Além de encerrar 2019 com alta nos negócios e conseguindo novo recorde de vendas pelo quinto ano consecutivo, a Toyota do Brasil encerrou o ano com 215.718 unidades emplacadas, refletindo uma alta de 7,8% em relação a 2018, obtendo uma resposta significativa aos investimentos que vem fazendo no País. O modelo mais vendido foi o Yaris, compacto premium que chegou ao Brasil em junho de 2018 e vem conquistando seu espaço.
As carrocerias hatch e sedã somadas do modelo venderam quase 67 mil unidades em 2019. Em seguida, o Corolla, veículo mais vendido do mundo cuja 12ª geração estreou no País em setembro, teve quase 57 mil unidades comercializadas, enquanto a Hilux, líder de seu segmento, emplacou mais de 40 mil unidades.
Em termos de produção, saíram das plantas da Toyota de Indaiatuba e Sorocaba 187.876 carros, 10% a menos do que o ano anterior. Deste volume, 17% foi exportado para os parceiros comerciais da América Latina, ou seja, pouco mais de 31 mil veículos. Atualmente, na lista de destinos do compacto Etios e do sedã médio Corolla estão seis países, enquanto o Yaris brasileiro é vendido na Argentina e Colômbia.
Com o cenário desafiador da América Latina em 2019, a Toyota fechou o ano com 407 mil unidades comercializadas, 7% a menos do que em 2018. Apesar disso, este foi o terceiro melhor ano da empresa na região desde 2012, quando a Toyota iniciou seu processo de regionalização.
Ciclo de investimentos consistente
Em 2019, a Toyota iniciou mais um investimento no Brasil de R$ 1 bilhão em seu parque industrial de Sorocaba (SP). A unidade, inaugurada em 2012, que já produz os modelos Etios e Yaris, será responsável pela fabricação de um novo modelo no mercado brasileiro com previsão de comercialização em 2021.
Esse mais recente investimento é mais um na extensa lista de investimentos realizados pela montadora no Brasil. Com ele, a Toyota terá investido nesta década um total de R$ 6,68 bilhões no País.
A Toyota também já ampliou essas duas unidades fabris, renovou sua unidade de São Bernardo do Campo, a primeira fora do Japão em todo o mundo, modernizou a fábrica de Indaiatuba e construiu um Centro de Distribuição em Suape (PE). Além disso, modernizou a unidade fabril de Indaiatuba para começar a produzir a 12ª segunda geração do Corolla, com significativa atualização tecnológica.
De olho no futuro
O ano de 2020 é fundamental para a Toyota do Brasil dentro do seu plano de oferecer experiências fantásticas aos seus clientes e em sua jornada de transformação para se tornar uma empresa de mobilidade.
Stoch Car
A chegada da marca ao País será pela participação na Stock Car, o mais popular campeonato local de automobilismo brasileiro e que reúne os melhores pilotos. Dentre os confirmados até o momento que competirão a bordo do Corolla estão Rubens Barrichello, o argentino Matías Rossi, Ricardo Zonta, Bruno Batista, Bia Figueiredo e Thiago Camilo.
Desde seu lançamento, em setembro de 2019, já são 33 concessionárias participantes e 150 carros disponíveis para aluguel na plataforma. Nesses primeiros meses, foram mais de 25 mil downloads do aplicativo e 7 mil registros, com cerca de 500 aluguéis efetivados. Para 2020, a expectativa é chegar a 60 concessionárias oferecendo o serviço e, ainda no primeiro trimestre, dobrar o número de veículos.
Uma das iniciativas locais da campanha Start Your Impossible é o patrocínio de dois atletas brasileiros de destaque em suas modalidades: Letícia Bufoni, skatista campeã mundial e quatro vezes campeã do X-Games, e Ricardo Alves, jogador de futebol de 5, esporte destinado para pessoas com deficiência visual, eleito cinco vezes o melhor jogador do Brasil e três vezes o melhor jogador do mundo em sua modalidade.
Letícia e Ricardo foram selecionados por terem histórias marcantes de superação e determinação, valores presentes no DNA da Toyota. O principal objetivo do apoio é transmitir inspiração para clientes e colaboradores, afirmando que é possível quebrar barreiras e atingir metas antes vistas como impossíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário