O sistema de Gerenciamento de Frotas da Volvo auxilia os operadores de transporte de passageiros no acompanhamento da operação, contribuindo para decisões que garantam maior eficiência e segurança à operação, e rentabilidade aos negócios.
“É uma ferramenta que coloca a tecnologia a favor dos negócios dos clientes, pois oferece a eles informações que os ajudam a traçar uma estratégia para reduzir os custos operacionais e, consequentemente, aumentar a rentabilidade dos negócios”, afirma Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O Gerenciamento de Frotas oferece ao transportador uma visão completa da operação, por veículo e por motorista.
É possível acessar informações como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média, percentual de operação em faixa econômica, em marcha lenta e número de ativações do freio, por exemplo.
Além disso, é possível acompanhar a posição do ônibus em tempo real, identificando atrasos, paradas não planejadas e desvios de rotas.
“Com essas informações em mãos, os empresários podem adotar ações para aumentar a performance tanto do veículo quanto do motorista, o que garante mais conforto e segurança ao passageiro, e redução de custos com consumo de combustível e manutenções”, explica Vinícius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin America.
No modo eventos do veículo, o operador acessa informações que mostram as condições do veículo e códigos de falha. Já por meio do módulo perfil de condução há a possibilidade de identificar o comportamento do motorista, revelando a marcha usada, a rotação e a aceleração.
Aliando os dados de operação e condução, o operador pode investir no treinamento dos motoristas com base em informações concretas, que auxiliam a identificar pontos de melhoria de acordo com o perfil de condução de cada um deles.
“Com essas informações em mãos, os empresários podem adotar ações para aumentar a performance tanto do veículo quanto do motorista, o que garante mais conforto e segurança ao passageiro, e redução de custos com consumo de combustível e manutenções”, explica Vinícius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin America.
No modo eventos do veículo, o operador acessa informações que mostram as condições do veículo e códigos de falha. Já por meio do módulo perfil de condução há a possibilidade de identificar o comportamento do motorista, revelando a marcha usada, a rotação e a aceleração.
Aliando os dados de operação e condução, o operador pode investir no treinamento dos motoristas com base em informações concretas, que auxiliam a identificar pontos de melhoria de acordo com o perfil de condução de cada um deles.
“A maneira de conduzir influi diretamente no consumo de combustível e na vida útil das peças. Os treinamentos melhoram o desempenho do motorista, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e aumentar a vida útil dos componentes e o conforto dos passageiros”, comenta Gaensly.
O Gerenciamento de Frotas pode ser instalado nos chassis rodoviários e urbanos da Volvo. São quatro opções que podem ser adquiridas combinadas ou separadamente, de acordo com a necessidade do cliente: relatórios, eventos, posição e perfil de condução.
Lado a lado com o cliente
Oferecer soluções completas de transporte. Este é o foco da Volvo Bus Latin America para atender as demandas e necessidades de seus clientes.
O Gerenciamento de Frotas pode ser instalado nos chassis rodoviários e urbanos da Volvo. São quatro opções que podem ser adquiridas combinadas ou separadamente, de acordo com a necessidade do cliente: relatórios, eventos, posição e perfil de condução.
Oferecer soluções completas de transporte. Este é o foco da Volvo Bus Latin America para atender as demandas e necessidades de seus clientes.
Foi com este foco que a Volvo criou o Time Dedicado aos Clientes (DCT), um projeto em que as equipes da fábrica, concessionária e do cliente trabalham de forma integrada e multifuncional para customizar o atendimento de acordo com as características de cada operação.
O projeto engloba uma série de atividades conjuntas, como a escolha do melhor veículo para determinada aplicação, uma oferta de serviços de pós-venda e reuniões de trabalho periódicas para identificar e sugerir soluções que contribuam para aumentar a eficiência da operação.
“É uma relação em que todos ganham. Ganha o passageiro, em conforto e segurança, ganha o operador que reduz custos e aumenta a sua rentabilidade, e ganhamos nós da Volvo, com a fidelização dos nossos clientes”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin América.
O trabalho é de melhoria contínua. Consiste em coletar informações, avaliar dados, e definir e adotar medidas para melhorar a eficiência da operação, aumentar a disponibilidade e reduzir custos operacionais com consumo, manutenção e paradas não planejadas.
“Por meio de reuniões periódicas com os clientes, adotamos uma postura proativa e mais próxima, o que nos permite antecipar demandas e oferecer atendimento customizado, de acordo com a necessidade de cada cliente e de cada operação”, afirma Helvio Lopes, gerente de serviços de pós-venda de ônibus do Grupo Volvo América Latina.
O Mr. Bus, profissional especializado e dedicado aos clientes de ônibus nas concessionárias da Rede Volvo é a figura central do projeto.
O projeto engloba uma série de atividades conjuntas, como a escolha do melhor veículo para determinada aplicação, uma oferta de serviços de pós-venda e reuniões de trabalho periódicas para identificar e sugerir soluções que contribuam para aumentar a eficiência da operação.
“É uma relação em que todos ganham. Ganha o passageiro, em conforto e segurança, ganha o operador que reduz custos e aumenta a sua rentabilidade, e ganhamos nós da Volvo, com a fidelização dos nossos clientes”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin América.
O trabalho é de melhoria contínua. Consiste em coletar informações, avaliar dados, e definir e adotar medidas para melhorar a eficiência da operação, aumentar a disponibilidade e reduzir custos operacionais com consumo, manutenção e paradas não planejadas.
“Por meio de reuniões periódicas com os clientes, adotamos uma postura proativa e mais próxima, o que nos permite antecipar demandas e oferecer atendimento customizado, de acordo com a necessidade de cada cliente e de cada operação”, afirma Helvio Lopes, gerente de serviços de pós-venda de ônibus do Grupo Volvo América Latina.
O Mr. Bus, profissional especializado e dedicado aos clientes de ônibus nas concessionárias da Rede Volvo é a figura central do projeto.
É dele a responsabilidade de gerenciar o projeto com os clientes de sua área de atuação, coletar as informações, agendar as reuniões e fazer as interfaces necessárias para implementar as soluções e melhorias sugeridas.
Matemática da economia
O sistema de gerenciamento de frotas é a principal ferramenta utilizada na avaliação da operação e na identificação dos pontos de melhoria.
O sistema de gerenciamento de frotas é a principal ferramenta utilizada na avaliação da operação e na identificação dos pontos de melhoria.
Com dados como aceleração, frenagens e curvas bruscas, número de ativações do ABS e do ESP, número de ativações do freio, velocidade média, tempo de operação em faixa econômica, é possível sugerir ações que aumentem o conforto e a segurança aos passageiros e que ao mesmo tempo, reduzam os custos com manutenção e consumo de combustível.
O treinamento dos motoristas é um dos fatores apontados como fundamentais para o aumento da eficiência da operação.
O treinamento dos motoristas é um dos fatores apontados como fundamentais para o aumento da eficiência da operação.
“Por mais econômico que seja o veículo, é importante treinar os motoristas para que extraiam dele sua máxima eficiência. E com os dados gerados pelo sistema de gerenciamento de frotas, conseguimos identificar estilos de condução e treinar os motoristas individualmente, de acordo com suas necessidades de aprendizado”, argumenta Antonio Roberto Verillo, da Rivesa.
O estilo de condução dos motoristas é um dos fatores que mais interferem na redução de consumo de combustível e na durabilidade das peças.
O estilo de condução dos motoristas é um dos fatores que mais interferem na redução de consumo de combustível e na durabilidade das peças.
Além disso, uma condução mais suave também aumenta o conforto dos passageiros durante a viagem.
“Com os dados gerados pelo sistema é possível ter mais controle sobre a performance dos veículos e dos motoristas, ganhando eficiência na operação”, destaca Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.
Alguns dados coletados com o gerenciamento de frotas são transformados em números que mostram o impacto da redução de consumo e do desgaste de peças e pneus na planilha de custos, e na disponibilidade e tempo de vida útil do veículo. “Uma economia de 3% no consumo de diesel, por exemplo, pode parecer pequena, mas tem um grande impacto na planilha orçamentária”, explica Schepanski.
Considerando um veículo que roda 16.000 km por mês e faz uma média de 3,2 km/l, o consumo mensal de diesel é de 5.000 litros.
Com uma redução de 3% no consumo, a média sobe para 3,3 km/l, diminuindo o consumo para 4.848 litros.
Ou seja, uma economia de 152 litros de diesel por mês. Considerando o preço do diesel de R$ 1,95 por litro, a economia por veículo é de R$ 295,00 por mês e R$ 3.454,00 por ano.
Em uma frota com 20 veículos, a economia anual é de R$ 70.909,00. Se a frota tiver 50 ônibus, a economia é de R$ 177.272,00.
Ônibus rodoviários da Volvo são leves, seguros e econômicos
A Volvo Bus Latin América oferece uma completa linha de chassis rodoviários aos seus clientes.
Ônibus rodoviários da Volvo são leves, seguros e econômicos
A Volvo Bus Latin América oferece uma completa linha de chassis rodoviários aos seus clientes.
Os modelos, reconhecidos pela robustez e alta disponibilidade, atendem desde operações de curtas distâncias e fretamento, até veículos adequados para aplicações severas, viagens longas ou por estradas que cortam serras.
A plataforma dos chassis é versátil e permite quatro tipos de configurações combinadas, com potências que vão de 340cv a 450cv.
A plataforma dos chassis é versátil e permite quatro tipos de configurações combinadas, com potências que vão de 340cv a 450cv.
A versão 4X2 é ofertada nas com de 340cv e 380cv de potência; a versão 6X2 com 380cv, 420cv e 450cv de potência; e versão 8X2 com 420cv e 450cv.
A plataforma única para todos os modelos permite peças em comum e ganho em escala, o que reduz os custos com peças.
“Nossa linha de rodoviários atende às diferentes necessidades do transporte e aliam eficiência, conforto e segurança a um baixo custo operacional”, afirma Jefferson Cunha, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.
Reconhecidos pela robustez e alta disponibilidade, os veículos destacam-se ainda pela avançada tecnologia, que alia alta eficiência a um baixo consumo de combustível.
“Nossa linha de rodoviários atende às diferentes necessidades do transporte e aliam eficiência, conforto e segurança a um baixo custo operacional”, afirma Jefferson Cunha, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.
Reconhecidos pela robustez e alta disponibilidade, os veículos destacam-se ainda pela avançada tecnologia, que alia alta eficiência a um baixo consumo de combustível.
Fabricados com aço especial, são os mais leves do mercado.
O modelo 4x2, por exemplo, é até 400 kg mais leve que os similares disponíveis no mercado; e o 8x2 chega a pesar até 800 kg a menos que seus concorrentes.
“São características que oferecem maior capacidade de transporte de passageiros, melhor distribuição de cargas e menor consumo de combustível, e consequentemente, um menor custo por quilômetro rodado”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
Todos os veículos são equipados, de série, com a caixa de câmbio eletrônica da Volvo, a I-Shift, consagrada no mercado brasileiro pela eficiência e redução do consumo de combustível.
“São características que oferecem maior capacidade de transporte de passageiros, melhor distribuição de cargas e menor consumo de combustível, e consequentemente, um menor custo por quilômetro rodado”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
Todos os veículos são equipados, de série, com a caixa de câmbio eletrônica da Volvo, a I-Shift, consagrada no mercado brasileiro pela eficiência e redução do consumo de combustível.
Outro diferencial é o seu potente sistema de freio motor Volvo (VEB), que oferece potência de frenagem de 390cv. O freio motor garante velocidades médias maiores em descidas de serra.
Com maior segurança, o motorista utiliza menos os freios de serviços e evita variações bruscas de velocidade durante a viagem, além de reduzir o desgaste dos pneus.
Nos trechos de serra, por exemplo, os pneus aquecem menos, o que aumenta sua vida útil.
Os chassis rodoviários saem de fábrica com o hardware de telemática instalado, pronto para a ativação do sistema de gerenciamento de frotas.
Segurança
Todos os modelos são equipados, de série, com o sistema de freios inteligentes EBS que, numa freada de emergência, manda mais pressão para as rodas, aumentando seu desempenho e a estabilidade do veículo.
Este sistema conta ainda com controle de tração que evita a patinação dos eixos de tração, trava as rodas quando as portas estão abertas, auxilia nos arranques em subidas, e emite sinais de alerta quando os freios precisam de manutenção ou a temperatura está alta.
Os chassis, podem ser equipados com ítens que aumentam o conforto e a segurança de motoristas e passageiros, o Alcolock (bafômetro) e o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade).
Os chassis, podem ser equipados com ítens que aumentam o conforto e a segurança de motoristas e passageiros, o Alcolock (bafômetro) e o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade).
O ESP é um moderno sistema de segurança ativa que evita o risco de derrapagem e capotagem em curvas.
O equipamento ativa os freios de forma automática e independente por roda, além de cortar a aceleração do veículo.
O item é de série nos modelos 8x2 e oferecido como opcional nas outras versões.
Conforto
O sistema de suspensão eletrônico que equipa os chassis Volvo possui três níveis (baixo, médio e alto) o que possibilita ao motorista regular a distância do veículo do solo de acordo com a topografia da via e das irregularidades no pavimento.
Conforto
O sistema de suspensão eletrônico que equipa os chassis Volvo possui três níveis (baixo, médio e alto) o que possibilita ao motorista regular a distância do veículo do solo de acordo com a topografia da via e das irregularidades no pavimento.
Esta tecnologia permite que o veículo passe por diferentes tipos de estrada de forma estável e sem solavancos, garantindo o conforto dos passageiros.
Além disso, a suspensão possui um sistema de ajoelhamento que permite que o motorista abaixe o veículo até mais próximo do solo, facilitando a acessibilidade e garantindo maior conforto durante o embarque.
O motorista também tem atenção especial
Além disso, a suspensão possui um sistema de ajoelhamento que permite que o motorista abaixe o veículo até mais próximo do solo, facilitando a acessibilidade e garantindo maior conforto durante o embarque.
O motorista também tem atenção especial
Os ônibus da Volvo são os únicos do mercado equipados com volante que possuem ajustes em profundidade e altura para se adequar ao biotipo do condutor, garantindo a ergonomia da operação e conforto ao dirigir.
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