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domingo, 30 de junho de 2024

Rafa Ferreira faz história como primeira mulher a vencer no BRB Fórmula 4 Brasil. Categoria-escola vive momento inédito com vitória feminina na Corrida 2; Matheus Comparatto venceu a primeira prova do dia no Velocitta


Rafa Ferreira conquistou marca inédita no Velocitta
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)


O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), testemunhou mais um marco significativo no BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA neste sábado (29/06). Rafaela Ferreira, da TMG Racing, tornou-se a primeira mulher a vencer na competição, escrevendo assim seu nome na história da categoria-escola. Além da vitória de Rafa na Corrida 2, o dia também viu Matheus Comparatto triunfando na Corrida 1 que abriu a terceira etapa do campeonato.

A primeira prova do dia contou com disputa intensa entre Comparatto, representante da Oakberry Bassani F4, e Arthur Pavie, da TMG. Os dois protagonizaram um duelo estratégico que culminou na vitória de Comparatto, mantendo sua posição como líder do campeonato.



Na segunda corrida, Rafa Ferreira teve sua redenção. A catarinense de 19 anos largou do final do grid na primeira corrida e ainda enfrentou uma punição com drive-through. Com a inversão dos oito primeiros colocados no grid da prova anterior para a Corrida 2, Rafa partiu da pole position e aproveitou a oportunidade para fazer história.

“A sensação é de dever cumprido. Tudo o que aconteceu na primeira corrida, influenciou nesta segunda. Então largamos bem, defendemos a posição e fizemos uma boa relargada após o safety car. Foi muito bom! Na última volta, a missão era levar o carro até a linha de chegada, sem forçar. Eu dedico essa vitória principalmente aos meus pais, que fazem parte disso tudo”, disse Rafa, que na etapa anterior, em Interlagos, conquistou sua primeira pole no F-4 Brasil.

Movimentação cautelosa
A Corrida 1 teve seu início muito disputado, chegando a ter quatro pilotos lado a lado na primeira curva. Os pilotos revezaram posições ao longo das três primeiras voltas. Comparatto e Pavie conseguiram distanciar um pouco do pelotão principal e começaram um jogo de administração de distância que duraria até o final da corrida.

Um dos momentos mais marcantes foi a disputa entre Lucca Zucchini e Alvaro Cho. O piloto da TMG Racing, que vinha escalando o grid para recuperar as posições perdidas, disputava com o piloto da Cavaleiro pela quinta posição quando viu Zucchini rodar na pista. A situação levou Cho a passar reto pela grama. Ambos os pilotos conseguiram retomar a prova.

A disputa também esquentou entre Cho e Gino Trappa, da Oakberry Bassani, pela quarta colocação. Assim como Ethan Nobels chegou em Pavie para tentar tomar a vice-liderança na reta final. Cho e Pavie saíram vitoriosos em seus duelos.
Com pouco menos de cinco minutos para o fim, Comparatto abriu vantagem relevante sobre Pavie para garantir a vitória, sua terceira na temporada. Nobels cruzou a linha de chegada em terceiro.

Marca histórica e recuperações impressionantes - Na pole, Rafa Ferreira fez uma largada sólida e conseguiu resistir à pressão exercida por seu companheiro de equipe, Alvaro Cho, além de se defender das investidas dos pilotos da Cavaleiro Sports, Rogério Grotta e Lucca Zucchini, que vinham colados nos líderes nos primeiros momentos da corrida.

O ponto de virada para Rafa ocorreu com a entrada do safety car, provocada por um incidente entre Gui Favarete e Cecília Rabelo (Oakberry Bassani F4). Na tentativa de recuperar posições perdidas, o piloto do carro #30 da TMG acabou colidindo com Cecília, resultando no abandono de ambos e na necessidade de acionar o safety car.

Após a relargada, Rafa manteve sua vantagem sobre Cho e levou o carro até a bandeira quadriculada sem dificuldades, tornando-se a primeira mulher a vencer no F-4 Brasil. Gino Trappa e Arthur Pavie também demonstraram talento e paciência ao escalarem o grid, finalizando a prova em quinto e sexto lugares, respectivamente. 

O pódio foi completado por Alvaro Cho e Ethan Nobels.
O BRB Fórmula 4 Brasil encerra sua programação no Velocitta neste domingo, com a terceira e última corrida do dia. A largada está prevista para 8h55, com o grid definido pela melhor volta da classificação realizada na sexta-feira. Desta forma, Alvaro Cho vai puxar a fila na manhã deste domingo em Mogi Guaçu.

BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 3, Velocitta
Corrida 1, Top-10



1º - Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani F4), 22 voltas em 32min13s636
2º - Arthur Pavie #88 (TMG Racing), a 2s074
3º - Ethan Nobels #12 (Cavaleiro Sports), a 2s787
4º - Gino Trappa #48 (Oakberry Bassani F4), a 26s747
5º - Guilherme Favarete #30 (TMG Racing), a 30s476
6º - Alvaro Cho #21 (TMG Racing), a 30s826
7º - Lucca Zucchini #9 (Cavaleiro Sports), a 34s018
8º - Rafaela Ferreira #18 (TMG Racing), a 45s752
9º - Rogério Grotta #7 (Cavaleiro Sports), a 47s429
10º - Cecília Rabelo #98 (Oakberry Bassani F4), a 48s430

Corrida 2, Top-9
1º - Rafaela Ferreira #18 (TMG Racing), 14 voltas em 22min33s858
2º - Alvaro Cho #21 (TMG Racing), a 3s257
3º - Ethan Nobels #12 (Cavaleiro Sports), a 4s230
4º - Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani F4), a 5s775
5º - Gino Trappa #48 (Oakberry Bassani F4), a 6s619
6º - Arthur Pavie #88 (TMG Racing), a 6s759
7º - Lucca Zucchini #9 (Cavaleiro Sports), a 14s473
8º - Pepê Souza #27 (Cavaleiro Sports), a 18s042
9º - Rogério Grotta #7 (Cavaleiro Sports), a 19s436

Não completaram:
Cecília Rabelo #98 (Oakberry Bassani F4)
Guilherme Favarete #30 (TMG Racing)
Ciro Sobral (TMG Racing) - não largou

Top-10 do campeonato após a Corrida 2
1º - Matheus Comparatto, 121 pontos
2º - Ethan Nobels, 85
3º - Rafaela Ferreira, 77
4º - Gino Trappa, 67
5º - Alvaro Cho, 66
6º - Rogério Grotta, 53
7º - Lucca Zucchini, 50
8º - Ciro Sobral, 46
9º - Filippo Fiorentino, 33
10º - Cecília Rabelo, 30

Programação no Velocitta
Domingo, 30 de junho
08h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
10h50 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
11h40 – Visitação aos Boxes
14h00 – Stock Car Pro Series – Corrida principal – etapa 5 – GP Toyota 100 (50 minutos + 1 volta)

sábado, 29 de junho de 2024

BYD King chega a todo o Brasil com ações de lançamentos regionais na rede de concessionárias. O sedã híbrido plug-in mais vendido do mundo está sendo oficialmente apresentado nas concessionárias oficiais e no sábado, 29, acontece o King Day com condições exclusivas


 

A BYD está promovendo ações de lançamento regional do BYD King DM-i, o sedã híbrido plug-in mais vendido do mundo, em diversas praças pelo Brasil. O modelo começou a ser apresentado nas concessionárias oficiais da marca desde o início da semana, em cidades como Vila Velha (ES), Goiânia (GO), Botafogo, Barra, São Conrado, Nova Iguaçu, Niterói, Jacarepagua e São João de Meriti (RJ) e região de São Paulo como Sorocaba, Campinas, Indaiatuba, Limeira, Americana, Ribeirão Preto, Valinhos e Jundiaí.

 

São Paulo

Na capital, o BYD King chegou nas concessionárias Grupo Dealers, Original Guarulhos, Mclarty, HBW, Osten, Dahruj (Ceasa e Ipiranga) e De Nigris (São Paulo e Santo André).

 

Na sexta-feira, 28, a marca apresentarou o BYD King em Belo Horizonte, no evento especial de inauguração da concessionária da Vitória Motors na região da Pampulha. A BYD também apresentará o sedã King nas concessionárias oficiais da marca em Florianópolis e Itajaí (SC), Curitiba, Londrina e Maringa (PR), Mogi das Cruzes (SP), Patamares (BA) e Caruaru (PE).

 

Já no sábado, 29, os consumidores podem ver com os próprios olhos os motivos de o BYD King estar pronto para assumir a dianteira do mercado, com o modelo em exposição nas concessionárias de Brasília (DF), São José do Rio Preto, São José dos Campos e Bauru (SP), Campo Grande e Rio Verde (MS), Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Aparecida de Goiânia (GO), Piedade e Recife (PE), Retiro (BA), São Luis (MA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Porto Alegre e Novo Hamburgo (RS) e Cuiabá (MT).

 

KING DAY: CONDIÇÕES EXCLUSIVAS PARA O LANÇAMENTO DO SEDÃ

A BYD promoverá a campanha nacional KING DAY no sábado, 29 de junho, em toda a rede de concessionárias. A condição válida na compra efetivada dos modelos BYD KING GL e BYD KING GS, 0 km, 2024/2025 dará direito a obtenção de bônus no valor de até R$ 6.000,00 (seis mil reais), carregador portátil grátis e taxa 0,99%
 

SOBRE O BYD KING

O recente lançamento da BYD chegou para reinar no mercado nacional: BYD King, o sedã híbrido plug-in mais tecnológico e bem equipado do mercado, com um design exclusivo e a tecnologia revolucionária DM-i. Em duas versões, BYD King GL e BYD King GS, o sedã conta com o sistema revolucionário que combina um motor de alta eficiência de 1.5L a gasolina e um motor elétrico de última geração.


O BYD King está disponível no mercado brasileiro nas cores Branco, Cinza e Preto, com interior Preto e Cinza. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem**. O preço público (PPS) do BYD King é R$ 175.800 na versão GL e de R$ 187.800 na versão GS.

*Autonomia na medição NEDC. Segundo dados do PBEV (Inmetro) a autonomia no modo elétrico é de 80km**Consulte todos os detalhes das garantias no manual do proprietário 

Assinatura de Carros: A Tendência que Ganha Força em 2024


A indústria automotiva continua a evoluir rapidamente, e a assinatura de carros se consolida como uma alternativa atrativa para quem busca mobilidade sem os entraves da propriedade tradicional. A byecar, a principal plataforma de assinatura de carros no Brasil, apresenta as principais tendências, mostrando por que assinar um carro pode ser a melhor escolha em 2024.

Adesão aos Veículos Elétricos: O aumento da consciência ambiental e os avanços na tecnologia de baterias estão tornando os veículos elétricos cada vez mais populares. Em 2024, os planos de assinatura já possibilitam veículos elétricos modernos, proporcionando uma opção ecológica e econômica para os assinantes.

Conectividade Avançada: Os carros modernos estão mais conectados do que nunca. Em 2024, os veículos disponíveis para assinatura já estão equipados com as mais recentes inovações tecnológicas, como sistemas de infoentretenimento avançados e assistência ao motorista, tornando a experiência de condução mais segura e agradável.

Variedade e Flexibilidade: Os consumidores de hoje querem mais opções e flexibilidade. O mercado oferece planos personalizados que vão desde 1.000 km a 3.000 km por mês e opções de 12 a 48 meses. Com uma vasta seleção de modelos e marcas, os assinantes podem escolher o veículo que melhor se adapta às suas necessidades.

Transparência nos Custos: A assinatura de carros proporciona uma visão clara e preditiva dos custos, incluindo manutenção, seguro e documentação. Sem surpresas desagradáveis, os consumidores podem planejar suas finanças com maior segurança e tranquilidade.

Desafios no Mercado de Veículos Novos: Os preços dos veículos novos continuam a subir, influenciados por fatores como custos de produção, flutuações cambiais e regulamentações ambientais. Esses aumentos tornam a compra de um carro novo uma opção menos atraente, reforçando a vantagem dos modelos de assinatura.

Vale a Pena Assinar um Carro em 2024?

Com os altos custos de aquisição e manutenção de veículos novos, a assinatura de carros emerge como uma solução prática e econômica. Essa modalidade permite acesso a veículos modernos sem a preocupação com a desvalorização e outros encargos típicos da propriedade.

Milton Walsinir, CEO da byecar, mais plataforma de carros por assinatura do Brasil, comenta: "A assinatura de carros está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Em 2023, vimos uma mudança significativa na percepção dos consumidores, que em 2024 também já enxergam os benefícios de pagar uma mensalidade em vez de financiar um carro. Com as locadoras se adaptando para atender melhor nossos clientes e a crescente popularidade dos veículos elétricos e híbridos, a assinatura se torna uma opção cada vez mais atrativa."


AVIAÇÃO EM PAUTA // RPAS tático SIRTAP da Airbus alcança Revisão Crítica de Desenho // Azul terá nova rota com voos diretos entre Belo Horizonte e Manaus a partir de agosto // Azul Viagens anuncia aumento de 84% no número de voos para Maceió na alta temporada // American Airlines lança um novo voo do aeroporto JFK para Tokyo Haneda // CCR Aeroportos inaugura novo desembarque no Aeroporto de Uruguaiana // Turkish Airlines promove voos a partir de US$ 360 + taxas para viajar acompanhado // Qatar Airways celebra premiação de "Companhia Aérea do Ano" com preços especiais em passagens

O SIRTAP, sistema aéreo remotamente tripulado tático de alta performance (RPAS), alcançou a Revisão Crítica de Desenho (CDR), um marco técnico que define a arquitetura de sistema e o design final do veículo aéreo não tripulado (VANT)

O principal objetivo do CDR é garantir que o nível de maturidade do design esteja pronto para iniciar o processo de fabricação e esteja alinhado com os requisitos do cliente. Entre as diferentes áreas analisadas, o alinhamento entre os recursos de fabricação e os princípios de projeto foi avaliado, a maturidade dos sistemas, subsistemas e equipamentos foi assegurada, assim como as atividades seguintes no processo de validação e verificação que levarão à certificação do sistema até o final de 2026.

 

Esse importante marco do programa foi assinado pelo Ministério da Defesa da Espanha, cliente de lançamento do SIRTAP, que, em novembro de 2023, encomendou nove sistemas, cada um composto por três veículos aéreos não tripulados e uma estação de controle terrestre.

 

A fabricação dos primeiros componentes do protótipo do SIRTAP foi iniciada com um número significativo de fornecedores espanhóis envolvidos, além de outros localizados em diferentes países do mundo. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2025 e abrirá caminho para a primeira entrega no primeiro semestre de 2027.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Daniel Serra é oitavo vencedor de 2024 em ‘sextou’ da Stock Car no Velocitta. Corrida principal suspensa da segunda etapa do campeonato foi realizada na tarde desta sexta-feira em Mogi Guaçu e teve o tricampeão ‘desencantando’ para subir ao topo do pódio pela primeira vez no ano após grande embate com Felipe Baptista



Daniel Serra (#29) e Felipe Baptista foram os protagonistas da corrida
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)


Valeu a pena esperar. A segunda etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series teve um grande desfecho. Nesta sexta-feira (28), o Autódromo Velocitta foi o palco da corrida principal da rodada, que seria realizada em 24 de março, mas foi suspensa em virtude das fortes chuvas no interior paulista. 

E foi uma disputa empolgante, com várias batalhas na pista e que teve como ponto alto o duelo de gerações envolvendo Daniel Serra (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC), de 40 anos, e Felipe Baptista (Toyota Corolla da Crown Racing), de 21. 
No fim, o tricampeão da Stock Car levou a melhor e conquistou sua 25ª vitória na categoria e a primeira em 2024, tornando-se assim o oitavo vencedor diferente em oito provas disputadas até agora no campeonato.

A vitória de Serrinha veio pouco mais de um mês depois de o piloto enfrentar um duro revés ao abandonar em Cascavel a três minutos de um triunfo que parecia certo. A conquista levou Rosinei Campos, o ‘Meinha’, chefe de equipe da Eurofarma-RC, às lágrimas no Velocitta.

Detalhe da largada da prova que fechou a segunda etapa da temporada 2024
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)


Felipe Baptista confirmou o segundo lugar na prova, enquanto Ricardo Maurício consolidou uma grande sexta-feira para a Eurofarma-RC em Mogi Guaçu. Agora, Ricardinho soma 91 pódios na categoria, empatando com Paulo Gomes como o segundo colocado absoluto na estatística na Stock Car Pro. 

Ricardo Zonta (RCM Motorsport) cruzou a linha de chegada na quarta colocação, em resultado muito importante para o campeonato, e Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time) fechou no top-5 depois de ter largado em décimo. 

Bruno Baptista (RCM) foi o sexto, com Rubens Barrichello (Mobil Ale) em sétimo e Cacá Bueno (KTF Sports) em oitavo. Felipe Fraga (Blau Motorsport) e Gianluca Petecof (Full Time Sports) fecharam a relação dos dez primeiros.

Daniel ressaltou o esforço que teve para vencer a batalha com Felipe e enfim triunfar em 2024 na Stock Car. "Estou muito feliz. Na última etapa, lá em Cascavel, a gente perdeu a vitória quando faltavam três voltas, e deu tudo certo aqui. 

De novo, tivemos um carro muito rápido. Tivemos de andar num ritmo muito forte durante toda a corrida, não tivemos tranquilidade em momento algum. Feliz pela vitória e por ter marcado muitos pontos para o campeonato", declarou o piloto, que somou 80 tentos apenas nesta sexta-feira.

Com os resultados consolidados da segunda etapa, a temporada 2024 tem um novo líder: Ricardo Zonta comanda a tabela e soma 369 pontos, enquanto Felipe Baptista subiu para segundo, com 346. A quebra sofrida na prova desta sexta-feira fez Rafael Suzuki cair para o terceiro lugar, parando nos 323 pontos. 

Júlio Campos e Felipe Massa vêm em quarto e quinto, respectivamente, com 295 e 291. Bruno Baptista tem 288 e é o sexto, seguido por Ricardo Maurício, com 282. Dudu Barrichello segue no top-10, em oitavo, com 273. Gabriel Casagrande é o nono, com 291 e Enzo Elias, o décimo, com 253.

"Não tivemos tranquilidade", detalhou Daniel Serra após vitória no Velocitta
(Magnus Torquato/Stock Car)


Como foi a corrida
Pole position, Serra se defendeu de Felipe Baptista desde a largada e manteve a liderança, mas com o jovem da Crown Racing no seu encalço. Ricardo Maurício e Rubens Barrichello permaneceram nas posições de largada, terceiro e quarto, enquanto Ricardo Zonta passou Rafael Suzuki e subiu para quinto. Mais atrás, a primeira volta reservou várias disputas que movimentaram praticamente todo o grid.

O duelo de gerações que foi a luta pelo primeiro lugar teve muita estratégia, com Serra e Felipe Baptista acionando o push to pass praticamente ao mesmo tempo. Os dois abriram do restante do pelotão e protagonizaram uma batalha empolgante.

Ainda no começo de prova, o então líder do campeonato, Rafael Suzuki, teve de lidar com uma quebra após quatro voltas completadas. A direção de prova teve de acionar o safety-car para remover o carro do piloto.

A relargada, na sétima volta, coincidiu com a abertura da janela para o pit-stop obrigatório, no qual cada piloto teria de trocar ao menos dois pneus. Antes da ida aos boxes, Serra teve trabalho para se manter à frente de Felipe Baptista, mas sustentou o primeiro lugar. Pouco depois, Felipe escapou da pista, Ricardo Maurício passou e avançou para segundo.

Baptista recuperou a posição em cima de Ricardinho depois do trabalho da Crown Racing no pit-stop após a volta 14. No giro seguinte, foi a vez de o líder Daniel Serra fazer a parada nos boxes. O tricampeão voltou à frente, mas com Felipe extremamente próximo. 

A prova reservava outras batalhas interessantes, como a que envolveu Gaetano Di Mauro, Gianluca Petecof e Arthur Leist, mas a disputa arrefeceu quando o safety-car foi acionado para remover o carro de Lucas Kohl, o que juntou novamente todo o grid.

Serrinha voltou a largar bem, mas novamente teve Baptista no seu encalço. Ricardo Maurício continuou em terceiro. Quem se destacou na parte final da prova foi Dudu Barrichello, que largou de décimo e subiu para quinto lugar, andando bem perto de Ricardo Zonta, enquanto Bruno Baptista era o sexto e Rubens Barrichello, o sétimo, em cenário que se cristalizou com a bandeirada final.

Ao fim de quase 52 minutos e 31 voltas completadas, Daniel Serra comemorou a vitória no Velocitta, colecionando assim 25 troféus de vencedor apenas na Stock Car Pro Series. Agora, as fabricantes estão empatadas no campeonato, com Chevrolet e Toyota colecionado quatro triunfos cada em 2024.

Ricardo Zonta (#10) assume a liderança do campeonato com o desfecho da etapa
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)


Fim de semana de velocidade
Em agenda que traz também as disputas das etapas na Stock Series e no BRB Fórmula 4 Brasil, o sábado de Stock Car Pro também compreende um cronograma intenso com o treino livre 2 às 8h25; a sessão classificatória para definir os dois grids de largada da etapa 5, a partir de 11h; e fecha com a largada prova sprint às 16h. A rodada do Velocitta será encerrada na tarde do domingo com o GP Toyota 100, às 14h.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.


Stock Car Pro Series, temporada 2024



Autódromo Velocitta, etapa 2, corrida principal, resultado final
1º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 31 voltas em 51min58s634
2º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 0s885
3º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 2s033
4º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 9s228
5º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 13s543
6º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 14s524
7º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 15s383
8º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 15s974
9º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 17s440
10º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 22s189
11º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 22s775
12º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 24s534
13º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 25s001
14º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 25s518
15º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 25s721
16º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 27s586
17º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 27s848
18º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 29s469
19º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 30s480
20º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 32s668
21º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 33s249
22º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 33s943
23º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 36s426
24º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 43s943
25º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 1 volta

Não terminaram
Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 14 voltas
Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 21 voltas
Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 23 voltas

Classificação do campeonato após quatro etapas (top-10)*
1º - Ricardo Zonta, 369 pontos
2º - Felipe Baptista, 346
3º - Rafael Suzuki, 323
4º - Julio Campos, 295
5º - Felipe Massa, 291
6º - Bruno Baptista, 288
7º - Ricardo Maurício, 282
8º - Dudu Barrichello, 273
9º - Gabriel Casagrande, 261
10º - Enzo Elias, 253
*pontuação extraoficial

Programação no Velocitta

Sábado, 29 de junho
07h50 – Stock Series – Treino Livre 3
08h25 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
10h05 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
11h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
12h00 – Stock Series – Classificação
12h20 – Visitação aos Boxes
13h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
14h45 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
16h00 – Stock Car Pro Series – Corrida sprint – etapa 5 (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 30 de junho

08h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
10h50 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
11h40 – Visitação aos Boxes
14h00 – Stock Car Pro Series – Corrida principal – etapa 5 – GP Toyota 100 (50 minutos + 1 volta)

Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
29 e 30/06 – 5ª etapa, Velocitta (SP)
27 e 28/07 – 6ª etapa, Goiânia (GO) - Próxima etapa
17 e 18/08 – 7ª etapa, Belo Horizonte (MG)
07 e 08/09 – 8ª etapa, Velopark (RS)
05 e 06/10 – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina
25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
23 e 24/11 – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)
14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP)

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.307 — 28/6/2024

 


Rede de recarga agrava obstáculos

ao crescimento de carros elétricos

 

O problema é universal e não tem sido valorizado como deveria não só no Brasil como nos países de maior grau de desenvolvimento econômico, onde há maior poder aquisitivo e, portanto, a maior frota de veículos elétricos. Um alerta neste sentido acaba de ganhar força por meio de uma informação da Acea (Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis, em francês).

“A União Europeia precisa instalar quase oito vezes mais pontos de recarga de veículos elétricos por ano do que em 2023 para atender à demanda prevista. Estamos muito preocupados com o fato de que a implantação da infraestrutura não acompanhou o ritmo das vendas de carros elétricos a bateria nos últimos anos. Essa 'lacuna de infraestrutura' corre o risco de aumentar em um grau muito maior do que as estimativas da Comissão Europeia."

Outro problema é que apenas um em cada oito carregadores na Europa são de carga rápida, o que atrapalha viagens por estradas.

Nos EUA o cenário se repete. A proporção ideal, segundo o Ministério de Energia do país, é uma porta de carregamento para cada 25 veículos elétricos. Mas isso depende da composição da malha rodoviária de cada país. Alguns estudos apontam que deve haver um carregador para cada 10 veículos. O governo americano pretende ver instalados 500.000 carregadores até 2030, ou seja, cerca de 200 por dia. Mas até agora o ritmo está muito abaixo do esperado.

No Brasil, os números são pouco precisos porque há conflito de informações. Como nos EUA, a concentração de carregadores está nas cidades, quando já deveria ter avançado nas estradas.

Outro percalço começa a atingir veículos elétricos. Teve início na Nova Zelândia e agora em um estado no Canadá. Ambos passaram a taxar carros elétricos pelo uso de estrada e ruas, pois não utilizam combustíveis e, portanto, não pagam impostos que os governos precisam para manutenção. Há tempos antecipei nessa coluna que isso iria acontecer, pois os governos dependem dessas e outras receitas.

Aqui no Brasil o preço do kW.h nos postos de carregamento começou a subir, antes mesmo de o governo aumentar os impostos. E agora há uma proposta do Governo Federal para elétricos também pagarem o “imposto do pecado” sobre automóveis por sua pegada de carbono. Neste caso pela mineração dos metais e produção das baterias. Esse imposto tornaria todos os carros mais caros, mas ainda não foi aprovado.


Ainda mais rápido: Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid

Primeiro modelo SUV de um fabricante de carros esporte, o Cayenne nasceu há 22 anos e foi responsável pela Porsche recuperar seu fôlego financeiro. O modelo teve uma versão híbrida em paralelo ainda em 2010, quando esta solução estava muito pouco difundida. Agora a linha inclui nada menos de 11 versões, somando as carrocerias SUV e SUV cupê, com preços entre R$ 770.000 e R$ 1.410.000, das quais cinco são híbridas plugáveis e as demais com motores a combustão V-6 e V-8.

O visual da linha 2025 mudou pouco, mas dá para reconhecer modificações nos faróis, grade e lanternas, novas rodas, além de lanternas traseiras e nova tampa do porta-malas de 539 litros. Não tem estepe, mas a fábrica fornece um sob pedido protegido por uma capa. No interior, mudanças na alavanca de câmbio que saiu do console para o painel totalmente novo de ponta a ponta, além de um novo botão de partida acionado pela mão esquerda como todo Porsche. Carregamento do celular por indução recebeu refrigeração. Há um senão: regulagem de distância do volante não é elétrica. Acabamento de alto nível, padrão da marca.

Coube-me a versão Turbo E-Hybrid na viagem de teste entre São Paulo e Itu (SP). O renovado V-8 biturbo, 4-litros, 599 cv e o motor elétrico de 176 cv entregam a potência combinada de 739 cv e torque combinado de incríveis 96,6 kgf·m. Mais surpreendente é aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos para um carro de tração integral sob demanda e massa em ordem de marcha de impressionantes 2.490 kg.

O Cayenne apresentou-se sempre sob controle total, direção bastante precisa, equilíbrio surpreendente em curvas (comportamento neutro a levemente subesterçante quando muito exigido) e freios de grande potência típicos da marca. Nem parece tratar-se de um carro com quase 2,5 toneladas.

 

BYD King para fazer frente ao Corolla

Primeiro híbrido plugável em tomada da categoria dos médios-compactos, King chega com força ao mercado. Sedãs deste porte estão em declínio pelo forte avanço dos SUVs. O principal concorrente e atual líder do segmento, Corolla híbrido, não é plugável.

O King tem distância entre eixos de 2.718 mm quase a mesma do modelo japonês (2.700 mm), mas a diferença no comprimento é marcante: 4.780 mm contra 4.630 mm. Também é mais largo (1.837 mm) e mais alto (1.495 mm), porém ainda assim perde no porta-malas: 450 L contra 470 L. Diferença pequena, mas desvantajosa pois dispensou o estepe e o Corolla, não.

Interior inclui materiais de boa qualidade e tela giratória de 12,8 pol. que, no fundo, não faz diferença. Pode espelhar (com fio) Android Auto e Apple CarPlay. Para cortar preço, a BYD dispensou itens de segurança como frenagem autônoma de emergência e alertas de pontos cegos, entre outros, presentes no Corolla.

O modelo chinês combina motor 1,5 L aspirado de 110 cv com um elétrico de 180 cv, 32,2 kgf·m na versão GL e 197 cv, 33,1 kgf·m na GS. Potência somada de 209 cv e 235 cv, respectivamente. Acelerações de 0 a 100 km/h em 7,9 s e 7,3 s bem melhores que o Corolla. Alcance de 80 km (ciclo Inmetro) no modo elétrico e no total 806 quilômetros na cidade e 720 quilômetros na estrada.

Avaliação no estacionamento de shopping center foi muito limitada. Apenas deu para sentir posição de dirigir e comportamento em curvas de baixa velocidade muito bons.

Preço também atrai: R$ 175.800 (GL) e R$ 187.800 (GS).


Nissan adiciona retoques no Sentra 2025

Vindo do México sem imposto de importação, Sentra mudou pouco para enfrentar a forte concorrência do Corolla e agora do King. As principais alterações estéticas são sutis: grade e para-choque atualizados, mas perdeu faróis de neblina. A Nissan melhorou os itens de segurança ativa na versão de entrada ao agregar alertas de mudança de faixa, de tráfego traseiro transversal, troca automática de facho dos faróis e monitoramento de ponto cego. O sistema de alerta de colisão detecta carros e motos, mas não pedestres.

No interior a tela multimídia continua com dimensões acanhadas (8 pol.), conexão apenas com fio e sem carregador de celular por indução. Ainda não foi desta vez que a Nissan abandonou o acionamento por pedal do freio de estacionamento, algo bastante datado. Já o nível de acabamento é muito bom. Porta-malas de 466 litros, praticamente o mesmo volume do Corolla. Outro empate no espaço interno: distância entre eixos quase coincidente (ínfimos 7 mm maior).

Numa rápida viagem de avaliação, nada mudou no desempenho. Motor a gasolina de 1.997 cm³, 151 cv e 20 kgf·m é nitidamente mais fraco que o flex do Corolla de mesma cilindrada. Câmbio automático CVT tem oito marchas e há quatro modos de condução. Destaques: conforto dos bancos e câmera com visão de 360 graus.

Preços: R$ 156.390 a R$ 176.690.

 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Pietra Pavarotti e Fernando Gusen assumem Comunicação do FESTURIS Gramado e Connetion Terroirs do Brasil


Fernando Gusen e Pietra Pavarotti

Pensando em estreitar o relacionamento com a Imprensa gaúcha e nacional, a Rossi e Zorzanello Feiras e Eventos está investindo na ampliação do seu setor de Comunicação e traçando estratégias para expandir a interlocução com veículos, jornalistas e influencers.

Nesta semana, a empresa apresenta a dupla responsável pela Comunicação dos seus principais eventos, o Connection Terroirs do Brasil e o Festuris - Feira Internacional de Turismo, Pietra Pavarotti e Fernando Gusen. Eles estarão à frente da produção de conteúdo e do atendimento aos profissionais.

Pietra atua na equipe há mais de um ano e conhece bem os dois eventos, pois já participou da comunicação nas edições anteriores em 2023. Acadêmica de jornalismo, ela está sempre atenta às novidades que possam impulsionar a visibilidade do Festuris e do Connection. Natural no Norte do país, está no Sul há três anos e, antes de chegar a Gramado, esteve em Passo Fundo atuando na Redação do portal Cidade Online.

Fernando está chegando agora ao time e traz consigo mais de 24 anos de atividades na imprensa regional. Começou sua caminhada na extinta Rádio Excelsior de Gramado, onde trabalhou por seis anos (2000/2006), e dali optou por cursar jornalismo.

Em 2004, passou a integrar a equipe do Grupo Integração de Jornais, onde permaneceu por 20 anos. No começo foi repórter do Jornal Integração Hortênsias em Canela e Gramado. Em 2009, participou da implantação do Jornal Integração no Vale do Paranhana (Três Coroas, Igrejinha, Taquara e Parobé) e atuou nesta região como repórter, colunista e editor-chefe. Mais tarde, em 2013, foi para Caxias do Sul para compor o time do jornal diário Folha de Caxias até 2017, sendo, também, redator e editor-chefe. Entre 2017 e 2024, liderou a equipe de reportagem do Integração Hortênsias.

Além de Pietra e Fernando, a equipe de Comunicação é composta por Cibele Marcon (Gerente), Anicole Schons (Social Mídia), Moisés Castilhos (Brand Designer e Diagramação), Abimael Rodriguez (Comercial) e Ilton Muller (Editor Revista Festuris) 

CONNECTION TERROIRS DO BRASIL - É a maior vitrine brasileira de promoção dos produtos de origem. O evento ocorre no centro de Gramado/RS e dedica sua programação para o compartilhamento de conteúdo, exposições, circuito gastronômico, troca de experiências, networking de negócios e acesso a produtos com Indicação Geográfica de diversas regiões do país. O evento ocorre de 28 a 31 de agosto. Mais informações e ingressos no site: https://www.connectionexperience.com.br/

FESTURIS GRAMADO - O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023 teve, 2700 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 327 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro. Mais informações e credenciamento no site: https://www.festurisgramado.com/

Crédito das fotos: Rossi e Zorzanello/Divulgação

AVIAÇÃO EM PAUTA // Segurança na aviação depende de protocolos // Azul anuncia 3º voo para Canoas // Vai viajar de avião com a família? Veja cinco dicas para garantir um passeio tranquilo e seguro nas férias



Segurança na aviação depende de protocolos, profissionais qualificados e infraestrutura moderna, explicam especialistas

Entre as funções que respondem pela eficiência e integridade das operações aeroportuárias, temos o Serviço de Informações Aeronáuticas, especialidade que administra e define estratégias operacionais, com base em conjunto de normas e procedimentos que são adotados em mais de 190 países no mundo

Só no ano passado, segundo dados do Airports Council International World (ACI World) ou Conselho Internacional de Aeroportos, mais de 8,6 bilhões de pessoas viajaram de avião mundo afora durante o ano de 2023, ou seja, mais de 23,5 milhões de passageiros transportados diariamente em todo o planeta por via aérea. Só o Brasil registrou uma movimentação de 112,6 milhões de passageiros em todo o ano passado.

E esse enorme contingente de pessoas que cortam os céus do mundo todos os dias são transportadas dentro de práticas e métodos padronizados, que proporcionam um padrão de excelência ao Serviço de Informações Aeronáuticas ou simplesmente AIS (sigla em inglês para Aeronautical Information Service). 

Mais de 190 países são signatários deste conjunto de normas e procedimentos da aviação, aprovados durante a Convenção de Chicago, em 1953. Dentro desse campo da aeronáutica, civil ou militar, temos o especialista em informações aeronáuticas, profissional que é o primeiro contato do piloto em terra para orientações das operações de pouso e decolagem.

Outra função de vital importância para as operações aéreas é do controlador de tráfego aéreo. Trata-se de um profissional que participa ativamente da vigilância do espaço aéreo, sendo que no âmbito militar, ele controla as missões da defesa aérea do país; na aviação civil atua na coordenação do tráfego dos aviões comerciais em geral. 

Ex-funcionário de carreira da Infraero e tendo atuado como superintendente e gestor de segurança em grandes aeroportos no Brasil, João Marcos Coelho Soares, atual gestor Operacional e Segurança do Antares Polo Aeronáutico, explica a diferença entre os AIS e o operador de tráfego aéreo, duas funções na aviação que são decisivas na garantia da segurança dos voos.

“O especialista em informações aeronáuticas trabalha numa sala específica nos grandes aeroportos e também em bases aéreas militares, e diferente do que muitos possam pensar, essa é uma função diferente do chamado controlador de tráfego aéreo, que opera sistemas de radiocomunicação para orientar tráfego de aeronaves, tanto em solo como as que estão em voo. Já o especialista em informações aeronáuticas, ele trabalha informações mais complexas que subsidiam, não só as operações das aeronaves, mas também todo o seu plano de voo”, explica.

Alta qualificação
Segundo definição que consta no site da Forças Aéreas Brasileiras, a FAB, as principais atribuições dos AIS são coletar, selecionar, compilar e atualizar dados em publicações oficiais da Aeronáutica, além de preparar boletins prévios e planos de voo. Também faz parte do trabalho desse especialista, propor as correções necessárias, de modo a garantir a regularidade, a eficiência e a segurança.  

“O especialista em serviço de informações aeronáuticas ou AIS é um profissional altamente qualificado, e geralmente faz jus a uma alta remuneração. Eles podem atuar no setor público, especialmente em carreiras militares, mas também na iniciativa privada”, salienta João Marcos. Com duração de dois anos, no Brasil atualmente, a especialização em Serviço de Informação Aeronáutica é oferecida somente pela Escola de Especialistas da Aeronáutica – EEAR, fica  no interior do estado de São Paulo, na cidade de Guaratinguetá.

Também conforme definição da FAB, estão entre as atribuições do controlador de tráfego aéreo, coordenar o tráfego de aeronaves em uma área sob sua jurisdição, seja civil, ou militar; no campo militar, cabe a esse profissional controlar as missões da defesa aérea, auxiliar na coordenação das missões de busca e salvamento, dentre outras funções. 

Já dentro da aviação civil, ele participa de todas as etapas, desde a decolagem das aeronaves, o percurso que elas seguem nas aerovias, ou seja, nas “estradas” do céu, até o pouso. 

Para quem deseja seguir a carreira de controlador de tráfego aéreo as opções são  o curso de especialista oferecido pela Escola de Especialistas da Aeronáutica – EEAR, em Guaratinguetá (SP); ou ingressando por meio de aprovação de concurso público na Infraero. Caso aprovado, o candidato passará por um curso de dez meses no Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos (SP).

O gerente operacional do Antares Polo Aeronáutico salienta que a segurança das operações das aeronaves não estão só nas mãos de pilotos e copilotos, mas também de vários outros profissionais em terra, que juntamente com protocolos atualizados, infraestrutura e modernos equipamentos asseguram total segurança das operações. 

“O próprio Antares deverá contar com um profissional AIS. E junto com o trabalho desse especialista teremos uma estrutura chamada EPTA (Estação Prestadora de Tráfego Aéreo), que terá uma função semelhante às torres de controle dos grandes aeroportos. Dentre muitos itens, a EPTA conta com sistema de radiocomunicação, estação meteorológicas e outros equipamentos que forneceram informações importantes para a segurança dos voos”, explica.

Novo aeroporto
Com investimentos iniciais da ordem de R$ 100 milhões, o Antares Polo Aeronáutico está sendo construído no centro do país, na cidade de Aparecida de Goiânia (região metropolitanda da capital goiana) e ocupará uma área total de 2 milhões de metros quadrados (m²). 

O empreendimento é capitaneado por um consórcio formado pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações. Apesar de ser um aeroporto com foco na aviação executiva, o Antares terá capacidade para receber até mesmo aeronaves de grande porte, como um Boeing 737 800.

Quem dá mais detalhes sobre a estrutura de segurança do novo aeroporto é o engenheiro cartógrafo, gestor em segurança da aviação e consultor aeronáutico Antônio Viterbo, que prestou assessoria para a elaboração do projeto. 

“Além de seguir rigorosamente todas as regras de infraestrutura aeronáutica, inclusive aquelas previstas para os grandes aeroportos, podemos destacar no projeto do Antares a implantação de um NDB (Non-Directional Beacon) que é um Radiofarol Não-direcional. 

Trata-se de um equipamento que transmite ondas eletromagnéticas não direcionais, em faixas de baixa e média frequências, provendo sinais de identificação em Código Morse para os receptores das aeronaves, permitindo assim a aproximação de aeronaves em condições meteorológicas de média intensidade”, explica o consultor.

O Antares também irá contar em ambas as cabeceiras com o equipamento APAPI (Abbreviated Precision Approach Path Indicator), que auxilia no pouso das aeronaves por meio de um sistema indicador de rampa de aproximação de precisão simplificada e balizamento de pista, o que possibilitará pousos e decolagens à noite.

Mais segurança
O Antares contará ainda com um sofisticado sistema de videomonitoramento, o CMES ou Centro de Monitoramento Eletrônico de Segurança. Trata-se de um sistema de câmeras de monitoramento que será instalado em todo o perímetro do complexo aeroportuário, com foco nas áreas operacionais, como pátio, pista e nos acessos para entrada de pessoas e de mercadorias e na cerca operacional. 

“O aeroporto será coberto com todo esse sofisticado sistema de monitoramento, que é regulamentado pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e irá compor todo o aparato de segurança do aeroporto, inclusive contra atos de interferência ilícita, como roubos e atendados”, explica João Marcos.

O empresário e diretor comercial do Antares, Rodrigo Neiva, explica que os cuidados com a segurança vêm bem antes do início das obras do empreendimento. 

“Esse é um projeto que levou cerca de 10 anos para obter todas as suas aprovações legais, justamente pelo rigor exigido pela legislação da aviação civil no Brasil. Para se ter uma ideia, foi preciso alterar o Plano Diretor da cidade de Aparecida de Goiânia, criando assim a área do sítio aeroportuário, que traz diretrizes de construção diferenciadas nas imediações do aeroporto”, detalha.

O raio de influência dessa zona de proteção, que impede ou limita a construção de qualquer tipo edificação ou estrutura, é de 20 quilômetros a partir do centro da pista, como explica Neiva. “Tudo que for construído nas imediações do aeroporto precisará ser aprovado pela Administração do Antares e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)”, esclarece o sócio-empreendedor.

Valentino Rossi vem ao Brasil para a Rolex 6 Horas de São Paulo. Uma das grandes atrações do FIA WEC para a temporada 2024 com a BMW Team WRT, lenda da motovelocidade vai acelerar no Autódromo de Interlagos entre 12 e 14 de julho


O BMW M4 LMGT3 de Valentino Rossi em ação em Le Mans
(BMW Motorsport)

Uma das grandes atrações do FIA WEC para a temporada 2024 com a BMW Team WRT, lenda da motovelocidade vai acelerar no Autódromo de Interlagos entre 12 e 14 de julho

O desfecho da 92ª edição das 24 Horas de Le Mans representa também a proximidade de um dos momentos mais aguardados do calendário do esporte a motor. Depois de dez anos, o FIA WEC regressa ao Brasil e vai acelerar com a Rolex 6 Horas de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, entre 12 e 14 de julho. E além dos carros mais cobiçados do planeta, sendo 19 hypercars e 18 da classe GT3 e muitos pilotos consagrados até com título do Mundial de Fórmula 1, a presença de Valentino Rossi na capital paulista será uma das grandes atrações de um fim de semana que promete ser inesquecível.

A carreira de ‘Il Dottore’ fala por si. Um dos nomes mais vitoriosos e carismáticos da história do esporte a motor ostenta nove títulos do Mundial de Motovelocidade, sendo sete deles conquistados na classe rainha: 2001, 2002 e 2003, pela Honda; 2004, 2005, 2008 e 2009, pela Yamaha. Valentino Rossi tem um cartel de 89 vitórias, 55 poles, 199 pódios, 76 voltas mais rápidas em uma carreira de 372 GPs disputados entre 2000 e 2021, quando encerrou sua vitoriosa trajetória sob duas rodas. Eternizado pela categoria, o icônico 46 virou um dos grandes símbolos da popularidade de Rossi em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o numeral é estampado em muitos capacetes e bags de milhares de motoboys.

Mas correr de carro sempre foi um desejo público de Valentino, que inclusive chegou a testar pela Scuderia Ferrari na Fórmula 1 em diversas oportunidades. Amante do rali, Rossi também fez etapas do WRC no início dos anos 2000. Mas foi nas corridas de resistência que o italiano, hoje com 45 anos, se firmou neste novo momento da carreira.

O lendário piloto passou a representar a BMW e equipe belga Team WRT desde 2022, quando fez as 24 Horas de Spa-Francorchamps. No ano passado, Valentino Rossi passou por uma verdadeira incursão no Endurance e correu novamente em Spa, além de outras provas famosas como as 24 Horas de Dubai e as 12 Horas de Bathurst, na Austrália, além de ter corrido a Le Mans Cup de GT3. A preparação antecedeu a confirmação do nome de Rossi na escalação da BMW para o FIA WEC na classe GT3.



Valentino estreia em 2024 no Campeonato Mundial de Endurance com a BMW M4 LMGT3 que traz o número 46. O piloto nascido em Urbino tem como companheiros de equipe no carro o belga Maxime Martin e Ahmad Al Harthy, natural de Omã. O trio já faturou um pódio no Mundial com o segundo lugar nas 6 Horas de Ímola, em abril. O brasileiro Augusto Farfus, que corre na BMW M4 de numeral 31, é um dos colegas de equipe mais experientes de ‘Vale’ no Team WRT.

A história de Rossi no Brasil — Valentino já foi conhecido como “Rei do Rio”, tamanha era a sua afinidade com o saudoso circuito de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense.

Foi na pista carioca que Rossi conquistou o título da antiga classe 250cc, em outubro de 1999. Três anos depois, faturou seu segundo campeonato mundial pela categoria rainha, sendo o primeiro da história do campeonato com o nome MotoGP, em 2002.

Sua última visita noticiada ao Brasil aconteceu há dez anos, quando veio ao país para um evento promovido pela Yamaha na Fazenda Capuava, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Entre as entrevistas concedidas à imprensa nacional, Rossi teve a oportunidade de bater bola com o Cafu, capitão do pentacampeonato da Seleção na Copa do Mundo de 2002.

Com o regresso do “espírito de Le Mans” ao Brasil, a Rolex 6 Horas de São Paulo representará a primeira vez que Valentino Rossi terá a chance de pilotar no Autódromo de Interlagos, palco de inesquecíveis momentos da história do esporte a motor e ‘templo do automobilismo brasileiro’. Os ingressos estão à venda.

Valentino Rossi
Idade: 45 anos (16/02/1979)
Naturalidade: Urbino (Itália)
Carreira na MotoGP
Largadas: 372
Vitórias: 89
Pódios: 199
Poles: 55
Voltas mais rápidas: 76
Fábricas defendidas: Honda (2000 a 2003), Yamaha (2004 a 2010; 2013 a 2021), Ducati (2011 a 2012)
Campeão em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009
Campeão também na classe 125cc (1997) e 250cc (1999)

Carreira no FIA WEC
Corridas: 4
Categoria: GT3
Carro: BMW M4 LMGT3
Equipe: Team WRT
Número: 46
Pódios: 1
Companheiros de equipe: Maxime Martin (Bélgica) e Ahmad Al Harthy (OMA)
Melhor resultado: 2º lugar nas 6 Horas de Ímola

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Chegou o inverno! O impacto do frio na moto e na pilotagem. Baixas temperaturas podem afetar alguns componentes essenciais ao funcionamento do veículo e à segurança do motociclista



Na última semana, foi declarado o início do inverno no Brasil e, apesar da previsão de temperaturas um pouco mais amenas para o período, ainda serão observados diversos dias de frio, principalmente no Sul do país. 

Para os motociclistas, o inverno é um alerta para tomar cuidados mais específicos com as motos, afinal, o frio pode aumentar a viscosidade do óleo do motor, dificultando a lubrificação das peças da moto. Além disso, o vento pode reduzir a sensação térmica para o piloto em até 10°C, tornando a condução ainda mais difícil.

Para auxiliar os condutores que utilizam a moto para trabalhar ou gostam de viajar e que querem manter o desempenho do veículo e zelar pela própria segurança ao trafegar por ruas e estradas, os especialistas da Honda Blokton, maior rede de concessionárias de motos do Paraná, listaram os pontos mais importantes a serem observados com a chegada da nova estação.

Moto na temperatura ideal

É fundamental aquecer o motor da moto por pelo menos três minutos antes de sair, uma opção é deixá-la ligada por esse tempo enquanto coloca o capacete, as luvas e a jaqueta. Além do óleo e do combustível, outros fluidos, como os do freio e das suspensões, também precisam atingir a temperatura ideal de funcionamento. Por isso, nos primeiros minutos, é importante que o motociclista conduza com mais cautela e atenção.

Bateria descarrega mais rápido

As baterias podem ter sua capacidade de carga reduzida em temperaturas baixas, o que acaba interferindo na partida do motor.

“Com o passar do tempo, a bateria naturalmente perde sua capacidade de ‘segurar’ energia e isso pode ser mais sentido nos dias frios, pois o óleo do motor torna-se mais denso, necessitando mais da partida”, observa Claudinei Pereira, coordenador de Pós-Venda da Blokton Maringá.

Para minimizar o problema, é recomendável manter a bateria em boas condições, estacionando a moto em um local protegido do frio intenso sempre que possível.



Não subestime o frio

Ao se preparar para pilotar, é importante que o piloto considere a sensação térmica causada pelo vento. Mesmo que ele não esteja sentindo frio inicialmente, ao estar na estrada e em velocidades mais altas, a sensação térmica pode ser até 10°C menor. Ou seja, se o termômetro marcar 12°C, para o motociclista é como se fosse 2°C.

“Para combater essa sensação, é possível fazer o uso de uma segunda pele por baixo da roupa e usar acessórios como touca, balaclava ou protetor de pescoço, para evitar a perda de calor durante o trajeto”, salienta o especialista.

Itens como jaquetas, calças grossas, botas e, especialmente luvas também são essenciais, pois com o vento, as mãos podem perder a sensibilidade e prejudicar a pilotagem.

Capacetes com viseiras antiembaçantes

No frio, enfrentar o embaçamento das viseiras pode ser um desafio, já que a umidade quente da respiração se condensa ao entrar em contato com a viseira fria, prejudicando a visibilidade.

Para lidar com isso, é recomendável instalar uma película antiembaçante ou optar por capacetes com viseira com essa tecnologia, como sugere Raycelia Vieira, coordenadora Administrativa de Vendas da Blokton Cascavel. 

“Além do antiembaçante, o uso de acessórios impermeáveis e refletivos são importantes para melhorar a segurança e a visibilidade, especialmente em condições de neblina, comuns nesta época do ano. As roupas adequadas também proporcionam maior segurança ao motociclista, reduzindo o risco de impactos ou trauma em caso de acidente ou queda”, destaca Raycelia.

Para-brisa e protetores de mão

Para scooters, é possível instalar um para-brisa mais alto para reduzir o impacto do vento. O equipamento também está disponível para outros tipos de motos. Já os protetores de mão são outra opção que, além de protegerem a moto em quedas, ajudam a enfrentar o frio. Para motos maiores, aquecedores de manoplas são uma alternativa.

Pneus perdem pressão e aderência

No frio, os pneus tendem a perder pressão, o que compromete a aderência ao solo. Por isso, é importante verificar e ajustar a pressão conforme necessário. Além disso, é essencial inspecionar o estado geral dos pneus e substituí-los se apresentarem desgaste excessivo.

Outro ponto a ter em mente é que os pneus precisam estar minimamente aquecidos para funcionarem corretamente. Nos primeiros quilômetros, é necessário ter cuidado, pois a melhor aderência nas curvas, frenagens e acelerações só é alcançada quando os pneus atingem a temperatura ideal de funcionamento. Em dias frios, esse aquecimento pode demorar um pouco mais para acontecer.

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