Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O BRASIL TERÁ O PRIMEIRO CAMINHÃO DA MONTADORA CHINESA FANTON PRODUZIDO NO PAÍS. DEVERÁ SAIR NO COMEÇO DE 2016 DA FÁBRICA AINDA EM CONSTRUÇÃO EM GUAÍBA. TERÁ MAIS DE 65% DE SUAS PEÇAS NACIONAIS ATENDENDO ÀS EXIGÊNCIAS DO PROGRAMA INOVAR-AUTO. O PESADO DE 10 TONELADAS FOI APRESENTADO HOJE ÀS AUTORIDADES ESTADUAIS GAÚCHAS, EM CANOAS.


Durante evento realizado nesta quarta-feira (15), a montadora chinesa Fanton apresentou aos representantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul o protótipo nacional do caminhão de 10 toneladas, o primeiro modelo que será produzido em sua planta industrial de Guaíba, Rio Grande do Sul.

Caminhão terá conteúdo nacional superior a 65% e já nascerá atendendo a todos os requisitos do programa federal Inovar Auto e do BNDES Finame.

A Foton Caminhões dá mais um importante passo na construção de sua unidade industrial no Brasil. Em Canoas, a empresa apresentou ao governo do Estado do Rio Grande do Sul o protótipo nacional do caminhão de 10 toneladas, que será o primeiro modelo a ser produzido na fábrica sediada no município gaúcho de Guaíba a partir de 2016. 


O encontro ocorreu nas instalações da Transportes Gabardo, do empresário Sérgio Gabardo, que assumiu as atividades de recebimento e desembarque dos caminhões Foton no Porto de Rio Grande (RS), bem como a preparação dos veículos para envio da rede de concessionárias e o transporte até o destino dos veículos em todos os municípios que estão localizadas as revendas Foton.

A Foton aproveitou a ocasião para apresentar aos representantes do poder público quem serão os fornecedores de peças e componentes do veículo.


“Em função das parcerias que fechamos com 20 dos principais fornecedores instalados no Brasil, nosso caminhão de 10 toneladas sairá da linha de produção com mais de 65% de seu conteúdo nacionalizado, e assim atenderemos aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME”, afirmou Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da Foton Caminhões.

As empresas fornecedoras apresentadas pela Foton e já confirmadas são: 

Continental (tacógrafo); 
Vidroforte (vidros da cabine); 
Cummins (motor e pós tratamento); 
ZF e Sachs (transmissão e embreagem); 
Dana, Knorr e Frum (componentes para eixos); Monroe e Rassini (itens da suspensão); 
Maxion (chassis e rodas); 
Pirelli (pneus); 
Voss e Brunning (itens de frenagem); 
Bepo e Indebras (sistema de combustível); Heliar (bateria); 
Schwaben (engenharia); 
Mobil (fluidos em geral, como óleo do motor, freio, etc.). 

Itens como chicotes, suportes, parafusos e outras peças estão em negociações com empresas do Rio Grande do Sul.

Representantes do Banrisul, banco que participará no financiamento da fábrica de Guaíba, também prestigiaram o evento.

A Foton também apresentou ao governo gaúcho seus modelos de 15, 17 e 24 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), que entrarão neste segundo semestre em processo de homologação para obter a permissão de produção no Brasil. 

“Esses três modelos são os produtos iniciais para a nossa entrada no mercado de pesados e demonstram que o programa estabelecido com a Foton Beiqi tem continuidade para um portfólio maior de produtos”, comentou Mendonça de Barros.

Segundo Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões, a montadora terá modelos que atenderão os segmentos de transporte de 3,5 até 24 toneladas.




“Isto nos tornará um importante player entre os concorrentes tradicionais e nos permitirá ampliar ainda mais a oferta de produtos com nível elevado de qualidade a preços muito competitivos seguindo a nossa filosofia de oferecer ao consumidor brasileiro novas opções de melhor custo-benefício”, aposta Hamacek.

Para dar suporte ao seu plano de negócios no Brasil, a Foton continua desenvolvendo seu programa de nomeação de concessionários. 

“Até o final de 2014, a rede terá 30 casas cobrindo vários estados do território nacional, e 50 até a metade do próximo ano, anunciou Hamacek.

As obras para a construção da fábrica tiveram início em abril deste ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de montagem em Guaíba no início de 2016. 

Até lá, a empresa continuará importando da matriz chinesa, em Beijing, os modelos de 3,5 até 24 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) que desde junho estão sendo desembarcados em Rio Grande, RS. 

Até o fim deste ano, 100 contêineres com peças, acessórios e cerca de 1000 caminhões devem ser entregues, todos por Rio Grande.

Foton - Caminhões



Antonio Dadalti, Eustaquio Sirolli, Leandro Gedanken, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Bernardo Hamacek, Márcio Vita, Luiz Paraguassu, Ricardo Mendonça de Barros e Marcos Leandro, executivos da Foton Caminhões.

A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. 

Responde também pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo revisões e manutenções. 

Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas. 

Para mais informações sobre a Foton e seus caminhões, acesse: www.fotonmotors.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.