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sábado, 18 de fevereiro de 2012

NOVA AUDI RS4 AVANT: A STATION WAGON COM DESEMPENHO DE UM SUPERESPORTIVO. PREÇO? E UMA MÁQUINA DESSAS TEM PREÇO?



A terceira geração da RS4 Avant é apresentada pela Audi com motor ainda mais potente e um alto nível de versatildade e tecnologia, mantendo a tradição das peruas supervelozes da marca alemã. A comercialização na Europa está prevista para o segundo semestre deste ano e no início de 2013 deverá chegar no Brasil.

Embaixo do capô, o destaque da nova Audi RS4 Avant: o motor V8 4.2, que produz 450 cv de potência (a versão anterior tinha 420 cv) a 8.250 rpm e ultrapassa a barreira dos 100 cv por litro - no novo motor, a potência específica é de 108,1 cv por litro. 


A RS4 Avant vem ainda equipada com câmbio S tronic de sete velocidades e tração permanente integral quattro.
Cheia de estilo, com os dois cabeçotes dos cilindros pintado em vermelho, o motor V8 (o mesmo que equipa o RS5 Coupé) tem torque máximo de 430 Nm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm. 

As respostas são extremamente rápidas: a RS4 Avant acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda melhor do que o da versão anterior, que chegava a 100 km/h em 4,9 segundos com um motor de 420 cv - 30 a menos que a versão atual. A velocidade máxima é limitada de 250 km/hora, mas pode chegar a 280 km/h se requisitado. 

















Para acelerações mais rápidas, o motorista pode também ativar o Launch Control (controle de largada), sistema igual ao utilizado na F-1 que gerencia a embreagem com uma ótima velocidade de partida e deslizamento mínimo da roda.

Feito artesanalmente na planta da Audi em Gyor, na Hungria, o motor 4.2 FSI integra a força extrema a uma eficiência exemplar, com consumo médio de aproximadamente 9 km/litro.

Altamente eficiente também é o câmbio S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. No modo automático faz as trocas de marchas mais rápidas do que um câmbio mecânico e permite também mudanças manuais por meio da alavanca seletora do console ou dos paddles no volante.

A história da veloz RS4
Esportividade e praticidade são atributos que acompanham a trajetória da RS4 Avant desde sua concepção até os dias de hoje. A primeira geração começou com produção limitada e o nome de RS2, que era oferecida apenas na versão Avant.

Lançada em 1994, a RS2 passou a ser a perua mais veloz do mundo: 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, o que comprovou a perfeição do casamento entre a Audi e a Porsche, que foi responsável pela preparação do motor 2.2 litros de cinco cilindros turbo com 315 cavalos e outros componentes esportivos do carro.

Mais tarde, com o motor 2.7 V6 biturbo desenvolvido pela Cosworth, uma das mais conceituadas empresas de preparação de motores do mundo, com destaque na própria Fórmula 1, a primeira avant RS4 chegou ao Brasil em 2001. 

E mais rápida do que a RS2 (foto acima): acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, graças aos seus 380 cavalos de potência máxima. Apesar de sua produção ter sido de aproximadamente um ano e meio apenas, as vendas da primeira geração da RS4 bateram as seis mil unidades.


A segunda geração foi lançada em 2007, com motor V8 FSI com 420 cv, novo conjunto de suspensão, tração permanente nas quatro rodas e redução do peso. O modelo fazia de 0 a 100 km/hora em 4,9 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

Força e dirigibilidade
Como todos os modelos RS da marca Audi, a nova RS 4 Avant vem equipada com tração integral permanente quattro. O coração deste sistema é o novo sistema quattro com diferencial central com engrenagem de coroa: este componente, compacto e leve, pode variar a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro, além de trabalhar normalmente com a configuração padrão 40:60, com predominância para traseira, que assegura uma direção mais esportiva.

Esportividade não choca, formula, um conceito de luxo e
conforto da RS4 - um dos melhores carros do mundo
O diferencial central autoblocante com engrenagem de coroa trabalha em conjunto com o sistema de vetorização do torque, que atua nas quatro rodas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. 

Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo. A Audi oferece ainda, como opcional, o diferencial esportivo no eixo traseiro, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras para garantir ainda mais estabilidade e aderência do veículo em situações extremas.

Suspensão de alumínio
Com um projeto extremamente complexo, o chassis da Audi RS4 Avant traz muitos componentes da suspensão dianteira five-link e da suspensão traseira self-tracking trapezoidal-link feitos em alumínio.

A nova direção assistida trabalha com um sistema eletromecânico altamente eficiente, com uma relação precisa de acordo com a velocidade na estrada. Isto ajuda o motorista a fazer pequenas correções de direção quando freia em superfícies com aderências diferentes. 



A configuração RS é 20 milímetros mais baixa que a Audi A4 Avant original e o modelo recebeu, de série, novas rodas em alumínio de 19 polegadas, com pneus265/35. A Audi também oferece rodas de 20 polegadas com pneus 265/30, disponíveis com acabamento em titânio polido e novos desenhos.

Os freios a discos ventilados medem 365 milímetros de diâmetro nas rodas dianteiras. O sistema possui anéis de fricção com contorno externo ondulado, perfurados e conectados aos freios de alumínio por meio de pinos. 

O conceito reduz as tensões e rapidamente dissipa o calor, evitando a transmissão de picos de temperatura. As pastilhas são pintadas de preto e na dianteira levam o logo esportivo RS. Para o eixo dianteiro, a Audi ainda oferece a opção de discos de fibra de carbono e cerâmica de 380 milímetros, mais leves, robustos e duráveis.

Além do programa eletrônico de estabilização ESP que possui o modo Sport e pode ser totalmente desativado, o modelo vem equipado de série com o Audi Drive Select, que oferece ao motorista três modos de condução - Conforto, Automático e Dinâmico - que determinam características de direção, do câmbio de sete velocidades S Tronic, da suspensão e do acelerador. O sistema pode ainda variar o som do escapamento e do sistema de dupla embreagem, quando no modo Dinâmico.

Os bancos do motorista e do carona,
além de ergométricos, são firmes e confortáveis.

Outra tecnologia de amortecimento disponível como opcional na nova Audi RS 4 Avant é a suspensão esportiva com DRC ( Dynamic Ride Control). Os amortecedores de um lado do carro são interligados diagonalmente com os do outro lado, por meio de uma válvula central. Assim, numa curva mais rápida, quando a suspensão dianteira do lado de fora da curva é comprimida, um fluxo de óleo é enviado ao amortecedor, por meio da válvula, para praticamente anular a rolagem da carroceria. 

RS4 visto por fora
O design da nova RS 4 Avant traz o caráter esportivo do modelo, com detalhes como a grade hexagonal na dianteira, com contorno em alumínio fosco e com os recortes da grade (os "favos" de mel). Os faróis de xenon plus com luzes diurnas em LED, as entradas de ar e o pára-choque encorpado e recortado, como em um carro de corrida, arrematam o visual.


Saias laterais, difusor traseiro e grandes saídas de escape ovais completam o estilo agressivo. A traseira com bordas horizontais são uma referência ao modelo pioneiro da tração integral, o Audi quattro, de 1980. Os espelhos retrovisores tem acabameno em alumínio fosco e um discreto spoiler na traseira reforça a esportividade. A Audi oferece ainda um sistema de escape esportivo com maior volume de som e acabamento em preto. Faixas de LED também adornam as lanternas traseiras. 


A nova Audi RS 4 Avant é 20 milímetros mais longa e 24 milímetros mais larga que a A4 Avant, e também 20 milímetros mais baixa. A Audi oferece oito opções de cores: uma sólida, uma metálica, quatro perolizadas e duas especialmente pigmentadas com efeito cristal, nas cores Prism Silver e Panther Black.


Interior esportivo e elegante
Com o interior totalmente revestido em preto, os detalhes cromados ganham destaque no painel de controle. De série, os bancos dianteiros são aquecidos e recobertos em couro e Alcantara. Outras opções incluem assentos em forma de concha, climatizados e ventilados. 


O volante multifuncional de couro com a base achatada tem shift paddles com acabamento em alumínio. O sistema de informação ao motorista com display colorido inclui um menu RS com contador de voltas e termômetro do óleo. O design da alavanca de câmbio de sete velocidades S Tronic é exclusivo para o modelo RS. 


Pedais, apoio para os pés, aberturas de ar, teclas e controles do MMI têm revestimento em alumínio. Entre os opcionais, equipamentos de assistência ao condutor e sistemas de comunicação, incluindo telefone com bluetooth online que conecta a RS 4 Avant com a internet. O compartimento de bagagem, que oferece até 1.430 litros de espaço, incorpora sistema de trilho para fixação de carga.


Ficha técnica


Cilindros: 5 cilindros
Cilindrada`: 2480 cm³
Potência: 340 cv
Torque: 450 Nm
Câmbio: S-Tronic 7 velocidades
Tração: quattro .
Aceleração: 0 - 100 km/h 4.6 segundos
Velocidade Máxima: 250 Km/h
Consumo na cidade: 6.8 L/100km
Consumo na estrada: 13.1 L/100km
Consumo combinado: 10.9 L/100k
Peso: 1.650 Kg
Comprimento: 4.302 mm
Largura: 2.023 mm
Altura: 1.423 mm
Entre eixos: 2.578 mm
Capacidade do tanque de combustível: 60 Litros
Capacidade do porta-malas: 370 Litros
Motorização: 2.5 L TFSI

*Os valores indicados foram determinados de acordo com os procedimentos de medição recomendados (Diretriz EG 715/2007 e EWG 80/1268 na versão atualmente em vigor) e devem ser utilizados meramente para fins de referência.





2 comentários:

  1. Gosto deste carro, por isso vou compartilhar no FB...boa matéria! Tive perto de ter uma RS2 com componentes Porsche...foi outra época, e estou satisfeito com meu Mègane RS Extreme ! abs

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