Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 8 de julho de 2024

VAMOS BEBER VINHO, ETC., E TAL! // Cresce o gosto do brasileiro pelo vinho. Evento atraiu 11 mil visitantes e acelerou as vendas de importadores e produtores // Dia da pizza: dicas de harmonização para receitas tradicionais e descomplicadas // Experiências de julho no Hotel MGallery em Santa Teresa // Trattoria Alloro, que possui uma excelente adega, destaque da Rede Windsor Hoteis, é opção ideal para aproveitar o Dia da Pizza


Cresce o gosto do brasileiro pelo vinho. Evento atraiu 11 mil visitantes e acelerou as vendas de importadores e produtores


São Paulo (SP) – 8 de julho de 2024 – A 15ª edição do Wine Weekend Festival, realizada em São Paulo no último final de semana, confirmou a crescente paixão do brasileiro pelo vinho. O evento, maior feira de vinhos dirigida ao consumidor final do Brasil, superou as marcas anteriores, com mais de 11 mil visitantes, que degustaram e adquiriram, a preço reduzido, produtos de todas as regiões do mundo de cerca de 90 expositores.

 

“A procura pelo consumidor e apaixonado pelo vinho vem crescendo em São Paulo, no Brasil e também no exterior. Nesta edição, a visitação no nosso estande foi tão grande que, em diversos momentos, precisamos limitar a entrada para podermos dedicar a atenção desejada aos clientes”, destaca Eliana Orlovas, enóloga da importadora Villa Cabianca. Segundo ela, os estoques de vários rótulos acabaram devido à grande demanda,

 

Já para a sommelier Valentina Rosella da Evino, o Wine Weekend demonstra a diversidade e pluralidade do gosto do brasileiro. “Dos espumantes aos tintos encorpados, passando pelos brancos e tintos leves, os visitantes comprovaram essa característica, apreciando e comprando vinhos de todos os tipos e regiões do mundo, inclusive de países pouco tradicionais, como a Romênia”, destaca

 

Em espaço de 4 mil metros quadrados, o consumidor pode degustar e escolher entre vinhos da Europa, portugueses, franceses e italianos, e Leste Europeu, asiáticos, norte-americanos, além de brasileiros, argentinos e chilenos, entre outros, oferecidos com uma excelente relação custo x benefício.




Os melhores vinhos do Wine Weekend 2024

 

O Concurso “The Best of Wine Weekend elegeu os melhores vinhos da edição 2024 do Wine Weekend São Paulo Festival. Foram premiados 14 vinhos, sendo quatro com Grande Medalha de Outo, seis com Medalha de Ouro e quatro com Medalha de Prata. Os vinhos com Grande Medalha de Ouro foram: o português 13/22, tinto da região do Tejo; Aurora Millesmile, tinto Cabernet Sauvignon da região da Serra Gaúcha; Carmine Granata Petit Verdot, tinto argentino de Mendoza, e o branco Brugnano Lunario, italiano da região de Sicília de uvas Grillo.

 

Os que conquistaram a Medalha de Ouro foram: o tinto Expreso Bodeguero Reserva Cabernet Franc, de Mendoza (Argentina); o português Mangancha Reserva, corte típico da região do Alentejo; Gimenez Rilli Pedro Cabernet Franc, de Mendoza; Quid Pro Quo Vinho Tinto, corte de uvas Touriga Nacional e Petit Verdot, do Alentejo (Portugal); o tinto Epicentro Nero D’Avola Riserva, da Sicília, e Carmine Granata Gran Reserva, tinto argentino Malbec, de Mendoza.

 

Os quatro Medalhas de Prata são: Mil Ventos Gran Reserva, Cabernet Sauvignon chileno do Vale do Rapel; Rosso di Montalcino, DOC Belpoggio, 100% Sangiovese, da Toscana; Trivento Golden Reserva, Malbec argentino de Mendoza, e Aurora Gran Reserva Tannat, do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

 

Crédito das imagens: Divulgação Wine Weekend São Paulo Festival



Dia da pizza: dicas de harmonização para receitas tradicionais e descomplicadas 

Sommelière da Wine dá dicas de harmonização para diversos sabores e propostas de pizza, inclusive as descomplicadas 

No dia 10 de julho é celebrado o Dia da Pizza, um dos pratos mais consumidos no Brasil e no mundo em ocasiões casuais. A combinação harmônica entre vinhos e pizzas é capaz de transformar uma refeição comum em uma experiência gastronômica. Seja uma pizza de margherita do restaurante favorito ou uma rápida pizza de frigideira improvisada, há sempre uma escolha que favorece os sabores de cada receita. “Os vinhos jovens e frutados complementam pizzas leves, enquanto exemplares mais estruturados harmonizam com sabores intensos”, diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. 

Para celebrar este dia, a sommelière separou algumas propostas certeiras de receitas e sugestões de harmonização. 

  • Pizza de calabresa 

A pizza de calabresa é o sabor favorito dos brasileiros. Para esta harmonização, interessa trazer vinhos tintos mais estruturados elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carménère. E, se a calabresa estiver com toques levemente picantes, vale harmonizar com um exemplar elaborado com a Syrah. 

Na dúvida, a aposta certeira é trazer um rótulo da uva Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas famosa no mundo todo, inclusive no Brasil. Uma boa sugestão é o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Cabernet Sauvignon 2023, um vinho elegante, com taninos refinados e agradável persistência. Os três meses em carvalho francês trouxeram mais estrutura ao exemplar, sem atropelar as características primárias do vinho.

(https://www.wine.com.br/prod30215.html

  • Pizza Napolitana Margherita

A Margherita, coberta com molho de tomate, queijo mussarela e manjericão fresco, é o sabor de pizza mais tradicional entre os italianos, e também muito apreciado pelos brasileiros. Uma boa ideia é harmonizar a pizza também com um vinho italiano. 


Um bom caminho é buscar vinhos feitos com a uva Sangiovese, refrescante e muito gastronômica, tipicamente italiana. A indicação é o rótulo Cecchi Sagrato D.O.C.G. Chianti Riserva 2019, que amadureceu por 6 meses em barricas de carvalho, depois, ficou mais 18 meses em garrafa antes de ser comercializado. Trata-se de um vinho com aromas de frutas pretas, cereja preta madura, especiarias, violeta e ervas. Na boca, é intenso, com boa acidez, taninos aveludados e longo final.

(https://www.wine.com.br/prod29985.html

  • Pizza caseira de frigideira

Após um dia agitado, uma pizza caseira de frigideira é uma opção prática e rápida de preparar. É possível fazê-la com poucos ingredientes e personalizar o recheio conforme a preferência. Se a receita for elaborada com calabresa, coberta com queijo muçarela, azeitonas, cebola, orégano e molho de tomate, a recomendação é um vinho jovem, frutado, de corpo médio, com taninos macios e notas herbáceas. 

Exemplares Carménère e Cabernet Sauvignon chilenos são boas opções. O V9 Reserva Carménère 2023, do Valle de Colchagua pela Viña Ventisquero, possui notas frutadas, tostado sutil, especiarias e notas herbáceas, com um sabor macio.

(https://www.wine.com.br/prod29932.html

  • Pizza caseira de pão de forma

Outra opção de fácil preparo, que utiliza ingredientes disponíveis em casa, é a pizza de pão de forma. O nome sugere simplicidade, permitindo a criação de diversas combinações de sabores. Presunto e peito de peru são opções comuns para a cobertura dessa pizza. Para harmonizar, recomenda-se um vinho tinto leve, jovem, frutado, com taninos discretos e boa acidez. A indicação de rótulo é o espanhol Mosen Pierre Tempranillo, que conta com notas de frutas vermelhas e pratas, maciez e corpo médio. 

(https://www.wine.com.br/prod26156.html

  • Pizza caseira fit 

Para aqueles que procuram uma opção saudável, uma boa receita de pizza fit pode ser feita com base de farinha e aveia e receber o recheio conforme a preferência. Para manter o conceito fit, a sugestão é usar o molho de tomate natural, manjericão fresco, tomatinhos cereja e muçarela de búfala. 

Essa alternativa mais leve harmoniza bem com um vinho tinto jovem, frutado, com taninos delicados e acidez refrescante, como os vinhos elaborados com a uva Pinot Noir. O chileno (Oops) D.O. Valle De Leyda Pinot Noir 2022 é um exemplo adequado, apresentando notas de frutas vermelhas, como cereja e frutas silvestre, e algumas notas sutis minerais e herbais, este exemplar de refrescante e de corpo leve deve acompanhar bem um prato fit. 

(https://www.wine.com.br/prod29501.html


 Queijos e Vinhos: Uma Noite de Elegância 


Experiências de julho no Hotel MGallery em Santa Teresa

 

Queijos e vinhos e música ao vivo aos finais de semana


Situado no charmoso bairro de Santa Teresa, o hotel não apenas se destaca pela sua hospitalidade, mas também pelo premiado restaurante Térèze, comandado pela Chef Luanna Malheiros.

 


 

Para os amantes de uma boa tábua de queijos e vinhos, o MGallery oferece uma experiência exclusiva. Sob a curadoria da chef Luanna Malheiros, uma seleção de queijos Tallegio, Brie, Lua Cheia, Canastra e parmesão é servida com pistaches, castanhas, morangos, uvas e mel trufado em uma tábua instagramável  harmonizada com uma garrafa de vinho para duas pessoas. 


O evento acontece todas as sextas-feiras de julho no deck da piscina, onde os clientes podem desfrutar de um show de voz e violão ao lado de uma lareira, criando um ambiente perfeito para uma noite inesquecível.

 

 

Jazz com Happy Hour no bar da Piscina 

 



Com uma vista de tirar o fôlego, inspirada pelo pôr-do-sol com vista da cidade maravilhosa, o MGallery de Santa Teresa passa oferecer uma experiência para os cariocas que desejam apreciar a visa privilegiada do hotel. Toda sexta e sábado de julho, das 17h às 20h os hóspedes e visitantes poderão desfrutar de música ao vivo e drinks em dobro no Bar da Piscina. 

Às sextas, existe a opção de reservar a experiência de queijos e vinhos ao som de violão, e aos sábados, o entretenimento será por conta da banda de jazz do músico argentino Roberto Rutigliano.

Serviço:
Hotel MGallery
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa - RJ
Mais informações em: (21) 98509-6829

Experiência de Queijos e Vinhos: R$ 350 + taxas para 2 pessoas


Trattoria Alloro, que possui uma excelente adega, destaque da Rede Windsor Hoteis, é opção ideal para aproveitar o Dia da Pizza

Celebrada no dia 10 de julho, a data é a oportunidade para saborear deliciosas opções preparadas pelo chef Elixandre Freitas, campeão de torneio de pizzas pelo Brasil

Em 10 de julho é celebrado o Dia Nacional da Pizza. Criada na Itália, a iguaria se popularizou no Brasil e hoje é consumida por milhões de brasileiros. De acordo com dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o país é o segundo maior consumidor do prato no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

No restaurante italiano Trattoria Alloro, situado no hotel Windsor Tower, na Barra da Tijuca,possui uma bem fornecida adega, que permite harmonizar as pizzas com um excelente vinho.  as pizzas são o grande diferencial da casa. Sob o comando do chef pizzaiolo, Elixandre Freitas, elas são produzidas de forma artesanal, através do processo de fermentação natural, com ingredientes italianos e assadas no forno napolitano.

“As massas ficam 72 horas descansando antes do preparo, o que traz uma leveza deliciosa para as pizzas. O público pode esperar uma pizza saborosa e com ingredientes de alta qualidade”, explica Elixandre. O chef é o ganhador dos campeonatos de pizza Copa Fluminense, no Riocentro (RJ), e o Mundial Troféu Caputo (SP), ambos em 2019. Também já participou do Campeonato Della Pizza, em Nápoli, na Itália.




Entre os destaques do cardápio, estão os sabores Tricolore (molho pomodoro pelati, muçarela de búfala, tomate confit, queijo burrata, rúcula selvagem e molho pesto) – R$88 + taxa; Alloro (muçarela, scarmorza defumada de búfala, camarão VM, pétalas de tomate italiano, tuile de pecorino e rúcula selvagem) – R$105 + taxa; Calabresa (molho pomodoro pelati, muçarela, linguiça calabresa curada e cebola roxa caramelizada) – R$63+ taxa; Tartufata (fonduta de queijo grana padano) , scarmorza defumada de búfala e salsa trufada) – R$72 + taxa; Caprina (molho de tomate, queijo de cabra, abrobrinha, tomate cereja confit e tapenade de azeitona preta) – R$92 + taxa; Toscana (queijo muçarela, linguiça toscana artesanal, cogumelo shitake assado, queijo gorgonzola e molho de tomate italiano natural feito no restaurante) – R$68 + taxa, entre outras. E para quem não come carne, o restaurante oferece a opção vegetariana (molho pomodoro pelati, muçarela, abobrinha, berinjela e mix de cogumelos) – R$59 + taxa.

O menu ainda inclui as pizzas doces. Entre as sugestões, Schiacciata (doce de leite, amêndoas laminadas e raspas de chocolate branco) – R$ 58 + taxa; Banana (doce de leite, banana e canela) – R$ 55 + taxa; Nocciola (creme de leite, Nutella, morango e farofa de avelã) – R$59 + taxa, entre outras.

O Trattoria Alloro, sob o comando do chef executivo Fábio Andrade, segue o conceito especializado do restaurante Alloro al Miramar, situado no Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana.  Formado em Gastronomia, o chef Fábio fez um curso de especialização na Itália, atuou em restaurantes com estrelas Michelin na Espanha, além de ter trabalhado em renomados restaurantes no Rio de Janeiro e São Paulo.

“No Trattoria Alloro nós prezamos por produtos de primeira qualidade. Oferecemos uma variedade de massas e pizzas artesanais produzidas aqui mesmo no restaurante e com ingredientes italianos. As massas são de longa fermentação e 100% naturais. O público pode esperar uma comida com muito sabor e cuidado no preparo”, destaca o chef Fábio Andrade.

Sobre o Windsor Tower

Com três anos de atuação no mercado, o hotel Windsor Tower foi o último empreendimento inaugurado pela Rede Windsor Hoteis no país. Em 2021, funcionou, primeiramente, apenas para clientes corporativos, e, em dezembro de 2022, passou a atender o público em geral. Com a inauguração, que aconteceu no mesmo ano em que a Rede comemorou 35 anos de atividades, o hotel marca a conclusão do projeto do Centro de Convenções & Hotéis Windsor (CC&HW), que conta ainda com os hotéis Windsor Barra e o Windsor Oceanico.

Serviço:

Restaurante Trattoria Alloro

Endereço – Rua Martinho de Mesquita, 150 – Barra da Tijuca

Telefone para reservas e informações: (21) 2195-3000

Horário de funcionamento:

Todos os dias - 12h às 23h30 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.