Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Descubra os diferenciais turísticos de Santo Amaro, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Destino tem atraído turistas de diversos países além de brasileiros em busca de conexão com a natureza



Santo Amaro é único em todo o mundo. Santo Amaro é banhada pelo Rio Alegre, que oferece um banho relaxante em prainhas exclusivas.

É turismo de aventura, é trekking com emoção, é romance, relax e lazer. É conexão pura com a natureza, com uma energia que só escalando uma duna ou mergulhando em uma lagoa de águas cristalinas para sentir. É turismo raiz, onde conversar com moradores ou provar pratos da culinária regional é um show à parte.

A cidade é perfeita para aqueles que buscam um “slow tourism”, aquele tipo de turismo para ser feito com calma, sem stress. Santo Amaro recebe inclusive grupo de eventos temáticos. Alguns buscam superar seus limites em trekkings e caminhadas pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Outros fazem retiros de yoga ou meditação, aproveitando a natureza intocada do local.

A Beira Rio de Santo Amaro é um balneário que vai ganhar em breve projeto de melhorias do Governo do Estado, com a construção de um calçadão.


Distante cerca de 3h40 min. de carro da capital maranhense São Luís ou 244Km, Santo Amaro é apontada por muitos como a mais bela porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O destino que se tornou ainda mais visitado após a construção da estrada e ponte de acesso à cidade, oferece experiências incríveis.

“Santo Amaro é a mais próxima de São Luís e oferece um turismo mais raiz, ideal para quem busca se conectar com a natureza sem muita aglomeração. Mais que passeios, a cidade oferece vivências reais, que incluem a hospitalidade de um povo que tem prazer em compartilhar suas histórias com os visitantes; além das belezas naturais e um estilo de vida ainda preservado de cidade de interior. Conheço todos os destinos que levam aos Lençóis Maranhenses e gosto de todos, mas prefiro Santo Amaro, sem desmerecer os outros que também são lindos”, revela a carioca Ana Fernandes que já foi duas vezes a Santo Amaro e ainda espera voltar muitas vezes mais.

Com cenários deslumbrantes, a cidade atrai fotógrafos profissionais e amadores; 
que buscam eternizar as belezas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Viajante experiente, o famoso Álvaro Garnero ao visitar Santo Amaro esse ano, fez questão de declarar seu encanto pelo local:
“Santo Amaro é um lugar incrível, que me passa uma paz imensa com suas lagoas e dunas. Isso aqui é inacreditável, não tem essa natureza em nenhum lugar do mundo. Eu conheço 120 países e nunca vi nada parecido com esse paraíso, nada que proporcione tanta emoção e paz como sinto aqui” disse Garnero.

Por conta dessa natureza exuberante, Santo Amaro recebeu mais de 3 mil turistas só no último feriado prolongado de setembro, incluindo o ator global Márcio Garcia que foi conhecer a região com a família. Essa semana foi a vez do ator Guilherme Weber ir visita a região com amigos, com direito a muitos posts nas redes sociais.

Santo Amaro é privacidade, oferecendo a possibilidade de banhos relaxantes
 em uma lagoa sem aglomerações.

E quem visita Santo Amaro pode comprovar a boa organização da cidade, com um turismo disciplinado por medidas que ajudam a evitar aglomerações na pacata cidade. Por lá, nada de bagunça, som nas alturas ou sujeira poluindo rio, lagos e lagoas.

O atual Secretário de Turismo do município Jackson de Sousa é um dos pioneiros do turismo receptivo de Santo Amaro há mais de 20 anos. Ele recebeu apoio do Prefeito Leandro Moura para disciplinar a atividade turística na região. Ao lado do Sec. Adjunto e turismólogo Daniel Barros e toda a equipe da SETUR, está implantando medidas importantes.

Há roteiros diversos para manter o turista ocupado, e encantado, por uma 
semana na região

Na chegada à cidade, assim como na entrada do Parque Nacional dos Lençóis há postos de fiscalização, que funcionam diariamente para checar se há um guia acompanhando o grupo, se o veículo e seu condutor são registrados e autorizados, além de proibir a entrada de bebidas alcóolicas na área, entre outras regras. Com o sistema do voucher digital há controle da quantidade de visitantes. Tudo isso, além de preservar o meio ambiente, ajuda a evitar acidentes nas lagoas e dunas e desenvolver o turismo.

“Estamos preparando a cidade para receber os turistas de forma bem organizada. Já sentimos um reaquecimento de visitantes, e vamos manter o foco na sustentabilidade. Queremos que Santo Amaro seja um exemplo de turismo sustentável; e agradecemos ao Prefeito Leandro Moura pela confiança e apoio a esse trabalho” diz o Secretário.

O ator e apresentador global Márcio Garcia visitou Sto. Amaro com a família no último feriado de sete de setembro.

Para visitar esse paraíso a dica é ir entre os meses de junho a setembro, quando as lagoas estão mais cheias. Fora dessa temporada, somente algumas lagoas perenes se mantém cheias. O mínimo de tempo recomendado é um final de semana. Quem quiser ficar mais, há diversos roteiros que manterão o turista ocupado por uma semana, com passeios diferentes a cada dia.

Entre os locais mais visitados estão as Lagoas da Andorinha e da Gaivota que são as mais próximas do centro da cidade, onde também acontecem passeios ao pôr do sol, nascer do sol e lual nas dunas. Para quem estiver disposto a fazer uma caminhada de 4h, 2h em cada trecho de ida e volta, a dica é fazer o passeio das Lagoas Emendadas, preferencialmente a tarde. É um trekking moderado com subidas e descidas pelas dunas, que vai proporcionar ao visitante vistas deslumbrantes por diversas lagoas vizinhas.

O ator Guilherme Weber, na foto com Edvan Santos Azevedo e a esposa,
proprietários do Restaurante do Gordo, que fica no Centro da cidade e
é famoso pelo seu camarão da malásia.

Mais distante, há o passeio de um dia inteiro para o Povoado de Betânia, região que oferece banho de rio, lagoas e a hospitalidade de uma comunidade que foi treinada para bem receber o turista através de um programa de base comunitária. Em Betânia, um redário dentro do rio já virou ponto de descanso e de fotos.

As agências de receptivo que organizam esses passeios também oferecem cadeiras e guarda sol, e podem providenciar de forma extra pranchas para escorregar nas dunas ou caiaques e pranchas de SUP para remar nas lagoas. 

E as belezas continuam, em passeios mais distantes para locais como Lagoa da América, Travosa, Rancharia (lagoa perene que pode ser visitada a qualquer época), Trilha do Pescador, Lavado e Espigão. Há de se mencionar ainda o relaxante banho no Rio Alegre que circunda Santo Amaro, oferecendo diversas prainhas e pontas de areia em toda a sua extensão.

Outro local de turismo comunitário que vale a pena visitar é o povoado de Ponta Verde, às margens do enorme Lago da Jangada, onde é pescada a espécie “camarão da malásia”, enorme e saboroso, e um dos pratos principais no menu dos restaurantes rústicos do local.

O Sec. Adjunto Daniel Barros e o Sec. Mun. de Turismo de Santo Amaro Jackson de Sousa, que estão disciplinando o turismo na região.


Mas é impossível falar da Ponta Verde sem lembrar de um de seus mais ilustres filhos - Humberto Marques da Conceição, o seu Humberto do restaurante Recanto Preguiça. Simples e muito hospitaleiro, conversar com ele era tão delicioso quanto saborear os pratos do local.

Falecido após ataque cardíaco repentino, no último dia 18 de setembro, seu Humberto fez aquela que foi a sua última entrevista oficial conosco, quando fomos almoçar em seu restaurante que fica na beira do lindo lago. 

O inesquecível pescador Humberto Marques da Conceição, o seu Humberto da
Ponta Verde.

Do alto de seus bem vividos 82 anos, ele nos revelou a receita para a felicidade:
“Ser feliz é gostar de onde a gente mora, ter um trabalho, ter disposição e paz para viver com lucidez e tranquilidade junto da minha família. Amo a Ponta Verde, nasci e me criei aqui, e daqui só sairei para o cemitério. Mesmo quando aqui não tinha energia elétrica e era bem isolado, eu gostava e aprendi a viver em sintonia com a natureza. Mas a Ponta Verde melhorou muito com a chegada da luz elétrica graças à empresa Equatorial. Meus oito filhos moram aqui, e comandam o nosso restaurante, que agora está bem movimentado graças a Deus” , revelou ele.

Seu Humberto era um conversador de primeira, e fez questão de nos contar que além de exímio pescador já foi também “caçador de lobisomen”. Sim, ele jurou que encontrou o ser estranho em uma encruzilhada, numa noite escura quando voltava para casa ainda bem jovem. Ele puxou uma faca e encarou o bicho. Essas e outras prosas fizeram de seu Humberto uma figura muito querida e conhecida por moradores da região e turistas. Muitos lamentaram o seu falecimento, e a Prefeitura de Santo Amaro postou nota de pêsames em homenagem a esse filho ilustre.

No povoado de Betânia, a comunidade local se estruturou para bem receber os visitantes à beira do Rio Alegre com restaurantes e redários que são ponto de apoio para quem vai explorar as lagoas da área.


Esse tipo de vivência com o povo local é algo que torna Santo Amaro ainda mais especial, pois nos conecta com a região através da sua gente, suas tradições e histórias. Conhecer pessoas simples e ao mesmo fantásticas como seu Humberto, cria um vínculo emocional do visitante para com a região que é eterno. E mais que fotos, passeios ou souvenirs, esse é o maior legado que se deve ter de uma viagem: Memória felizes com pessoas únicas em cenários deslumbrantes. Isso tudo Santo Amaro tem de sobra para oferecer. Basta ir, de alma aberta, mente atenta e curiosa. É só visitar, para se encantar para sempre.


Mais informações sobre turismo em Santo Amaro (MA)

Instagram da @setursantoamaro e @prefeiturasantoamaroma

Receptivos e Roteiros: Trilhas Dunas Turismo @trilhasdunastur / cel. (98) 985508205
e América Turismo @america_tur / cel. (98) 988986553


No passeio das Lagoas Emendadas, que é feito somente a pé, a recompensa é uma vista linda e fotos fantásticas.
 
Fotos: Divulgação - Danielle Vieira, Vanda Freire e Dionei Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.