Um Audi A7 Sportback conceito de condução autopilotada completou com absoluto sucesso o test-drive de 885 km entre o Vale do Silício, Califórnia, e Las Vegas, Nevada, a tempo de participar da International CES 2015 (Consumer Electronics Show).
O veículo conceito impressionou os jornalistas que participaram da maratona particularmente pela capacidade de fornecer uma condução confortável no mundo real, em situações de condução cotidiana.
"Os resultados do test drive destacam nossa competência na condução autopilotada", disse o prof. dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da Audi e chefe de Desenvolvimento Tecnológico.
Ele agradeceu à equipe de engenheiros da Audi, à área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Volkswagen e ao Laboratório de Pesquisa Eletrônica que tornou possível a mais longa condução em velocidades de estrada com membros do público atrás do volante.
Jornalistas puderam experimentar o novo tipo de direção em intervalos de 160 km em diversas situações de tráfego nas vias públicas.
Um piloto de testes profissional da Audi, treinado para a atualização do sistema, acompanhou o teste.
O veículo conceitual utiliza uma combinação de vários sensores, muitos dos quais estão próximos de fase de produção.
Os sensores de radar de longo alcance do sistema de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC em inglês) e o Audi Side Assist – sistema de auxílio de mudança de faixa de rolamento – mantém a observação da frente e da traseira do veículo.
Dois sensores de radar de médio alcance na parte frontal e traseira, respectivamente, são direcionados para a direita e para a esquerda, completando assim a visão de 360 graus.
Rastreadores a laser são montadas dentro da grade dianteira “single frame” e da saia de cobertura do pára-choques traseiro.
Esses rastreadores oferecem informações redundantes para um reconhecimento detalhado dos objetos estáticos ou móveis durante a “condução autônoma”.
As tecnologias estão prontas para produção, incluindo a sua integração ao veículo e estrutura de custos para a produção destes, em um futuro próximo.
Uma nova câmera de vídeo 3D de alta resolução, já integrada nos sistemasda próxima geração dos modelos Q7, registra uma visão grande angular da pista a frente do veículo.
Quatro pequenas câmeras frontais e traseiras proporcionam uma visão do entorno mais próximo.
Dados de navegação são utilizados para a orientação básica no veículo.
Sinais de alerta múltiplos trabalham em uníssono: LEDs coloridos na base do pára-brisa, sinais na tela do sistema de informações para o "motorista" (computador de bordo central), um Indicador Central de Situação (CSI), bem como um indicador sonoro exigem que o motorista retome o controle.
Caso o motorista ignore os sinais, o sistema ativa as luzes de emergência (pisca alerta) e leva o carro a uma parada total, enquanto minimiza quaisquer riscos.
Na maioria dos casos, o veículo é parado no acostamento.
A Audi mostrou um importante capítulo de inovações na CES, que se encerrou, nesta sexta-feira, em Las Vegas, onde foram apresentados as tecnologias de hoje e os projetos de amanhã.
A Audi mostrou um importante capítulo de inovações na CES, que se encerrou, nesta sexta-feira, em Las Vegas, onde foram apresentados as tecnologias de hoje e os projetos de amanhã.
Um conjunto de tecnologias e duas estreias mundiais, incluindo o interior do novo Q7 e outro modelo conceito demonstraram as competências tecnológicas da Audi.
O tema principal foi o carro conectado ao seu entorno: “condução autônoma”, novas interfaces de usuário e de exibição, informação e entretenimento moderno e novas soluções de conectividade da Audi, bem como tecnologias de iluminação matricial por LED ou laser.
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