Consolidação da liderança europeia do grupo na redução das emissões, com uma média de 106,9 g de CO2/km nos cinco primeiros meses do ano, graças principalmente ao sucesso comercial e à eficácia de sua linha de motores de três cilindros a gasolina.
Assim, na Europa, as vendas do Grupo totalizaram 984 mil veículos, um aumento de 2,9 %, em relação ao 1º semestre de 2014.
As vendas da Peugeot cresceram 6,7%, em particular devido aos excelentes resultados do Peugeot 308, número 3 nas vendas do segmento C (sedãs e peruas) na Europa e líder do segmento na França.
Assim, na Europa, as vendas do Grupo totalizaram 984 mil veículos, um aumento de 2,9 %, em relação ao 1º semestre de 2014.
As vendas da Peugeot cresceram 6,7%, em particular devido aos excelentes resultados do Peugeot 308, número 3 nas vendas do segmento C (sedãs e peruas) na Europa e líder do segmento na França.
No segmento B-SUV, o Peugeot 2008 mantém sua 2ª posição na Europa, com 57% das vendas realizadas nos dois níveis de acabamento superiores.
Os licenciamentos da Citroën tiveram um aumento de 2,8%.
A marca se beneficiou com o seu reposicionamento iniciado há um ano, com sua política comercial virtuosa e com o sucesso de suas últimas novidades em termos de veículos particulares.
O Citroën C4 Cactus, saudado pela crítica internacional, com destaque para o troféu World Car Design of the Year concedido, em abril passado, em Nova Iorque, já registrou mais de 43 mil vendas no semestre.
O novo C1, por sua vez, atingiu 32 mil vendas no semestre, obtendo um crescimento de 54% em relação à versão anterior.
A DS registrou 40.700 vendas, com uma progressão de 14,8% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2015, marcado pelo lançamento do novo DS 5.
A DS registrou 40.700 vendas, com uma progressão de 14,8% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2015, marcado pelo lançamento do novo DS 5.
A marca prossegue com sua estratégia de posicionamento premium no longo prazo e comemora os 60 anos do DS original com o lançamento da edição limitada ‘1955’ para todos os modelos da gama.
Além disso, o primeiro semestre de 2015 também foi marcado pela abertura de novas DS Store, sendo que as últimas foram abertas em Paris, Genebra, Luxemburgo e Milão. Hoje, a rede DS possui 9 DS Store e 65 Salon DS.
Na China e no Sudeste Asiático, as vendas da PSA Peugeot Citroën totalizaram 368 mil veículos, registrando um crescimento de 2,2 % em relação ao 1º semestre de 2014.
Com um crescimento de 11,1%, na China, a Peugeot confirma pelo segundo ano consecutivo sua posição entre as marcas internacionais que mais crescem no mercado.
Os SUV 2008 e 3008 tiveram uma progressão de 34%, o novo sedã 408 registrou um excelente começo (+68% vs. o antigo 408), sustentado pelo 308 S, lançado em abril.
Na China, as vendas da Citroën recuaram 6,7% em relação ao 1º semestre de 2014, impactadas principalmente pela retirada do mercado de versões pouco rentáveis, como o antigo C-Elysée, e pela contração do segmento de sedãs de três volumes, no qual a marca realizava a totalidade de suas vendas até o lançamento bem-sucedido do SUV C3-XR em dezembro de 2014 (cerca de 30 mil vendas).
O Citroën C-Elysée continua sendo o best-seller da Marca, com mais de 46 mil vendas no semestre.
A DS obteve na China um aumento de 4% em suas vendas, graças principalmente ao sucesso do DS 6.
Ao mesmo tempo, a marca continuou a desenvolver sua rede de distribuição, cobrindo assim as 60 cidades mais importantes com 84 DS Store.
Hoje, a China representa 20% das vendas mundiais da marca.
África e Oriente Médio: uma alavanca de internacionalização do Plano “Back in the Race”
A África e o Oriente Médio são mercados históricos para o Grupo, que consolidou no primeiro semestre as posições fortes que ocupa em vários mercados: 1º na Tunísia, 2º no Marrocos e 3º na Argélia.
A Peugeot, com 61.700 vendas no primeiro semestre, teve uma progressão de 11% em relação a 2014.
A marca se beneficiou com a recuperação do mercado turco, onde sua participação cresceu 0,6 ponto.
Na Argélia, a Peugot melhorou sua participação de mercado, passando de 10,8% a 13%, e consolidou sua terceira posição.
A Citroën, com 38.300 unidades vendidas, cresceu 53% e progrediu no ranking dos dois principais mercados da região, a Turquia e a Argélia (+1 ponto e +0,5 ponto, respectivamente), graças principalmente ao sucesso do Citroën C-Elysée, o veículo mais vendido da marca, em ambos os países.
Na América Latina e na Eurásia os mercados estão em recessão e a Peugeot e a Citroën colocaram a ênfase nas margens de rentabilidade, focando nos veículos mais lucrativos e naqueles fabricados localmente.
No México, as vendas da Peugeot cresceram 19,6% devido ao sucesso dos modelos Peugeot 301 e Partner e ao lançamento recente do novo 308.
Na Índia e no Pacífico, as vendas da Peugeot progrediram fortemente, principalmente na Coreia (+132%), puxadas pelo Peugeot 2008.
A Citroën também obteve um forte crescimento, particularmente no Japão, com uma alta de 67% das vendas, graças ao sucesso do Grand C4 Picasso.
Falando sobre os resultados comerciais do 1º semestre de 2015, Maxime Picat, diretor geral da marca Peugeot: "Com vendas mundiais em alta de 3,9%, sustentadas pelo sucesso total do 308 e pelo aporte de tecnologias «best in class», a marca Peugeot afirma seu forte poder de atratividade e transmite uma mensagem de confiança no futuro".
Linda Jackson, diretora-geral da marca Citroën, lembrou que no 1º semestre, a Citroën manteve o rumo, aumentando seus volumes na Europa, amparada pelo sucesso dos últimos lançamentos.
"Na China, nosso SUV lançado no final de dezembro, o Citroën C3-XR, também teve um excelente desempenho inicial", revelou.
Segundo ela, no mundo inteiro, estamos desenvolvendo nossa estratégia de reposicionamento "iniciada há exatamente um ano e ilustrada, em abril, por nosso conceito Citroën AirCross".
"Um conceito que demonstra nossa capacidade de mexer com os códigos em todos os segmentos", concluiu Linda.
Yves Bonnefont, diretor-geral da marca DS: sublinhou que "prosseguimos com o lançamento da marca DS em escala mundial com o novo DS 5, com novas motorizações nos modelos DS 4 e DS 3 e com novos serviços conectados em toda a gama".
Yves consideroun que esses lançamentos consolidam "nossa oferta e afirmam o posicionamento da marca cuja vocação é aliar tecnologia ao requinte. Enfim, a DS abriu no primeiro semestre DS Store em diversas capitais mundiais, como Genebra, Milão e Paris."
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