``Não importa o percurso que você vá fazer e nem as condições das estradas. Antes, de mais nada, é indispensável cuidar da manutenção correta de seu carro e fazer a checagem de todos os itens, do motor aos limpadores dos pára-brisas. Afinal, segurança na estrada é fundamental``, afirma Cláudio Cavarçan, coordenador de Operações do Pós-Vendas.
Já a correia dentada para os mesmos modelos tem preço de R$ 132,00 ou três parcelas de R$ 44,00. As pastilhas para o freio dianteiro custam, na promoção, R$ 147,00 ou em três parcelas de R$ 49,00. A promoção vai até o dia 31 de julho.
Cuidados especiais com seu carro
Segundo Cavarçan a checagem deve contemplar a vistoria dos principais itens de segurança, como pneus, freios, amortecedores, luzes, limpador do pára-brisa, etc. Segundo ele o superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor.
O Manual do Proprietário Chevrolet traz a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que possível, faça a substituição completa. Evite misturar óleos de marcas distintas ou com tempo de uso diferente.
Com o passar do tempo, o óleo perde parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas. Cuidado com o filtro. Se estiver muito contaminado, vai "sujar" o novo óleo que passa a circular no motor.
A água é outro item vital para o motor. Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação constante. No mercado, há aditivo ACDelco, para radiadores que evita não apenas a corrosão e o superaquecimento, mas, até o congelamento (boa dica para quem pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas).
Faróis e lanternas
Faróis, lanternas e limpador de pára-brisas devem estar em boas condições e têm de ser usados corretamente. Ao fazer uma conversão, um carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer de acionar as setas. O mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados, ofuscam quem vem em sentido contrário e impossibilitam uma visualização perfeita do que o motorista tem à sua frente.
Se você costuma rodar com seu carro em grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar o estado das lonas, pastilhas de freio e fluido. Nos congestionamentos, os freios são acionados diversas vezes, o que reduz a vida útil desses componentes.
Mesmo quem conta com o moderno sistema ABS no carro, deve estar atento à sua manutenção. Uma dica para quem já providenciou a substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que mantenham o máximo de eficiência, é utilizar o freio do motor (marcha reduzida) principalmente em descidas de serra. Também é bom lembrar que os freios ABS servem para manter a dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.
Diminuir a velocidade do veículo utilizando a redução racional das marchas é sinônimo de economia e segurança. Tentar manter a velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas fortes e frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores esforços.
Pneus
Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros.
Se o pneu costuma esvaziar com freqüência, é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu avariado para mantê-lo "cheio por mais tempo". Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada.
Procure manter os quatro pneus com o mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se manterá linear.
Com pneus cheios demais, o carro vibra excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as laterais da banda de rodagem.
Faça, sempre que houver necessidade, o alinhamento e o balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos para seu carro se todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão, freios etc) estiver com problemas. A boa dirigibilidade de um veículo depende do equilíbrio entre todos os componentes.
Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, o estepe deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus, principalmente na hora de fazer o rodízio.
Para evitar problemas, até mesmo o carro pegar fogo, é preciso estar sempre atento às revisões e fazer sempre manutenção preventiva |
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