Fernando Calmon
Nº 1.082 — 30/1/20
LIVRE CONCORRÊNCIA
PARA
PLACAS PADRÃO
MERCOSUL
Um dos maiores imbróglios de todos os tempos envolvendo a
frota brasileira de veículos foi a implantação da nova PIV (Placa de Identificação
Veicular) no padrão Mercosul. O assunto remonta a 1994, mas só em 2014 os
quatro países fundadores do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – constataram
que as combinações alfanuméricas possíveis estavam se esgotando.
Nunca se entendeu muito bem como se criou aqui, décadas
atrás, combinação de três letras e quatro dígitos. Afinal são apenas 10 dígitos
e 26 letras (incluídas K, W e Y). Se houvesse a lógica combinação de quatro
letras e três dígitos, como é agora e em vários países, o problema não aconteceria
pois permite 450 milhões de combinações.
A frota brasileira circulante atual está
estimada em cerca de 45 milhões de veículos (incluídos caminhões e ônibus) e 15
milhões de motocicletas e motonetas (scooters).
Outros 40 milhões viraram sucata ou foram desmanchados.
Em 2016 os carros novos emplacados nos países de língua
espanhola começaram a implantar a nova PIV, mas apenas para veículos zero km e
assim se mantém até hoje. O Brasil quis acrescentar nomes de município e
brasões de Estados e cidades. Isso encareceria o preço porque em vez de uma
simples plaqueta, o proprietário seria obrigado a trocar a placa inteira toda
vez que mudasse de cidade. Felizmente, essa aberração foi descartada. Só que
voltou, em parte...
Em 2018, com dois anos de atraso, o Rio de Janeiro começou
com o novo padrão Mercosul, seguido por outros dez Estados; a partir do dia 31
deste mês, todos os demais. Mas, ao se mudar de município a PIV antiga terá de ser
trocada. Porém isso ocorrerá apenas uma vez, enquanto na proposta anterior a cada
troca de município exigiria novo par de placas.
Outra polêmica se formou quando o Governo Federal, quase em
cima do prazo fatal, dispensou dois elementos de segurança das placas Mercosul:
ondas sinusoidais e efeito difrativo, que é o brilho no acabamento das letras e
números quando iluminados. O governo alegou que encareceriam o produto pelo pagamento
de direitos aos detentores da tecnologia.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Placas de
Identificação Veicular, que representa mais de 3.000 pequenas e médias empresas,
distribuiu no último dia 23 um comunicado assinado pelo seu presidente, Cláudio
Roberto Gaiewski Martins. Ele garante que “nenhuma empresa nacional pagou
royalties sobre os itens excluídos, que causariam sobrepreço nas placas
veiculares”.
“Com relação à prática de preços mais altos ao consumidor, especificações
previstas anteriormente não alteravam em nada o custo das placas veiculares. O
que se observou foi um aumento no custo final aos consumidores pela admissão de
diversos atravessadores na cadeia produtiva e de comercialização, com acréscimo
de até 350% do valor da placa quando sai da fábrica. Por esta razão a placa ora
implementada tornou-se muito mais cara que a do padrão Mercosul inicialmente
previsto”, a nota acrescenta.
Se, de fato, as novas especificações nada teriam
acrescentado aos custos anteriores, estes 350% podem cair rapidamente com a
livre concorrência que os governos estaduais estão obrigados a implantar.
ALTA RODA
MOTOR 1.4 turbo
de 150 cv e 25,5 kgfm garantem ao Polo GTS grande agilidade. Suspensões estão bem
acertadas e interior cuidado em detalhes. Eletrônica de bordo com itens
importados e caros, além do câmbio automático, ajudam a subir o preço para salgados
R$ 99.470 (com opcionais, R$ 103.440). Em geral, tais configurações representam
só 3% das vendas.
DEPOIS de quatro
anos, o Kia Rio estreia aqui por R$ 69.990 a 78.990. Motor 1,6 de 130 cv é o
mesmo do HB20, mas o “primo” mexicano é mais espaçoso internamente (um de seus
pontos altos), tem ótimo porta-malas de 325 litros e transmite sensação de
solidez. Todo o conjunto é silencioso, mas volante não regula a distância.
Acabamento é correto, porém simples.
NOVO Onix hatch
Premier impressiona pelos equipamentos oferecidos. De assistência ao estacionar
ao carregamento de celular por indução e roteador para internet. Depois de
ajustes no motor, após o caso do incêndio, resposta ao acelerador ficou
ligeiramente mais lenta. Ganhou espaço interno, mas tanque e porta-malas
diminuíram: 10 e 14 litros, respectivamente.
KBB, site
especializado em precificação de carros, apontou fato incomum no ranking de
depreciação de modelos com um ano de uso em 2019. Toyota Hilux foi o único a
valorizar: 0,55%. Depois, Peugeot 3008 (-1,49%) e VW Golf (-3,41%). Entre os mais
desvalorizados, dois fora de linha: Focus hatch (-28,1%) e Fiat Weekend
(-27,8%).
DELPHI, que acaba
de ser adquirida pela BorgWarner, anunciou para 2022 um novo sistema de injeção
direta para motores a gasolina com nada menos de 500 bares de pressão. É 100
vezes maior que na injeção indireta, ainda a mais comum na frota circulante
mundial. Maior vantagem: reduzir a praticamente zero a emissão de material
particulado.
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