São Caetano do Sul – O OnStar segue seu processo global de expansão e chega ao Brasil. A tecnologia inovadora é uma exclusividade da GM e estreia no Chevrolet Cruze recentemente reestilizado no País.
O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Com mais de sete milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19 anos nos EUA e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece por exemplo serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).
Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.
Isso acontece pois os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento.
Consultas rápidas - Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista é conectado ao Centro de Atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque informações na internet para ele.
Reservas - Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que ele funciona como uma espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante solicitado ou até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento prévio.
Situações de tráfego - Informações sobre ruas bloqueadas, vias alagadas também estão à disposição do motorista por meio do Centro de Atendimento OnStar.
Alerta de rodízio - Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo número final da placa, que o veículo está em um dia de restrição a sua circulação no “rodízio” no centro expandido da cidade de São Paulo e emite uma mensagem de alerta automática ao condutor toda vez que ele acionar a ignição do veículo neste dia.
Envio de destino – Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino solicitado.
SOS – Pressionando o botão SOS no espelho retrovisor ou no aplicativo OnStar pelo smartphone, o usuário é conectado à uma linha específica para emergências e terá seu atendimento priorizado.
Road Service – Caso o motorista precise de socorro mecânico e elétrico, reboque ou auxílio para a troca de um pneu furado, basta pedir auxílio ao Centro de Atendimento OnStar que transfira a chamada ao Chevrolet Road Service, que oferece apoio gratuito conforme as condições previstas no manual do veículo.
Resposta automática de acidente - Em acidentes com acionamento do airbag, os sensores do veículo enviam um alerta automático com sua localização exata para o Centro de Atendimento OnStar e o atendente tenta conectar com os ocupantes do veículo para verificar a necessidade e o tipo de ajuda.
Assistência na recuperação veicular - Mesmo que o automóvel com OnStar tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via GPS e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, o que facilitará a recuperação do bem pela polícia.
Monitoramento em rota – Caso o motorista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via satélite ao longo do trajeto.
Destino Seguro - A partir de solicitação do proprietário, o Centro de Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino.
Luzes e buzina (acionamento remoto com 10 disparos de buzina e acendimento dos faróis)
Navegação (possibilita a navegação por meio do aplicativo e o envio de endereço de destino para o GPS do Chevrolet MyLink quando o mesmo estiver ligado)
Alerta de movimento (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando o veículo é movimentado)
Alerta de velocidade (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando a velocidade estipulada no aplicativo é ultrapassada)
Localiza-me (informa a localização do veículo no mapa de navegação)
Compartilhar Localização (informa a coordenada do veículo para outras pessoas através de e-mail, redes sociais e whatsapp)
Siga Me (monitoramento remoto do veículo por 15 minutos, com informação de localização a cada dois minutos)
Notificações (histórico das principais ocorrências, com data, horário e, em determinados casos, também o local do veículo no momento da notificação)
Ligação via APP para o Centro de Relacionamento Chevrolet para obter informações gerais do veículo, do Chevrolet Road Service e/ou do OnStar
OnStar Web – Além de permitir ao motorista comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias, como no app, o portal ainda permite ao motorista consultar deslocamentos feitos pelo automóvel por intervalos de datas e horários, simular trajetos e calcular distâncias, entre outros.
No Cruze 2016, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses.
Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
“Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor”, comenta William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul.
A Chevrolet é líder em conectividade no País e a marca que mais avança neste segmento.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
“Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor”, comenta William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul.
Foi pioneira com o sistema multimídia MyLink, disponíveis desde modelos mais acessíveis, como Onix e Prisma, até o superesportivo Camaro.
Sociedade conectada
Além de estarem mais conectadas, as pessoas de uma forma geral levam cada vez mais tempo para realizarem seus deslocamentos.
Além de estarem mais conectadas, as pessoas de uma forma geral levam cada vez mais tempo para realizarem seus deslocamentos.
Fica evidente então a razão pela qual os motoristas estão buscando soluções que os ajudem a elevar a produtividade – com segurança - enquanto dirigem.
O OnStar cumpre bem esta tarefa, pois, além de simples e funcional, permite ser operado sem que o condutor desvie a atenção do trânsito.
De acordo com estudo global da ABI Research, em 2012, apenas 11% dos veículos possuíam alguma tecnologia de conectividade, índice que deverá superar os 60% já no próximo ano.
O OnStar cumpre bem esta tarefa, pois, além de simples e funcional, permite ser operado sem que o condutor desvie a atenção do trânsito.
De acordo com estudo global da ABI Research, em 2012, apenas 11% dos veículos possuíam alguma tecnologia de conectividade, índice que deverá superar os 60% já no próximo ano.
Até o fim da década, a previsão é que a frota de veículos conectados atinja a marca de 250 milhões de unidades.
Serviço personalizado
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local.
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local.
Entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo.
Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
Conheça os serviços, por categoria
Concierge e Navegação
Dessa forma é possível fazer consultas rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar do dia, ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite anterior.
Pontos de interesse - Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre pontos de interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis, concessionárias Chevrolet, comércios, entre outros.
Situações de tráfego - Informações sobre ruas bloqueadas, vias alagadas também estão à disposição do motorista por meio do Centro de Atendimento OnStar.
Alerta de rodízio - Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo número final da placa, que o veículo está em um dia de restrição a sua circulação no “rodízio” no centro expandido da cidade de São Paulo e emite uma mensagem de alerta automática ao condutor toda vez que ele acionar a ignição do veículo neste dia.
Esse alerta está programado para ocorrer dentro de uma área superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a devida antecedência.
Envio de destino – Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino solicitado.
Emergência
Resposta automática de acidente - Em acidentes com acionamento do airbag, os sensores do veículo enviam um alerta automático com sua localização exata para o Centro de Atendimento OnStar e o atendente tenta conectar com os ocupantes do veículo para verificar a necessidade e o tipo de ajuda.
Caso não haja resposta por parte dos ocupantes, uma equipe de resgate será enviada.
O OnStar funciona como uma conexão aos Serviços Públicos de Emergência, que são os únicos capazes de oferecer a melhor resposta à solicitação.
Sensores de segurança para prevenir furto - Sensores localizados em partes estratégicas do veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal ao Centro de Atendimento OnStar que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca.
Segurança
Enquanto isso, o dono precisa informar as autoridades locais do ocorrido, registrando um Boletim de Ocorrência, conforme exige a legislação brasileira
Após coletar algumas informações, uma cerca eletrônica de monitoramento será criada e se for detectado desvio ou alguma parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar entrará em contato com os ocupantes do veículo para averiguar a situação e, caso necessário, dar direções ou auxílio.
Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranquilas de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.
App OnStar - Disponível para iOS e Android, o aplicativo OnStar permite ao motorista comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias.
Aplicativo e Website
O acesso é feito mediante um cadastro de login e senha configurável pelo proprietário. Os principais ícones são:
Travar portas e Destravar portas remotamente
Luzes e buzina (acionamento remoto com 10 disparos de buzina e acendimento dos faróis)
Navegação (possibilita a navegação por meio do aplicativo e o envio de endereço de destino para o GPS do Chevrolet MyLink quando o mesmo estiver ligado)
Alerta de movimento (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando o veículo é movimentado)
Localiza-me (informa a localização do veículo no mapa de navegação)
Compartilhar Localização (informa a coordenada do veículo para outras pessoas através de e-mail, redes sociais e whatsapp)
Siga Me (monitoramento remoto do veículo por 15 minutos, com informação de localização a cada dois minutos)
Ligação via APP para o Centro de Relacionamento Chevrolet para obter informações gerais do veículo, do Chevrolet Road Service e/ou do OnStar
Ligação via APP para o SOS
para a linha de emergência OnStar
O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
O OnStar no mundo, em números
Atualmente são mais de sete milhões de usuários, somando os de países como Estados Unidos, Canadá, China, México e agora também da Europa
O Centro de Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano
A cada dois segundos uma chamada é realizada, ou cerca de 5 milhões por mês
Mensalmente são registrados aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000 notificações automáticas de acidente
Em 19 anos, foram mais de 1 bilhão de interações com clientes, sendo 27% para prestação de serviços relacionados a navegação
Investimento
O OnStar é o primeiro lançamento da General Motors do Brasil após o anuncio da ampliação de seu plano de investimentos para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019 no país.
“Este investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente”, detalha Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já feito pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.
Com esse novo anúncio, a GM dobrará seus investimentos no país nos próximos quatro anos, o que dará uma média de quase R$ 2 bilhões investidos anualmente no Brasil.
O OnStar no mundo, em números
Atualmente são mais de sete milhões de usuários, somando os de países como Estados Unidos, Canadá, China, México e agora também da Europa
A cada dois segundos uma chamada é realizada, ou cerca de 5 milhões por mês
Mensalmente são registrados aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000 notificações automáticas de acidente
Em 19 anos, foram mais de 1 bilhão de interações com clientes, sendo 27% para prestação de serviços relacionados a navegação
O OnStar é o primeiro lançamento da General Motors do Brasil após o anuncio da ampliação de seu plano de investimentos para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019 no país.
“Este investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente”, detalha Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já feito pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.
Com esse novo anúncio, a GM dobrará seus investimentos no país nos próximos quatro anos, o que dará uma média de quase R$ 2 bilhões investidos anualmente no Brasil.
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