A nova versão do sedan esportivo Subaru WRX será mostrada pela primeira vez no Brasil na 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo.
Referência mundial entre sedans de alto desempenho, o novo WRX oferece mais performance e maior dirigibilidade.
Impulsionado por um novo motor Boxer 2,0 litros turbo, com injeção direta (DIT) e 268 cv de potência máxima, o WRX também estreia duas novas opções de transmissões: automática esportiva, denominada Sport Lineartronic, de oito velocidades e opção de troca manual de marchas, e a manual de seis velocidades.
O Subaru WRX é equipado com sistema de Vetoreamento Ativo de Torque, uma evolução do Vehicle Dynamics Control (VDC - Controle Dinâmico do Veículo) que permite mais agilidade e monitoramento do controle de estabilidade.
O novo chassi - com maior rigidez e mais leve -, freios dianteiros maiores, suspensão com acerto esportivo e o interior voltado ao condutor mantém intocado o caráter do WRX.
Paralelamente, o novo conjunto motopropulsor permite uma maior eficiência no consumo do que a da versão anterior.
A CAOA importará o modelo, com exclusividade para o Brasil, a partir do final do primeiro semestre de 2015.
Design
O design do Subaru WRX mescla, inteligentemente, uma atitude agressiva com a temática clássica dos sedans esportivos.
A configuração "nose-cone" combina a grade e para-choques em uma unidade à frente do capô, feito de alumínio.
Sua aparência larga foi incrementada com novas rodas 17 polegadas, pintadas na cor “Dark Gun Metal”.
Especialmente criadas para o modelo WRX, as portas traseiras e para-choques dão continuidade às linhas dianteiras e criam um perfil alongado.
Faróis mais estreitos, com xenônio e assinatura com tecnologia LED, evocam o olhar de um animal de rapina e ladeiam a grade hexagonal da Subaru.
A entrada de ar no capô que fornece ar fresco para o intercooler, foi reposicionada, melhorando ainda mais a visibilidade dos ocupantes.
DNA de competição
A Subaru criou o primeiro modelo WRX em 1992, para participar do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), categoria que a marca venceu por três vezes.
O WRX traz este DNA de competição para as ruas com um motor Boxer turbo, com injeção direta de combustível (DIT), que contribui para o baixo centro de gravidade, aumentando a estabilidade e auxiliando para uma condução mais esportiva e segura.
O motor Boxer turbo 2,0 litros conta com Subaru Dual Active Valve Control System (D-AVCS - duplo sistema de controle de válvulas ativo), um turbocompressor twin-scroll e intercooler para alcançar 268 cv a 5.600 rpm, e torque de 37 kgfm na faixa entre 2.000 e 5.200 rpm.
Com um sistema de escapamento que elimina uma câmara no abafador e encurta a tubulação interna, o WRX produz uma sonoridade ainda mais poderosa.
Nova transmissão automática Sport Lineartronic
O WRX apresenta uma nova transmissão automática, batizada de Sport Lineartronic, desenvolvida para enriquecer a experiência de condução de alta performance.
Ela proporciona uma condução ultrassuave e a opção de troca manual das oito marchas, utilizando os controles posicionados atrás do volante.
Essa transmissão também conta com o Subaru Intelligent Drive (SI-DRIVE), que permite a escolha das características de direção do veículo pela escolha entre três modos - "Intelligent", "Sport e "Sport Sharp".
A nova transmissão trabalha com a versão da Symmetrical All-Wheel Drive com Distribuição Variável de Torque (VTD).
O sistema VTD otimiza a distribuição do torque conforme as condições de condução e dados dos sensores do ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral, promovendo uma dirigibilidade mais ágil.
Active Torque Vectoring
O Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção.
O modelo conta também com o Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off. Este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém o Active Torque Vectoring.
Conforto interno
A distância entre-eixos é 25 mm maior do que a do WRX anterior, o que contribuiu para um habitáculo mais espaçoso nesta nova versão.
O para-brisa é mais inclinado, com a base da coluna A deslocada 20 cm para frente, melhorando a visibilidade, auxiliada pelo painel mais baixo e colunas mais estreitas.
Soleiras laterais mais baixas e portas com ampla abertura facilitam o acesso ao carro. O espaço para pernas no banco traseiro cresceu cinco centímetros e a capacidade do porta-malas passou de 320 para 340 litros.
A sensação de alta performance se inicia assim que o motorista segura o novo volante com base plana forrado de couro, com altura e profundidade ajustáveis.
O volante traz controles de áudio e Bluetooth. Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar abre uma polegada a mais que o WRX anterior.
Bancos dianteiros esportivos trazem apoios de cabeça com ajustes de altura e inclinação. O revestimento dos bancos, em couro, conta com costuras vermelhas. Este mesmo material também é usado no volante e na alavanca do câmbio.
O painel com dois instrumentos traz uma tela central de cristal líquido com 3,5 polegadas que exibe dados variados, como nível do óleo e do fluido do para-brisa, além da marcha utilizada no momento.
Novos recursos
O WRX conta com display LCD central multi-informações com 4,3 polegadas, que exibe inúmeras funções do veículo, entre elas imagens da câmera de ré, monitor de pressão do turbo, controles de áudio, Bluetooth e climatização, enquanto uma outra tela mostra a operação do sistema de controle de tração. O display também pode emitir alertas de manutenção.
O novo Subaru WRX utiliza sistema de áudio Harman/Kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes – incluindo subwoofer - com 440 watts de potência e amplificador com processador DSP.
Segurança Subaru
O pacote Subaru Safety utiliza a comprovada estrutura de carroceria Ring-shaped Reinforcement Frame (moldura de reforço em anel), que excedeu as especificações do teste de colisões com área de contato reduzida assimétrica do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
Na cabine, foi acrescentado um airbag para os joelhos, além de airbags dianteiros, laterais e cortinas infláveis para proteção dos bancos dianteiros e traseiro.
Referência mundial entre sedans de alto desempenho, o novo WRX oferece mais performance e maior dirigibilidade.
Impulsionado por um novo motor Boxer 2,0 litros turbo, com injeção direta (DIT) e 268 cv de potência máxima, o WRX também estreia duas novas opções de transmissões: automática esportiva, denominada Sport Lineartronic, de oito velocidades e opção de troca manual de marchas, e a manual de seis velocidades.
O Subaru WRX é equipado com sistema de Vetoreamento Ativo de Torque, uma evolução do Vehicle Dynamics Control (VDC - Controle Dinâmico do Veículo) que permite mais agilidade e monitoramento do controle de estabilidade.
O novo chassi - com maior rigidez e mais leve -, freios dianteiros maiores, suspensão com acerto esportivo e o interior voltado ao condutor mantém intocado o caráter do WRX.
Paralelamente, o novo conjunto motopropulsor permite uma maior eficiência no consumo do que a da versão anterior.
A CAOA importará o modelo, com exclusividade para o Brasil, a partir do final do primeiro semestre de 2015.
Design
A configuração "nose-cone" combina a grade e para-choques em uma unidade à frente do capô, feito de alumínio.
Sua aparência larga foi incrementada com novas rodas 17 polegadas, pintadas na cor “Dark Gun Metal”.
Especialmente criadas para o modelo WRX, as portas traseiras e para-choques dão continuidade às linhas dianteiras e criam um perfil alongado.
Faróis mais estreitos, com xenônio e assinatura com tecnologia LED, evocam o olhar de um animal de rapina e ladeiam a grade hexagonal da Subaru.
A entrada de ar no capô que fornece ar fresco para o intercooler, foi reposicionada, melhorando ainda mais a visibilidade dos ocupantes.
DNA de competição
A Subaru criou o primeiro modelo WRX em 1992, para participar do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), categoria que a marca venceu por três vezes.
O WRX traz este DNA de competição para as ruas com um motor Boxer turbo, com injeção direta de combustível (DIT), que contribui para o baixo centro de gravidade, aumentando a estabilidade e auxiliando para uma condução mais esportiva e segura.
O motor Boxer turbo 2,0 litros conta com Subaru Dual Active Valve Control System (D-AVCS - duplo sistema de controle de válvulas ativo), um turbocompressor twin-scroll e intercooler para alcançar 268 cv a 5.600 rpm, e torque de 37 kgfm na faixa entre 2.000 e 5.200 rpm.
Com um sistema de escapamento que elimina uma câmara no abafador e encurta a tubulação interna, o WRX produz uma sonoridade ainda mais poderosa.
Nova transmissão automática Sport Lineartronic
O WRX apresenta uma nova transmissão automática, batizada de Sport Lineartronic, desenvolvida para enriquecer a experiência de condução de alta performance.
Ela proporciona uma condução ultrassuave e a opção de troca manual das oito marchas, utilizando os controles posicionados atrás do volante.
Essa transmissão também conta com o Subaru Intelligent Drive (SI-DRIVE), que permite a escolha das características de direção do veículo pela escolha entre três modos - "Intelligent", "Sport e "Sport Sharp".
A nova transmissão trabalha com a versão da Symmetrical All-Wheel Drive com Distribuição Variável de Torque (VTD).
O sistema VTD otimiza a distribuição do torque conforme as condições de condução e dados dos sensores do ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral, promovendo uma dirigibilidade mais ágil.
Active Torque Vectoring
O Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção.
O modelo conta também com o Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off. Este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém o Active Torque Vectoring.
Conforto interno
O para-brisa é mais inclinado, com a base da coluna A deslocada 20 cm para frente, melhorando a visibilidade, auxiliada pelo painel mais baixo e colunas mais estreitas.
Soleiras laterais mais baixas e portas com ampla abertura facilitam o acesso ao carro. O espaço para pernas no banco traseiro cresceu cinco centímetros e a capacidade do porta-malas passou de 320 para 340 litros.
A sensação de alta performance se inicia assim que o motorista segura o novo volante com base plana forrado de couro, com altura e profundidade ajustáveis.
O volante traz controles de áudio e Bluetooth. Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar abre uma polegada a mais que o WRX anterior.
Bancos dianteiros esportivos trazem apoios de cabeça com ajustes de altura e inclinação. O revestimento dos bancos, em couro, conta com costuras vermelhas. Este mesmo material também é usado no volante e na alavanca do câmbio.
O painel com dois instrumentos traz uma tela central de cristal líquido com 3,5 polegadas que exibe dados variados, como nível do óleo e do fluido do para-brisa, além da marcha utilizada no momento.
Novos recursos
O WRX conta com display LCD central multi-informações com 4,3 polegadas, que exibe inúmeras funções do veículo, entre elas imagens da câmera de ré, monitor de pressão do turbo, controles de áudio, Bluetooth e climatização, enquanto uma outra tela mostra a operação do sistema de controle de tração. O display também pode emitir alertas de manutenção.
O novo Subaru WRX utiliza sistema de áudio Harman/Kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes – incluindo subwoofer - com 440 watts de potência e amplificador com processador DSP.
Segurança Subaru
O pacote Subaru Safety utiliza a comprovada estrutura de carroceria Ring-shaped Reinforcement Frame (moldura de reforço em anel), que excedeu as especificações do teste de colisões com área de contato reduzida assimétrica do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
Na cabine, foi acrescentado um airbag para os joelhos, além de airbags dianteiros, laterais e cortinas infláveis para proteção dos bancos dianteiros e traseiro.
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