Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O VEECO RT, UM AUTOMÓVEL TOTALMENTE ELÉTRICO FABRICADO EM PORTUGAL COM A ASSINATURA DO ISEL, FOI APRESENTADO EM LISBOA. TEM AUTONOMIA PARA 400 KM, VELOCIDADE MÁXIMA DE 160 KM/H E VAI DE 0 AOS 100 KM/H EM 8 SEGUNDOS. O PREÇO E A DATA DE COMEÇO DE VENDA FORAM ANUNCIADOS PARA BREVE


O Instituto Superior de Engenharia, de Lisboa (ISEL), muito conceituado na Europa, responsável pelo desenvolvimento técnico, e a empresa VE - Fabricação de Veículos de Tração Elétrica, do Entroncamento (a 126 km ao norte da capital portuguesa) apresentaram à Imprensa, esta semana, o protótipo do primeiro carro português elétrico batizado como Veeco RT, um esportivo de dois lugares.



O Veeco RT que garante uma autonomia até 400 km, velocidade máxima de 160 km/h e faz de 0 a 100 km/k em oito segundos, tem uma característica: tem apenas três rodas, uma, direcional, larga, na traseira e duas na frente e formato de uma gota.



O primeiro carro elétrico produzido em Portugal pesa apenas 800 kg e possui um grupo de baterias com autonomia para 200 km, receber outras com o dobro da capacidade de armazenamento de energia que aumenta a autonomia para 400 km.


Os mostradores do Veeco estão localizados em um único painel, semelhante ao de um computador comum, que mostra o funcionamento do motor, do som e do vídeo, acesso à internet, GPS (oferecendo inclusive a localização dos postos de abastecimento elétricos disponíveis).


Os pack’s de baterias que equipam o carro são de última geração, usam a tecnologia de iões de lítio geridas por um sistema de controle que monitoriza e informa o condutor sobre o estado de carga e autonomia restante da bateria e podem facilmente ser recarregadas numa tomada caseira ou em qualquer posto de carregamento elétrico.


A preocupação atual dos construtores do Veeco RT é desenvolver um software que ofereça assistência remota ao proprietário do veículo e a fácil solução em caso de eventuais problemas.


Apesar de ainda ser um protótipo o modelo já possui 90% de sua versão final, faltando apenas incorporar algumas melhorias nos acabamentos no seu interior. A empresa VE estuda já a possibilidade da personalização de interior do Veeco e outros equipamentos do carro, assim como a possibilidade do acompanhamento do processo de produção do veículo.




A VT revela que a venda do Veeco RT começará em breve e será feita diretamente pela empresa, embora ainda num reduzido volume de unidades cujo preço não foi ainda revelado.


3 comentários:

  1. Com todo o respeito, espero que venha prontamente esse modelo de carro para a via pública e que possa ser o carro do povo e venha a melhorar de alguma forma a vida de todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Correia eu sou da sua opinião literalmente. Obrigado pelo comentário tão importante.

      Excluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.