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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

AUDI TESTA NA FAMOSA PISTA DE HOCKENHEIM SEU CARRO CONCEITO RS7 AUTOPILOTADO EQUIPADO COM UM PROPULSOR DE 560 HP QUE ATINGE A VELOCIDADE MÁXIMA DE 305 KM/H, QUE ANDARÁ À VELOCIDADE DE CORRIDA SEM NENHUM HUMANO NO COMANDO. A EXPERIÊNCIA SERÁ NESTE FIM DE SEMANA, DURANTE A ETAPA FINAL DO DTM.


São Paulo, 16 de outubro de 2014 - O carro conceito autopilotado Audi RS 7 vai demonstrar seu potencial dinâmico e capacidade de condução na pista de Hockenheim, andando em velocidade de corrida sem nenhum piloto no comando. 


A demonstração ocorrerá neste final de semana, durante a etapa final do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM).

"Estamos adiantando uma das mais importantes tendências do mundo automotivo através de nossas soluções para a condução autônoma", declarou o prof. dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho Diretor da AUDI AG para o Desenvolvimento Técnico. 

"O fascínio deste desenvolvimento será posto à mostra na corrida da DTM, em Hockenheim. Um tempo de volta de pouco mais de dois minutos e aceleração lateral de até 1,1 g são números que falam por eles mesmos", revelou.

Há muito tempo a Audi vem sendo uma das empresas com maior destaque na área de vanguarda da condução autônoma. 





O trabalho de desenvolvimento da marca tem levado a várias conquistas espetaculares. 

Em 2010, por exemplo, um Audi TTS sem piloto percorreu o legendário circuito de montanha de Pikes Peak no estado do Colorado, nos Estados Unidos. 

A Audi tem mostrado inúmeras vezes o potencial desta tecnologia, com demonstrações levadas ao limite. 

Com 560 hp e velocidade máxima de 305 km/h, o carro conceito autopilotado Audi RS RS 7 é um exemplo da filosofia da marca "Vorsprung durch Technik" (avanço pela tecnologia).



O Audi RS 7 conceito autopilotado na pista de corridas
O carro conceito autopilotado Audi RS 7 é uma plataforma tecnológica com a qual a Audi está explorando as possibilidades da autocondução em sua forma mais dinâmica. 

Na sexta-feira, 17 de outubro, e no domingo, dia 19, antes da largada da última corrida da DTM, o carro conceito fará uma volta completa sem piloto no circuito de Hockenheim. 

O grande cupê de cinco portas é, em grande parte, idêntico ao modelo de produção. Mas sua direção eletromecânica, freios, válvula do acelerador e a transmissão tiptronic de oito marchas que distribui a força do motor através do sistema mecânico quattro de tração integral são controlados automaticamente.

Há dois pontos básicos durante a autopilotagem no limite físico do carro: a alta precisão da orientação do veículo na pista e o controle absoluto do carro no limite de sua capacidade.

A plataforma tecnológica utiliza sinais de GPS altamente precisos para orientar o carro na pista. 

Com precisão de centímetros, esses dados do GPS diferencial são transmitidos ao veículo via WLAN (Wireless Local Area Network – rede local sem fios) segundo o padrão automotivo e, por segurança, repetidos por um sistema de rádio de alta frequência. 

Paralelamente, imagens de câmeras tridimensionais são comparadas em tempo real com informações gráficas armazenadas a bordo. 

O sistema procura em cada uma das incontáveis imagens individuais várias centenas de itens conhecidos, como as formas de construções fora da pista, que utiliza como informações adicionais sobre o posicionamento do carro.

O controle do veículo no limite de condução é mais um destaque impressionante do carro conceito autopilotado Audi RS 7. 





Uma abrangente rede de dados a bordo do carro, conectada a seus sistemas altamente precisos controla todos os atores relevantes para a condução da plataforma tecnológica no seu limite físico. 

Os engenheiros da Audi investigaram intensivamente a condução autônoma nos limites da dirigibilidade, submetendo a plataforma tecnológica a vários milhares de quilômetros de testes numa ampla variedade de percursos.

Para demonstrar sua capacidade, o conceito autopilotado Audi RS 7 fará uma volta completa em Hockenheimring, com aceleração total nas retas, frenagem no limite antes das curvas, entrada nas curvas com precisão e perfeita dosagem da aceleração na saída delas. 

Durante as frenagens, ocorrem acelerações de mais de 1,3 g e a aceleração lateral nas curvas pode atingir 1,1 g. 

Testes na pista de Hockenheim permitem esperar uma velocidade máxima de 240 km/h e um tempo para a volta de 2 minutos e 10 segundos.

A pista de corridas é a forma de testes mais exigente para chegar a possível produção, no que diz respeito à autopilotagem. 

Os sistemas do futuro também precisam trabalhar de forma extremamente precisa, sem nenhum erro em situações críticas. 

Sendo assim, eles precisam ser capazes de compreender corretamente cada situação momentânea, mesmo andando no limite físico do carro. 

Este tipo de teste permite aos engenheiros da Audi obter uma variedade de conhecimentos úteis para o desenvolvimento de modelos de produção, tais como o desenvolvimento de funções automáticas para resolver possíveis situações críticas na pilotagem.

A demonstração do RS 7 conceitual autopilotado poderá ser acompanhada pela internet no link www.audimedia.tv/e

A transmissão começará às 7h45, no dia 19 de outubro.

Material para a imprensa encontra-se no arquivo digital em

www.audi-mediaservices.de/presskit/en/piloted_driving_2014.



Autopilotagem - destaques
A Audi vem trabalhando intensivamente no tema "condução autônoma" há muitos anos. Os esforços no desenvolvimento desta tecnologia levaram a alguns feitos extraordinários, demonstrados em vias públicas, pistas de corridas e até mesmo num lago salgado.

2009: Bonneville Salt Flats
No outono de 2009, a Audi levou ao lago salgado de Bonneville, no estado americano de Utah, um Audi TTS sem piloto. 

Executando uma série de curvas com alta precisão, o cupê branco gravou os quatro anéis da marca no piso salgado. 

Ele também estabeleceu um novo recorde de velocidade para carros autopilotados, atingindo quase 210 km/h.

Para homenagear a ex-piloto de rali da Audi Michèle Mouton, o carro foi apelidado de "Shelley". 

A tecnologia digital do carro foi desenvolvida em conjunto pela Audi, Volkswagen e o Centro de Pesquisas Automotivas da Universidade de Stanford na Califórnia.

2010: Pikes Peak
No ano seguinte, o carro autopilotado Shelley conquistou o legendário circuito de subida de montanha de Pikes Peak, no estado do Colorado, também nos Estados Unidos. 

Ele cumpriu o percurso de 20 quilômetros com 156 curvas em aproximadamente 27 minutos, atingindo velocidade máxima de 72 km/h. 

A navegação já foi feita através de GPS diferencial, com precisão de apenas alguns centímetros.

2012: Thunderhill Race Track
Em 2012, a Audi fez sua primeira experiência com o Audi TTS numa pista de corridas, a Thunderhill Race Track, ao norte de Sacramento, na Califórnia. 

O tempo de volta na pista de aproximadamente cinco quilômetros ficou abaixo de dois minutos e 30 segundos. 

Os testes focaram na forma como um carro autopilotado se comporta sob alta solicitação e condições extremas.

2013: Las Vegas
As autoridades do estado americano de Nevada permitiram à Audi tornar-se a primeira fabricante de veículos a receber permissão para operar carros com condução autônoma no tráfego em vias públicas. 

Em janeiro de 2013 e 2014, a marca apresentou novos sistemas para condução sem motorista em engarrafamentos de trânsito e estacionamento autônomo no International Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. Jornalistas internacionais andaram no carro nas duas ocasiões.

2014: Flórida e Califórnia
A Audi está expandindo rapidamente sua capacidade de testes para condução autônoma nos EUA. 

Neste verão, a marca mais uma vez foi a primeira fabricante no mundo a realizar um teste público na Lee Roy Selmon Expressway, nos arredores da cidade de Tampa, na Flórida. 

Neste outono, a empresa recebeu a primeira licença para testes sob a nova regulamentação da Califórnia, onde agora os testes em autoestradas são permitidos.


Autopilotagem - futura tecnologia de produção
As tecnologias de produção para pilotagem autônoma atualmente em desenvolvimento na Audi serão adotadas nos automóveis da marca antes do final desta década. 

Os novos sistemas passarão então a assumir o controle do carro em certas situações, como nos engarrafamentos, tornando a condução mais confortável e segura.

Condução autônoma nos engarrafamentos
No futuro, o "traffic jam pilot" (piloto para engarrafamentos) irá aliviar os condutores de carros da Audi, assumindo o controle da direção em velocidades até 60 km/h, além de frear e acelerar automaticamente. 

Para conseguir isso, o novo sistema controla a situação do carro, assim como monitora todo o ambiente ao seu redor. 

Se o usuário aciona o sistema, o carro assume totalmente o controle de manobras laterais e longitudinais caso detecte um engarrafamento de trânsito em velocidades entre 0 e 60 km/h.

Quando o sistema atinge seus limites, como quando o engarrafamento se dissolve ou o carro atinge uma bifurcação na estrada, por exemplo, ele avisa o motorista para que assuma o volante novamente.

Um componente-chave para o sistema de sensores é o sistema de radar. Assim como no atual sistema de piloto automático adaptativo, ele monitora um campo de 35 graus à frente do carro com alcance de até 250 metros. 

Uma câmera de vídeo com lente grande angular detecta as marcas limitadoras das faixas na pista, assim como pedestres e objetos, como outros veículos e guard-rails. 

Um conjunto de até doze sensores ultrassônicos é usado para monitorar o espaço ao redor do carro.

Um novo recurso entre os sensores é o escâner a laser, que levanta dados com precisão até 80 metros de distância. 

O diodo de laser emite cerca de 100 mil pulsos infravermelhos por segundo, invisíveis ao olho humano. 

O escâner laser cobre um campo de 145 graus em seis níveis. O controlador central cria um perfil digital a partir dos reflexos que mostram tanto outros veículos como guardrails.

O escâner a laser traz vantagens importantes. Graças ao seu grande ângulo de cobertura, ele detecta carros entrando na pista com bastante antecedência, além de continuar funcionando totalmente no escuro. 

Ele pode detectar todo tipo de objetos, inclusive aqueles com padrões homogêneos, como cercas, ou sem estrutura visível, como muros brancos.

Condução autônoma 
em 
manobras de estacionamento
Estacionar em espaços apertados é desagradável. Espaços exíguos ou garagens pequenas dificultam ao motorista até mesmo entrar e sair do carro. 

Com o sistema "parking pilot" da Audi, os motoristas podem desembarcar e controlar o carro remotamente usando a chave eletrônica ou um smartfone. 

O "parking pilot" utiliza os mesmos sistemas de sensores do trafffic jam pilot, além de quatro câmeras 360º para gerar informações adicionais importantes sobre os arredores do carro.

O parking pilot dispõe de função para estacionamento autopilotado quando os sensores de ambiente detectam um espaço compatível com o tamanho do carro ou uma garagem. 

Se o motorista desembarcar, precisará apenas pressionar um botão na chave ou um comando correspondente em seu smartfone para iniciar o processo de estacionamento.

O sistema verifica se a chave está próxima ao carro. Se os sensores a bordo detectarem obstáculos durante a operação de estacionamento, o carro para automaticamente. 

Quando o carro chega à posição de estacionamento correta, o sistema desliga o motor e trava as portas. 

O motorista recebe então uma mensagem de confirmação. Apertar um botão também é tudo o que é preciso para retirar o carro da garagem ou vaga de estacionamento.

Unidade central de 
assistência ao motorista (zFAS)
Em geral, os atuais sistemas de assistência são gerenciados por unidades de controle separadas. 

De forma diferente, a Audi está adotando uma nova abordagem, com uma arquitetura de controle central. 

No futuro, toda a informação de sensores disponível fluirá para uma unidade central de controle (zFAS). 

Isto permite criar um modelo completo do ambiente ao redor do veículo, para ser usado por todos os sistemas de assistência. 

Os futuros sistemas para condução autônoma também aproveitarão essa informação digital redundante.

A placa de controle central do sistema de assistência ao condutor utiliza processadores múltiplos de vanguarda. 

No conjunto, eles têm capacidade computacional equivalente a toda a arquitetura eletrônica do atual Audi A4. 

A nova placa tem aproximadamente a mesma área de um tablet, mas sua necessidade de espaço continua sendo reduzida. 

Seu conceito modular assegura alta capacidade de expansão e viabilidade para o futuro. 

A Audi irá introduzir o módulo central de assistência ao condutor em modelos de produção para condução autônoma até o final desta década.

Relaxantes e sob controle - os atuais sistemas de assistência ao motorista
A Audi já oferece numerosos sistemas de assistência ao motorista que tornam a condução mais relaxante e sob controle. 

Nenhuma necessidade deixa de ser considerada e a capacidade desses sistemas é exibida nas últimas séries dos modelos Audi A6 e Audi A7 Sportback.

Piloto automático 
adaptativo com função stop & go
Entre todos os sistemas de assistência opcionais oferecidos pela Audi, o controle de cruzeiro adaptativo (piloto automático) com função stop & go incluindo o Audi pre sense front é o mais complexo. 

Ele controla a velocidade e a distância a ser mantida do veículo à frente, acelerando e freando em velocidades entre 0 e 250 km/h, freando automaticamente dentro de certos limites. 

O motorista pode usar o Audi drive select para trocar entre quatro regulagens para especificar o quanto o sistema deve se comportar quanto ao conforto e a esportividade.

A função ACC stop & go utiliza dados de dois sensores por radar, uma câmera de vídeo, sensores ultrassônicos e sistemas adicionais. 

Além disso, ela usa dados previsíveis sobre o caminho do sistema de navegação que calculam confiavelmente a linha de direção na estrada, mesmo nas curvas. 

No tráfego urbano, o ACC stop & go reduz automaticamente a velocidade do carro até parar.

Audi side assist
O Audi side assist, incluindo o Audi pre sense rear, é ativado a 30 km/h. Dois sensores de radar na traseira do carro monitoram o que acontece atrás dele. 

Se o sistema detectar que outro veículo entrou na zona crítica vindo por trás, um indicador luminoso com LEDs amarelos é acionado no retrovisor externo. 

Se apesar disso o motorista ativar a seta para trocar de faixa, o indicador ficará mais brilhante e começará a piscar mais rapidamente, um sinal mais difícil de ignorar.

Audi active lane assist
O sistema Audi active lane assist emprega uma câmera de vídeo para detectar a marcação das faixas em velocidades acima de 65 km/h. 

Se o carro se aproximar de uma linha demarcatória sem que o pisca tenha sido acionado, o sistema ajuda o motorista a voltar à faixa intervindo suavemente na direção eletromecânica. 

O motorista pode usar o MMI para especificar com que rapidez o Audi active lane deve intervir e se o volante deve ou não vibrar. 

Se o motorista selecionar o modo de intervenção antecipada, o sistema também ajuda a manter o carro no centro da linha.

Nos novos modelos Audi A6 e A7 Sportback, o Audi active lane assist trabalha juntamente com o Audi side assist. 

Se os dois forem ativados, o aviso antes de uma mudança de faixas crítica é acompanhado por uma intervenção objetiva na direção.

Mostrador de limite de 
velocidade baseado em câmera
O mostrador de limite de velocidade baseado em câmera reconhece as placas de sinalização às margens da vias, sinais suplementares e sinais indicando o final das zonas de limitação. 

Ele mostra o limite através de grafismos no display do sistema de informações no painel ou projetados no display head-up opcional. 

O software compara imagens da câmera de vídeo com dados do mapa do sistema opcional MMI navigation plus.

Assistente de visão noturna
Outro item de alta tecnologia é o assistente de visão noturna. Sua câmera térmica utiliza tecnologia infravermelha para "enxergar" até 300 metros à frente. 

Os dados são convertidos em imagens preto e branco, que são exibidas na grande tela do sistema de informações do painel. 

Pessoas e animais aparecem de forma brilhante na tela, graças ao calor que emitem, enquanto o ambiente ao redor fica mais escuro. 

O software pode detectar pessoas ou animais de grande porte, destacando-os no display em amarelo.

Caso o computador antecipe uma situação perigosa, o sistema de freios é automaticamente pré-carregado. 

Um sinal sonoro soará e um aviso em vermelho também aparecerá na tela ou no display head-up. 

Se o carro estiver equipado com o assistente de farol alto ou faróis Matrix LED, fora das cidades as pessoas serão iluminadas com três curtos lampejos luminosos.

Park assist com display 360°
A Audi oferece também várias opções para facilitar o estacionamento. O sistema park assist com display 360° utiliza sensores ultrassônicos para localizar e medir vagas de estacionamento ao longo da via com o veículo andando em baixa velocidade. 

Se uma vaga suficientemente grande for encontrada, o sistema estaciona o carro paralelamente de forma automática ao toque de um botão. O motorista tem apenas que controlar o freio e o acelerador.

O sistema park assist pode estacionar o carro tanto em vagas paralelas como perpendiculares. 

Além disso, um mostrador 360º avisa sobre obstáculos nos lados do carro. Câmeras dianteiras e de ré também são disponíveis.

Audi pre sense
O sistema de segurança Audi pre sense é oferecido em várias versões. Na versão standard - Audi pre sense basic - o sistema intervém imediatamente quando detecta uma situação de condução instável através dos sensores ESC. 

Os cintos de segurança dianteiros são tensionados eletricamente e o teto solar e as janelas laterais são fechados, deixando apenas uma pequena fresta. 

As luzes de alerta do veículo são acionadas para avisar aos demais motoristas. A versão Audi pre sense front é oferecida em combinação com o ACC stop & go. 

Este sistema é voltado a evitar colisões traseiras ou, no mínimo, minimizar as consequências desse tipo de acidente. 

O sistema integrado Audi braking guard é ativado em situações de perigo para alertar o motorista, primeiramente com sinais acústico e visual. 

Ao mesmo tempo, o sistema de freios é pré-carregado e os amortecedores do sistema opcional de suspensão pneumática adaptativa são endurecidos.

Se mesmo assim o motorista não reagir, o sistema irá frear levemente o carro - um solavanco que serve como um segundo aviso e os cintos serão pré-tensionados levemente. 

Se o motorista então pressionar o pedal do freio, o assistente hidráulico irá aumentar a força de frenagem de forma apropriada para a situação. 

Caso o motorista ignore o solavanco, a frenagem parcial autônoma começará, desde que o veículo à frente esteja em movimento. A desaceleração acontecerá à razão de 3,5 m/s². 

As janelas e teto solar serão fechados, os cintos de segurança pré-tensionados e as luzes de alerta ativadas.

Caso o carro esteja equipado com a versão completa do Audi pre sense - Audi pre sense plus -, um terceiro e quarto estágios poderão ser iniciados em caso de emergência. 

O sistema irá então aumentar a desaceleração para 6 m/s² e tencionar completamente os cintos de segurança. 

A última fase da frenagem - aplicação total autônoma dos freios - acontece aproximadamente meio segundo antes que ocorra uma colisão inevitável. 

Assim, as consequências de tal colisão podem ser reduzidas em grande parte.

Em velocidades abaixo de 30 km/h, o carro freia autonomamente com força total em caso de emergência, independentemente do carro da frente estar parado ou em movimento. 

Abaixo de 20 km/h, frequentemente a frenagem total irá evitar o acidente ou reduzirá em grande parte a velocidade de impacto.

Imediatamente após a colisão, o assistente de frenagem secundário ajudará o motorista a iniciar a frenagem automaticamente. 

Isto reduz o risco de deslizamento e colisões secundárias durante um acidente.

Outra sub-função de assistência, o Audi pre sense rear, é conjugada ao Audi side assist. Se o sistema detecta uma colisão traseira iminente, utiliza as luzes de freio adaptativas para alertar o trafego à retaguarda.

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