Diretoria provisória da FEBTUR eleita em Alter do Chão |
Por Christina Hayne
DRT 1759/PA
Em 30.10.2021
Alter do Chão
- Santarém, Pará foi sede da fundação da Federação Brasileira de Jornalistas e
Comunicadores de Turismo (Febtur), entidade nacional de comunicação
especializada em turismo que nasceu forte e com significativa
representatividade, pois reuniu profissionais jornalistas, comunicadores e
escritores de 14 estados brasileiros: Pará, Bahia, Paraíba, Sergipe, Rio Grande
do Norte, Maranhão, Alagoas, Ceará, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio de
Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Destes, um total de quatro estados já
estão com afiliadas criadas e os demais estão em processo de criação.
A assembleia geral de criação aconteceu no terraço do Hotel
Mirante da Ilha, no último dia 18 de outubro do corrente ano, confirmando o
nome dos jnalistas Gorgônio Loureiro (BA) e Walter Estevam (SP),
respectivamente como presidente e vice presidente da diretoria provisória que
integra ainda nomes ao grupo executivo como Gilberto Correia da Silva (TO),
para diretoria Administrativa; Selêucia Galvão (TO), ocupando a diretoria de
Projetos; Thereza Christina Hayne (PA), à frente da diretoria de Mercado e
Expansão; João Carlos Ferreira (SP), diretor de Planejamento; Arnaldo Martins
Moreira (RJ), diretor de Relações Institucionais; José Torres (GO), diretoria
de Assuntos Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretoria de Marketing;
Marco Aurélio Cassoli (TO), respondendo pela diretoria de Comunicação;
Cassandra Teodoro Gonçalves (SE), a frente da diretoria de Eventos; Ivan
Leyraund (SP), diretoria Financeira e Walter Xéu (BA), diretoria de Relações
Internacionais.
A representatividade junto ao Conselho de Ética reuniu seis
integrantes, sendo três titulares e três suplentes: João Ramid Borges (PA),
Shislane de Castro (SE), Raimundo Penafort (TO), Sérgio Moreira (MG); Luiz
Carlos Cezar (BA), Gutemberg Bogéia (MA).
A responsabilidade do Conselho Fiscal ficou com os titulares Jairo Peres
(GO), Rosimari de Oiveira (GO), Bernadete Farias (BA), Liszt Madruga (RN),
Douglas Spada (SP) e Messina Palmeira (PB).
Presidente da Febtur Nacional, Gorgônio Loureiro - BA (à esq.) e vicepresidente da Febtur Nacional, Walter Estevam-SP
O objetivo da Febtur passa pela construção de uma entidade
democrática, moderna, dinâmica, integrada aos trades turísticos nos estados e antenada
com as políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Entre as
metas, fazer valer ferramentas eficientes e variadas de comunicação, para que a
missão maior, que é dar visibilidade ao turismo por meio de uma extensa rede de
comunicação, comprometida com a informação do segmento turístico, seja
alcançada.
Para
Gorgônio Loureiro, presidente do Fórum Internacional de Comunicação, de
Ecologia e Turismo (Ficet) e agora também presidente da Febtur, além do viés da
modernidade, a entidade vai primar pelo respeito aos profissionais associados;
pela atuação conjunta baseada em projetos planejados, e pela transparência. “A
entidade nasce sobretudo do desejo dos jornalistas do Brasil especializados em
turismo, em criar uma entidade que entenda a necessidade transforma os modelos
de comunicação, abrangendo aspectos mais amplos, criativos e direcionados”,
declarou o presidente da Febtur.
Com a disseminação de novas e diversas plataformas e os
variados formatos, surgem multiprofissionais e evidentes mudanças de linguagem
e de mercado. Para Gorgônio, “essa nova entidade chega com a missão de oxigenar
e fomentar modelos novos de comunicação que atendam esse novo e diverso
mercado, rejuvenescendo – não só etariamente -, mas aproveitando esse olhar e pensamento
diferentes, de uma comunicação rápida, podendo aliar experiência e o novo, o
criativo, buscando resultados efetivos e significantes no que tange a
comunicação voltado para o turismo brasileiro”.
O jornalista e apresentador Walter Estevam Junior, do J+
ABC, da TV Mais ABC, também âncora do programa Viaje Mais, exibido aos domingos
no canal 527 Net/ABC, que assumiu a responsabilidade da vice presidência da
Febtur Nacional, ressalta a importância do associativismo uma vez que cria e
oportuniza espaços de diálogo onde se buscam objetivos comuns. “A Febtur tem um
norte definido e contribuirá com o Brasil não somente no quesito divulgação do
turismo como também mostrará as autoridades a importância em investir nesse
setor como fazem muitos países”, declarou Estevam.
A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores se
apresenta no mercado turístico como uma entidade que reúne profissionais
experientes e novos profissionais que chegam para somar com a expertise da
adequação de formatos novos de canais de comunicação associado às novas
tecnologias.
Christina
Hayne, jornalista presidente da Febtur Pará, alerta sobre o novo mercado que
está em construção, ressignificando a todos os entes que dele participam. “O
turismo volta com força no Brasil, em especial o turismo doméstico, e
certamente será o caminho mais adequado para garantir a retomada social e
econômica das famílias brasileiras. Mas do que nunca, será necessário se
mostrar para o mercado, de forma eficiente, criativa e direcionada. Não existe
mais longevidade para o mercado formal e o caminho dos diferentes mercados,
inclusive o turístico, é o empreendedorismo e nós, formadores de opinião e
profissionais de comunicação especializados em turismo temos a qualificação
para contribuir com as mudanças de forma responsável e comprometida com a
linguagem, informação e imagem desse mercado que se apresenta. Certamente a
Febtur chega nesse mercado para fazer a diferença e contribuir com destinos,
iniciativas, atrativos turísticos e consequentemente com o impulsionamento do
setor de turismo”, comentou a jornalista paraense que está à frente da
diretoria de Mercado e Expansão da Febtur Nacional.
A
entidade em questão já está constituída nacionalmente e também nos estados do
Pará, Bahia, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Norte, e nos demais estados em
vias de registro.
Representantes
do grupo de jornalistas especializados em turismo do estado de Sergipe tomaram
a decisão em massa em acompanhar o movimento nacional que se formou em torno da
construção dessa nova entidade que se apresenta com novas propostas e com um
perfil transformador, por isso, cumpriram as etapas de forma correta, fecharam
um ciclo com a antiga entidade e a dissolveram para então iniciar uma nova
jornada, agora a frente da Febtur Sergipe, que está em consolidação. Para o
jornalista Luiz Mendonça, o momento é de satisfação. Ele disse: “a decisão da
dissolução de uma entidade e posterior fundação de outra, se deu em caráter
decisório da maioria. Somos um grupo unido e trabalhamos com base em projetos e
ideias motivadoras e lideranças democráticas. Nosso próximo passo e finalizar o
processo de construção da Febtur no estado”, declarou Mendonça em entrevista
concedida ao canal Sergipe Trade Tour.
Durante a Assembleia Geral, em Alter do Chão, ficou definido o mês de maio de 2022 para que a diretoria provisória seja substituída pela diretoria efetiva pelos próximos três anos, tempo definido para atuação da gestão entre pleitos eleitorais da entidade. O evento que está por vir, sob o título do I Congresso Nacional da Febtur, teve o estado de Sergipe como primeira opção para realização e a Bahia, como segunda opção de estado sede para o evento. Na ocasião, também será aprovado o Regimento Interno da entidade, os projetos a serem encaminhados, o plano de comunicação e o programa de expansão.
Para
o dirigente Gorgônio Loureiro, que reafirma ser esta uma entidade aberta para a
comunicação do Turismo em tempos de
modernidade, a prioridade é “arregaçar as mangas e organizar um grande
congresso em meio, seja em Aracaju ou seja em Salvador e até lá vamos
organizar, planejar e fortalecer a entidade criada em meio ao I Encontro
Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encomtur 2021, que
aconteceu em Santarém, Alter do Chão e Marajó no Pará, no período de 14 a 23 de
outubro do corrente ano e que recebeu cerca de 90 jornalistas e comunicadores de todo o Brasil”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário