Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira 



Igrejinha da Pampulha passa a ser santuário em outubro


Interior da Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha localizada nas margens da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte


Um dos cartões postais da capital mineira. a Capela Curial São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, foi transformada no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis a partir do dia 4 de outubro.

A instalação do santuário aconteceu durante à Festa de São Francisco de Assis, realizada nos dias 1° e 4 de outubro.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Igreja da Pampulha é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1947, recebendo milhares de visitantes anualmente.

Segundo a Arquidiocese de BH, um local sagrado se torna santuário quando registra um grande número de visitas e peregrinações de fiéis por motivos religiosos. Com o título, as atividades no espaço devem ser ampliadas.

A Igrejinha da Pampulha fica próxima ao Mineirão e Mineirinho, 

um dos cartões postais de Belo Horizonte


A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer, e o cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha., localizada na Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha, Belo Horizonte , informações sobre visitas e missas Telefone(31) 3427-1644

 

Exploração do turismo espacial, lançada no Festuris

 

Apresentada na feira de 2012, a tendência de turismo espacial se consolidou em setembro de 2021 no Centro Espacial Kennedy, na Flórida


Com o auxílio da inovação e da tecnologia é que a primeira viagem ao espaço, formada por uma tripulação de civis, ocorreu recentemente, em setembro. O segmento do turismo espacial é explorado por bilionários e, em 2012, a inovação foi lançada no Festuris, pela operadora de viagens Sanchat Tour.

A nave da Space X, de Elon Musk, foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente, e alcançou a órbita da Terra no último dia 15 de setembro. O passeio durou três dias e custou cerca de 200 milhões de dólares. De acordo com o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que enviou os turistas, a cápsula percorreu a velocidade máxima de 27 mil km/h e conseguiu dar 45 voltas na Terra, sendo 1h30 cada volta.

Com a expectativa do retorno, os passageiros aterrissaram no Oceano Atlântico no dia 18 de setembro. Em outras ocasiões, naves já haviam sido enviadas ao espaço e retornaram, no entanto, sem tripulação. Além disso, a viagem até então, só havia sido realizada por astronautas especialistas, essa foi a primeira vez que pessoas sem conhecimento profissional realizaram o passeio.

O Festuris chega em 2021 com um novo conceito e com a missão de trazer ainda mais novidades para o pós-pandemia. A Era da Transformação está movimentando o mundo e, a partir disso, expositores e assuntos pontuais para esse novo momento serão apresentados de forma inédita e exclusiva. Acompanhe a programação e inscreva-se em festurisgramado.com. O evento acontece de 4 a 7 de novembro, em Gramado, no Serra Park.

Informações https://www.festurisgramado.com/

 

Palácio da Liberdade reaberto ao público

 

 

Palácio da Liberdade, uma construção ícone na capital mineira volta a receber visitantes a partir do próximo sábado dia 9 de outubro


 

expansão do Circuito Liberdade, com a inclusão de outros espaços, além do anúncio de ações e projetos que serão colocados em prática para fomentar o turismo na área central de Belo Horizonte, como o lançamento de duas rotas turísticas do Circuito, também foi informada no mesmo evento.

As visitações poderão ser feitas apenas aos fins de semana, neste primeiro momento, e serão em grupos reduzidos de até 12 pessoas às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. As visitas têm duração de 40 minutos e haverá limpeza do espaço entre uma e outra.


Os jardins também receberão visitantes: serão dois grupos com 15 pessoas, nos horários das 10h15 e 13h15. O agendamento poderá ser feito pelo Sympla.

 

A escadaria metálica e o Salão do Banquete  


 

A reabertura do Palácio da Liberdade traz uma novidade: a parceria entre a Appa – Arte e Cultura e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Restauração

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e o Iepha-MG anunciaram também o início das obras para a implantação do Centro do Patrimônio Cultural Cemig, a ser instalado no edifício sede do Iepha-MG, na Praça da Liberdade. O projeto de requalificação do espaço e implantação do Centro do Patrimônio está orçado em R$ 8 milhões.


A primeira fase das obras incluirá as restaurações do hall de entrada e do pátio interno do edifício, e também a revitalização da Biblioteca do Iepha-MG.

Integrado ao Circuito Liberdade, o Centro do Patrimônio Cultural Cemig será um espaço de articulação das ações institucionais de proteção e gestão do patrimônio cultural, com a participação da comunidade, agentes culturais, instituições de fomento e pesquisa.


Os dois primeiros pavimentos abrigarão espaços destinados a exposições e mostras, ateliê vitrine de restauração de acervos, reserva técnica visitável, núcleo do patrimônio imaterial, núcleo de técnicas construtivas tradicionais, além de salas destinadas a ocupações e exposições temporárias e reuniões dos conselhos de cultura e patrimônio cultural.


O Circuito Praça da Liberdade atrai visitantes em seus museus e centros culturais


O secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, anunciou a expansão do Circuito Liberdade, que passa a abranger novos espaços históricos, culturais, artísticos, paisagísticos e culinários.

Entre as unidades que vão integrar o Circuito estão o Palácio das Artes; a CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais; a Filarmônica; a Mineiraria; o Cine Theatro Brasil Vallourec; o Cura - Circuito Urbano de Arte; o Mercado Central; o Museu de Artes e Ofícios; o Museu dos Brinquedos; o Museu Inimá de Paula; o Sesc Palladium; a Sociedade Mineira de Engenheiros e o Teatro Feluma.

Rotas

A Cozinha Mineira e paisagens da capital serão os destaques das rotas turísticas inauguradas no Circuito Liberdade. Voltadas à visitação, a rota da Cozinha Mineira e de Parques, Praças e Jardins têm o objetivo de resgatar parte da história de Belo Horizonte, conhecida como Cidade Jardim.


A primeira delas é um projeto de valorização dos saberes e sabores mineiros, que envolvem museus, mercados, botecos, restaurantes e cafeterias, todos eles interligados com a Cozinha Mineira, que está toda mapeada na região central da capital do estado, dentro dos limites da Avenida do Contorno.


A rota dos Parques, Praças e Jardins inclui 25 espaços, que é um convite para experimentar os dias mais floridos da cidade, que recomeçam na atual estação do ano, incluindo a 15ª Primavera dos Museus.

 

Encontro nacional de jornalistas de Turismo no Pará

 

Alter da terra, com suas belas praias (fotos) João Ramid


Com o tema “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”, o Encomtur – Encontro Nacional de Jornalistas de Comunicadores de Turismo será levado a dois dos destinos turísticos mais procurados no Estado do Pará. A realização está confirmada para o período de 14 a 20 de outubro, em Santarém, com extensão à Ilha de Marajó, entre os dias 21 e 23, envolvendo uma programação técnica, de vivência e alternativas que se apresentam para o setor.




As inscrições já estão abertas, pelo link encomturpara.yetilab.net, nas modalidades presencial e híbrida, para jornalistas e demais comunicadores especializados em Turismo, bem como para profissionais da área dos setores público, privado e entidades.


O encontro prevê a participação de cerca de 120 profissionais. A abertura oficial será dividida em três momentos, na Casa do Saulo, com as presenças de representantes do Governo do Pará, Prefeitura e Santarém, Ministério do Turismo, Confederação Nacional do Comércio/Diretoria de Turismo, Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio/PA), Sebrae Pará, Conselho Empresarial de Turismo, Hospitalidade, Bens e Serviços (Cetur/PA).

O encontro prevê a participação de cerca de 120 profissionais entre jornalistas, repórteres e fotógrafos especializados do segmento turístico de vários estados

________________________________________________________________________________________

 @sergiomoreira63   

sergio51moreira@bol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.