Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CARROS DE PASSEIO BRASILEIROS ESTÃO LIVRES DA OBRIGATORIEDADE DO USO DO EXTINTOR DE INCÊNDIO. O ÓRGÃO FEDERAL DE TRÂNSITO FINALMENTE TOMOU UMA MEDIDA ACERTADA ACABANDO COM A AGONIA DOS DONOS DE AUTOMÓVEIS QUE NÃO ENCONTRAVAM ESSE EQUIPAMENTO NO MERCADO E RECONHECEU A SUA INUTILIDADE, TANTO PELO DESPREPARO DO MOTORISTA PARA USÁ-LO QUANTO SUA EFICIÊNCIA E QUE EM ACIDENTES O EXTINTOR E O SEU SUPORTE CAUSAVAM FERIMENTOS AOS PASSAGEIROS

Acabou a agonia do extintor fantasma.
Arnaldo Moreira

O Contran - Conselho Nacional de Trânsito - anunciou hoje o fim da obrigatoriedade do uso dos extintores ABC, que entraria em vigor em 1º de outubro.

A lei continua em vigor, no entanto, para os veículos comerciais sob pena de multa de R$ 127,90 e cinco pontos na carteira do motorista.

O Contran decidiu revogar sua resolução depois de ouvir os representantes da indústria automotiva, os fabricantes dos extintores e outros setores envolvidos.



O presidente do Contran, Alberto Angerami, justificou a revogação da lei com três aspectos: o despreparo dos condutores para o uso dos extintores; 

os resultados dos testes de colisão, acompanhados por técnicos do Denatran na Europa, apontando o extintor e o seu suporte como causas de ferimentos nos passageiros nos acidentes; e

dados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que mostram que em 800 incêndios registrados apenas em 24 (3%) foram utilizados extintores.

A decisão do Contran acaba também com a agonia dos motoristas que desde janeiro - quando o Contran os exigiu - vinham correndo atrás desses extintores fantasmas. 

O órgão, até extinguir a obrigatoriedade adiou a entrada de vigor do equipamento três vezes (janeiro, abril e julho) e uma quarta que seria 1º de outubro. 

O interessante é que todos os carros produzidos a partir de 2010 já traziam esse extintor de fábrica. 

A sua falta no mercado - e ainda bem - com certeza foi devida à capacidade de sua produção estar equacionada apenas para atender os pedidos das montadoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.