O carro mais vendido da Renault no Brasil acaba de ganhar um sobrenome de peso. Trata-se do Sandero R.S. 2.0, o primeiro R.S. fabricado e vendido no Brasil. Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de seis velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos, chegando a 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado. O Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária. Além do propulsor, as principais alterações em relação ao Sandero Dynamique são as novas regulagens de suspensão, o assistente de arrancada em subida (HSA), o sistema de freios a disco nas quatro rodas, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e o sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS), além dos três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado. O Renault Sandero R.S. 2.0 é um carro completo e vem de série, entre outros itens, com sistema de ar-condicionado automático e Media NAV Evolution, a moderna central multimídia integrada ao painel com tela de 7 polegadas touchscreen, que oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio. Divisão esportiva A Renault Sport é a divisão da marca voltada ao automobilismo e veículos esportivos. Foi fundada em 1976 com a fusão dos departamentos de competição da Alpine e da Gordini. Hoje, é responsável por fabricar, projetar, desenvolver e comercializar uma gama completa de carros esportivos e de corrida. São três níveis de esportividade: GT Line, com mudanças estéticas; GT, além da estética, tem preparação na mecânica; e a linha R.S., que representa o máximo da esportividade. Ao ano, vende mais de 37 mil modelos especialmente preparados em todo o mundo e já fabricou mais de 1.000 monopostos. A divisão também é responsável por competições como a World Series by Renault e os campeonatos de monopostos da Fórmula Renault, atraindo 500.000 espectadores ao ano por toda a Europa, e cujas categorias constituem um fantástico trampolim para os futuros pilotos da Fórmula 1. Atualmente, 60% dos pilotos da Fórmula 1 já competiram em provas da Fórmula Renault. A Renault Sport também tem um sólido envolvimento na categoria de monopostos elétricos com a equipe E.dams-Renault, que venceu o primeiro campeonato FIA de Fórmula E neste ano. O Renault Sandero R.S. 2.0 reúne as características esportivas essenciais da Renault Sport. O modelo adota elementos de design esportivo específicos dos modelos da divisão esportiva da marca. O para-choque dianteiro específico com desenho das lâminas em estilo F1, remete à máscara dianteira dos carros de Fórmula 1. Os faróis com molduras negras e a grade exclusiva contribuem para a esportividade e melhoram a alimentação do ar do motor. Os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED, únicos na gama Sandero, dão modernidade e tecnologia à dianteira do modelo. As rodas de 16’’ do tipo Pit Lane (rodas 17’’ Grand Prix como opcional) contribuem para a performance e o visual. Na lateral, as saias dão sustentação ao perfil do carro. O difusor de ar tipo F1 com saídas duplas de escapamento do lado esquerdo reforçam o caráter esportivo do carro. As faixas na parte inferior lateral conferem um visual ainda mais esportivo. Os retrovisores são pintados na mesma cor preta das rodas. Os emblemas R.S. localizados sob o logo da Renault na grade frontal e na traseira junto com o nome Renault Sport exibem orgulhosamente que o novo Renault Sandero R.S. 2.0 pertence à linhagem de hatches esportivos da marca. Com estrutura envolvente, os bancos com desenho específico proporcionam conforto e a sustentação lateral própria para as corridas. Já os apoios de cabeça são gravados com a assinatura R.S. As saídas de ar, as maçanetas e os mostradores do painel têm moldura na cor Dark Metal. O velocímetro tem o fundo serigrafado nas cores vermelha, cinza e preta com agulhas diferenciadas também na cor vermelha. As pedaleiras, específicas do Sandero R.S. 2.0, são de alumínio e acompanham um descanso para os pés.
Design executado em conjunto pelo Renault Design América Latina e o
Renault Technocentre
Todo o know-how da Renault Sport foi aplicado no desenvolvimento do Sandero R.S. 2.0, que tem projeto realizado em conjunto com o Renault Design América Latina, que fica em São Paulo, e o Technocentre da Renault Sport, na França, em colaboração com centros de engenharia locais.
Assim como todos os carros da Renault Sport, o Renault Sandero R.S. 2.0 é fabricado com uma sólida estrutura de chassi e motor. O motor 2.0 (F4R) entrega 150 cavalos de potência e 20,9 kgfm de torque com etanol. Com sua caixa de câmbio manual de 6 velocidades e relações curtas, o motor entrega uma ótima performance, que é intensificada pelo peso de apenas 1.161 kg (proporcionando uma excelente relação peso-potência de 7,74 kg/cv.). O sistema de escape tem cano de escapamento de diâmetro 0,5 mm mais largo, um novo silencioso traseiro, além de saída dupla do escapamento, proporcionando um som envolvente e contribuindo para a performance do Renault Sandero R.S. 2.0. Quando o propulsor de 2 litros é acionado, o som rouco e provocador que sai do escapamento garante sensações esportivas ao volante, impressão que é realçada quando o carro entra em ação. Modo Standard: não precisa ser ativado. O ESP fica ligado e o indicador de trocas de marchas está programado visando o baixo consumo. Modo Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha-lenta aumentada para 950 rpm e alerta sonoro da troca de marcha, permitindo uma condução esportiva. É acionado ao pressionar o botão R.S. Modo Sport+: todos os recursos listados acima, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo uma condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. É acionado através de uma longa pressão no botão R.S.. Suspensão esportiva Com sua distância do solo 26 mm menor que o Sandero Dynamique, o Renault Sandero R.S. 2.0 proporciona sensações esportivas ao mesmo tempo em que se mantém confortável e seguro para uso no dia a dia. O Sandero R.S. 2.0 tem barras estabilizadoras frontais 17% mais rígidas e um eixo traseiro 65% mais rígido em comparação com o Sandero Dynamique. As novas molas são mais firmes (aumento de 92% na frente e 10% atrás), combinadas a amortecedores hidráulicos exclusivos, com batentes em poliuretano. Adaptados à geometria específica do modelo, os amortecedores absorvem as vibrações da pista de forma progressiva e têm uma vida útil maior. O ângulo de inclinação da carroceria a 1º/g de aceleração centrífuga foi reduzido em um terço, atingindo 3.8°/g, comparado aos 5.6°/g do Sandero Dynamique. Parte das sensações proporcionadas por um modelo Renault Sport é fruto da qualidade do sistema de frenagem. Este é o primeiro modelo da família Sandero a ser equipado com freios a disco nas quatro rodas, medindo 280 mm na frente (22 mm adicionais em comparação com o Sandero Dynamique) e 240 mm na traseira. A assistência é calibrada para uso intenso, tendo sido dada atenção especial à estabilidade e distribuição da frenagem, assim como à durabilidade e à resistência ao calor. O Sandero R.S. 2.0 também é o primeiro modelo da gama a trazer assistente de partida em subidas (HSA), que é acionado quando o carro encontra-se em uma inclinação superior a 3º, além de controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (ASR). O novo sistema de direção é ao mesmo tempo elétrico e hidráulico, onde o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor. O Sandero R.S. apresenta um grande nível de conforto e equipamentos de série, posicionando-se no topo da gama Sandero. A versão básica já conta com um alto nível de equipamentos, como as rodas de 16’’ Pit Lane, sistema de direção eletro-hidráulica, faróis de rodagem diurna de LED, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do motorista regulável em altura, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e sistema Media NAV Evolution. O único opcional aqui fica por conta das rodas de 17 polegadas. O Media NAV Evolution oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio. O sistema acessa Facebook e Twitter por meio do aplicativo Aha, via smartphone, e oferece várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor®, opções de restaurantes na base de dados Yelp®, informações climáticas da Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo. A gama de cores inclui: Branco Niege, Prata Etoile, Preto Nacre e Vermelho Vivo. Há mais de 115 anos, a Renault tem utilizado o automobilismo esportivo como uma forma de aumentar a excelência e notoriedade da marca. Hoje, a Renault Sport encabeça o envolvimento da marca Renault no automobilismo esportivo. Com sua longa experiência no automobilismo esportivo e um desejo inesgotável por desafios, a Renault Sport: Oferece experiências empolgantes no automobilismo esportivo, permitindo que pilotos amadores e consumidores em geral vivam ao máximo sua paixão; Desenvolve excelentes carros de competição; Usa seu know-how no automobilismo esportivo para desenvolver excelentes carros esportivos de produção em série. A Renault tem notável presença em competições na América Latina: Participação nas edições de 2013, 2014 e 2015 do Rali Dakar com o Renault Duster. Preparado com o apoio da Renault Sport, o modelo 4x4 da Renault atravessou a Argentina, Chile, Peru e Bolívia, conforme o percurso estipulado para cada edição. Retorno ambicioso da Renault no ‘Campeonato Brasileiro de Marcas’ no Brasil, com o Renault Fluence de competição e o piloto Rubens Barrichello. Desde 2008, a Renault Argentina participa de competições locais do automobilismo esportivo, como o Super TC 2000. Contando com alta tecnologia, esta é a principal categoria do automobilismo esportivo na Argentina, onde cinco montadoras se enfrentam com suas equipes oficiais. A Renault Argentina compete com o Renault Fluence. A Renault também participa há 25 anos do campeonato local de turismo, o TC2000. O primeiro carro a disputar a famosa prova foi o R18, no início dos anos 80. Em sua versão esportiva conhecida como Fuego, o modelo venceu o campeonato por oito anos consecutivos entre 1986 e 1993, o que lhe rendeu fama na Argentina. A Renault também participou de corridas de rali no Chile, vencendo dois campeonatos com o Clio R3T. Renault Logan, Clio e Fluence também participaram de várias competições, como o campeonato nacional da Colômbia. Nas pistas e corridas de rali Para a Renault, o automobilismo esportivo é uma forma de incrementar a notoriedade e a imagem da marca, através das emoções que a categoria desperta, reunindo o público, consumidores e colaboradores da Renault em torno da paixão e a valorização da excelência. As equipes da Renault Sport se dedicam a transmitir sua paixão pelo automobilismo esportivo. Todos os anos, as provas da Fórmula 1 são realizadas em aproximadamente 20 países, em cinco continentes, e as corridas da Fórmula Elétrica são organizadas no coração das principais cidades de todo o mundo. Já as competições do campeonato World Series by Renault são um trampolim para os pilotos da Renault – a competição de monopostos serve de categoria de acesso à Formula 1. Junto com o campeonato Renault Sport Trophy, a nova série GT / Endurance deu a largada em 2015. A Renault Sport oferece às equipes e pilotos, tanto em circuito como em corridas de rali, uma oportunidade única de acesso ao automobilismo esportivo, oferecendo a eles carros de alta performance com custos razoáveis. Assim, a Renault permite que eles tenham acesso ao topo de suas carreiras: em 2015, 60% dos pilotos da F1 já haviam competido com monopostos da Renault. Depois de passarem pelo kart, os pilotos podem competir no campeonato nacional FR 1.6, seguido do FR 2.0, e depois para as World Series by Renault, a EuroCup FR 2.0 e, por último, a FR 3.5 Series, que é o último degrau a ser galgado antes da Fórmula 1. O Renault Sport R.S. 01 é um novo carro de competição de alta performance. A Renault Sport colocou todo o seu know-how neste carro, que começou a participar de competições em 2015, em um campeonato exclusivo de monopostos da marca, o Renault Sport Trophy, que revelará uma nova geração de talentosos pilotos, tanto profissionais como amadores nas World Series by Renault, permitindo que eles ambicionem migrar para as categorias GT e endurance. Seis países da União Europeia organizam campeonatos locais da categoria Clio Cup, uma lista que será aumentada com a entrada da China, em 2015. O Novo Clio R3T participa de diferentes provas de rali em 2015, tanto em nível nacional como internacional, que inclui um novíssimo desafio na Europa: levar um piloto para competir na categoria WRC3, em 2016. Enquanto isso, a Renault Sport oferece kits para tornar a participação em ralis mais acessível, com os modelos Twingo R1 e R2 Evo, Clio R3, e Mégane N4, entre outros. Nos carros de produção em série: a Renault sempre desenvolveu carros esportivos derivados de modelos de produção em série (R.S., GT e GT Line), cujo foco em performance e qualidade de excelência tem feito deles grandes referências em suas respectivas categorias. Modelos anteriores: R8 Gordini, R5 Turbo, Clio Williams e Clio V6, Spider etc. Modelos atuais: o Clio R.S. 200 EDC e o Mégane R.S. 275 Trophy estão classificados entre os melhores de suas respectivas categorias. O Mégane R.S. é um dos Under 8 no famoso circuito de Nürburgring. O Sandero R.S. 2.0 faz parte da linhagem do Clio R.S. e do Mégane R.S. São modelos esportivos compactos, versáteis e de alta performance. |
LISTA DE EQUIPAMENTOS
Versões | Sandero R.S. 2.0 |
ÁUDIO & MULTIMÍDIA | |
4 alto-falantes (3D Sound By Arkamys) | |
Sistema multimídia Media NAV Evolution com tela touchscreen 7'', navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth, USB com Eco Coaching e Eco Scoring | |
CONFORTO | |
Ar-condicionado automático | |
Banco do motorista com regulagem em altura | |
Bancos esportivos com design exclusivo | |
Comando de abertura das portas por radiofrequência | |
Direção eletro-hidráulica com regulagem de altura | |
Retrovisores com regulagem elétrica | |
Travas elétricas das portas | |
Vidros dianteiros elétricos | |
Vidros traseiros elétricos | |
Vidros verdes | |
CONVENIÊNCIA | |
Abertura interna do reservatório do combustível | |
Abertura interna do porta-malas | |
Acelerador eletrônico | |
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas | |
Banco traseiro com encosto rebatível | |
Bolsas integradas na parte traseira dos bancos dianteiros | |
Computador de bordo multifunções | |
Conta-giros | |
Indicador de troca de marcha | |
Indicador de temperatura externa | |
Relógio | |
Iluminação do porta-malas | |
Indicador do reservatório de combustível da partida a frio | |
Luz interna na dianteira do teto | |
Iluminação do porta-luvas | |
Para-sol do motorista com espelho de cortesia oculto | |
Para-sol do passageiro com espelho de cortesia | |
Porta-copo / objetos no console central dianteiro | |
Porta-copo / objetos no console central traseiro | |
Porta-objeto nas portas dianteiras | |
Piloto automático (controlador e limitador de velocidade) | |
Sensor de estacionamento | |
Temporizador do limpador do para-brisa | |
Tomada de energia (12 volts) | |
ESTILO | |
Arcos de proteção nas caixas de rodas dianteiras e traseiras na cor preta | |
Coluna central com acabamento na cor preta (exceto veículo na cor preta) | |
Cano de escapamento duplo | |
Difusores de ar laterais com detalhes na cor vermelha | |
Extrator de ar traseiro | |
Puxador de porta na cor Dark Metal | |
Maçanetas externas na cor da carroceria | |
Maçanetas internas na cor cromo brilhante | |
Manopla da alavanca de câmbio com detalhe cromado | |
Luzes diurnas em LED | |
Grade dianteira inferior esportiva | |
Para-choque dianteiro exclusivo R.S. | |
Proteção de soleira nas portas dianteiras | |
Retrovisores na cor preta | |
Repetidor nos espelhos retrovisores | |
Revestimento completo do porta-malas | |
Revestimento da alavanca do freio-de-mão | |
Volante revestido em couro com inscrição R.S. | |
PNEUS & RODAS | |
Roda Pit Lane em liga-leve aro 16" | |
Roda Grand Prix em liga-leve aro 17" | OP |
SEGURANÇA | |
Airbags do motorista e passageiro dianteiro | |
Alarme perimétrico | |
Alças de segurança no teto (1 dianteira e 2 traseiras) | |
Apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura | |
Apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura | |
ASR - Controle eletrônico de tração | |
Bloqueio de ignição por " transponder" | |
Barras laterais de proteção nas portas | |
Brake-light | |
Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura | |
Desembaçador do vidro traseiro | |
ESP - controle eletrônico de estabilidade | |
Freios ABS | |
Modos de condução (Standard / Sport / Sport+) | |
Sistema HSA - assistente de arrancada em subida | |
Sistema CAR - travamento automático a 6 km/h | |
Trava para crianças nas portas traseiras | |
Legenda | |
CORES * | Branco Niege |
Prata Etoile | |
Preto Nacré | |
Vermelho Vivo |
FICHA TÉCNICA: SANDERO R.S. 2.0
Arquitetura |
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
|
Motor |
Quatro tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol),
quatro cilindros em linha, 16 válvulas
|
Tração | Dianteira |
Cilindrada |
1.998 cm³
|
Diâmetro x curso | 82,7mm x 93,0 mm |
Taxa de compressão |
11,2:1
|
Potência máxima (ABNT) |
145 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 150 cv (etanol) @ 5.750 rpm
|
Torque máximo (ABNT) |
20,2 kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm / 20,9 kgfm (etanol) @ 4.000 rpm
|
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto sequencial
|
Pneus/rodas |
195/55 R16 (opcional 205/45 R17)
|
Suspensão dianteira |
MacPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos
telescópicos com molas helicoidais.
|
Suspensão traseira |
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador.
|
Freios |
Dianteiros: discos ventilados de 280 mm de diâmetro e 24 mm espessura.
Traseiros: discos com 240 mm de diâmetro
|
Direção |
Eletrohidráulica, diâmetro giro 10,6 m
|
Câmbio |
Manual, 6 velocidades e marcha ré
|
Relações de marcha |
1ª...................... 3,73:1
2ª...................... 2,10:1
3ª...................... 1,63:1
4ª...................... 1,29:1
5ª...................... 1,02:1
6ª...................... 0,81:1
Ré.................... 3,54:1
Diferencial......... 4,12:1
|
Tanque de combustível |
50 litros
|
Porta-malas |
320 litros
|
Carga útil |
458 kg
|
Peso (em ordem de marcha) |
1.161 kg
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Entre-eixos |
2.590 mm
|
Comprimento |
4.068 mm
|
Altura |
1.499 mm
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Largura (sem retrovisores) |
1.733 mm
|
Aceleração 0 a 100 km/h |
8,4 segundos (gasolina) / 8,0 segundos (etanol)
|
Velocidade máxima |
200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol)
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