O VW T-Cross 250 TSI Highline flex foi um dos mais interessantes SUVs que testei para o Blog nos últimos tempos, agora consagrado como um dos mais seguros à venda no Brasil: recebeu cinco estrelas em segurança de passageiros, crianças e adultos - pontuação máxima do Instituto Independente Latin Cap que avalia os níveis de comportamento e proteção dos ocupantes em acidentes. O Latin Cap incluiu na avaliação a estrutura de aços especiais da plataforma MQB, considerada das mais modernas do mundo, e a proteção para pedestres.
Já tinha andado com o T-Cross durante o seu lançamento, no Rio de Janeiro, em março deste ano, fazendo um teste de estrada no trecho Rio-Angra dos Reis-Rio, quando pude avaliar os quesitos: segurança, dirigibilidade, conforto e desempenho.
Agora, andando com o carro durante os tradicionais sete dias em que as fábricas cedem os veículos para os jornalistas especializados poderem avaliá-los com mais calma e cuidado, ratifico tudo o que disse na matéria que publiquei à época:
https://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/2019/03/t-cross-em-tres-versoes-o-novo-suv-da.html
Segurança nota 10
Além das cinco estrelas em segurança de passageiros, ainda no quesito segurança, o T-Cross vem equipado com seis air bags, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. E está equipado com controles de estabilidade e de tração. Vem ainda equipado com sistema de frenagem automática de emergência HBA (hydraulic brake assist). Ele identifica a frenagem de emergência de acordo com a velocidade e a pressão do pé no pedal do freio que é controlada pelo ABS.
Possui também sistema de frenagem automática pós-colisão, o que significa isso: numa colisão, o carro tende após a batida continuar andando o que agrava muitas vezes as consequências do choque. Contribuem ainda para a boa segurança os freios a disco nas quatro rodas e o detector de fadiga, que avisa o motorista por sinais sonoro e luminoso quando detecta alteração no modo de dirigir.
Para sair de situações de baixa aderência o T-Cross aciona automaticamente o sistema EDS - bloqueio eletrônico de diferencial - que freia a roda sem tração, transferindo a força para as rodas com aderência.
Tem dificuldade em estacionar, isso não é um problema no T-Cross. Ele estaciona sozinho tanto de frente quando de traseira. O sistema neste modelo avaliado é opcional.
A boa visão que o carro oferece, graças à sua altura, torna a direção mais agradável e segura. Os instrumentos estão muito bem posicionados no painel e oferecem uma leitura rápida e eficaz. inclusive dos dados do computador de bordo: tempo de uso, desde a partida, consumo médio e momentâneo, quilometragem percorrida desde a partida, etc.
O volante multifuncional conta com controles de som, mudança de estação de rádio e comando de voz, controle automático de velocidade e, atrás, as aletas para troca de marchas.
O T-Cross tem um belo painel digital de 10,25" semelhante ao do Audi A4 que permite escolher as telas que deseja visualizar como o computador de bordo, infotainment, telefone e dados do veículo.
Além disso, o mapa de navegação pode ser projetado diretamente na tela, o que facilita a visualização e evita distrações.
O sistema de entretenimento Active Info Display e Discover Media com uma tela sensível ao toque, de 6,5", muito amigável e eficiente, oferece acesso direto ao Google Android Auto, Apple Car Play e MirrorLink, câmera de ré, através dele a um simples toque tem-se controle do rádio, mídias, nevegação e trânsito, telefone, configuração do veículo, ao app conect e som.
Como os Audis, o T-Cross Highline traz de fábrica leitor de DVD instalado no porta-luvas. O sistema de som Beats do T-Cross é límpido e potente. Possui sete alto-falantes e um subwoofer de 300 watts RMS, no porta-malas.
Além disso, o mapa de navegação pode ser projetado diretamente na tela, o que facilita a visualização e evita distrações.
Como os Audis, o T-Cross Highline traz de fábrica leitor de DVD instalado no porta-luvas. O sistema de som Beats do T-Cross é límpido e potente. Possui sete alto-falantes e um subwoofer de 300 watts RMS, no porta-malas.
O painel central é decorado com cobertura plástica de cor clara, que casa com a maçaneta da fechadura e sobre ele um suporte fixo e regulável para o celular. Pelo padrão do carro e bom acabamento, o painel merecia ter uma cobertura de material emborrachado.
Saídas e controle do ar condicionado digital, comando de star/stop, do estacionamento autônomo ficam também instalados no painel, ao lado do botão de acionamento do motor start/stop, que o isenta de abertura das portas com a chave Kessy, o que é feito por aproximação.
Saídas e controle do ar condicionado digital, comando de star/stop, do estacionamento autônomo ficam também instalados no painel, ao lado do botão de acionamento do motor start/stop, que o isenta de abertura das portas com a chave Kessy, o que é feito por aproximação.
O câmbio é o Tiptronic de seis marchas. Na estrada, dá exatamente para sentir o poder de aceleração deste SUV, a sua estabilidade e conforto. É um veículo com um isolamento e um som excelentes. E na cidade, se dirige no T-Cross com a maior tranquilidade, pela visibilidade e resposta de torque sempre que necessário.
O consumo deste T-Cross fica nos 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina e 7,7 e 9,3 km/l, respectivamente, com etanol, de acordo com medição do InMetro, o que para um carro de mais de uma tonelada de peso, 1.200 kg, se pode considerar um consumo Mmk. O carro tem 4, 199m de comprimento e 2,651m de entre-eixos.
Seu preço é de R$ 109.990 e a garantia é de três anos.
OUTRAS VERSÕES
T-Cross automático
T-Cross Confortline
T-Cross Highline 250 TSI 150 cv
Automática de 6 velocidades Total Flex 4 portas
Automática de 6 velocidades Total Flex 4 portas
DESEMPENHO
- Aceleração de 0 a 100 km/h
- 8,7 s (G / A)
- Velocidade máxima
- 198 km/h (E/G)
MOTOR
- Cilindrada
- 1.395 cm³
- Potência líquida máxima
- 150 cv (E/G) - 5.000 rpm
- Torque líquido máximo
- 25,5 kgfm (E/G) - 1.400/4.000 rpm
Sua configuração contém os seguintes itens predefinidos.
- 4 portas
- Airbag para motorista e passageiro com sistema de desativação para o passageiro
- Airbags laterais nos bancos dianteiros e de cortina
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros
- Alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiros) t,nh
- Antena no teto
- Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3)
- App-Connect
- Ar-condicionado digital "Climatronic"
- Assistente para partida em aclives/subidas ("Hill Hold Control")
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Banco do motorista com ajuste lombar
- Banco do passageiro dianteiro rebatível
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Bancos revestidos em couro
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
- Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Colunas centrais com aplique em preto brilhante
- Computador de bordo com display multifuncional Plus
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
- Descansa braço central com porta-objetos , saídas de ar e 2 tomadas USB para o banco traseiro
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Detalhes internos em acabamento cromado
- Direção elétrica
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
- Faróis com função "Coming & Leaving home " com luz de condução diurna em LED na regiões dos fárois de neblina
- Faróis de neblina com função "cornering Light" (luz de conversão estática)
- Faróis duplos com máscara escurecida
- Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
- Frisos cromados na região inferior dos vidros laterais
- Grade dianteira pintada na cor preta brilhante com detalhes cromados e moldura inferior cromada
- Iluminação ambiente em LED
- Iluminação interna na região dos pés
- Iluminação no porta-malas
- Indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post Collision Brake")
- Lanternas traseiras em LED
- Logotipo "TSI"
- Luzes de leitura dianteiras e traseiras
- Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
- Manopla da alavanca de câmbio em couro
- Manopla da alavanca do freio de estacionamento em couro
- Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
- Motor 1.4 TSI
- Pacote cromo
- Para-choque traseiro com apliques cromados na região inferior
- Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Parafusos das rodas com sistema anti-furto
- Pedaleira esportiva com acabamento em alumínio
- Piloto automático (controle automático de velocidade)
- Pneus 205/55 R17 de baixa resistência a rolagem
- Porta luvas refrigerado com iluminação
- Porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço ("s.a.v.e.")
- Rack de teto longitudinal em acabamento "Silver anodized"
- Rodas de liga leve 17"
- Sensores crepuscular e de chuva
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Sistema de alarme anti-furto com comando remoto
- Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com tela de 6,5"
- Sistema detector de Fadiga do motorista
- Sistema KESSY - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Sistema Start & Stop
- Suporte para smartphone com entrada USB para carga
- Tapetes adicionais em carpete (4)
- Tomada 12V no console central e no compartimento de bagagens
- Transmissão automática de 6 velocidades
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Volante multifuncional revestido em couro com "shift paddles"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário