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COLUNA
MECÂNICA ONLINE®
20 | JANEIRO | 2020
Tarcisio Dias
*Chave clonada*
Acontece que a indústria automotiva evoluiu ao passar dos anos para dificultar a ação de bandidos e ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao veículo por seu proprietário.
Recentemente é cada vez mais comum encontrarmos chaves automáticas que estão constantemente emitindo sinais para o veículo, mesmo quando ele se encontra mais distante.
A tecnologia funciona da seguinte forma: o veículo tem um sensor instalado próxima à porta do motorista que é o responsável por reconhecer e identificar o código inserido na chave por meio de ondas de rádio. Ao se aproximar do carro, a porta destrava no exato momento em que o motorista puxa a maçaneta. Para ligar o automóvel, basta apertar um botão chamado Start/Stop, uma vez que a chave já foi reconhecida automaticamente pelo carro.
O keyless oferece uma nova forma de lidar com o carro. Você não vai mais precisar procurar as chaves nos bolsos, mochila ou bolsa para entrar e ligar o veículo, muito mais facilidade, não é mesmo?
Um teste encomendado pela organização alemã ADAC confirmou a vulnerabilidade do sistema, que pode ser invadido por hackers, possibilitando a abertura das portas para o roubo do carro.
As ferramentas usadas para a ação geralmente são acessíveis e baratas, sendo encontradas facilmente em sites internacionais.
É aqui que mora o perigo, pois os ladrões podem comprar chaves sem codificação e usa-las para replicar o código de acesso de um determinado veículo.
Os criminosos conseguiam destrancar os veículos fazendo a engenharia reversa do sistema para quebrar o firmware utilizado nas chaves - ou seja, o conjunto de instruções operacionais programadas no hardware do equipamento eletrônico - para ter, dessa maneira, acesso a todo o sistema de travas sem fio.
Um receptor de rádio caseiro que custa cerca de 30 libras é o único equipamento que os hackers precisam para espionar os controles remotos dos modelos alvos e conseguir, assim, destravar as portas dos veículos.
Trancar o carro com a chave normal, em vez de usar o controle sem fio, é uma das formas de se proteger da ação de bandidos.
Mas outros métodos para não abandonar o controle também são possíveis e um deles é embrulhar as chaves em papel alumínio. Especialistas em segurança eletrônica concordam que, embora não seja o ideal, esse é um método muito fácil e barato.
Outra opção é comprar pela internet uma "bolsa de Faraday", que tem a mesma função de isolamento do alumínio e serve como um escudo contra a transferência de informações que poderiam ser usadas no roubo do carro.
Mecânica Online
Duelo Automotivo
O portal Mecânica Online® lança hoje, às 20 horas, um novo canal no Youtube. Chamado de Duelo Automotivo, o canal vai apresentar toda segunda-feira, no mesmo horário, um comparativo com dois veículos no formato de um duelo. São mais de 30 itens comparados e ao final, apenas um vencedor seguida de análise técnica.
Foram cerca de 3,5 milhões de unidades vendidas em 2019 pelo grupo PSA no mundo. Na América Latina a marca sofreu o reflexo dos mercados em retração. As vendas na Argentina caíram (-43%) e no Chile (-11%). O Novo C4 Cactus e a linha de Veículos Utilitários Leves mantiveram seu vigor no México (+13%), no Brasil (+2%) e em mercados menores (Colômbia, Cuba, Equador e Uruguai).
Condição temporária
A BMW do Brasil promove entre os meses de janeiro e fevereiro uma campanha especial de vendas em que concederá a todos os veículos zero-quilômetro comercializados no período um total de três anos — ou 40 mil quilômetros — de manutenção gratuita.
Os melhores carros para os motoristas de aplicativos - De acordo com o estudo produzido pela ValeCard em parceria com a SUIV, em termos de manutenção e consumo, os modelos mais econômicos para quem quer trabalhar como motorista de aplicativo são o Renault Sandero Authentique 1.0, o Volkswagen Up! versão TSi Move e o Fiat Argo Drive 1.0, todos fabricados em 2019.
Para a estimativa de gastos com manutenção e combustível, foi considerada uma média de 3.480 quilômetros rodados com o veículo durante um mês (174 quilômetros por dia, em 20 dias de trabalho).
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/
viva o aluminio !
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