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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PELA PRIMEIRA VEZ UM PILOTO BRASILEIRO PARTICIPA DO FAMOSO CAMPEONATO ALEMÃO DE TURISMO. AUGUSTO FARFUS PILOTARÁ UM BMW M3 DTM V8 EM HOCKENHEIM, EM ABRIL


O curitibano Augusto Farfus (foto acima) se transformará, a partir do dia 29 de abril, no circuito de Hockenheim, na Alemanha, no primeiro brasileiro a competir oficialmente no Deutsche Tourenwagen-Meisterschafter, o Campeonato Alemão de Turismo - DTM - considerado pelos especialistas um dos mais importantes do automobilismo mundial. 

O piloto integrará a equipe oficial da BMW e dividirá os boxes do Team RBM com o inglês Andy Priaulx, seu ex-companheiro de equipe no Mundial de 2010 do World Touring Car Championship -  WTCC - e em diversas corridas de longa duração pela BMW.


Além da dupla, a marca bávara terá também, em outras duas equipes, o atual campeão do DTM, Martin Tomczyk e Joey Hand (Team RMG), Bruno Spengler e Dirk Werner (Team Schnitzer). A menos de três meses do início da temporada, Farfus intensifica a preparação física e técnica para iniciar um novo capítulo de sua carreira internacional.

"É uma honra competir em um dos campeonatos mais disputados do mundo. Quem acompanha automobilismo sabe da importância que o DTM tem em âmbito internacional, não só pelas marcas envolvidas - BMW, Mercedes e Audi -, mas também pela competitividade das corridas. Espero representar bem o Brasil nessa nova fase de minha carreira", afirmou o curitibano.



Além de ser uma categoria de alto nível técnico, o DTM é um dos campeonatos que mais chamam a atenção do público na Europa. "São cerca de 100 mil pessoas nas arquibancadas em algumas etapas. Aliás, essa é a marca registrada da categoria: deixar o público cada vez mais perto de seus ídolos. Na transmissão de TV, por exemplo, um piloto entra sempre ao vivo na volta de apresentação, dando detalhes de cada ponto do circuito", complementou.


Farfus disputará o campeonato com o modelo M3 DTM - V8, cerca de 500hp -, com o qual já se familiarizou nos testes privados da BMW. Como principal característica, o brasileiro destacou a aerodinâmica, que deverá trazer mais aderência ao modelo. 

"É difícil especificar apenas um ponto positivo do M3, já que são carros de primeiríssima linha. Porém, o que chama a atenção logo de cara é o downforce (pressão aerodinâmica), decorrente de um conjunto bastante equilibrado e de linhas suaves e agressivas. 

No DTM, a tecnologia dos carros é altíssima, o que contribui para o desenvolvimento do equipamento", afirmou. "Esses carros são cerca de 20 segundos mais rápidos que os modelos do WTCC (Mundial de Turismo da FIA). Por aí, já dá para se ter uma ideia do que vamos esperar nas corridas", explicou.

Ao longo dos anos, Augusto Farfus Jr. se tornou um especialista em competições de Turismo. Trocou os carros do tipo monoposto quando recebeu um convite para fazer parte do grid do WTCC em 2004. De lá para cá, o piloto de 28 anos acumula 15 vitórias na categoria, além de conquistar também as tradicionais 24 Horas de Nurburgring, em 2010.



Os pilotos da BMW completaram 969 voltas, totalizando quase 4.000 quilômetros, em três dias de treinos no Autódromo do Estoril em Portugal. Farfus (no carro da frente, na foto, treinando no Estoril) confessou que estava com saudades de dirigir no Estoril. "O circuito é excelente e você desfruta cada volta", considerou. 

O piloto revelou que "temos trabalhado duro, desenvolvendo o nosso programa de conquista de melhores tempos e da melhor direção passo a passo" ao lembrar que os treinos tiveram um clima de competição, pois outros fabricantes que estarão no DTM também participaram na mesma época dos treinos. Foi excelente".

A temporada 2012 será composta de 11 etapas, em cinco países: Alemanha, Inglaterra, Áustria, Holanda e Espanha. Como manda a tradição, o campeonato começa e termina no circuito alemão de Hockenheim.



História do DTM
O Deutsche Tourenwagen-Meisterschafter (DTM) foi criado em 1984 com o intuito de ser um dos principais campeonatos de carros de Turismo da Europa. Nos primeiros anos, foi composto por equipes independentes e, com o tempo, passou a abrigar também os times oficiais de fábrica. 



Os modelos da Mercedes-Benz, BMW, Audi, Opel e Alfa Romeo fizeram história na primeira fase da categoria - entre 1984 e 1996 - com disputas intensas para os fãs de cada marca. Depois, com a cisão do campeonato por motivos políticos, foi criado o International Touring Car (ITC), que culminou com o fim da categoria alemã.



Em 2000, o DTM retornou ao calendário do automobilismo com o mesmo conceito de tecnologia de ponta e competitividade, mas com custos mais acessíveis. De lá para cá, o campeonato ganhou notoriedade, se transformou em europeu e pilotos renomados internacionalmente passaram a integrar os times oficiais de fábrica. Jean Alesi, Mika Hakkinen, Ralf Schumacher e David Coulthard encontraram no DTM uma forma de prosseguir com suas carreiras depois da aposentadoria da Fórmula 1.

Jovens pilotos também descobriram na categoria a chance de chamar a atenção dos dirigentes da F-1. O inglês Gary Paffett, piloto de testes da McLaren, e Paul di Resta, atual piloto titular da Force India, se destacaram no DTM antes de ‘subir’ para a categoria máxima do automobilismo mundial.

Curiosidades do DTM
. O primeiro campeão da história do DTM foi o alemão Volker Strycek, a bordo da BMW 635 CSi.
. O alemão Bernd Schneider é o maior campeão da história da categoria: 5 títulos (1996, 2000, 2001, 2003 e 2006).
. Bernd Schneider é também o maior vencedor do DTM: 43 vitórias.
. Klaus Ludwig é o maior pontuador do campeonato: 1792.5 pontos.
. A Mercedes-Benz é a fábrica mais vitoriosa da categoria: 162 vitórias.
. Os brasileiros Ricardo Zonta, Tony Kanaan, Max Wilson e Christian Fittipaldi participaram de algumas provas do extinto ITC, em 1996.
. Paul Di Resta, piloto titular da Force India, foi campeão da categoria em 2010.





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