Coluna nº 215 - 9 de Janeiro de 2015
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As boas novidades de 2015
Previsões para este ano indicam será pareado com o exercício passado: equilíbrio numérico em vendas e em lançamentos.
Olhando o painel significa briga intensa em dois segmentos opostos: o de entrada, com Gol buscando recuperar a liderança perdida ao Palio, este mantê-la, e a presença de concorrente insuspeitado, o Ford Ka.
No outro extremo, as marcas caras aos brasileiros, tanto no sentido de custo elevado, e como admiradas, Mercedes, BMW, Audi, Jaguar e Land Rover, Toyota Camry e Lexus, preveem crescimento.
Na prática numérica significa em torno de meia centena de novidades durante o ano novo.
Um lançamento por semana, confuso para público, intenso para Imprensa, atrapalhado como mídia.
Cada centímetro e cada segundo de mídia deverão ser bem considerados.
Nos segmentos mais alcançáveis ao público, o mercado nacional indicará expansão no de atual moda, o sav/suv – ditos erradamente jipinhos.
Nos SAV – Sport Athletic Vehicles, maior crescimento - são maioria dos ditos utilitários esportivos, apenas carros de diversão, sem direcionamento a aplicações duras fora de estrada, os SUV.
De relevo, as novidades principais, Jeep Renegade, com a marca voltando ao Brasil, e a Pernambuco, onde iniciou ser montado há exatos 50 anos; Honda HR-V, feito sobre a plataforma Fit/City; Peugeot 2008. Primeiro com comercialização prevista para abril, demais, em junho.
Semi novidades, Ford EcoSport, case de rentabilidade anteriormente solitária, e concorrente Renault Duster passarão por leve revisão estética.
Renegade, Jeep volta ao Brasil.
Picapes
Em picapes, Renault e Fiat afiam seus produtos e argumentos.
Ambos criam novo segmento, o dos picapes intermediários, prensado entre os de entrada no mercado – Fiat Strada, VW Saveiro, GM Montana -, e os grandes – Ford Ranger, GM S 10, Toyota, Nissan Frontier, Mitsubishi Triton, VW Amarok.
Curiosidade, as novidades em porte se assemelham aos grandes, porém, pelo uso de tração dianteira, se alinham aos menores.
O da Renault, chamado Oroch, foi mostrado no Salão do Automóvel e está pronto à produção.
Picape Oroch
Da Fiat, conceito disfarçado em automóvel esteve na mesma mostra.
Nos picapes VW Amarok, Ford Ranger sofrerão atualização estética, e Toyota Hi-Lux terá modelo novo.
Automóveis
No segmento duas novidades disputam a primazia de lançamento: New Versa, variante expandida do pequeno March, produção iniciada pela Nissan nacional, motores 1.0 e 1.6, lançamento no segundo trimestre; e o chinês nacionalizado Chery Celer.
Junho, apresentação de duas outras novidades no Salão do Automóvel, em Buenos Aires: Ford Focus – e se espera política comercial capaz de valorizá-lo, como não ocorreu nas gerações anteriores; e VW Jetta – a pronúncia adotada para o Brasil não interpreta o “J” como “I” ou “Y”.
Jetta, topo dos VW nacionais.
Bravo, revisto, será lançado em janeiro/fevereiro; VW terá novidades com o Gol; e aplicação de turbo em motores pequenos produzidos no País – Honda 1.5, VW 1.4, Ford 1.0 - gerarão atrativos e versões.
Renault finaliza versão Sandero GT com acertos de suspensão, direção e, talvez, no motor 2.0.
Em agosto, lançamento do sedã Audi A3 1.4 produzido no Paraná.
Importados
Jaguar XE, modelo de entrada, de sucesso dependendo de preço concorrente com Audi A3 e A4, BMW Serie 3 e Mercedes C.
BMW terá Mini alongado, quatro portas, o Activer Tourer, com tração dianteira, concorrendo com Classe B Mercedes.
Esta trará novo Smart- sua visão sobre o Renault Twingo, dividindo plataforma, e motor traseiro.
Já mostrado, Suzuki S-Cross, substituirá o bom sedã SX4.
Suzuki S-Cross
Roda-a-Roda
Mais – Hyundai e Kia construirão duas fábricas na China elevando capacidade industrial a 300 mil unidades/ano.
Querem aumentar participação no maior mercado do mundo, seguindo as maiores concorrentes. Em 2014, Hyundai vendeu mais de 1 milhão de unidades na China.
E mais – Francesa PSA Peugeot Citroën e cazaquistanesa AllurGroup acordaram montar veículos na fábrica Saryarka AutoProm, em Kostanai.
Começa em 2016 com Peugeot 301, mais vendido da marca no País. Mercado pequeno, 12.000 unidades, em 2016, mas para quem está nadando contra a maré, qualquer venda é conquista.
Outro – O mercado do Cazaquistão expande-se quase geometricamente.
De 45.000 unidades, em 2011, prevê-se 200.000 unidades, em 2015.
Mudança – A Jaguar sempre vendeu contadas unidades e o atual proprietário - grupo indiano Tata – informa terem sido 80.000, em 2014.
Com o XE chinês, e possível produção no Brasil e na Arábia Saudita, quer mudar o desenho da marca e vender 850 mil unidades em todo o mundo, até 2020.
Pretensão - Formidável salto de uns 1.050%.
O XE é o modelo de entrada e concorre com Mercedes C, BMW 3 e Audi A3 e 4.
Lançamentos se iniciam em janeiro, 27, com Audi apresentando novos motores para A4 sedan e Sportback: 1.8 Ambiente TFSI – injeção direta com turbo de dupla injeção, 170 cavalos de potência.
Razão – Motorização era 2.0 com 180 cv, mas a Audi reduziu-o em cilindrada e em 10 cv de potência, rendimento assemelhado, menor consumo e emissões.
Integra ação para enfrentar BMW Série 3 e Mercedes Classe C.
Nissan New Versa iniciou ser produzido, com apresentação em março.
É feito sobre plataforma March.
Lançamento final de março.
Projeto – Inicialmente os 77 cv de potência e 10 m.kgf de torque moverão o New Versa.
Logo após, March novo e antigo e, naturalmente, Renaults com opção 1.0: Clio, Logan e Sandero, substituindo atuais 1.0 Renault.
Não há razão econômica para dois motores com a mesma cilindrada na mesma Aliança.
Líder desde julho com Palio frente a Gol, em dezembro VW conseguiu fazer grande venda e voltou a liderar.
Fiat respondeu com esforço e descontos, passando o Gol em 385 unidades – em torno de 0,4%. Quebrou 27 anos de liderança.
– Governo Dilma 2, ambicioso no reduzir despesas e aumentar receita, não fará graça ao grande público. Assim, a extensão do IPI reduzido para os automóveis, encerrada dia 1 não volta. Por cilindrada, o imposto sobre produtos industrializados voltará a ser:
era
é
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até 1.000
cm3 3% 7%
|
de 1.000 a
2.000 cm3 9% 11% (se gasolina, 13%)
|
Ainda – Redução vale a veículos faturados até 31 de dezembro.
Como o estoque de fábricas e distribuidoras é de médios 40 dias de produção, benefício existirá até, pelo menos, próximo mês.
Porém, o mercado em 2014 exibiu queda – e não recolhimento de impostos.
Assim, na dúvida se a medida fomenta vendas, ou se é corte adicional à receita, acabou.
Na prática – Deveria continuar.
O total de impostos nacionais já é muito alto e nada justifica aumentar a carga tributária ante os maus serviços públicos oferecidos aos contribuintes.
O retorno ao patamar anterior significa corrigir preços dos carros 1.000 em 4,5%.
Quantos empregos garantiu e a que custo? De outro, quem não usufruiu deixou de ter transporte, saúde, infra estrutura melhores.
Sinal – Discurso de posse presidencial sinalizou o futuro.
Foi atrapalhada junção de frases; manteve como meta projetos não cumpridos; por ele a economia andou bem; e na Petrobrás a culpa dos mal-feitos é apenas de funcionários e inimigos externos.
Aqui tudo foi e vai muito bem.
Já vi – Fez par com a justificativa de Nicolás Maduro, da Venezuela, para a situação catastrófica de seu país:
os EUA baixaram o preço do petróleo para prejudicá-la...
Culpa por problemas é sempre dos outros. Governantes são sempre dedicados sábios.
Ocasião – Dois de janeiro, primeiro dia pós posse, na página de editoriais do Correio Braziliense, lido fisicamente nas mesas do Poder, Cledorvino Belini, presidente da Fiat, conseguiu publicar artigo – “O Brasil depois das eleições”.
Recado - Visão prática do empresário de talento reconhecido mundialmente: estratégia de crescimento e sustentação de ciclo de expansão em longo prazo; retomada dos investimentos produtivos focados em inovação e ganhos de produtividade. Consultoria graciosa.
Processo – Ante a queda de vendas montadoras vem dando férias, folgas remuneradas, incentivando demissões com prazo e vantagens.
Pós-volta de folga remunerada Volkswagen quis demitir 800 funcionários – menos vendas significam menor produção e menores insumos e mão de obra.
Sindicato não gostou e conduziu greve geral. Parece tiro no pé.
Afinal, a produção é interrompida sem remuneração, cessa a formação de estoque enquanto este escoa.
Pode haver enzima política na paralisação: testar o novo presidente da Volkswagen para medir o peso do Sindicato.
Freio – Ministro das Cidades Gilberto Kassab, a quem estão afetos Contran e Denatran, sustou por 90 dias vigor da Resolução obrigando troca de extintores e multa por vencimento ou ausência.
Equipamento é difícil de ser encontrado.
Há mais de 20 anos esta utiliza injeção eletrônica e com isto eventual risco de incêndio tornou-se nulo.
Obrigatoriedade do uso e troca do extintor é de suspeita insensatez.
Vida real – Não interessa à sociedade, ao contribuinte, mas apenas aos fabricantes de extintores e policiais corruptos.
É medida injustificável, merece ser revogada, e a hora é esta.
Proximidade – Está perto o carro autônomo, o capaz de auto condução.
Audi realizou test-drive em 900 km com Imprensa especializada, levando um A7 ao Consumer Electronics Show, o CES 2015. Motorista será figura decorativa.
Como - Carros autônomos recebem sinais externos, saem, andam, mudam de rota e chegam sem interferência do motorista, presente por imposição legal.
Tre-le-le – Confusão entre a revendedora Caramori Veículos e a representada Jaguar Land Rover em Cuiabá, MS por cancelamento da concessão.
Sucesso – Diz, além da impropriedade jurídica, superou em 60% metas ditadas pela concedente, vendendo quase 1.000 veículos em cinco anos; e trabalhará até o final da discussão judicial.
Produtividade – Raizen, associada da Shell iniciou produzir álcool celulósico a partir de bagaço de cana de açúcar.
Obrigatoriedade do uso e troca do extintor é de suspeita insensatez.
Vida real – Não interessa à sociedade, ao contribuinte, mas apenas aos fabricantes de extintores e policiais corruptos.
É medida injustificável, merece ser revogada, e a hora é esta.
Ministro novo deve mostrar serviço. Bom serviço.
Proximidade – Está perto o carro autônomo, o capaz de auto condução.
Audi realizou test-drive em 900 km com Imprensa especializada, levando um A7 ao Consumer Electronics Show, o CES 2015. Motorista será figura decorativa.
Como - Carros autônomos recebem sinais externos, saem, andam, mudam de rota e chegam sem interferência do motorista, presente por imposição legal.
Tre-le-le – Confusão entre a revendedora Caramori Veículos e a representada Jaguar Land Rover em Cuiabá, MS por cancelamento da concessão.
Revenda alega ter sido notificada fora do prazo contratual.
JLR quer encerrar em maio.
Nova fonte amplia volume produzido em até 50%.
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