Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A EQUIPE GROUPAMA VENCE O VOLVO OCEAN RACE 2011/2012 QUE DEU VOLTA AO MUNDO EM OITO MESES. ITAJAÍ É CANDIDATA A SEDIAR PRÓXIMA EDIÇÃO



Os oito meses da aventura de volta ao mundo na regata Volvo Ocean Race 2011/2012, terminou no sábado, 07, em Galway, na Irlanda. O campeão da temporada 2011/2012 foi o veleiro francês Groupama, com 253 pontos.

A vitória da In-port-Race em Galway foi do norte-americano Puma, que somou 226 pontos e ficou em terceiro lugar na classificação geral. As chamadas In-port Races são realizadas em todas as cidades-sede da Volta ao Mundo e podem ser assistidas pela população gratuitamente em molhes, píeres, decks ou na Vila da Regata. O mesmo sistema será mantido para a próxima edição, marcada para 2014/15.

Os campeões desta edição comemoram muito o título. "Com certeza é um grande sonho. Todos estão felizes pelo título. Nós não esperávamos que isso pudesse acontecer. Foi uma grande surpresa", revelou Frank Cammas, comandante do veleiro. "O segredo foi simples: como estávamos atrás desde o começo, conseguimos aprender e corrigir os erros para chegar em Galway com a vitória no geral".

Itajaí


Itajaí está na disputa para sediar as edições 2014/2015 e 2017/2018 da Volvo Ocean Race. O processo de escolha já iniciou e está na quarta etapa. Trinta e cinco cidades na disputa, mas a expectativa da escolha por Itajaí é positiva devido ao sucesso desta edição no Brasil. "O sucesso da Parada de Itajaí, aliado à excelente aprovação pela organização da regata, nos alimentam grandes expectativas", informa o secretário Executivo do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, João Luiz Demantova. A definição deverá ocorrer até o final deste ano ou até o início de 2013.

A etapa brasileira da regata de volta ao mundo se destacou pelas ações de sustentabilidade e engajamento da sociedade no projeto Itajaí Stopver Sustentável. A cidade recebeu o troféu de melhor programa de sustentabilidade "Certificado Volvo de Conscientização Ambiental" da edição 2011/2012, em reconhecimento aos projetos desenvolvidos na parada brasileira, de 4 a 22 de abril. 



A premiação foi entregue pelo CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, ao prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e ao coordenador do Itajaí Stopover Sustentável, Glenn Suba, na noite de sábado, 07, em Galway, na Irlanda durante o tradicional Prize Giving que encerrou a Volvo Ocean Race.

"O prêmio é um dos mais cobiçados entre as cidades-sede da regata de volta ao mundo", diz Suba. Para os coordenadores da Parada de Itajaí, essa premiação é o reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade que acreditou no projeto ambiental desenvolvido no município e não mediu esforços para que ele se concretizasse.

A próxima edição da regata terá início em 2014 e vai ser disputada com barcos de 65 pés todos desenhados pela Farr Yacht Design e construídos por um consórcio europeu de estaleiros.

Resultado acumulado:
1º - Groupama - 253 pontos
2º - Camper - 231 pontos
3º - Puma - 226 pontos
4º - Telefónica - 213 pontos
5º - Abu Dhabi - 131 pontos
6º - Sanya - 51 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.