europa.
  • Um efeito negativo dos volumes de -4,7 pontos. O crescimento de 1,9% dos emplacamentos foi compensado por uma desestocagem da rede de concessionárias no 1º semestre de 2024, considerando que houve um importante aumento dos estoques no 1º semestre de 2023.

Em 30 de junho de 2024, os estoques totais de veículos novos se mantiveram em um nível saudável representando 500.000 veículos (queda de 69.000 unidades de um ano para o outro), sendo 369.000 nas concessionárias independentes e 131.000 no âmbito do Grupo.

  • Um efeito estável das vendas aos parceiros de +0,2 ponto. A queda das vendas de veículos novos aos parceiros neste ano de transição, antes do lançamento de novos produtos conforme previsto, foi compensada pelo faturamento de P&D em linha com a aceleração das parcerias do Grupo.
  • Um efeito positivo “Outros” de +1,8 ponto, graças à forte performance da atividade de pós-venda e venda de veículos seminovos.

 

Grupo registrou uma margem operacional recorde de 8,1% do faturamento contra 7,6% no 1º semestre de 2023, em progressão de 0,5 ponto.

margem operacional da Divisão Automotiva chegou a 1.600 milhões de euros, contra 1.541 milhões de euros no 1º semestre de 2023. Ela representa 6,6% do faturamento da Divisão Automotiva, uma melhoria de 0,4 ponto em comparação com o 1º semestre de 2023. Esta evolução se explica principalmente pelos elementos seguintes:

  • Um impacto positivo do câmbio de 93 milhões de euros, principalmente associado ao impacto da desvalorização da Lira Turca sobre os custos de produção.
  • Um efeito negativo dos volumes de 329 milhões de euros, proveniente principalmente do desestocagem anteriormente mencionada.

  • No 1º semestre de 2024, o efeito mix/preço/enriquecimento foi positivo à ordem de 51 milhões de euros e os custos tiveram queda de 262 milhões de euros graças à forte performance de compras e, em menor medida, graças ao efeito positivo da queda dos preços das matérias-primas. Estes dois efeitos em conjunto tiveram um impacto positivo de 313 milhões de euros.

O Renault Group continua a reduzir seus custos e transferir uma parte destes ganhos aos seus clientes, permitindo que o Grupo fortaleça sua competitividade ao oferecer veículos atrativos em termos de preço e conteúdo, ao mesmo tempo compensando as exigências regulamentares, em particular para os novos modelos e reestilizações. A estratégia do Renault Group é agir na combinação destes dois efeitos com o único objetivo de melhorar as margens.


  • Um efeito positivo de P&D de 153 milhões de euros: o aumento das despesas brutas de P&D e queda da taxa de capitalização (-6,2 pontos em comparação com o 1º semestre de 2023) foram mais do que compensados pelo faturamento de P&D associado à aceleração das parcerias do Grupo e a um menor peso das amortizações das despesas capitalizadas.

  • Um aumento das despesas gerais de 109 milhões de euros, explicado essencialmente pelas despesas em alta associadas à ofensiva de marketing das marcas e à performance atual das atividades no automobilismo esportivo da Divisão Automotiva.

  • Antes da desconsolidação da Horse, foi aplicado o tratamento contábil pela norma IFRS 5 dos ativos destinados à venda, o que levou à suspensão da amortização de seus ativos. 

  • Desde a desconsolidação em 31 de maio de 2024, as notas fiscais que o Renault Group paga à Horse incluem o custo das amortizações e as margens da Horse. Acumulados, estes dois efeitos representaram 55 milhões de euros no mês de junho.

 

A contribuição da Mobilize Financial Services (Financiamento das Vendas) para a margem operacional do Grupo atingiu 593 milhões de euros, em alta de 75 milhões de euros em comparação com o 1º semestre de 2023. Isso se explica principalmente pela manutenção da forte progressão da atividade de financiamento dos clientes, bem como pelo impacto negativo não recorrente de 37 milhões de euros da valorização dos swaps no 1º semestre de 2023.

Os outros produtos e despesas operacionais ficaram negativos à ordem de 277 milhões de euros (contra +56 milhões de euros no 1º semestre de 2023) e incluem principalmente uma mais-valia de 286 milhões de euros associada à desconsolidação da Horse, a menos-valia da cessão das ações de Nissan realizada em março de 2024 (de 440 milhões de euros) e despesas de reestruturações de 123 milhões de euros.

Após a consideração dos outros produtos e despesas operacionais, o resultado operacional do Grupo ficou em 1.898 milhões de euros contra 2.096 milhões de euros no 1º semestre de 2023.

resultado financeiro totalizou -385 milhões de euros, contra -260 milhões de euros no 1º semestre de 2023. Este variação se explica principalmente pelo impacto da hiperinflação na Argentina.

contribuição das empresas associadas chegou a 195 milhões de euros, contra 566 milhões de euros no 1º semestre de 2023.

Os impostos correntes e diferidos representaram uma despesa de 328 milhões de euros, contra uma despesa de 278 milhões de euros no 1º semestre de 2023. A alíquota efetiva ficou em 17% no fechamento de junho de 2024, em alta de +2 pontos em comparação com o 1º semestre de 2023, devido ao primeiro ano de vigência da diretiva “Pilier 2” e outros impactos dos impostos diferidos.

Assim, o resultado líquido ficou em 1.380 milhões de euros, incluindo uma menos-valia sobre a cessão das ações da Nissan. O resultado líquido de participação do Grupo ficou em 1.293 milhões de euros (ou 4,74 euros por ação).

capacidade de autofinanciamento da Divisão Automotiva atingiu 2.972 milhões de euros no 1º semestre de 2024, incluindo 600 milhões de euros de dividendos da Mobilize Financial Services.

Com exceção do impacto das cessões, o montante de CAPEX e P&D líquidos do Grupo chegou a 2.143 milhões de euros, para 7,9% do faturamento contra 6,9% no 1º semestre de 2023. As cessões de ativos representaram 28 milhões de euros, contra 197 milhões de euros no 1º semestre de 2023, o que representa 7,8% do faturamento incluindo as cessões de ativos.

O fluxo de caixa livre chegou a 1.257 milhões de euros. A variação das necessidades em capital de giro foi negativa em 209 milhões de euros.

Em 30 de junho de 2024, a posição financeira líquida da Divisão Automotiva atingiu o nível recorde de 4.860 milhões de euros, contra 3.724 milhões de euros em 31 de dezembro de 2023, para uma melhoria de 1.136 milhões de euros. Este aumento se explica por um fluxo de caixa livre sólido, o impacto positivo da desconsolidação da Horse (+420 milhões de euros), o fluxo de caixa recebido da cessão das ações da Nissan (+358 milhões de euros) e os dividendos recebidos da Nissan (+142 milhões de euros). Este aumento foi parcialmente compensado pelos dividendos pagos aos acionistas, para -628 milhões de euros, e investimentos financeiros da ordem de -355 milhões de euros, sendo -215 milhões de euros na Flexis SAS.

A reserva de liquidez no fechamento de junho de 2024 estava em um nível elevado de 17,6 bilhões de euros.

 

Perspectivas para 2024

O Renault Group confirma suas perspectivas financeiras para 2024:

  • Margem operacional do Grupo ≥ 7,5%
  • Fluxo de caixa livre ≥ 2,5 bilhões de euros

 

Informações complementares

As contas consolidadas do Grupo em 30 de junho de 2024 foram examinadas pelo Conselho de Administração em 24 de julho de 2024.

Os auditores do Grupo realizaram os procedimentos de análise destas demonstrações e os relatórios de auditoria serão publicados em breve.

O relatório com a análise completa dos resultados financeiros do 1º semestre de 2024 está disponível em www.renaultgroup.com, na seção “Finance”.

 

Coletiva de imprensa sobre os resultados financeiros do 1º semestre de 2024

Link para assistir a coletiva de imprensa (em inglês) em 25 de julho de 2024 a partir de 8h00 (horário de Paris), disponível posteriormente em streaming: Coletiva S1 2024

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