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terça-feira, 21 de outubro de 2014

O NOVO AUDI TT ROADSTER - SUCESSO NO SALÃO DE PARIS - ESTARÁ EXPOSTO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO, DE 30/10 A 9/11, NO ANHEMBI. O TT CONVERSÍVEL DA AUDI ESTARÁ À VENDA NO BRASIL NO 1º TRIMESTRE DE 2015 E NA VERSÃO S, NO COMEÇO DE 2016.


São Paulo, 21 de outubro de 2014 - Pureza, em sua forma mais bela: a Audi apresenta o novo TT Roadster no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, após o lançamento no Salão de Paris no início do mês. 

Na realidade, de 30 de outubro a 9 de novembro, os brasileiros serão os primeiros de toda a América Latina a conhecer de perto a mais nova atração da marca alemã.

O compacto esportivo de dois lugares estabelece novos padrões em design, propulsão e suspensão. 

Um destaque especial da terceira geração do TT é o cockpit virtual da Audi. Pela primeira vez, o conjunto de instrumentos digital fornece todas as informações dentro do campo de visão do motorista - um conceito que está causando sensação. 

Isto levou à premiação do novo sistema de mostradores e controle do Audi TT no Car Connectivity Award e à distinção como Inovação Interior do Ano pelo Automotive Interiors Expo Awards.

"O conceito de projetar um roadster compacto seguindo regras geométrica precisas gerou a ideia original do Audi TT no outono de 1994”, conta o prof. dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da AUDI AG na área de Desenvolvimento Técnico.

"Desde a primeira geração, ele foi um carro esportivo voltado aos sentidos - uma máquina de guiar com um design singular. Com o novo TT Roadster e TTS Roadster, desenvolvemos esse conceito de maneira consistente e melhoramos ainda mais a experiência técnica do carro com inovações como o Audi virtual cockpit", acrescentou.


Um design cheio de personalidade unido a uma estética atemporal - a terceira geração do TT Roadster e do TTS Roadster dá continuidade a uma grande tradição. 

Os designers da Audi reinterpretaram o estilo deste veículo clássico e o complementaram com componentes inovadores.

Sistema de controle
O sistema de controle do novo Audi TT Roadster e do TTS Roadster é totalmente focado no condutor. 
Há duas versões disponíveis do novo volante multifuncional. 

Graças ao redesenvolvimento fundamental da lógica de controle, o terminal MMI retrabalhado apresenta seis botões rígidos. 

A linguagem de controle natural facilita a operação do sistema ao dirigir. 

Em combinação com o sistema MMI navigation plus, o MMI touch - a superfície de toque no alto do botão rotativo - também está disponível. 

O motorista pode usá-lo para conferir listagens, dar zoom em mapas e dar entrada a caracteres. A estrutura do menu é inspirada no layout de um smartfone e inclui busca de texto. 

Todas as funções-chave podem ser acessadas com poucos cliques e os botões laterais dão acesso a funções e opções inteligentes correlacionadas.


Outra inovação importante na nova geração do TT é o Audi Virtual Cockpit. Graças às suas telas versáteis e detalhadas, o conjunto de instrumentos digital substitui a instrumentação analógica e o monitor MMI. 

É possível alternar entre dois níveis do display de 12,3 polegadas. A disposição clássica é dominada pelo conta-giros e o velocímetro, enquanto o modo "infotainment" foca em outros aspectos como o mapa de navegação. 

O TTS Roadster apresenta uma terceira opção, especialmente esportiva, que faz do conta-giros um importante instrumento para competição.

Outro destaque da nova geração de modelos é o controle por voz, que está consideravelmente mais fácil de ser utilizado. 

O sistema agora compreende frases coloquiais, o que significa que centenas de variações podem ser utilizadas para cada função. 

No menu do telefone, por exemplo, para fazer uma ligação é possível dizer tanto "Quero falar com Peter" como "Ligue para Peter". O controle por voz também está integrado aos itens da navegação, rádio e mídia.


Teto aberto: o conceito
O novo TT Roadster combina o comportamento dinâmico de um carro-esporte com a experiência de direção de um carro aberto com dois lugares. 

A base para isto consiste em travessas sob a carroceria e incorporadas a ela, que aumentam tanto a rigidez torcional como o conforto de rodagem.

O novo TT Roadster é esportivo, compacto e posicionado bem baixo em relação à pista. Com 4.177 milímetros, ele é 21 milímetros mais curto que seu antecessor. 

A distância entre eixos, por outro lado, aumentou 37 milímetros, atingindo 2.505 milímetros. 

Os balanços são consequentemente menores. Com 1.832 milímetros de largura, o novo TT Roadster é 10 milímetros mais estreito que a versão anterior e tem 1.355 milímetros de altura (3 milímetros a menos). 

Seu coeficiente de arrasto é apenas 0,30 com a capota fechada - o melhor no segmento dos carros-esporte compactos. Isto se deve à combinação do design diferenciado com uma aerodinâmica excelente.

A dianteira do esportivo aberto transpira força e energia através de suas linhas acentuadamente horizontais. 


Semelhante ao Audi R8, a grade Singleframe é larga e plana - os quatro anéis estão posicionados no capô, ao estilo de um carro esporte de alto desempenho. 

Dois elementos luminosos verticais posicionados nos faróis são responsáveis pelas luzes de condução diurna. A Audi oferece faróis com tecnologia LED de série.

O teto plano e firme do novo TT Roadster e do TTS Roadster também cria um claro contraste com a carroceria e é definido pelo curto design da janela lateral, típico do modelo. 

Quando visto de lado, muito dos detalhes do carro remetem à primeira geração deste clássico do design. 

Os ombros têm um aspecto muscular e os contornos das soleiras criam uma forte borda refratora de luz. 

Os amplos arcos das rodas formam suas próprias identidades geométricas: o arco das rodas dianteiras entra pela folga do capô, que forma a linha 'tornado' que corre até a traseira. 

O motorista não precisa mais tirar a tampa sob a clássica portinhola redonda do tanque existente do lado direito. O reabastecimento direto é feito no mais perfeito estilo de competição.

Na traseira, novamente linhas horizontais enfatizam a largura do carro. As barras nas lanternas de LEDs de série, que seguem o estilo dos faróis, são iluminadas permanentemente. 

A terceira luz de freio - uma faixa estreita na borda da tampa do compartimento de bagagem - conecta a silhueta luminosa na traseira. 

Um difusor incorpora as ponteiras do sistema de escapamento. Em velocidades acima de 120 km/h, um defletor é estendido eletricamente desde a tampa do porta-malas para proporcionar uma maior força vertical sobre o eixo traseiro.


Leve, silencioso e conversível
Como todos os modelos Audi Cabriolet, o novo TT Roadster e o TTS Roadster também conta com um teto de tecido movimentado eletricamente. 

Ele é oferecido de série nas cores preto, titânio, cinza ou areia e combina perfeitamente com o design do carro. 

Com peças feitas de magnésio, alumínio, aço e plástico, a capota pesa apenas 39 quilogramas e é três quilos mais leve que a do modelo anterior. Isto tem um impacto positivo no peso total do veículo e seu centro de gravidade.

Ao abrir, o teto assume a forma de Z, à medida que se dobra num volume achatado. Quando guardado na bandeja de alumínio, ele não interfere no compartimento de bagagem de 280 litros. 

Dois motores elétricos abrem ou fecham o teto em 10 segundos, mesmo com o carro andando a até 50 km/h. 

Graças a uma elaborada tecnologia de fixação, a capota fechada fica completamente rígida mesmo em altas velocidades, apresentando um visual homogêneo que oculta os arcos estruturais.

A capota acústica vem de série no Audi TT Roadster e no TTS Roadster e proporciona um isolamento térmico extremamente bom, além de baixo nível de ruído, principalmente na faixa de frequência do fluxo de ar. 

A espessa camada de feltro no forro interno preto aumenta o conforto ainda mais. 

Dependendo da frequência, o nível de ruído interno foi reduzido em até 6 dB em relação ao modelo anterior. As antenas para recepção do rádio ficam ocultas sob a capota conversível.


Carroceria mista inteligente
A carroceria do TT Roadster e do TTS Roadster representa uma nova evolução do conceito Audi Space Frame (ASF), baseada na arquitetura modular transversal (MQB). 

Componentes de ultra-alta resistência, feitos de metal moldado a quente, reforçam a seção dianteira e o assoalho do compartimento de passageiros. 

A cabine, todo o revestimento externo e as peças de fixação são feitas de produtos de alumínio fundido semiacabado, perfis extrudados e chapas metálicas.

Comparada à do Coupé, a carroceria do Roadster foi modificada em áreas importantes. 

As colunas A de alumínio escondem uma coluna de aço em seu interior que, por sua vez, aloja um tubo de aço sólido. 

Reforços internos de aço garantem a alta resistência das soleiras de alumínio. Travessas de aço em V reforçam as áreas sob o compartimento do motor e do porta-malas, conectando os suportes dos eixos.

No TT Roadster e no TTS Roadster, uma parede sólida feita de dois perfis em caixa separa o interior do compartimento de bagagem, substituindo o elemento transversal inferior encontrado no Coupé. 

A área acima desta parede acomoda as barras anticapotagem de aço, cujas formas elegantemente arredondadas definem outro elemento clássico de design. Placas de reforço fecham as aberturas da parede traseira.


Motores potentes e eficientes
O novo TT Roadster está sendo lançado com motorização turbo de quatro cilindros a gasolina e câmbio S-tronic de 6 marchas. 

O potente 2.0 Turbo FSI, com 230 cv, de potência garante uma eficiente propulsão ao modelo.  No TTS Roadster, esses valores chegam a 310 cv e 380 Nm. 

 O modelo topo de linha invade o segmento de alta performance, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos a caminho de 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). 

Os flaps reguláveis do sistema de escapamento reforçam a sonoridade esportiva.

Utilizando a arquitetura modular transversal, todos os motores são montados no mesmo lugar. O ponto de instalação traz grandes vantagens. 

O sistema start-stop é equipamento de série. Em combinação com o sistema de direção dinâmica Audi Drive Select, o ajuste da tonalidade do motor o torna ainda mais sonoro.


Chassi estável
A arquitetura McPherson é usada na suspensão dianteira do novo Audi TT Roadster e no TTS Roadster. 

Componentes de alumínio reduzem o peso das massas não suspensas. A cremalheira da direção foi projetada de forma que a relação de redução torne-se gradualmente mais direta nas curvas. 

 O eixo traseiro, com quatro braços de aço por roda, pode administrar separadamente as forças longitudinais e transversais.

Juntamente com a direção progressiva, a sofisticada suspensão e o acerto certeiro proporcionam uma condução dinâmica de alta precisão. 

A carroceria é 10 milímetros mais baixa no TTS Roadster, quando equipado com o pacote esportivo S line e o Audi magnetic ride. 

Juntamente com a direção progressiva, a sofisticada suspensão e o acerto certeiro proporcionam uma condução dinâmica de alta precisão. 

Os freios que podem ser dosados com precisão e transmitem uma sensação de firmeza no pedal estão colocados atrás das grandes rodas.

O controle eletrônico de estabilidade (ESC), que pode ser desativado tanto parcial como totalmente, complementa perfeitamente a dirigibilidade esportiva do carro. 

O controle seletivo de torque em cada roda atua ao longo das curvas: quando necessário ele pode distribuir a força de tração da roda dianteira interna para o lado oposto (para a tração dianteira). 

Com o sistema quattro, isto também acontece na traseira. O carro faz as curvas com muita facilidade, graças à diferença nas forças propulsivas, auxiliando o condutor. 

Isto permite uma condução mais neutra e precisa ao longo das curvas, com o TT Roadster correspondendo mais fortemente em termos de dinamismo e estabilidade. 

O modo esportivo facilita especialmente a condução mais rápida, facilitando o esterço e o controle nas derrapagens.


Nova linha: design interior
O interior de dois lugares do novo TT Roadster e TTS Roadster se ajusta em torno do motorista como um terno sob medida. 

Ele passa uma sensação de intimidade e proteção, principalmente quando o teto de tecido está fechado, sem nunca parecer apertado. 

A distância até o teto é alta e os novos bancos esportivos com apoios de cabeça integrados são montados bem baixo. Juntos, eles pesam cinco quilos menos que os do modelo anterior.

Com suas linhas leves, quase flutuantes, o interior dá continuidade às formas externas. O foco central do interior está no motorista. 

Todos os controles estão agrupados ao redor do condutor - um posicionamento que favorece a condução esportiva e dinâmica. 

O acabamento das portas e o console central apresentam formas fluidas, que combinam entre si.

Quando visto de cima, o estreito painel de instrumentos lembra a asa de um avião. As saídas de ar redondas, outra tradicional característica do TT, remete aos motores a jato. 

Eles ocultam a operação do ar-condicionado e do ar-condicionado deluxe opcional. As saídas de ar de alta precisão são um exemplo dos altos padrões da Audi com respeito à função, design e manufatura de todo o interior.


Conveniência: o equipamento
Os sistemas de assistência a condução opcionais também são de vanguarda. 

O Audi Side Assist, por exemplo, assegura trocas de faixa seguras com medição por radar na direção traseira e o Audi active lane assist mantém o carro em sua faixa intervindo sutilmente na direção. 

O park assist com mostrador do perímetro estaciona o carro automaticamente e também o retira das vagas. 

Reconhecimento de sinais de trânsito é outro sistema opcional e o attention assist (detector de fadiga) é equipamento de série.

No topo da gama de opções de informação e entretenimento está o sistema MMI navigation plus com MMI touch. 

Ele utiliza o programa de informação e entretenimento modular de segunda geração com processador gráfico Tegra 30 fornecido pela Nvidia, parceira da Audi. 


Não é preciso dizer que o Audi TT traz a bordo o padrão de comunicações de alta velocidade LTE (Long Term Evolution). 

O módulo suplementar Audi connect, adicionalmente, traz serviços online adaptados, como o Google Earth e Google Street View, através de acesso via Twitter ou Facebook. 

Outro item novo é o mídia streaming online. O aplicativo MMI connect permite acesso a serviços como Aupeo! e Napster.

Com o Audi phone box, o telefone celular pode ser ancorado ao carro e o microfone no cinto de segurança proporciona uma excelente qualidade de voz durante as chamadas, mesmo quando o teto está aberto. 

O sistema de som opcional Bang & Olufsen tem 680 watts de potência e 12 alto-falantes. 

As molduras dos alto-falantes, especialmente desenhadas, são adornadas com elementos de alumínio anodizado trazendo o logo dos especialistas em som dinamarqueses. 

Um condutor luminoso de LED destaca o sistema de som mesmo durante a noite.


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