Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

T-Cross da VW um SUV de excelente padrão, completo, seguro - recebeu nota máxima da Latin Cap -, rápido, confortável e espaçoso. Custa a partir de R$ 109.900,00. Confira ainda os preços dos restantes modelos. Sugerimos que assista o vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=odtJna_nFG0.




O VW T-Cross 250 TSI Highline flex foi um dos mais interessantes SUVs que testei para o Blog nos últimos tempos, agora consagrado como um dos mais seguros à venda no Brasil: recebeu cinco estrelas em segurança de passageiros, crianças e adultos - pontuação máxima do Instituto Independente Latin Cap que avalia os níveis de comportamento e proteção dos ocupantes em acidentes. O Latin Cap incluiu na avaliação a estrutura de aços especiais da plataforma MQB, considerada das mais modernas do mundo, e a proteção para pedestres.

Já tinha andado com o T-Cross durante o seu lançamento, no Rio de Janeiro, em março deste ano, fazendo um teste de estrada no trecho Rio-Angra dos Reis-Rio, quando pude avaliar os quesitos: segurança, dirigibilidade, conforto e desempenho. 

Agora, andando com o carro durante os tradicionais sete dias em que as fábricas cedem os veículos para os jornalistas especializados poderem avaliá-los com mais calma e cuidado, ratifico tudo o que disse na matéria que publiquei à época:  

https://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/2019/03/t-cross-em-tres-versoes-o-novo-suv-da.html



Na cidade, o T-Cross passou por um verdadeiro teste de  esforço nas ruas de má qualidade abandonadas pela prefeitura do Rio de Janeiro. Vias importantes são verdadeiras picadas de selva com desníveis acentuados e buracos no asfalto que exigem das suspensões um trabalho hercúleo e na estrada, não tenho nenhuma dúvida em lhe dar também nota 10 nos quesitos conforto, dirigibilidade pela sua segurança na direção. 



Segurança nota 10  
Além das cinco estrelas em segurança de passageiros, ainda no quesito segurança, o T-Cross vem equipado com seis air bags, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. E está equipado com controles de estabilidade e de tração. Vem ainda equipado com sistema de frenagem automática de emergência HBA (hydraulic brake assist). Ele identifica a frenagem de emergência de acordo com a velocidade e a pressão do pé no pedal do freio que é controlada pelo ABS.



Possui também sistema de frenagem automática pós-colisão, o que significa isso: numa colisão, o carro tende após a batida continuar andando o que agrava muitas vezes as consequências do choque. Contribuem ainda para a boa segurança os freios a disco nas quatro rodas e o detector de fadiga, que avisa o motorista por sinais sonoro e luminoso quando detecta alteração no modo de dirigir.


Para sair de situações de baixa aderência o T-Cross aciona automaticamente o sistema EDS - bloqueio eletrônico de diferencial - que freia a roda sem tração, transferindo a força para as rodas com aderência. 



O conforto é outro importante item ao adquirir um automóvel e o T-Cross tem um excelente nível de conforto. Bancos espaçosos, tanto na frente quanto o da traseira, em couro a distância para as pernas é suficiente e a altura para acomodar passageiros mais altos também é generosa. 




Na traseira, há uma saída de ar condicionado e duas ligações de USB, além de cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os três ocupantes, apoio de braço central e em ambos os lugares do banco traseiro sistema Isofix para prender duas cadeiras de criança.





A parte superior do painel é em plástico. Coberto de material emborrachado não refletiria a luz intensa do sol e daria ao interior uma apresentação muito mais refinada, de acordo com o padrão do carro, que merecia nesta versão também o freio elétrico, ao invés da tradicional alavanca



O T-Cross está muito perto do Audi Q3 em conforto e desempenho. O fechamento das portas tem um som abafado como nos carros premium, o que reforça o bom acabamento do carro. 



Sobre o teto barras longitudinais entre o amplo teto solar panorâmico que abre até metade e tem uma parte fixa iluminando a traseira.


Tem dificuldade em estacionar, isso não é um problema no T-Cross. Ele estaciona sozinho tanto de frente quando de traseira. O sistema neste modelo avaliado é opcional.


Dirigibilidade
A boa visão que o carro oferece, graças à sua altura, torna a direção mais agradável e segura. Os instrumentos estão muito bem posicionados no painel e oferecem uma leitura rápida e eficaz. inclusive dos dados do computador de bordo: tempo de uso, desde a partida, consumo médio e momentâneo, quilometragem percorrida desde a partida, etc.



O volante multifuncional conta com controles de som, mudança de estação de rádio e comando de voz, controle automático de velocidade e, atrás, as aletas para troca de marchas. 




O T-Cross tem um belo painel digital de 10,25" semelhante ao do Audi A4  que permite escolher as telas que deseja visualizar como o computador de bordo, infotainment, telefone e dados do veículo. 



Além disso, o mapa de navegação pode ser projetado diretamente na tela, o que facilita a visualização e evita distrações.




O sistema de entretenimento Active Info Display e Discover Media com uma tela sensível ao toque, de 6,5", muito amigável e eficiente, oferece acesso direto ao Google Android Auto, Apple Car Play e MirrorLink, câmera de ré, através dele a um simples toque tem-se controle do rádio, mídias, nevegação e trânsito, telefone, configuração do veículo, ao app conect e som. 




Como os Audis, o T-Cross Highline traz de fábrica leitor de DVD instalado no porta-luvas. O sistema de som Beats do T-Cross é límpido e potente. Possui sete alto-falantes e um subwoofer de 300 watts RMS, no porta-malas. 



O painel central é decorado com cobertura plástica de cor clara, que casa com a maçaneta da fechadura e sobre ele um suporte fixo e regulável para o celular. Pelo padrão do carro e bom acabamento, o painel merecia ter uma cobertura de material emborrachado.  


Saídas e controle do ar condicionado digital, comando de star/stop, do estacionamento autônomo ficam também instalados no painel, ao lado do botão de acionamento do motor start/stop, que o isenta de abertura das portas com a chave Kessy, o que é feito por aproximação.



Externamente, o T-Cross tem um visual que chama a atenção pelas linhas bem definidas pelo design moderno. Na frente a ampla grade de refrigeração do radiador, decorada por uma barra cromada, os faróis decorados por uma linha de led de luz diurna e os de nevoeiro full LED, sobre outra barra cromada com a palavra T-Cross gravada formam um conjunto imponente e atraente, completado pelo longo capô



A lateral, de linhas simples, é enaltecida pelas rodas de 17" de liga leve, com um desenho fluído, e nota-se uma linha de cintura elevada e o carro vence os quebra-molas das mais diferentes alturas sem arrascar o fundo no chão, o que é uma vantagem para andar fora de estrada.


Na traseira sobressaiem as linhas bem vincadas e definidas da tampa do porta-malas, as lanternas ligadas por um filete de luz vermelha e as duas grandes saída de escapamento retangulares escapamento embutido no para-choques. Entre a placa de identificação do carro o emblema VW e o nome do modelo T-Cross.



O desempenho do T-Cross 250 TSI Highline, é de um carro potente graças a seu motor 1.4 TSI turbo Flex de 150 cavalos que gera 25,5 kgfm de torque, que o carro de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 198 km/h de velocidade máxima. 


O câmbio é o Tiptronic de seis marchas. Na estrada, dá exatamente para sentir o poder de aceleração deste SUV, a sua estabilidade e conforto. É um veículo com um isolamento e um som excelentes. E na cidade, se dirige no T-Cross com a maior tranquilidade, pela visibilidade e resposta de torque sempre  que necessário. 

O consumo deste T-Cross fica nos 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina e 7,7 e 9,3 km/l, respectivamente, com etanol, de acordo com medição do InMetro, o que para um carro de mais de uma tonelada de peso, 1.200 kg, se pode considerar um consumo Mmk. O carro tem 4, 199m de comprimento e 2,651m de entre-eixos.

Seu preço é de R$ 109.990 e a garantia é de três anos.


OUTRAS VERSÕES

T-Cross manual



200 TSI
116 cv (G) / 128 cv (E)
Manual de 6 velocidades
de 1.786,74 R$/mês2
ou R$ 84.990,001

T-Cross automático



200 TSI
116 cv (G) / 128 cv (E)
Automática de 6 velocidades
de 1.984,81 R$/mês2
ou R$ 94.490,001


T-Cross Confortline

200 TSI
116 cv (G) / 128 cv (E)
Automática de 6 velocidades
de 2.099,49 R$/mês2
ou R$ 99.990,001



4 portas
Airbag para motorista e passageiro com sistema de desativação para o passageiro
Airbags laterais nos bancos dianteiros e de cortina
Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros
Alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiros) t,nh
Antena no teto
Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3)
App-Connect
Ar-condicionado digital "Climatronic"
Assistente para partida em aclives/subidas ("Hill Hold Control")
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
Banco do motorista com ajuste lombar
Banco do passageiro dianteiro rebatível
Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
Bancos revestidos em couro
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central)
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
Colunas centrais com aplique em preto brilhante
Computador de bordo com display multifuncional Plus
Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
Descansa braço central com porta-objetos , saídas de ar e 2 tomadas USB para o banco traseiro
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
Detalhes internos em acabamento cromado
Direção elétrica
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
Faróis com função "Coming & Leaving home " com luz de condução diurna em LED na regiões dos fárois de neblina
Faróis de neblina com função "cornering Light" (luz de conversão estática)
Faróis duplos com máscara escurecida
Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
Frisos cromados na região inferior dos vidros laterais
Grade dianteira pintada na cor preta brilhante com detalhes cromados e moldura inferior cromada
Iluminação ambiente em LED
Iluminação interna na região dos pés
Iluminação no porta-malas
Indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post Collision Brake")
Lanternas traseiras em LED
Logotipo "TSI"
Luzes de leitura dianteiras e traseiras
Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
Manopla da alavanca de câmbio em couro
Manopla da alavanca do freio de estacionamento em couro
Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
Motor 1.4 TSI
Pacote cromo
Para-choque traseiro com apliques cromados na região inferior
Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
Parafusos das rodas com sistema anti-furto
Pedaleira esportiva com acabamento em alumínio
Piloto automático (controle automático de velocidade)
Pneus 205/55 R17 de baixa resistência a rolagem
Porta luvas refrigerado com iluminação
Porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço ("s.a.v.e.")
Rack de teto longitudinal em acabamento "Silver anodized"
Rodas de liga leve 17"
Sensores crepuscular e de chuva
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Sistema de alarme anti-furto com comando remoto
Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com tela de 6,5"
Sistema detector de Fadiga do motorista
Sistema KESSY - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
Sistema Start & Stop
Suporte para smartphone com entrada USB para carga
Tapetes adicionais em carpete (4)
Tomada 12V no console central e no compartimento de bagagens
Transmissão automática de 6 velocidades
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
Volante multifuncional revestido em couro com "shift paddles"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.