FOTOS DE ARNALDO MOREIRA |
Habitualmente, quando alguém decide adquirir um carro normalmente leva em consideração o preço diante de sua disponibilidade financeira - embora muitos não se preocupem a priori muito com esse "detalhe" que mais dia menos dia acaba causando algumas dores de cabeça - e a partir daí obter o maior número de vantagens com a inclusão de itens que considere importantes para o seu desejo e segurança.
O jornalista que vos escreve, confessa que se enquadraria no grupo dos que comprariam primeiro e pensariam depois, em como arrumar dinheiro para pagar o carro, diante da experiência que viveu na direção do Ford Fusion Hibrid, durante uma semana, período que a fábrica me emprestou esse delicioso carro para poder avaliá-lo para os leitores do Blog.
- Que tal? Gostou?
- Renato, adorei, eu e minha mulher ficamos apaixonados por essa maravilha da Ford. É silencioso, espaçoso, confortável, rápido no arranque e nas retomadas e super econômico. Rodei 453 km, a maioria na cidade, de ar condicionado sempre ligado, com R$ 60 (cerca de 21 litros) de gasolina.
- Pois é, disse o Renato, é o motor elétrico dele que se você andar até 60 km/h o consumo é mínimo. O carro chega a fazer 40 km/l.
Logo me lembrei do meu Honda New Civic 2010, que tem a mesma quilometragem do Fusion. É um bom carro, sem dúvida, mas, em que R$ 60 de gasolina mal dão para ir e voltar do Centro a Vargem Grande, logo depois do Recreio dos Bandeirantes (101 km) e são à conta para uma viagem de ida e volta a Petrópolis (151 km).
Resistência comprovada
O Ford Fusion Hibrid depois de dois anos de uso e 22 mil quilômetros rodados nas mãos de muitos jornalistas especializados, pelo País afora, cujo dever de ofício é testar a resistência, a segurança, a confiabilidade motriz, a estabilidade, conforto, desempenho, dirigibilidade do veículo, o carro foi forçado a dar respostas convincentes nos testes de avaliação.
Posso garantir e, isso é um elogio ao modelo e à Ford, que, apesar do esforço extra a que foi submetido, o Fusion Hibrid não demonstra fadiga motriz, não tem barulhos de painel, nem de carroceria, e internamente mantém-se intacto o que mostra a boa qualidade dos materiais usados.
Retrovisores eficientes
Um outro ponto que me chamou a atenção e de que muitos motoristas se queixam, inclusive, eu, pois o Honda New Civic, apresenta o problema, é o reflexo da luz do sol sobre o painel nos espelhos retrovisores prejudicando fortemente a visão através deles.
O BLIS® é um sistema que alerta a presença de um veículo no ponto cego do espelho retrovisor externo, através de um aviso luminoso no espelho correspondente. O Cross Traffic ajuda também o motorista em manobras de marcha ré, identificando a eventual aproximação lateral de veículos, que naturalmente não aparecem na câmera localizada na tampa do porta-malas, logo abaixo da logomarca da Ford.
O Ford Fusion Hibrid tem um consumo menor do que os mais econômicos carros populares. O motivo é a existência de um motor elétrico que desenvolve até 107 cavalos de potência a 6.500 rpm e 275 volts, alimentado por uma bateria de níquel-metal. O torque do motor elétrico chega a 225 Nm a 3.000 rpm, enquanto motor a gasolina atinge 184 Nm a 2.250 rpm. Funcionando ao mesmo tempo geram uma potência de 193 cv.
Painel e tela de 8"
O Fusion tem um atraente e sofisticado painel (foto acima) de instrumentos, chamado SmartGaude, com duas telas de 4,3 polegadas que proporciona quatro níveis de informação do computador de bordo para o motorista selecionar.
No canto direito do painel está o "EcoGuide" que mostra o tipo de condução mais ou menos econômico, através do desenho de folhas que vão aparecendo ou sumindo, ou de barras. O velocímetro analógico mostra os quilômetros e milhas por hora, além dos dados do tanque de combustível e dos quilômetros rodados.
No centro do painel, uma tela touchscreene de 8 polegadas concentra as informações do sistema de som, com DVD, Cd Player MP3 (com 12 alto-falantes), entrada para USB e I Pod, conexão Bluetooth - o áudio pode ser também comandado através de teclas no volante -, e telefone bluetooch, além da câmera de ré (foto abaixo). Embora conte com o GPS integrado, ele não tem ainda ser usado no Brasil.
Ar geladíssimo
O controle do ar condicionado elétrico e digital com controle para o motorista e o carona separadamente é feito no sistema próprio e a temperatura aparece na tela. O ar não é ligado ao motor de gasolina e, sim, à bateria de alta voltagem, proporcionando menor consumo de combustível, melhor aceleração e controle de desembaçamento mais eficiente.
A tela mostra ainda gráficos com a operação, em tempo real, dos motores, aceleração, condução mais econômica e o consumo. Assim, o motorista pode controlar melhor o gasto de combustível. O Fusion dispõe de comando de voz para o áudio, ar condicionado e bluetooch, disponível em inglês, espanhol e francês
Conforto
No Fusion o acerto do banco do motorista é elétrico e feito através de botões localizados na parte externa e ainda possui controles para inflar o encosto do banco e assim oferecer uma condução mais confortável, além da direção poder ser ajustada em altura e profundidade.
O espaço interno é generoso no Fusion tanto na frente quanto para os passageiros do banco traseiro, tanto para as pernas, quanto na altura - a cabeça fica longe do teto. O banco de trás possui, no meio, um suporte para os braços, que se transforma num confortável terceiro lugar. É importante ressaltar o bom porta-malas (foto abaixo) do Fusion, de 530 l.
Desempenho
O motor a gasolina do Fusion Hibrid é de 2.5 litros, 16 válvulas que desenvolve158 cavalos a 6.000 rpm e junto com o motor elétrico de 36 cv chega a 193 cv que lhe permitem chegar de 0 a 100 km/k em 9,1 s. Na área urbana é capaz de percorrer incríveis 1.126 km. No teste que fiz, o carro consumiu 21 litros de gasolina em 453 km, ou seja fez 27,5 km/litro.
O controle do ar condicionado elétrico e digital com controle para o motorista e o carona separadamente é feito no sistema próprio e a temperatura aparece na tela. O ar não é ligado ao motor de gasolina e, sim, à bateria de alta voltagem, proporcionando menor consumo de combustível, melhor aceleração e controle de desembaçamento mais eficiente.
A tela mostra ainda gráficos com a operação, em tempo real, dos motores, aceleração, condução mais econômica e o consumo. Assim, o motorista pode controlar melhor o gasto de combustível. O Fusion dispõe de comando de voz para o áudio, ar condicionado e bluetooch, disponível em inglês, espanhol e francês
No Fusion o acerto do banco do motorista é elétrico e feito através de botões localizados na parte externa e ainda possui controles para inflar o encosto do banco e assim oferecer uma condução mais confortável, além da direção poder ser ajustada em altura e profundidade.
O motor a gasolina do Fusion Hibrid é de 2.5 litros, 16 válvulas que desenvolve158 cavalos a 6.000 rpm e junto com o motor elétrico de 36 cv chega a 193 cv que lhe permitem chegar de 0 a 100 km/k em 9,1 s. Na área urbana é capaz de percorrer incríveis 1.126 km. No teste que fiz, o carro consumiu 21 litros de gasolina em 453 km, ou seja fez 27,5 km/litro.
O Hibrid possui uma caixa de câmbio automática, de seis velocidades continuamente variável iVCT que potencializa ainda mais a redução de seus níveis de consumo. É um câmbio muito bem ajustado que não denuncia a troca de marchas, o que torna a dirigibilidade mais agradável.
Acústica excelente
Outro ponto forte do Fusion, Hidrid ou não, é o excelente isolamento acústico que se nota até no toque do forte som da buzina, que se ouve fraca no habitáculo. Esse isolamento consegue tornar surdo o barulho da rodagem e das pancadas inevitáveis da suspensão nos buracos das ruas do Rio de Janeiro.
Apesar do recapeamento das principais artérias da cidade, em andamento, os desníveis das caixas dos boeiros que já era grande aumentou. O problema é que a prefeitura carioca eleva a altura da rua com o asfalto novo e não deixa a boca do boeiro no nível do asfalto. Os carros inevitavelmente batem nesses buracos, verdadeiros quebra-molas, que reduzem o tempo útil da suspensão dos veículos.
Sem adicionais
O Fusion vem completo de fábrica, quem o adquire não precisa de gastar dinheiro com adicionais que encarecem significativamente os carros. Vem com rodas de liga leve de 17", limpador de para-brisas com sensor de chuva e de velocidade, piloto automático, sete air bags: de joelho para o motorista, cortina, motorista e carona e laterais, freios ABS com EDB nas quatro rodas, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, tomada de 110 volts, teto solar elétrico, porta-óculos (foto acima), entre muitos outros itens.
O Ford Fusion Hibrid custa no Brasil a partir de R$ 133.900,00.
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