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sábado, 28 de julho de 2012

COM O PAÍS EM PROFUNDA CRISE, O GOVERNO DO PRIMEIRO-MINISTRO, PASSOS COELHO, DE PORTUGAL DECIDE SUBSTITUIR TODA A FROTA DE CARROS-PATRULHA DA PSP POR VEÍCULOS ELÉTRICOS, NUMA OPERAÇÃO QUE CUSTA 175 MILHÕES DE EUROS (R$ 435,75 MILHÕES). O LEAF É EXCELENTE, MAS...





Depois de vender mais de 35 mil unidades de seu modelo elétrico LEAF em pouco mais de um ano, em todo o mundo, a Nissan acaba de fazer um negócio que, além do bom resultado comercial, lhe dará uma excelente visibilidade: a Polícia de Segurança Pública (PSP), de Portugal, responsável pelo policiamento nas áreas urbanas - nas áreas rurais e estradas esse trabalho é executado pela Guarda Nacional Republicana - adquiriu 5.000 desses carros totalmente sustentáveis.


No mercado desde 2010, o Nissan LEAF foi o primeiro carro elétrico a ser produzido em série e foi eleito Automóvel Europeu, Mundial e Japonês do Ano de 2011, além de premiado com cinco estrelas nos exigentes testes Euro NCAP, tornando-o num dos automóveis mais seguros na estrada, e ser considerado a Melhor Escolha de Segurança do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos em 2011.

Para o diretor da Nissan Ibéria – Portugal, Marco Toro, o elevado desempenho do Nissan LEAF já tinha dado provas de que este inovador veículo 100% eléctrico é a escolha perfeita para uma utilização familiar diária, graças ao seu espaço interior, conveniência e elevado equipamento. Agora, com a sua primeira utilização mundial por uma força de segurança, a PSP, demonstra que a essas qualidades se juntam as de um veículo funcional e eficiente em utilização profissional. E que outra melhor utilização poderia ter do que ser o garante da segurança de centenas de crianças que, como o Nissan LEAF, dão os seus primeiros passos na construção de um futuro melhor?”

A PSP, com cerca de 5.000 viaturas com motores de combustão, tem sua co-responsabilidade na emissão de CO e CO2 para a atmosfera, mas, será a primeira polícia ano mundo a adotar uma frota de carros elétricos e a corporação ressalta seu orgulho em passar a usar veículos ambientalmente corretos e ressalta que Portugal continuará a ser um país referencial nas questões ambientais, recentemente discutidas na Cimeira RIO+20. 

O motor CA do Nissan LEAF debita 80 kW de potência e 280 Nm de binário, o suficiente para uma velocidade máxima de 145 km/h e é alimentado por uma bateria laminada de iões de lítio, desenvolvida pela Nissan, com uma potência superior a 90 kW e que permite uma autonomia de 175km. O carregamento de um estado vazio até 100% demora de seis a oito horas com um carregador normal e apenas 30 minutos de um estado vazio até 80% utilizando um carregador rápido. 

O LEAF posssui possui ar condicionado, navegação por satélite, câmara de estacionamento traseiro e sistema de telemática CARWINGS, entre outros e começará a ser produzido na Europa, na fábrica da Nissan, em Sunderland, no Reino Unido, no começo de 2013. Os primeiros oito carros da frota são do modelo Nissan LEAF da PSP já foram entregues.



A PSP está radiante com a troca e o diretor nacional da instituição, Paulo Gomes Valente, ressalta que carros silenciosos, como o LEAF facilitam as abordagens em locais de risco e patrulhamento em áreas perigosas.


Compra em plena crise portuguesa
O fato estranho dessa compra, é que ela ocorre em plena crise econômica que assola o país.  O governo do primeiro-ministro Passos Coelho, pagará 35.000 euros por carro, ou seja, subtrairá do tesouro 175 milhões de euros (R$ 435,75 milhões), num momento em que Portugal registra taxas de desemprego da ordem dos 20% e quando o próprio chefe do governo vai à TV e aconselha os portugueses a emigrar. 

O primeiro-ministro Passos Coelho precisa explicar como decide substituir toda a frota de patrulhamento da PSP por carros elétricos, quando cortou os subsídios de férias e natal e reduziu o salário dos funcionários públicos em até 15%, elevou o IVA (imposto que incide sobre a despesa ou consumo e tributa o "valor acrescentado" das transações efectuadas pelo contribuinte).


Atualmente, a PSP, além de BMW, usa em sua frota um grande número do Skoda Octavia, produzido na República Tcheca, hoje uma subsidiária da Volkswagen. 






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