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segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AO COMPLETAR 16 ANOS, A FÁBRICA DA VOLKSWAGEN DO PARANÁ PASSA A PRODUZIR O NOVO GOLF. A PRIMEIRA CARROCERIA DO MODELO FOI FABRICADA ESTE MÊS.


Inaugurado em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial já produziu mais de 2,3 milhões de veículos para os mercados interno e externo.

No ano em que completa o 16º aniversário, a fábrica da Volkswagen, de São José dos Pinhais, perto de Curitiba, recebe investimento de R$ 520 milhões para adaptar suas instalações industriais e recursos tecnológicos passar a fabricar o Novo Golf. 

O carro mais mais vendido e premiado modelo mundial da marca, será produzido obedecendo à estratégia Modular (MQB), que proporciona mais flexibilidade ao processo produtivo

Inaugurado em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial já produziu mais de 2,3 milhões de veículos para os mercados interno e externo. 



A fabricação também está inserida no conceito global "Think Blue. Factory.", que estabelece a meta para que todas as fábricas da Volkswagen em todo o mundo melhorem em 25% seus indicadores ambientais de consumo de água e energia, de emissão de gás carbônico e de geração de resíduos e solventes até 2018, em relação a 2010.

Em sintonia com o conceito, o processo de Armação da carroceria do Novo Golf vai gerar economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica que os equipamentos convencionais, por meio do uso de nova geração de robôs e de pinças de média-frequência.



"Queremos, cada vez mais, ser referência em qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de veículos”, afirmou o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.

Treinamento e Desenvolvimento
Além de investir em adequações do processo produtivo para produção do Novo Golf, toda a equipe envolvida no processo de fabricação vem passando por treinamentos teóricos e práticos desde o ano passado. 


Ao todo, mais de 2.000 funcionários serão qualificados.

Os programas de treinamento e desenvolvimento são uma prática permanente da unidade de São José dos Pinhais. 


Em 2014, 1.100 empregados participaram de treinamentos específicos para a fabricação do Novo Fox e três mil colaboradores participaram do programa “Paixão pelo detalhe – construindo o nosso futuro”, que teve como objetivo apresentar as principais modificações do produto e entender a contribuição dos colaboradores para o sucesso do Novo Fox.

Além disso, a Volkswagen também oferece treinamentos para o desenvolvimento de habilidades fundamentais. 


Desde que foi implantado, há dois anos, quase dois mil funcionários já participaram.

Trajetória
Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais emprega mais de 3.000 pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox e SpaceFox. Em 2014, a Volkswagen renovou toda essa linha de produtos, que são referência em versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e tecnologia em seu segmento.

Fatos marcantes
1999: Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais


2003: Lançamento do Fox

2005: Lançamento do CrossFox

2007: Lançamento do Golf

2009: Nova Geração do Fox e CrossFox

2010: Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos

2011: Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox

2012: Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos

2013: Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos, apresenta o Fox BlueMotion com o novo motor de três cilindros 1.0L e Grupo Volkswagen anuncia novos investimentos na fábrica paranaense

2014 (janeiro): ao completar 15 anos, unidade chega a 2,3 milhões de veículos produzidos desde a sua inauguração

2015 (janeiro): produzida a primeira carroceria do Novo Golf.

Destaque em gestão ambiental
A fábrica se destaca por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes, além de possuir um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais.

A recomposição da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. 


O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas desde a inauguração da unidade. 

Como forma de incentivar a cultura da sustentabilidade ambiental, a unidade inaugurou, em 2012, o “Caminho da Sustentabilidade”, que consiste em um percurso diferente para receber a visita do público externo com destaque às principais ações que resultam em maior eficiência energética e ambiental.

Nos escritórios e nas áreas produtivas, um dos destaques é o uso da iluminação natural em grande escala, o que contribui para a redução do consumo de energia e bem-estar dos colaboradores. 


A ampliação do uso de telhas de policarbonato transparentes nas áreas produtivas intensificou a incidência da iluminação natural e economia de energia.

Uma estação meteorológica instalada no prédio da Pintura monitora as variações climáticas como temperatura externa, umidade relativa do ar e volume de chuva. 


Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. 

Em dias quentes, por exemplo, a fábrica reduz o consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, na energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.

A novidade também traz benefícios para a estabilização do processo de pintura automotiva com tinta à base de água. 


Todo o ambiente das cabines de aplicação de tinta é climatizado e rigorosamente controlado, pois temperatura, umidade, velocidade e fluxo do ar podem impactar diretamente o processo. 

As cabines de pintura trabalham com temperatura e umidade controladas e não podem sofrer interferências com as variações.

A fábrica do Paraná também conta com um projeto pioneiro para a utilização da energia fotovoltaica no processo produtivo, por meio da instalação de painéis solares no telhado do prédio da Montagem. 


Com a energia dos painéis, a unidade consegue repor o equivalente ao consumo dos carregadores de baterias dos veículos autoguiados AGV (Automatic Guided Vehicle), utilizados para o transporte e o abastecimento de peças na produção. 

O sistema instalado, chamado de "on grid", permite que os painéis solares devolvam energia à rede.

Por conta de inúmeras práticas de conservação ambiental, a Volkswagen em São José dos Pinhais recebeu três vezes o troféu Onda Verde, no Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importantes prêmios ambientais do Sul do País. 


Em 2012, a empresa foi premiada na categoria "Conservação de Insumos de Produção - Energia" com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia. Em 2009, a fábrica foi a vencedora por seu projeto de reflorestamento.

Compromisso com a comunidade
O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais. 


Desde 2013, o projeto da Fundação Volkswagen "Costurando o Futuro", implementado em São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, oferece capacitação profissional em corte, costura e empreendedorismo a moradoras de uma comunidade vizinha à fábrica. 

Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o "Costurando o Futuro" tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de tecidos em aterros, com o reaproveitamento dos uniformes descartados pelos empregados.

Também por meio da Fundação Volkswagen, em parceria com a prefeitura do município, a empresa realizou em 2012 o projeto "Entre na Roda", cujo objetivo foi formar educadores do Ensino Fundamental da rede pública para estimular o gosto pela leitura na escola e desenvolver as capacidades leitoras de crianças, beneficiando cerca de 3.600 alunos da rede pública. 


E, em 2011, foi realizado o projeto Brincar para a formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. 

O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais.

Destaque também para o concurso "Volkswagen na Comunidade" que oferece todos os anos prêmio em dinheiro e curso de gestão aos melhores projetos sociais indicados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil, nos quais atuam com trabalho voluntário. 


A empresa é a patrocinadora oficial do Festival de Natal de São José dos Pinhais pelo quarto ano consecutivo e possui uma biblioteca dentro da fábrica com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores e seus familiares.

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