Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

AUDI MOSTRA NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE FRANKFURT O CONCEPT DE SEU NOVO MODELO TOTALMENTE ELÉTRICO AUDI E-TRON QUATTRO COM AUTONOMIA DE 500 KM E LANÇAMENTO MARCADO PARA 2018


A Audi apresenta muitas novidades de produtos diferentes no Salão de Frankfurt, que hoje abriu as portas nesta cidade alemã. 

O foco principal está centrado no novo A4 e no Audi e-tron quattro concept, um SUV desportivo totalmente elétrico com 500 km de autonomia. Lançamento em 2018.

A marca destaca também algumas inovações a pensar no futuro, centradas em quatro assuntos centrais: Audi Sport, quattro, Audi Technologies e Audi ultra, sistemas que irão marcar presença em todas as gamas.

• Audi e-tron quattro concept. A condução elétrica desenvolvida pela Audi é um prazer, não um compromisso. 
A marca evidencia tal pressuposto através do concept Audi e-tron quattro. 

Um SUV desportivo que deixa antever uma perspetiva do primeiro modelo elétrico a ser produzido em grande série pela marca já a partir de 2018.

O concept Audi e-tron quattro foi desenvolvido desde o início como um veículo elétrico e realça o pioneirismo no seu segmento logo num primeiro olhar. 

Baseia-se no concept "Aerosthetics", combinando desenvolvimentos técnicos para reduzir o coeficiente de penetração aerodinâmico através de soluções criativas de design. 

Elementos aerodinâmicos móveis na dianteira, nas partes laterais e na seção traseira melhoram o fluxo de ar ao redor da carroçaria. 

A parte inferior da carroçaria foi aerodinamicamente otimizada, sendo completamente fechada. Com um valor Cx de 25, o veículo estabelece um novo recorde no segmento dos SUV’s. 

Um contributo fundamental para assegurar uma autonomia superior a 500 quilómetros.

O estudo é baseado na plataforma modular longitudinal de segunda geração, que proporciona uma margem considerável para a montagem da estrutura e diferentes sistemas tecnológicos. 

O comprimento encontra-se entre os modelos Q5 e Q7. Com a típica carroçaria de um SUV, apresenta formas planas onde se destacam as linhas de um coupé, que transmitem ao Audi e-tron quatro concept uma aparência muito dinâmica. O generoso interior oferece espaço para quatro pessoas.

A grande bateria de iões lítio está posicionada entre os eixos, debaixo do compartimento dos passageiros. 

Esta posição de instalação prevê um baixo centro de gravidade e uma distribuição de pesos muito equilibrada por cada eixo.

Tal confere também uma melhor dinâmica e segurança de condução do que em outros veículos do segmento.

A Audi utiliza a sua experiência com o desportivo Audi R8 e-tron para o sistema de acionamento elétrico, através de três motores elétricos no Audi e-tron quatro: um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro. 

Um processo que assegura a este protótipo, ao mesmo tempo, uma dinâmica e eficiência de exceção.

De assinalar, ainda, que este concept está equipado com os novos faróis Audi Matrix OLED e ainda vem equipado com a tecnologia para condução pilotada.

• A nova geração Audi A4. O novo modelo impressiona com uma experiência de condução equilibrada e desportiva, uma grande variedade de soluções de infotainment e sistemas de assistência à condução altamente inteligentes, tais como o adaptive cruise control com assistente de trânsito. 

Até um total de 30 sistemas opcionais possibilitam uma grande ajuda ao condutor. A nova geração também ocupa uma posição de topo em termos de eficiência. 

Com um valor Cx de 0,23, o A4 Limousine é o melhor na sua categoria. O seu conceito global de eficiência é também encontrado em motores leves e eficientes, como o bloco 2.0 TDI ultra (150 Cv). 

No Limousine, este motor reduz o consumo de combustível NEDC para 3,7 l/100 km e emissões de CO2 de 95 g. O recém-desenvolvido motor 2.0 TFSI ultra é o equivalente ao seu homólogo Diesel em todos os aspetos. 

Graças a um inovador processo de combustão, o consumo do novo motor a gasolina 2.0 TFSI de 190 Cv é baixo, apenas 4,8 l/100 km, o que equivale a emissões de CO2 de 109 g/km.

• Os novos Audi S4 e S4 Avant: desportivos e com alta tecnologia. Uma potência de 354 Cv e uma aceleração o-100 km/h em escassos 4,7 segundos destacam estes modelos do topo da gama A4 que oferece um design inteligente e leve, motores potentes e um extenso pacote das mais recentes tecnologias.

O coração dos modelos S é um motor V6 recém-desenvolvido a gasolina, com injeção direta e turbocompressor. 

O bloco 3.0 TFSI tem uma potência de 354 Cv e um binário de 500 Nm, constante numa ampla faixa de rotações, entre as 1.300 e as 4.500 rpm. 

O motor supera o seu antecessor em termos de potência e binário, oferecendo simultaneamente menor consumo de combustível e de peso de uma forma significativa.

A nova caixa Tiptronic de oito velocidades é altamente eficiente e proporciona mudanças de relações rápidas, confortáveis e espontâneas. 

Sempre que a situação de condução permita, muda para o modo “roda livre” para economizar combustível.

Como em todos os modelos Audi S, o tração é transmitida à estrada pelo sistema quattro. Durante uma condução normal, o diferencial central autoblocante reparte o binário em 60 por cento para o eixo traseiro e 40 por cento para o eixo dianteiro. 

A suspensão desportiva S padrão é 23 milímetros mais baixa do que no modelo A4 e as jantes são de 18 polegadas com 5 raios duplos em estrela e pneus de dimensão 245/40.

• Audi ultra. A Audi continua a desenvolver os motores TDI e TFSI cada vez mais eficientes e dotadas de novas tecnologias. Desta forma, a marca explora na plenitude todo o potencial dos motores convencionais. 

Os campeões em emissões de CO2 de cada gama são denominados ultra. O novo Audi A4 2.0 TDI ultra também faz a sua estreia nesta edição do certame alemão.

• Audi Q7 3.0 TDI e tron quattro. É o primeiro híbrido Plug-in TDI quattro da Audi. Com uma potência total do sistema de 373 Cv, acelera dos 0-100 km/h em 6,0 segundos. 

O consumo de combustível NEDC é de 1,7 litros de gasóleo aos 100 km. Pode ser conduzido até 56 km em modo totalmente elétrico e com zero de emissões de CO2.

• Gamas Q5 e A8. A marca dos quatro anéis apresenta também em Frankfurt dois novos modelos de topo que marcam o auge de desportivismo em cada um dos seus segmentos. 

O Audi SQ5 TDI Plus com um motor biturbo 3.0 TDI e uma potência de 340 CV, enquanto o Audi S8 plus oferece uma potência de 605 Cv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.