Eficiência no mais alto nível é a característica do motor do novo Mercedes-Benz CLS 350. O motor BlueEFFICIENCY da CLS 350 tem 306 cv de potência. A potência e o torque são maiores do que no modelo anterior mas, ao mesmo tempo, o consumo de combustível foi drasticamente reduzido. Preço: a partir de R$ 320.500,00.
O elevado torque do motor V6 com 3.498 cm³, que chega a um máximo de 370 Nm, se mantém praticamente constante entre 3.500 e 5.250 rpm. Esta característica, associada ao câmbio inteligente 7G-Tronic, asseguram um desempenho à altura da expectativa gerada pelo dinamismo das linhas da CLS: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Mais leve e aerodinâmico = maior eficiência
A construção leve e inteligente deste novo Mercedes desempenha um papel decisivo para resolver o clássico conflito de objetivos entre baixo peso e alta resistência. Por isso, o CLS é o primeiro veículo da Mercedes-Benz a ter portas sem molduras, totalmente de alumínio. Elas são feitas de painéis de alumínio repuxado e elementos de seções extrudadas e, comparadas com portas convencionais de aço, são aproximadamente 24 quilos mais leves.
Além das portas, o capô, tampa do porta-malas, porta-pacotes traseiro, vários perfis de apoio e grande parte da suspensão e do motor também são totalmente de alumínio. Graças a este novo sistema de construção, o CLS 350 pesa 1.735 kg, número significativo ante suas dimensões: 4,940 mm de comprimento, 1,416 mm de altura e 2,075 mm de largura.
A aerodinâmica também desempenha um papel importante na eficiência do Mercedes-Benz CLS. Apesar de o novo modelo ser mais largo do que o anterior e, por isso, apresentar maior área frontal, foi possível reduzir a resistência ao vento em até 10%. Isto graças à melhora de 13% do coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd = 0,27).
Direção com assistência eletromecânica: uma nova experiência
Reunir o melhor em comportamento dinâmico com o máximo em conforto para longos percursos foi o desafio proposto aos designers e desenvolvedores do sistema de suspensão do novo cupê.
O objetivo do projeto era não menos que ser o resumo do estilo esportivo tanto na forma como na função. Para alcançá-lo, o sistema de suspensão, que já havia merecido elogios tanto da imprensa especializada como do público quando introduzido no novo Classe E, foi completamente recalibrado e incrementado com um novo componente fundamental: o sistema de assistência de direção eletromecânico, que estreoramar muitos dos parâmetros que influenciam a sensibilidade do volante.
Em comparação com o modelo anterior, todos os componentes foram modificados para proporcionar maior conforto, juntamente com melhor comportamento dinâmico.
Faróis em LED de alta performance: maior visibilidade e total funcionalidade
Com um total de 71 LEDs, os fascinantes faróis destacam a inconfundível aparência da CLS. Os especialistas em iluminação da Mercedes-Benz utilizaram, pela primeira vez, a tecnologia LED com o inovador sistema para farol alto adaptável (Adaptive Highbeam Assist), obtendo um nível de segurança ainda mais elevado para a direção noturna.
Diferentemente dos primeiros veículos equipados com faróis em LEDs, não houve concessões em relação à funcionalidade e desempenho da tecnologia de iluminação. Outros pontos a favor dessa tecnologia de iluminação: a vida média de um LED fica em torno de 10 mil horas, cerca de cinco vezes mais do que a de uma lâmpada de xenônio.
Além disso, os faróis em LED se aproximam da cor da luz solar. Isto significa que a iluminação com LEDs é mais adaptada à percepção humana normal e que o motorista desfruta de maior claridade ao dirigir à noite.
Estudos demonstraram que quanto mais próxima a cor da luz artificial estiver da luz do dia, menor esforço é exigido dos olhos. Com temperatura de cor de 5.500 graus Kelvin, a luz dos LEDs é mais próxima da luz do dia (6.500°K) do que a de xenônio (4.200°K).
Com elevado nível de segurança, o CLS 350 apresenta sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O PRE-SAFE, ao detectar uma possível colisão, aciona os ajustes dos cintos de segurança, regula os bancos e a inclinação dos encostos de cabeça, segurando os passageiros junto aos assentos para evitar o chicoteamento da cabeça e o impacto do airbag em caso de acidentes.
Outros sistemas de segurança são: Parktronic incluindo Orientação de Estacionamento, que auxilia o motorista na procura de uma vaga e a estacionar o veículo; e o Neck-Pro, apoios de cabeça dos bancos dianteiros acionados em caso de colisão traseira, para proteger o pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”.
Além disso, a proteção é reforçada pelos airbags frontais de duplo estágio, airbags laterais na dianteira e traseira, protetores tipo cortina para as janelas laterais e airbag lombar
O novo CLS mantém o papel pioneiro de seu antecessor e, ao mesmo tempo, mostra ser uma nova estrela no mundo do automóvel. O design inovador da dianteira do carro atrai os olhares imediatamente, com traços que remetem à Mercedes-Benz SLS AMG.
Visualmente, a grade do radiador não está integrada ao capô, tendo uma conformação à parte. O destaque é o capô ainda mais longo e esportivo. A grade é dominada pela grande estrela central, que marca a relação do carro com os outros cupês da marca e reforça sua identidade.
O contorno típico do CLS, com suas elegantes proporções alongadas, é o atributo dominante do novo modelo. O efeito das formas dinâmicas foi reforçado pela nova inter-relação entre linhas e superfícies. A saliência sobre as rodas dianteiras desce em direção à traseira.
Esta característica de design, chamada pelos designers de "droping line", é uma nova interpretação de um elemento de estilo reminiscente da riqueza de formas presente nos carros esportivos históricos da Mercedes-Benz. A linha de ombros marcante e muscular sobre o eixo traseiro e os arcos de rodas salientes ressaltam o visual robusto da nova CLS. O CLS 350 está disponível em dez diferentes cores, sendo nove delas metálicas.
Interior: estilo e qualidade de vida
O interior do novo Mercedes se distingue pelo design atemporal, que combina elegância com detalhes inovadores e perfeição de manufatura. Chama a atenção o efeito envolvente do cockpit: a linha superior vai da porta do motorista à do passageiro da frente, passando sobre o suporte do painel de instrumentos.
O mostrador central também foi integrado harmoniosamente à parte superior do painel. Ao mesmo tempo, a linha declinante lateral nas portas segue o mesmo traço da "droping line" externa.
O volante multifuncional é revestido em couro. Pioneira em design, a CLS estabelece novos padrões para o interior. Acabamento interno Light Brown com três tipos de couro estão disponíveis: Preto, Bege Amêndoa e Cinza Alpaca.
Este CLS 350 faz por merecer seu papel de ícone do design pelos materiais inovadores que utiliza. Um exemplo é o fascinante jogo entre superfícies metálicas com acabamento acetinado e brilhante. Com seus luxuosos detalhes de acabamento visíveis no suporte do painel de instrumentos, console central e nos painéis das portas, o CLS exala esportividade.
Alto conforto é parte da tradição da marca Mercedes-Benz. O CLS 350 vem equipada de série com sistema de ar condicionado Thermotronic com três zonas de ajuste, assentos dianteiros com regulagem elétrica e memória e posicionamento da direção ajustado eletricamente.
O carro também apresenta conexão Bluetooth para telefone celular, sistema de som Harman-Kardon Logic 7 integrado ao Music Register com HD interno de 6 GB, entrada auxiliar e leitor de cartão SD, conexões diretas para MP3 player, iPod e USB. Tudo isso com o apoio da tela APS de 7 polegadas com DVD e sintonizador para televisão.
Estacionar o CLS 350 é fácil, graças ao sistema Parktronik e à câmera traseira. O porta-malas tem fechamento automático e o acesso ao carro é simplificado pelo sistema Keyless-Go, que dispensa o uso da chave para abrir a porta e dar a partida no motor.
Comentários recebidos no Facebook:
ResponderExcluirDo leitor Marco Serafin: Po sacanagem, isso é de fazer inveja...rs
Luciano De Castro Carneiro: curtiu isto.
Francisco Gaglianone quero três dessa...
Ok! tudo bem! Pede para separar duas para mim. Vou levar!
ResponderExcluir