A Ford está comemorando 80 anos de existência do seu Estúdio de Design nos Estados Unidos, responsável pela criação de grandes sucessos da indústria automobilística e inovações que continuam marcando época.
Além de desenvolver novas técnicas e tecnologias que tornaram os veículos mais seguros, eficientes e confortáveis, nesse estúdio nasceram verdadeiros ícones como o Ford GT, o Mustang, o Thunderbird (foto abaixo) e o Ford 49.
A área de design foi montada, em 1935, por Edsel Ford para desenvolver o estilo e funcionalidade dos veículos da marca.
A criação da área é um dos marcos da história de mais de 100 anos da Ford, que pode ser contada pela evolução do design automobilístico.
A área atraiu designers de outros setores, incluindo os de interior, e contribuiu para ampliar a convergência de tendências na indústria.
Uma visão radical dessa evolução pode ser vista quando se colocam lado a lado o pioneiro Modelo T e o novo Ford GT.
Vários exemplos de inovações criadas nos Estúdios de Design da Ford continuam presentes nos carros de hoje, como os cintos de segurança, materiais alternativos e a pintura perolizada.
Há também curiosidades, como o sistema de navegação que pode ser considerado o avô do atual GPS.
Na história, introduziu diversas escolas e tendências de estilo, favorecendo a aerodinâmica e a interação da forma e função no design.
Também avançou em outros campos da tecnologia para o uso prático e racional do automóvel, como foram as seguintes ações:
· Carro de soja (1941), trazendo a visão de sustentabilidade nos automóveis. Henry Ford uniu sua experiência em agricultura com o amor ao negócio automotivo quando criou o Soybean Car.
Em resposta à escassez de metal na época, desenvolveu um carro com plástico feito de soja, linhaça e outros materiais naturais.
· A pintura perolizada (1955), hoje largamente difundida, foi outro marco.
A Ford criou um brilho novo quando apresentou o carro-conceito Futura com tinta perolizada.
A empresa foi uma das primeiras a apresentar a nova técnica, que consistia em adicionar pérolas trituradas à tinta.
Eles foram lançados junto com o Sistema Lifeguard, desenvolvido pela Ford para proteção dos ocupantes dos veículos.
Composto de cinco itens, o sistema incluía ainda trincos de segurança nas portas, painel de instrumentos acolchoado, quebra-sóis e volante com sistema de absorção de energia em impactos.
A novidade foi apresentada com o carro-conceito Aurora, na forma um mapa que se ajustava automaticamente à localização do veículo.
A Ford modernizou o seu teto solar transformando o comando manual em elétrico, que garante acesso à luz do sol e ventilação extra ao toque de um botão.
Mais uma tecnologia que foi aprimorada e pode ser vista no atual Fusion, embutida na coluna.
A necessidade de porta-copos nasceu na década de 50, com a popularização dos restaurantes e cinemas drive-in nos Estados Unidos.
Quase 30 anos depois, a Ford introduziu o primeiro porta-copos no Bronco 1984, item hoje presente no projeto de praticamente todos os carros.
O Ford SYNC estreou, em 2007, no Salão de Detroit.
Ele permite ao motorista fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e outras funções por comandos de voz.
Hoje, na terceira geração, já equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo.
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