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domingo, 26 de fevereiro de 2012

GM TRANSFORMA A S10 NUMA PICAPE MODERNA, CONFORTÁVEL, COM UM BONITO DESIGN, TRANSMITINDO FIRMEZA E ROBUSTEZ, NOVOS MOTORES FLEX E A DIESEL. OS PREÇOS SÃO PARA TODOS OS BOLSOS E GOSTOS A PARTIR DE R$ 58.868



O Brasil por sua geografia, extensão e forte atividade agroindustrial tornou-se um grande consumidor de picapes que atendessem às famílias residentes em fazendas e sítios, longe das cidades, que precisavam de veículos desse tipo para transporte próprio e de produtos de seu consumo. A GM trabalhou esse nicho de mercado com muita habilidade e sua S10 tornou-se o carro preferido da maioria desses consumidores, mantendo-se 16 anos na liderança desse segmento. Nos últimos anos, porém, tornou-se moda o uso urbano das picapes o que deu um novo aquecimento nesse segmento. Apresentamos abaixo os detalhes da nova S10, que embora, não a tenhamos avaliado ainda, os detalhes fornecidos pela GM nos deixam perceber que se trata de um carro muito interessante e muito diferente do antigo modelo.


Com o surgimento de outros modelos e marcas, a picape vinha perdendo terreno e a GM decidiu virar o jogo: lançou a nova S10, mais confortável, com capacidade de carga de 1,3 ton. e motores 2.4 flewpower e 2.8 diesel MWM turbodiesel, com câmbio automático, nas versões LS, LT e LTZ. 



Os preços para todos os bolsos e gostos: 2.4 flexpoewer - cabine simples a partir de R$ 58.868 e 2.8 turbodiesel, a partir de R$ 85.400. A versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4, a mais cara custa R$ 135.250. A garantia é de três anos. Tabela completa no fim da matéria.

Desenvolvida no Brasil
Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil, explica que o desenvolvimento da S10 foi muito além do mercado brasileiro: "criamos um veículo global para rodar em qualquer canto do mundo", e o diretor Executivo da Linha de Picapes Médias, Brad Merkel, lembra que o "nosso mantra desde o início foi reboca tudo vai a qualquer lugar”.

A Chevrolet S10, que já é vendida na Tailândia, é produzida na fábrica de São José dos Campos, em São Paulo, para o mercado brasileiro e de outros países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai.

Destaques do design da S10
Com a frente alta e a grade seccionada pela barra que ostenta o logo da Chevrolet, a nova S10 tem linhas agressivas da dianteira e mais suaves na lateral, mas mantém a ideia de força e robustez nas caixas de rodas altas.

Grade bipartida seccionada pelo logo da Chevrolet - uma marca inconfundível - que carrega uma malha tridimensional (que bloqueia a exibição de componentes ali instalados) e bordas cromados (aplicado em modelos intermediários e topo de linha);


Faróis de dupla parábola (modelos básicos e intermediários) ou com projetor (uma oferta incomum no segmento, para o modelo topo de linha); Lanternas que utilizam LED’s na iluminação. A S10, na versão LTZ, é a primeira picape da Chevrolet e do segmento a utilizar esta tecnologia.




Cabine SimplesBest in class no segmento, com 1.570 litros de volume de caçamba e de capacidade de carga, com 1.303 kg (LS). A caçamba tem 2,32 metros de comprimento, 1,53 m de largura e 0,44 m de altura.


Cabine DuplaBest in class no segmento, com 1.208 kg de capacidade de carga (LS). A nova S10 Turbodiesel, em qualquer configuração, pode rebocar até 3.500 kg.



Interior: novos espaço, conforto e tecnologia
O painel de instrumentos incorpora linhas contínuas, que se estendem até as portas, uma solução que enfatiza o Dual Cockpit e que torna o interior mais aconchegante e acolhedor. O banco traseiro, como se pode ver na foto abaixo, não vem com encosto de cabeça para o passageiro do meio, embora possua o cinto transversal para ele.


A nova S10 tem bom espaço para as pernas e uma boa distância entre os joelhos dos passageiros e as “costas” dos bancos dianteiros. O espaço para os ombros e a cabeça apesar da boa altura dos assentos dianteiros que permite excelente visibilidade são generosos, e os comandos estão sempre à mão. É importante que o motorista tenha excelente visibilidade. Sentado em posição mais alta, a sensação ao volante da nova S10 se traduz em confiança,

Na versão cabine simples, impressiona o espaço para carga. A caçamba tem 2,32 metros de comprimento, 1,53 metro de largura e 0,44 metro de altura, totalizando um volume de 1.570 litros e com a maior capacidade de carga da categoria, de 1.303 kg.


Iluminação do painel feita por LED’s, na tonalidade Ice Blue, nos mostradores, console central e nos comandos da picape;

Bancos feitos com espumas de diferentes densidades entre encosto e assentos - de couro nas versões topo de linha e em tecido nas versões básicas e intermediárias;

CD player, MP3, Bluetooth, entrada auxiliar (12V) e mini-USB;

Vasta quantidade de porta objetos, desenhados para ser o melhor no segmento. São 16 na S10 de cabine simples, e 26 na picape de cabine dupla.



Picapes diferentes
Além da estrutura body-on-frame (carroceria e chassi), a suspensão – independente com molas helicoidais na dianteira e eixo rígido e feixe de molas na traseira – conta com duas configurações (normal para versões Flex e heavy duty para versão diesel). 


A diferença entre elas está na calibração de molas e amortecedores. A S10 2.8 Turbodiesel utiliza um conjunto mais rígido, o que permite maior capacidade de carga (até 1.303 kg para a cabine simples e até 1.208 kg para a cabine dupla). Já a S10 equipada com motor 2.4 Flexpower, carrega até 1.078 kg na versão de cabine simples e até 982 kg na cabine dupla”, enfatiza Pedro Manuchakian, vice presidente de engenharia da General Motos da América do Sul.

O sistema de direção é pinhão e cremalheira e conta com assistência hidráulica em todas as versões. Outro item relevante é o sistema de freio, que utiliza discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Todas as versões trazem de série ABS com EBD e CBC. A versão LTZ ainda conta com controles de tração e estabilidade e ROP (Roll Over Prevention).





A nova Chevrolet S10, apresenta excelentes predicados para o fora de estrada. Com uma altura de 22,5 centímetros em relação ao solo, ela consegue um ângulo de passagem de 25,7º. Seu ângulo de ataque é 30,7º e o de saída é de 16,1º, tanto na versão de cabine simples quanto na de cabine dupla.

2.8 Turbodiesel CTDI: nenhuma tem mais torque
Além do turbo de geometria continuamente variável, o novíssimo motor da S10 oferece muita tecnologia, a fim de reduzir emissões, melhorar o consumo e ganhar suavidade. 

O cabeçote, por exemplo, conta com duplo comando de válvulas tubular. Feitos em aço inox, eles reduzem a inércia do sistema, já que são mais leve e roubam menos potência do motor para serem acionados. Ele oferece também balanceiros roletados de baixo atrito, que roubam menos energia do sistema.

O novo motor da Chevrolet também é equipado com “common rail”, trazendo mais desempenho, velas aquecedoras, melhorando as emissões e a partida do motor e ajuste hidráulico das válvulas, que diminui sua manutenção.

Outra novidade está no corpo de borboleta, de nova geração, que oferece controle mais preciso da válvula EGR. Isso contribui de forma significativa para diminuir emissões e também reduz os trancos na hora de desligar o motor, graças a uma sequência pré-definida de movimentos da borboleta.

O resultado de tanta tecnologia é o maior torque da categoria. São 47,9 kgfm disponíveis já nas 2.000 rpm. A potência também não fica atrás: são 180 cv a 3.800 rpm.




2.4 Flexpower: mais força, menos emissões
O carro adotou o System Zero que permite, por exemplo, que a central eletrônica do motor module melhor o corpo de borboleta, trazendo acelerações mais suaves e um significativo ganho de torque. Dos anteriores 21,9 kgfm, o novo 2.4 FlexPower passa a oferecer 24,1 kgfm - com 90% deste valor atingido já nas 2.800 rpm. A cavalaria continua a mesma: 147 cv quando abastecido com etanol e 141 com gasolina, ambas em 5.200 rpm.

O sistema de escape da S10 2.4 FlexPower também foi modificado e a nova picape virá com novos catalisadores e novos dutos de escape, que melhoram o fluxo dos gases e reduzem ainda mais os níveis de emissões.





Novas transmissões, mais robustez e conforto
A nova Chevrolet S10 apresenta novidades também na transmissão. São novas caixas de câmbio manuais de cinco marchas, FSO2505 e a FSO2105 (para motores Diesel e Flex), desenvolvidas para a nova S10 e uma inédita e exclusiva transmissão automática de seis marchas.

As duas caixas manuais são bem semelhantes, afirma Paulo Riedel, diretor de Powertrain da General Motors do Brasil: “A diferença entre elas são os sincronizadores triplos que, aliados com uma alavanca de menor curso e com engrenagens retificadas e de alta precisão, garantem engates fáceis e descomplicados, incluindo os de ré, que também são sincronizadas”.


A nova tração 4x4 tem acionamento eletrônico, por meio de um seletor no console central (foto acima) que permite o acionamento com o carro em movimento e dispensa o uso de alavancas. A caixa de transferência conta também com a posição Neutro que protege a transmissão quando for necessário rebocar a pick-up.

Além disso, as versões LT e LTZ trazem transmissão automática de seis marchas. que conta com o sistema Active Select, que permite o controle total da transmissão, por meio de trocas manuais, e maior esportividade. 

Além disso, o câmbio conta com o sistema Clutch to Clutch, que proporciona mudanças suaves e extremamente rápidas e com o EC 3, sistema que gerencia o travamento do conversor de torque, proporcionando menor consumo de combustível.

Outros importantes itens que a S10 apresenta são o “Press Clutch to Start”: presente nos modelos de transmissão manual para evitar que o usuário dê a partida com o câmbio engatado e o “Automatic Start”: evita que o usuário segure a chave e sobrecarregue o sistema de partida do motor. Basta apenas um giro na chave para por o motor em funcionamento.





Configurações
As versões equipadas com o motor 2.4 Flexpower serão vendidas em cinco diferentes configurações, todas 4x2. São duas opções de cabine simples, a LS e a LT e três na cabine dupla, LS, LT e LTZ.

Inicialmente, as versões equipadas com motor 2.8 Chevrolet Turbodiesel serão vendidas em sete diferentes versões. A versão de cabine simples só será comercializada no pacote LS e com tração 4x4. A versão Turbodiesel com cabine dupla terão os pacotes LT e LTZ, com a tração 4x2 e 4x4, sendo que ainda há a opção do câmbio automático de seis marchas como opcional.



Equipamentos para pegar no pesado e para a família

A versão LS, tanto na 2.4 Flexpower quanto na 2.8 Turbodiesel, já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS, computador de bordo, luz de cortesia e alça de apoio no teto, grade de proteção no vidro traseiro (cabine simples), ganchos externos na caçamba (cabine simples), protetor de cárter e banco do passageiro maior, para acomodar dois ocupantes, além do motorista, limited slip (sistema de deslizamento limitado do diferencial). A versão 2.8 Turbodiesel 4x4 conta com o seletor de tração.

Nas versões cabine dupla e simples, com ambas as motorizações, a versão LT é a intermediária da linha e além dos itens da versão LS traz itens como: alarme antifurto, alça de apoio dos dois lados, airbag duplo (cabine dupla), cobertura do piso em carpete, chave canivete, coluna de direção regulável, desembaçador do vidro traseiro, farol de neblina, gancho de reboque dianteiro, retrovisores com luzes indicadoras de direção, tampa traseira com chave (cabine dupla), travas elétricas, rodas de liga leve aro 16, pneus 245/70R16, sistema de deslizamento limitado de diferencial, CD player/MP3 com Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar, piloto automático com controles no volante e vidros elétricos nas quatro portas.

A LTZ, que existe apenas na versão cabine dupla, com todas as opções de motor, tração e câmbio, oferece os mesmos itens que a LT. E, além dos itens da LT conta com ar-condicionado digital, com acabamento cromado, bancos do motorista com ajustes elétricos, controles de tração e de estabilidade (versão LTZ diesel), controles do sistema de som, áudio e piloto automático no volante, luz de neblina traseira, lanternas traseiras em LED, regulagem elétrica dos faróis, bancos revestidos em couro, alavanca de câmbio, maçanetas externas com acabamento cromado, rodas de liga leve aro 17, pneus 255/65R17, e parachoque traseiro com molduras cromadas, estribos laterais e rack de teto.





Acessórios: melhor para o trabalho e para o lazer
A S10 oferece uma extensa gama de acessórios para o trabalho, capota marítima, santantônio (foto acima), jogos de tapete de borracha, calha para chuva, trilhos para a caçamba, rack de teto lateral e transversal e estribos laterais.

Para o lazer e personalização, a S10 oferece itens inéditos para o segmento. Um kit multimídia (com DVD, navegador, entradas para USB e CD Player), maçanetas cromadas, sensor de estacionamento, protetor do pára-choque dianteiro e faróis de milha.



Preços da Nova S10 - 2012

2.4 Flexpower

  1. Versão LS – Cabine Simples – 4×2 – R$ 58.868,00
  2. Versão LT – Cabine Simples – 4×2 – R$ 61.890,00
  3. Versão LS – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 66.350,00
  4. Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 72.490,00
  5. Versão LTZ – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 84.400,00


2.8 Turbodiesel CTDI

  1. Versão LS – Cabine Simples – 4×4 – R$ 85.400,00
  2. Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 98.900,00
  3. Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 103.900,00
  4. Versão LT – Cabine Dupla – 4×4 – R$ 109.500,00
  5. Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 113.400,00
  6. Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 117.400,00
  7. Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 135.250,00
Assista o vídeo de apresentação do carro feito pela GM: 

Um comentário:

  1. Parece uma montana grande, sem um estilo próprio que a diferencie da família Agile. Equipada melhora um pouco, pelo menos uma capota marítima deve ser usada para desviar um pouco a atenção da enorme frente Agile que ela ostenta

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